Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

elsio jr.

Hbm 2100 Arrumando

Recommended Posts

Orbigado Djchu

mas

Poxa, ainda nao deu certo...

troquei os "transistorsinhos" pelo BC856 E nada ainda, ai fui analizar, nao tinah tensao no segundario..

Dps reparei q tmb nao tinah tensao no gate...

Vo analizar menlhor amanha tem mais informaçao..

Obrigado pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Po pessoal, danou-se...

O hbm saiu de proteçao, ai fui ligar ele ontem, e o danado nao tocou nada!

Ai desmontei ele denovo e reparei que ainda nao tinha tensao no secundario...

Fui olhar melhor,

existem dois transitores nanicos, de smd, junto com a saida do oscilador que tmb estao queimados...

Só existe escrito em cima deles 2A

e pelo esquema eletrico que o amigo tinha nos passado aqui no topico da pra detecta que sao transistores PNP e ta escrito 3906...

Alguem tem ideia doque posso usar para substituir eles?

valew pessoal

http://www.reparaturtipps.tv/diverses/SMD-PHILIPS.pdf

tem os codigos dos trt. tipo, o 2a deve ser mmbt3906 ou pmbt3906 (pnp). pode usar bc856 como equivalente.

Putz... tá complicado. Te recomendo botar o bicho pra "rodar" e sair pesquisando até onde tem pulsos... o ideal é ter os osciloscópio à mão, mas multímetro também ajuda. Veja se tem pulsos nas duas saídas... se tiver, aí pode começar a procurar onde esse sinal para.

Bom... eu tenho um fosgate 4600, e minha fonte torrou tão bonito, que soltou trilha da placa e tudo. Então eu refiz metade da fonte numa placa, liguei essa placa aos FETs e ao TL495 orignal, e tá funcionando perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Po pessoal, danou-se...

O hbm saiu de proteçao, ai fui ligar ele ontem, e o danado nao tocou nada!

Ai desmontei ele denovo e reparei que ainda nao tinha tensao no secundario...

Fui olhar melhor,

existem dois transitores nanicos, de smd, junto com a saida do oscilador que tmb estao queimados...

Só existe escrito em cima deles 2A

e pelo esquema eletrico que o amigo tinha nos passado aqui no topico da pra detecta que sao transistores PNP e ta escrito 3906...

Alguem tem ideia doque posso usar para substituir eles?

valew pessoal

http://www.reparaturtipps.tv/diverses/SMD-PHILIPS.pdf

tem os codigos dos trt. tipo, o 2a deve ser mmbt3906 ou pmbt3906 (pnp). pode usar bc856 como equivalente.

Putz... tá complicado. Te recomendo botar o bicho pra "rodar" e sair pesquisando até onde tem pulsos... o ideal é ter os osciloscópio à mão, mas multímetro também ajuda. Veja se tem pulsos nas duas saídas... se tiver, aí pode começar a procurar onde esse sinal para.

Bom... eu tenho um fosgate 4600, e minha fonte torrou tão bonito, que soltou trilha da placa e tudo. Então eu refiz metade da fonte numa placa, liguei essa placa aos FETs e ao TL495 orignal, e tá funcionando perfeitamente.

Vc refez o oscilador da fonte?

Se tem o eskeminha ai?

E a frequencia de chaveamento é igual pra todos os modulos?

Se eu nao descobrir nada vo tenta ir na eletronica ainda essa semana pra usa o osciloscopio!

Compartilhar este post

Link para o post

Refiz só a parte dos drivers... eram 2 transístores por lado, em push-pull. Quando a fonte torrou, levou os drivers, e SMD já viu... é coisa meio descartável, a placa pode ir embora numa brincadeira.

Pra montar, tem MUITO circuito testado, como esse com SG3525:

p89-f1.gif

http://sound.westhost.com/project89.htm

No datasheet do TL494 também tem os circuitos prontos... basta fazer a placa. Desse circuito aí vc só precisa montar o controlador e os drivers.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui na eletronica da uma olhada com o osciloscopio...

pelo que vih o BC856 ta errado, vo troca eles....

logo volto com mais noticias!

Compartilhar este post

Link para o post

Affe..

to fikandoLOCOOOOOOOOOOOOOOO

só sei de uma coisa..

Nao sei d mais nada^^

huashuas

Olhei bastante o esquema eletrico do Hbm e do TL494 hj...

E cheguei a "conclusao" de que para o TL oscilar seria nescessario ter um sinal na entrada do ampli... (nao me pergunte como...)

ai fui tenta ligar ele no carro pra v se daria certo.

Ok..

