Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Matias

Graves Em Peitinho: Impossível?

Recommended Posts

Sempre pensei em peitinhos como uma solução ideal. Se (e bota SE nisso!) conseguir tirar alguns bons litros dele, e instalar um mid pequeno mas que desca bem, o palco deveria ser perfeito, certo?

No entanto, ultimamente comecei a perceber a influência que a própria distância entre o ouvinte e o alto-falante tem nos graves. Ou seja, mesmo que você ouça uma caixa de som bem sintonizada e que desca bem de longe, se você se aproxima dela o grave some, porque não tem distância suficiente para criar a onda!

Pézinhos e door pods, ao contrário, não ficam na altura ideal dos ouvidos, e comprometem com a separação do tweeter e do mid. Mas em compensação, ele fica um pouco mais distante do ouvido do que um peitinho.

Será que um peitinho está fadado a não dar subgrave? Independente do volume da caixa, só um pézão vai conseguir mesmo? Ou estou esquecendo alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Orra matias!! Não brinca não! Tava quase chegando na certeza de fazer peitões pra uns RF de 5" e vc vem com essa?? Eh sério isso mesmo??

Tenho um Clio.. ele não tem espaço pra pesinhos..

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Esse kit promete f3 perto de 80Hz em 3L selado. O Ricardo aqui de Brasília tava com um nas mãos mas a gente não conseguiu testar, não sei que fim deu... Só me lembro que tava anunciado num precinho interessante.

Quanto a mid no painel, não precisa descer TANTO para que você tenha o palco na cara. Basta uma boa transição entre ele e o midbass em pezinho, preferencialmente (e aqui vem de testes e testes... cortes, fases/direcionamentos, ...), mas com algo que toque em torno de 300Hz já dá pra ser feliz.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz... complicado pensar em litros num peitinho... no meu caso o painel tem uns recuos, pra onde se pode puxar o peitinho... mas dependendo do painel, não tem jeito, vc fica com um armário de cada lado.

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz... complicado pensar em litros num peitinho... no meu caso o painel tem uns recuos, pra onde se pode puxar o peitinho... mas dependendo do painel, não tem jeito, vc fica com um armário de cada lado.

Em uma revista som e carro antiga, tem uma picape corsa com equipos RF, onde o cara usou peitinhos de 15 litros... o peitinho corria pelo painel... era como uma peça única, encaixada sobre o painel, indo de uma ponta a outra... não atrapalhou quase nada a visão...

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que ainda não vi, ou se vi esqueci, seriam caixas formadas pelas colunas dianteiras. Imaginem que a coluna ao encontrar o forro do teto seguisse as formas originais, mas conforme fosse descendo, fosse 'engordando'. Não sei quantos litros seria possível nessa configuração, mas acredito que pelo menos 1. Talvez 1,5 l.

Compartilhar este post

Link para o post

No entanto, ultimamente comecei a perceber a influência que a própria distância entre o ouvinte e o alto-falante tem nos graves. Ou seja, mesmo que você ouça uma caixa de som bem sintonizada e que desca bem de longe, se você se aproxima dela o grave some, porque não tem distância suficiente para criar a onda!

Se fizeres o mesmo teste dentro de uma câmara sem reverberação, o resultado vai ser diferente, portanto a expicação é que ao caminhar por um recinto fechado, certas partes vão estar com sobreposição de ondas e outras com cancelamentos.

Dentro do carro também, e ainda por cima tem o amortecimento excessivo, perdas e etc

Compartilhar este post

Link para o post
Uma coisa que ainda não vi, ou se vi esqueci, seriam caixas formadas pelas colunas dianteiras. Imaginem que a coluna ao encontrar o forro do teto seguisse as formas originais, mas conforme fosse descendo, fosse 'engordando'. Não sei quantos litros seria possível nessa configuração, mas acredito que pelo menos 1. Talvez 1,5 l.

Era o que eu usava no meu carro... tirei pq tava impossível dirigir...

