Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fcotrim

TA x Canal Central

Recommended Posts

Eu já ouvi os 2 amplificadores mas o que pega mesmo é que estavam em setups diferentes... o melhor teste seria o plug and play num sistema neutro com equipamentos para som automotivo mesmo.

Em cada sistema ele agradará uma pessoa.

Entao vou usar o cross do Mb Art.

Pq depois ai começa a brincadeira. To pensando em por o Processador da Alpine 701.

E outra coisa fazer "Peitinho" e fazer um 3 vias com o medio de 4 da JBL GTI [¨]

mas vamus ver

pq eu queru qualidade e tb vou ter 5.1 com canal central :rolleyes:

e quando quizer porrada tem 2x TDX de 12 e um soudigital de 5000rms atraz O.O

podemos fazer teste sim.

abrx.

Tópico dividido em duas partes, por conter assuntos paralelos. 20/08/2007

Kleber

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu já ouvi os 2 amplificadores mas o que pega mesmo é que estavam em setups diferentes... o melhor teste seria o plug and play num sistema neutro com equipamentos para som automotivo mesmo.

Em cada sistema ele agradará uma pessoa.

Entao vou usar o cross do Mb Art.

Pq depois ai começa a brincadeira. To pensando em por o Processador da Alpine 701.

E outra coisa fazer "Peitinho" e fazer um 3 vias com o medio de 4 da JBL GTI [¨]

mas vamus ver

pq eu queru qualidade e tb vou ter 5.1 com canal central :rolleyes:

e quando quizer porrada tem 2x TDX de 12 e um soudigital de 5000rms atraz O.O

podemos fazer teste sim.

abrx.

5.1?!?!?! <_< Acho desnecessário... e esse set p/subs, tb acho muuuuuito.

PS.: Minha opinião, heim! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Humm agora fiquei "meio assim" .... canal central visando 5.1, com 3 vias, e com um gigante set de graves.

O Lazaro anda gostando de fazer esses sistemas multi-uso hein!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu e alguns amigos jah fizemos este teste , tirar um morpheus e colocar um sakata q era das versões mais antigas , e espancou facil o morpheus.............

E por 5.1 e trocentas vias num significa tem fidelidade naum viu............. ainda mais com todo esse excesso de graves............

Favor naum confundir fidelidade , com qualidade , pois saum coisas distintas..............e bem distantes...... :legal:

O q importa eh ser feliz com seu setup , mas sabendo de suas limitações...........q alias todo setup tem ............ :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu falei q quero fazer tb 5.1 pra DVD

e oura quando tiver show e tals...

pq, nao afz assim quando tiver pronto, ai vc escuta e ve oq acha.

To falando o meu morpheus. e outra e qualidade e 5.1

quando quero qualidade tem o sub de 6w0 da JL na frente. e quando eu quero grave tem o TDX de 12 ou JL 12w7 atraz. e qualidade tem canal central e tdo mais. Do "Lixo"vs almofadinha.......... :vts

Muitos falam outros ouvem ..........

Depois vai falar q o Lazaro tb, nao é um bom instalador.

Achu q daqui 10 dias agente volta a conversar.......... dia 25 de agosto achu q fica pronto!!! :legal:

Ué , mas pra fideidade kem disse q vc precisa de 5.1????

Canal central vc usa em casa , onde vc senta no centro da sala , vc senta no meio do seu carro??? Acho q naum...............

Um bom instalador , num eh soh ligar os fios bonitinhos , e fazer um bom acabamento , vai bem além disso.....o pecado , eh q a grande maioria num sabe disso............... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Fale abertamente.................. :legal:

vc ouve seu sistema sentado no freio ou dirigindo?

abrx

Compartilhar este post

Link para o post

abrx

quando tiver pronto....

ai vc pode falar.....

quando n escuto entao n fala m.....

ok

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

abrx

Exatamente a questão criança.....