Ele ligo, fez ateh barulho nos falantes..

mas qdo eu ia ligar o RCA BAMMMMMMMMMMM

entrava na proteçao...

Bom..

pelo menos tinha luz no fim do tunel

cheguei da facul hj..

achei um Jumper q desliga a alimentaçao dos transistores. Desliguei de um lado, liguei o amPli.. toco normal...

Ok..

o problema tava no lado desligado entao

Religuei o lado desligado (com possivel problema) e desliguei o q tava funcionando..

Liguei o Hbm..

Toco normal

ai liguei os dois Novamente..

e to escutando musica com ele aki do meu lado O.O

Se alguem souber oq aconteceu me conta ai..

huashuas

valew pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho...

No esquema dele tem ligação do terra do secundário da fonte com o terra do carro?

Se não tem, talvez seja o motivo dele "depender" dessa ligação, já que é preciso que os terras estejam conectados pro perfeito funcionamento. Os fosgates já são ligados juntos, lá no trafo mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Estranho...

No esquema dele tem ligação do terra do secundário da fonte com o terra do carro?

Se não tem, talvez seja o motivo dele "depender" dessa ligação, já que é preciso que os terras estejam conectados pro perfeito funcionamento. Os fosgates já são ligados juntos, lá no trafo mesmo.

O terra do segundario da fonte é diferente do terra do carro sim!

Posha...

eu fikei a madrugada inteirinha escutando musica com ele em casa... (ligado pelo meu cel)

ai d manha fui liga ele no carro e quando conectava o fio do RCA Tcharam...

Aciono a proteçao denovo!

ai leguei o meu cel, dentro do carro, toco normal..

meu cd deve ta com pau O.O

Como isso aconteceu nao sei!

haha

Bom.. mais final feliz..

hbm deve ta pegando agora!

Compartilhar este post

Link para o post

liga o terra do secundário no terra da alimentação, e vê se ele entra em proteção... se entrar, é pau na fonte mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vo fazer isso.. logo posto os resultados...

porem as tensoes que o eskema mostrao estao bem procimas das que estao sendo medidas!

Ele ta funcionando normal, aparentemente, porem a proteçao ta mto sensivel... qq coisa aciona ela, como por exemplo ligar a ventuinah do carro!

E o modulo ta fraco pra caramba!

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho... tá com cara que a fonte tá desregulada. Dá uma conferida no esquema do TL494 qual o pino VREF e dá uma olhada quanto ele tá marcando. Tem que ver no esquema quem é que monitora a fonte pra acionar a proteção. Ver num mu´ltímetro qual é o ciclo ativo dos pulsos que vão pro fet é uma boa também. Deve ser 50% ou perto disto. Se estiver acima, é pq tá errado.

Marque a posição daqueles potenciômetros que vc falou que mexeu... depois volte todos pro mínimo e teste o amp. Quando a corrente quiescente tá muito alta, o amp desarma. Só que não costuma ficar fraco não.

Compartilhar este post

Link para o post

Voces que entendem de eletronica e de hbm 2100.. Estou com um problema!!

Uma entrada dos cabos rca do modulo esta com mal contato, eu preciso da uma mechida no cabo pra funcionar.. A outra entrada esta certinha, sem problemas..

Onde sera que é o problema??? Tem algumas coisa que seja facil de eu fazer pra ver onde esta o problema???

Valew galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma entrada dos cabos rca do modulo esta com mal contato, eu preciso da uma mechida no cabo pra funcionar.. A outra entrada esta certinha, sem problemas..

Onde sera que é o problema??? Tem algumas coisa que seja facil de eu fazer pra ver onde esta o problema???

Valew galera!

Pode ser solda fria ou conector com problemas.

Se você não tem prática, te recomendo levar à uma assistência técnica.

Compartilhar este post

Link para o post
Estranho... tá com cara que a fonte tá desregulada. Dá uma conferida no esquema do TL494 qual o pino VREF e dá uma olhada quanto ele tá marcando. Tem que ver no esquema quem é que monitora a fonte pra acionar a proteção. Ver num mu´ltímetro qual é o ciclo ativo dos pulsos que vão pro fet é uma boa também. Deve ser 50% ou perto disto. Se estiver acima, é pq tá errado.

Marque a posição daqueles potenciômetros que vc falou que mexeu... depois volte todos pro mínimo e teste o amp. Quando a corrente quiescente tá muito alta, o amp desarma. Só que não costuma ficar fraco não.

Eu ja fiz isso kleber...

mexendo nakeles pots nao percebi nenhuma diferença no quesito de desarmar, e sim que quando abro mto eles o som parece q sai um poukinho distrocido....