No começo não incomodava tanto, era só mexer a cabeça pra ver o que estava escondido atrás da coluna (motos, etc), mas com o tempo o saco encheu.

Até tinha gravado um vídeo mostrando que dava pra sobreviver... :vts

http://www.youtube.com/watch?v=l-m9z_wg2pg

http://www.youtube.com/watch?v=VwlFFf6SR8w

Não recomendo tentarem... depois de um tempo vc não aguenta mais... Dá pra ver no primeiro vídeo, quando eu vou fazer um balão, que o palio que tá na minha frente desaparece atrás da coluna.

Compartilhar este post

Link para o post

No começo não incomodava tanto, era só mexer a cabeça pra ver o que estava escondido atrás da coluna (motos, etc), mas com o tempo o saco encheu.

Até tinha gravado um vídeo mostrando que dava pra sobreviver... :vts

Não recomendo tentarem... depois de um tempo vc não aguenta mais... Dá pra ver no primeiro vídeo, quando eu vou fazer um balão, que o palio que tá na minha frente desaparece atrás da coluna.

E se fizer as colunas maiores em cima e forem afinando mais pra baixo? hehehehe será que da uma litragem boa sem atrapalhar tanto?

Compartilhar este post

Link para o post

Até tinha gravado um vídeo mostrando que dava pra sobreviver...  :vts

E se fizer as colunas maiores em cima e forem afinando mais pra baixo? hehehehe será que da uma litragem boa sem atrapalhar tanto?

Mais fino do que eu já usava não valia a pena... dá muita restrição no "tubo", um show de ondas estacionárias das mais diversas.

Compartilhar este post

Link para o post
Em uma revista som e carro antiga, tem uma picape corsa com equipos RF, onde o cara usou peitinhos de 15 litros... o peitinho corria pelo painel... era como uma peça única, encaixada sobre o painel, indo de uma ponta a outra... não atrapalhou quase nada a visão...

Isto, era a pickup da S9 com kit mbquart, ele tirou o miolo do painel e fez a caixa, ficaram com 7,5 litros cada lado, infelizmente não sei como tocava.

Compartilhar este post

Link para o post
Isto, era a pickup da S9 com kit mbquart, ele tirou o miolo do painel e fez a caixa, ficaram com 7,5 litros cada lado, infelizmente não sei como tocava.

Ha... o kit era MB Quart?? Acho que os amps eram RF...

Se olhar o painel da picape corsa (acho que todos os corsa antigos) vai ver que o painel é meio fundo... mas não sabia que tinham tirado o miolo...

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é uma coragem que eu, pelo menos por enquanto, não tenho... aliás... melhor não ter nunca, pq isso deve ter dado um trabalho do cão... :vts

Não duvido que tocasse muito bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Esperem ver as minhas brincadeiras. :vts Depois posto as fotos do peitão-zinho que estou fazendo para o meu carro.

Carlos Henrique

Compartilhar este post

Link para o post

Se fizeres o mesmo teste dentro de uma câmara sem reverberação, o resultado vai ser diferente, portanto a expicação é que ao caminhar por um recinto fechado, certas partes vão estar com sobreposição de ondas e outras com cancelamentos.

Dentro do carro também, e ainda por cima tem o amortecimento excessivo, perdas e etc

Acho que essa foi a única resposta perto do que eu perguntei.

Afinal, tem mesmo sentido físico de não dar grave ou não? Pelo visto tem, não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Aja siclicone pra tanto peito !!!

Piadas a parte, não sei se voces conhecem os carros, mas ja tive um Xsara, minha esposa tem um C3 . A citroen tem painéis OTIMOS pra "turbinar"...

Se eu tivesse condições de ter um carro só pra som, teria um Picasso... Já viram aquele painel, no canto, o quanto cabe de "silicone" ali ???

Meu próximo passo em direção ao HI-FI é um kit 3vias, mas sempre paro nesse ponto... onde colocar os peitinhos do midrange...

EDITANDO: Desculpa fugir do tópico...