Eu e todo mundo q naum temm um Mclaren F1 , ouve o sistema em um dos lados do carro e naum no meio........... portanto canal central bulufas ........... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

abrx

quando tiver pronto....

ai vc pode falar.....

quando n escuto entao n fala m.....

ok

:vts

Naum preciso ouvir o seu sistema , nem o de ninguem q usa um canal central , para saber q canal central em um local onde vc naum esta no centro eh inutil , ou melhor ainda , o q diz no manual de qqr homezinho da vida ?? Q o canal central tem q ficar no meio eh obvio.........e a pessoa q esta ouvindo tbm............

Canal central eh para dizer q eh animal pq tem isso e tal , mas funcional , nada ............

Quem no passado usou canal central era pra melhorar imagem de palco , mas um bom profissional da atualidade , naum precisa mais disso depois do T.A.

Outra , me diga um som de fidelidade gravado em 5.1????

Vou falar de novo , pra fidelidade , eh INUTIL canal central!!!!

Para assitir um filme até pode ser q mude algo , mesmo assim vc naum esta no centro o q fica horrivel........... :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, canal central existe exatamente porquê não sentamos no meio do carro. Se o palco é o painel, o centro do painel corresponde ao centro do palco, por isto a utilização de um canal reproduzindo as informações existentes no centro do palco ajuda a melhorar a imagem, por definir melhor uma área que não existe naturalmente.

Isto explica porquê em Home Theaters e cinemas existe o canal central. Você pode se sentar em qualquer lugar numa sala e saberá que o centro do "palco" é lá, na tela.

Compartilhar este post

Link para o post
Gente, canal central existe exatamente porquê não sentamos no meio do carro. Se o palco é o painel, o centro do painel corresponde ao centro do palco, por isto a utilização de um canal reproduzindo as informações existentes no centro do palco ajuda a melhorar a imagem, por definir melhor uma área que não existe naturalmente.

Isto explica porquê em Home Theaters e cinemas existe o canal central. Você pode se sentar em qualquer lugar numa sala e saberá que o centro do "palco" é lá, na tela.

Pronto , em qqr manual de home , lah esta o lugar onde vc deve se sentar.......

Compartilhar este post

Link para o post

E Home Theater é equipamento individual, ou será que todo mundo precisa de sentar no colo um do outro pro 5.1 realmente funcionar?

E no cinema? Prá quê tanta cadeira?

Compartilhar este post

Link para o post

E Home Theater é equipamento individual, ou será que todo mundo precisa de sentar no colo um do outro pro 5.1 realmente funcionar?

E no cinema? Prá quê tanta cadeira?

Cinema eh venda meu amigo , ou vc naum sabe disso..........

Fico por aki......... vc sabe tudo kleber eh verdade .......até mod vc eh.......

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, lembre-se que ele esta falando de fidelidade de audio.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, lembre-se que ele esta falando de fidelidade de audio.

Pra fidelidade, a questão canal central ou não, não se aplica. O canal central, na realidade, não foi feito pra ser ouvido, trabalha como um reforço quando temos um sinal de igual intensidade/fase entre os canais, reforçando o centro do palco, já que é uma região que normalmente (salvo em raríssimas excessões) fica "desfocada" por problemas de fase, posicionamento, reflexões e posicionamento do ouvinte. Em sistemas 5.1 esse canal é mais utilizado, já que estamos tratando de um espaço comunitário... uma sala grande, onde várias pessoas irão se sentar. Como não dá pra sentar no meio, o canal central é mais utilizado em falas (já que normalmente os atores estão de frente para a câmera, logo, ao centro da sala, assumindo o posicionamento da TV). Assim você associa imediantamente que a fala sai de lá, da frente, onde o cara tá falando.