Esses Pots fikam juntos com os transistores de Pré, sao eles mesmo q regulao essa corrente quiescente?

to pensando em saparar a font do ampli e tentar ligar uma lampada, ou algo que consuma uma carguinha lah.. e testa-lo no carro.. ver se ele continua desarmando assim..

Ou mesmo desligar a proteçao do ampli

Enquanto Ao VREF

no É o pino 14 e o pino 7 é o Gnd, Entre eles esta dando quaze 5v. Desculpe a ignorancia, mais oq tem a ve essa tensao kleber?

E como eu consigo ver esse ciclo ativo de pulsos q vao para o fet com o multimetro?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Valew galera!

Se vc jah trocou o cabo Rca e continua ruim, tem cara de ser solda msm.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew galera!

acredito eu que o problema é algum curto da alimentacão positiva ou negativa com o terra do amplificador, faz o seguinte liga ele numa fonte e mede o negativo da entrada(alimentação) com o terra do rca se der algo acima de 1V bingo!!

digo isso porque quando vc liga ele com o celular vc tá usando referencias de locais diferentes que naum se encontram, naum importa se o terra do RCA do ampli tá com 30v, se o terra dos dois aparelhos CELULAR X AMPLI não se unem em outro ponto do circuito, diferente de quando se liga no carro que o terra "0V" que é a referencia dos dois aparelhos player e ampli é a mesma .

Então imagina se ligar com 30V (por exemplo) no lugar de 0V é DC na certa e com certeza proteção!!!!

SDS...Gustavo Carmona.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ja fiz isso kleber...

mexendo nakeles pots nao percebi nenhuma diferença no quesito de desarmar, e sim que quando abro mto eles o som parece q sai um poukinho distrocido....

Esses Pots fikam juntos com os transistores de Pré, sao eles mesmo q regulao essa corrente quiescente?

to pensando em saparar a font do ampli e tentar ligar uma lampada, ou algo que consuma uma carguinha lah.. e testa-lo no carro.. ver se ele continua desarmando assim..

Ou mesmo desligar a proteçao do ampli

Enquanto Ao VREF

no É o pino 14 e o pino 7 é o Gnd, Entre eles esta dando quaze 5v. Desculpe a ignorancia, mais oq tem a ve essa tensao kleber?

E como eu consigo ver esse ciclo ativo de pulsos q vao para o fet com o multimetro?

Obrigado

VREF é a tensão de referência. O TL lê esta tensão e determina o tamanho dos pulsos, mudando a tensão de saída. 99% das vezes eles deixam esse pino "solto" pra fonte trabalhar com 50%. Dá uma olhada no esquema onde é que o VREF vai ligado, e quanto deveria chegar. Qual a tensão no secundário da fonte?

O multímetro vc coloca uma ponta no gate e outra no terra, e vê como está o pulso. Ele deve ter 50% de ciclo ativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew galera!

acredito eu que o problema é algum curto da alimentacão positiva ou negativa com o terra do amplificador, faz o seguinte liga ele numa fonte e mede o negativo da entrada(alimentação) com o terra do rca se der algo acima de 1V bingo!!

digo isso porque quando vc liga ele com o celular vc tá usando referencias de locais diferentes que naum se encontram, naum importa se o terra do RCA do ampli tá com 30v, se o terra dos dois aparelhos CELULAR X AMPLI não se unem em outro ponto do circuito, diferente de quando se liga no carro que o terra "0V" que é a referencia dos dois aparelhos player e ampli é a mesma .

Então imagina se ligar com 30V (por exemplo) no lugar de 0V é DC na certa e com certeza proteção!!!!

SDS...Gustavo Carmona.

Poxa.. bem pensando..

acho q deu pra mata mais essa etapa...

Entre terra da alimentaçao e terra ou positivo do RCA ta dando +/- 4v

e entre Positivo da alimentaçao e positivo do RCAda dando +/- -6v (ou seja, se a alimentaçao é de 12v, ele ta 6v acima da referencia)

e tmb percebi dois resistores de 3W se nao me engano, meio quentinhos por lah...

deve t pau ai..

amanha verifiko melhor..

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Valew galera!

SDS...Gustavo Carmona.

Poxa.. bem pensando..

e entre Positivo da alimentaçao e positivo do RCAda dando +/- -6v (ou seja, se a alimentaçao é de 12v, ele ta 6v acima da referencia)

e tmb percebi dois resistores de 3W se nao me engano, meio quentinhos por lah...

deve t pau ai..

amanha verifiko melhor..