Tem sentido/explicação fisica sim... É por ai, pontos de cancelamento vs pontos de sobreposição...

Tem um tópico antigo, que não é exatamente sobre isso, mas que trata sobre o posicionamento do sub no porta-malas... de como a orientação da "face" dele influencia a resposta do grave, pra dentro e pra fora do carro...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que essa foi a única resposta perto do que eu perguntei.

Afinal, tem mesmo sentido físico de não dar grave ou não? Pelo visto tem, não é?

Sim, e sentido psicológico também, mas nao vem ao caso nesta instância, hehehe.

Bom, se observar o pezinho vai notar que está praticamente em contato com todas as paredes da parte inferior do painel (chão, lateral, etc) - é o chamado "um oitavo de espaço"

Já o peitinho, com o vidro aberto some uma parede, a parte traseira geralmente está longe do vidro e etc, então quando mto está em half-space.

Quando o falante está longe de paredes ocorrem perdas nos graves porque falta "acoplamento" acústico (quando se coloca uma caixa num canto de sala as paredes reforçam as frequencias mais baixas).

Veja aqui:

http://www.trueaudio.com/st_spcs1.htm

Isto que nao entramos no mérito de menor volume e etc dos sonofletores.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas uma coisa é fato... depois dos peitinhos, é A/C 100% do tempo... não dá pra ouvir com o vidro aberto... muda tudo: SPL da via esquerda (cai absurdamente), perde "peso", pela falta de acoplamento que o Murilo citou... muda demais, sem falar que o vento altera a velocidade do som, o que alteraria o ajuste de TA das vias...

No começo eu achava que era normal... mas depois que vi a diferença, não baixei mais o vidro. Pra ter uam idéia, podia passar 6 meses sem passar uma flanelinha no painel... o-o-

SE BEM QUE depois que vc monta um sistema mais sério, já deixa de andar com os vidros abertos...

Compartilhar este post

Link para o post
Esperem ver as minhas brincadeiras. :vts Depois posto as fotos do peitão-zinho que estou fazendo para o meu carro.

Carlos Henrique

Quero ver esses peitinhos... tava meio sumido, mas tô na área. :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Sempre pensei em peitinhos como uma solução ideal.

(...)

Será que um peitinho está fadado a não dar subgrave? Independente do volume da caixa, só um pézão vai conseguir mesmo? Ou estou esquecendo alguma coisa?

A capacidade humana de escutar subgraves não vem somente da distância entre a fonte sonora e os ouvidos, caso contrário, não seríamos capazes de ouvir subgraves com fones de ouvido (já pensaram nisso?). A sensação de audição vem de uma combinação da vibração do tímpano e também da vibração das células ciliadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3clea

As células ciliadas auxiliam na audição das frequências nos casos em que não há distância suficiente entre a fonte sonora e o ouvido para a formação de pelo menos 1/4 de onda (fundamentalmente, na faixa de frequência de subgraves a graves / médio-graves)

No entanto, a incapacidade de ouvirmos subgraves de falantes provindos de peitinhos vêm tanto da deficiência dos falantes (pelo menos, os que têm tamanho pra serem usados em peitinhos do mundo dos pobres mortais) em reproduzirem subgraves, como a própria maneira como a curva de resposta em frequência para tais falantes é equalizada.

Bom, você falou de subgraves; já os graves e médio-graves factíveis em peitinhos.

Talvez seria mais fácil fazer um "travesseiro" com uns woofers de 4" bem sintonizados. Mas aí, dá-lhe TA nos outros falantes... pasmafaute

E, conforme você disse, mesmo um pezão vai ter dificuldades em tocar subgrave decentemente (aliás, o que se entende por sugrave? Até qtos Hz vão os subgraves?).

edit: explicação mais clara (ou nem tanto) do mesmo texto que já havia redigido.

Compartilhar este post

Link para o post

Edit: já respondeu acima.

Obrigado pessoal! Grandes aulas por aqui! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...