Bem, fidelidade não se resume hoje, nem nunca se resumiu, à bifonia. O problema não é canal central, 5.1, ou o que lá seja... o problema é a fonte mesmo, já que os malditos DVDs não usam PCM (Wave), e sim compactações iguais ou tão ruins quanto o MP3. A coisa já mudou com o Blu Ray... não dou 3 anos pra estamos familiarizados com o novo formato em ambiente carral, já que o negócio parece que tá se tornando mesmo o sucessor do DVD (pra felicidade das produtoras :vts ). Som multicanal PCM, com sample rate maior que um CD convencional. Vem coisa boa por aí, inclusive, com toda certeza, boas gravações com set de microfones pra 5.1.

5.1 não é o vilão... o problema é que hoje o povo gosta de incrementar demais, e a qualidade do sistema não ajuda trabalhos sérios. Todo mundo quer enfeitar, botar sons atrás, na frente... mas é o futuro...

Aliás, quem já entrou no site da Chesky, pode ler o comentário do David Chesky a respeito do uso dos canais surround ao ouvir as gravações...

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, não entendi nada, no final das contas para fidelidade de audio, tentando chegar a um hi-fi, tanto em casa quanto no carro vc usaria um canal central?

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, não entendi nada, no final das contas para fidelidade de audio, tentando chegar a um hi-fi, tanto em casa quanto no carro vc usaria um canal central?

Usaria sim... aliás, to pensando ainda em usar... só não uso porquê o comparador ainda não está 100% afinado, e pq a parte central do painel não aceita full mais tw sem ficar muito grande, mas ainda estou analisando.

Como disse, o CC é apenas um reforço, uma forma de você manter o exato centro do painel focado. Você não descarta a reprodução dos dois canais, mas trabalha com o central "praticamente mudo", junto com os outros canais.

Tô tentando montar um processador de ambiência com o c.c. e mais um proc. de ambiência. Só encontrei um realmente bom, até hoje, mas que está pouco documentado. O pricípio é reproduzir apenas sons fora de fase, típicos de sinais que refletem em paredes ao fundo, em apresentações ao vivo. É a respeito destes sinais que o David Chesky fala pra se experimentar.

De fato, não usaria 5.1 pra fidelidade, longe disto. Usaria um arranjo com canal central e ambiência, mas que em nada tem a ver com o padão atual do 5.1. Mas também nada impede de usar um sistema 5.1 pra fidelidade, já que CDs em estéreo podem utilizar normalmente a configuração estéreo+sub.

Compartilhar este post

Link para o post

Fidelidade com CC eh bobagem , kem ouviu um bom carro bem acertado com estereo , sabe bem disso........... [^]

Compartilhar este post

Link para o post

hehe comédia esse tópico!!!!

Só sei de uma coisa ....EU tb quero escutar o som do Fcotrin. Não deixem de me ligar!!!!!!!!!!! por favor.

Compartilhar este post

Link para o post
Bem acertado usando TA?

TA é outro remendo... do mesmo patamar que um bom canal central.

Ok vc eh o mestre.............vc sabe tudo!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Bem acertado usando TA?

TA é remendo pra quem não sabe usar!! Tendo uma boa técnica no projeto, instalação e ouvido bom o TA só ajuda!

Vamos deixar a teoria, o livro dos deuses um pouco de lado neh!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Então me ensinem por favor a mágica do t.a. não degradar o áudio, por favor (de novo). Porque até mesmo eu, de drz9255 (que, afinal de contas, é bem recebido aí), com um "lixo" de morpheus e um kit "meia boca" ouço a diferença GRITANTE do sistema com e sem DSP (só o t.a., obviamente). Com o t.a. ligado já é um esculacho em cima de 7892, 7998, da mãe deles, do pai, cachorro... Com ele desligado então, os faz parecerem pioneer.

Lembrem-se que a idéia inicial do canal central era só uma repetição do "canal distante", a fim de centralizar o palco para ambos os "lados" da sala. Isso nos idos do estéreo ainda, antes de muliputaria (apesar, Laércio, de que, em alguns casos, o 5.1 é até interessante no sacd).