Obrigado

pensa aí 4v é muiiiiiiiiiiito, quantos volts é a exitação maxima do ampli? normalmente é regulada entre 0,5v e 5v pelo ganho,então vc tá exitando o ampli no maximo e com DC quando liga ele no carro,por causa desses 4v com extrema certeza ta aí o problema , vai medindo o circuito do conector do terra do RCA para traz para saber se de onde vem esses 4v !!

No resto do ampli também tem essa diferença?

E o 0v da fonte tá como em relação a o terra da entrada de alimentação?

se tiver tambcom 4v o problema realmente tá na fonte.

SDS....Gustavo Carmona.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew galera!

SDS...Gustavo Carmona.

Poxa.. bem pensando..

deve t pau ai..

amanha verifiko melhor..

Obrigado

pensa aí 4v é muiiiiiiiiiiito, quantos volts é a exitação maxima do ampli? normalmente é regulada entre 0,5v e 5v pelo ganho,então vc tá exitando o ampli no maximo e com DC quando liga ele no carro,por causa desses 4v com extrema certeza ta aí o problema , vai medindo o circuito do conector do terra do RCA para traz para saber se de onde vem esses 4v !!

SDS....Gustavo Carmona.

Sim, os 4V do terra do RCA esta com relaçao ao terra da alimentaçao 12V

Q resto do ampli vc fala?

Hj tive uns trabalhos da facul e mto trabalho,

vamo v se amanah da pra da uma mexida boa lah!

valew!

Compartilhar este post

Link para o post

Valew galera!

SDS...Gustavo Carmona.

Poxa.. bem pensando..

deve t pau ai..

amanha verifiko melhor..

Obrigado

SDS....Gustavo Carmona.

Sim, os 4V do terra do RCA esta com relaçao ao terra da alimentaçao 12V

Q resto do ampli vc fala?

Hj tive uns trabalhos da facul e mto trabalho,

vamo v se amanah da pra da uma mexida boa lah!

valew!

o aterramento geral que corre a placa inteira.

mede aí também entre os capacitores da fonte depois do toroide, se também der 4v o problema realmente é falta de simetria na fonte , geralmente causado por diferença de capacitancia nesses capacitores.

Agora se naum der o problema naum tá na fonte naum.

SDS....Gustavo Carmona.

Compartilhar este post

Link para o post
só uma correçãozinha ao elsio

ele é um classe D full range

Poxa,

essa nem eu mesmo como proprietario sabia^^

hashuashua

Brigado carlos^^

Bom, voltando ao assunto..

Hj separei a fonte do restante do modulo e conclui que o problema é realmente Fonte msm...

Como ta com FET`S novos, só pode ser o KA 7500 msm!

Bom, voltando ao assunto..

Liguei na Hbuster e o cara pediu pra liga pra uma autorizada,

Liguei na autorizada e o cara pediu pra liga na Hbuster

Liguei na Hbuster denovo e ele pediu pra liga na autorizada e pedi pro tecnico pedi, e dps envia para mim!

Liguei na MultiComercial, pois o site ta fora do ar, e o cara falo q nunca tinha visto, mas ele tinha cara de se novo lah^^

Existe um C.I. oscilador SMD de 16 terminais tmb UC 3842... agora resta ver se ele é compativel, Vo da uma estudada hj a noite!

Amanha trago mais noticias...

Bom Se nao for abusar mto de vcs,

Oq vem a ser Full Range??

srsrs

Valew!

KA7500 é o memso tl 494 é colcoar e funcionar

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, nem li o topico inteiro..

to aki na facul,

pelo q vih o diamonte consegue achar eles nas fontes AT de pc neh?

Entao cara,

nao é boa ideia nao...

é mto dificiul tirar ele intacto com ferro de solda, a nao ser q vc tenha akelas secadores...

Bom... comprei o meu por $1 real

aki em sorocaba msm..

tirei meu KA 7500 Sem destruir mto as trilhas,

E soldei o TL494

advinha só pessoal

FUNCIONOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

huasuhas

Saiu da proteçao, e aparentemente ta td ok....

Só nao liguei ele hj pq tive q testar meu T1.6 q chego hj!

Qdo eu chega da facul eu conto melhor!

se vcs quizerem eu ateh posto fotos!

Fuiiiiiiiiiiii

eu tenho tl 494 smd é fosgate usa eles também, usa também o TL594, mas que funciona com tl 494 no lugar, quem quisser indico o lugarq ue vende estes smds.

Compartilhar este post

Link para o post

aqui na minha cidade nao existe esses smds o elsio disse que me mandaria mas nunca mais me respondeu. se alguem puder fazer esse favor! abracos

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...