T.a. (também) é remendo sim, zambrana. E muito do cretino em players medianos pra baixo.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Se TA é remendo ou ñ, eu prefiro ñ opinar, apesar de achar q é perfeitamente possível viver bem sem ele... gosto muito dos players puros, mas como p/mim é muito difícil conseguir um player como o TA25, o CD700 ou aquele Fosgate Platinum, então, preferi me render aos players funcionais.

Compartilhar este post

Link para o post
Bem acertado usando TA?

O canal central eh um remendo menos eficiente que o TA. Ele nao vai tirar as deformidades de palco gerada pela desigualdade de distancia entre os canais direito e esquerdo nem as deformidades em fase. Porem, o canal central em uma sala cheia, vai ser uma solucao que agrada melhor a todos, jah que no caso do TA, o acerto eh para apenas uma das pessoas do ambiente, as outras (especialmente as do outro lado), ficam numa situacao pior do que sem o TA.

TA degrada qualidade de som ? Sempre vai degradar, porém, dah uma acertada em uns desequilibrios tonais, e faz com que o som no geral fique mais fiel (levando em conta palco e etc).

Falando de sistemas com N vias, ateh entendo que os canais extras vao ajudar a criar uma ambiencia, mas ai vem a questao preco....

Falar em fidelidade, eh falar em coisa do nivel da serie 8 da B&W pra cima, agora imagine montar 4 canais (pq com dois bons canais dianteiros e vc sentando no meio, esquece canal central que nao precisa) com coisa desse nivel. A brincadeira sai cara, muito cara. Mesmo se vc pega um sistema top com serie 8, a hora que vc vai ouvir musica ao vivo sem amplificacao o som fascina, impressiona. Por isso que nessas horas nao sei se eh bom ou ruim ter um piano em casa.

E entre 2 canais fieis em timbre, equilibrados e etc. e 4 de nivel inferior para criar mais ambiencia, fico com a primeira opcao. Consegue-se um som mais fiel, gastando-se menos.

Sobre a questao do amplificador MBart, ouvi o Morpheus em um sistema com kit Diamond Hex com mid de 6" , cabeamento MIT, e player kenwood top. O sistema como um todo tinha uma performance mediocre. Porem nunca ouvi player kenwood de alto nivel, e o kit Diamond Hex jamais ouvi tocando bem (e nao foram poucos os carros).

Sobre o amplificador modificado pelo Sakata. O Sakata eh um cara inteligente, conhece bastante sobre o assunto. Ele tem capacidade de com simples modificacoes acertar um projeto que esteja meio caminho andado e fazer tocar mais que amplificadores de serie "consagrados". Mas isso ocorre tambem pq todo produto eletronico com producao em serie nao sai de fabrica com o acerto ideal, visto que soh o ganho de um transistor tem variacao admissivel de +/- 50% (sim, tudo isso), e tem muito equipamento "consagrado" que estah longe de ser grande coisa.

O Sakata tinha condicoes de montar uma linha de produtos bastante competitiva no mercado "hi-end de entrada" (mercado intermediario e abaixo qualquer empresa com linha de montagem e canais de distrubuicao consegue custos bem menores). Porem, quem compra hi-end na realidade na maioria das vezes estah comprando algo pra mostrar pro amigo "Olha, comprei B&W, Krell, Marc Levinson, como eu sou fo**!", e compra pensando na revenda.

Outros caras que estao nesse tipo de empreitada, como o Paulo Ramos, tem seu ganha pao em outras atividades, e nao tem pretensoes de retorno financeiro, estao ali pra no maximo bancar a brincadeira em casa. O Sakata iria pra esse ramo como meio de subsistencia, entao ele nao tem como competir com custos. Alem disso, o Sakata tende a acreditar que soh uma coisa eh boa, que nao tem outra boa (vide famoso mid B&W serie 8 da linha Matrix.... nenhum outro midbass no mundo presta, soh esse), e geralmente em coisas que nao estao em producao ou tem acesso dificilimo. Quem cria um produto, tem que fazer uma serie de escolhas, e entre essas, escolher entre as materias primas que sao acessiveis.

Acho que paro por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...