Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Porquê Eu Não Ouço Igual A Você

Recommended Posts

É sabido que, dependendo do hemisfério do nosso cérebro predominante, podemos visualizar uma figura de 2 formas... podemos ser pessoas analíticas ao extremo, ou ser artísticas...

Mas na hora de ouvir, a coisa TAMBÉM muda de figura. O Jorge Knirsch do HT Forum publicou um excelente artigo a respeito dos analíticos x sintéticos...

Eu acho que sou sintético...

Vai o link... é longo, mas vale a pena ler. Acho que explica as várias discordâncias entre avaliações de equipamentos aqui no fórum.

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=48732

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

além disto, referência e experiência no quê analisar em um sistema de audio também influencia e muito nas avaliações

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sintético? Creio que sim, e acho que la pro extremo. Hahahaha

Poxa, seria interessante fazer um teste desses, nem que fosse pra saber como é!

Arisa, experiencia conta, sei que conta muito! Mas o tratado ali é uma coisa bem mais natural, é deixando de lado toda e qualquer experiencia e levando em conta apenas o aspecto biológico da coisa. Como dito ali, uma pre-disposição natural quanto a certas músicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pena que não consigo achar o teste na internet... e até agora ninguém explicou onde tem. O Jorge tem, mas ir a SP só pra isto nem rola... :vts

Bom, pelas pistas do texto, eu creio que seja realmente sintético... gosto muito dos metais, guitarras, ritmo (especialmente as passagens mais "empolgantes")... só que parece que o teste é bem complexo, pois te dá a posição na escala.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber ..mto interessante esse artigo... mas ate pq nao tenho mto conhecimento musical..ficou dificil pra me classificar em uma das 2,, mesmo tendo impressao mas direicionada para a parte sintentica...

PS: se puder...da uma olhada na MP que te mandei...

abs...Leo

Compartilhar este post

Link para o post

Show o artigo, muita coisa faz sentido ! Me enquadro nas características dos sintéticos também.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, fiquei na dúvida. Ao mesmo tempo em que adoro batidas, guitarras, sopros etc, também aprecio sutilezas vocais, harmônicos etc.

Acho que só fazendo o teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não encontrei muito mais informações do que o que tem no artigo do Jorge.

Bem.. na USP tem o livro do Helmholtz, consigo ver essa publicação. Infelizmente o Jorge não colocou maiores referencias.

Vc consegue descobrir quais são as publicações do tal Peter Schneider com o Jorge, Klebão?

O que for possível pegar pela USP de artigos cientificos eu consigo, inclusive o teste se estiver na publicação.

Ve se consegue entrar em contato com ele, jah que vc estah presente tb lah no HT.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso sim, vai dar pano pra manga!...

Ja pensou, daqui a pouco tem sub-sub forum... hi-fi sintético e analítico!!!

Mas tão interessante quanto achar o teste, seria descobrir/encontrar um teste que se aplicasse também aos equipamentos... Isso talvez acalmasse um pouco os ânimos em tópicos que se "reprovasse" um equipamento, por exemplo, além de permitir uma melhor orientação das pessoas...

Acho tb que algo não ficou definido no artigo:

Assim como diversas outras habilidades, será que essa pode ser refinada, ou aprimorada?

Por exemplo, um sintético que começasse a fazer "aulas" , para treinar os ouvidos e reconhecer harmonicas, seria capaz de mudar sua escala???

P. ex. sair de um -0.7, pra um -0.3, entrando naquela faixa de rac's (para ter uma melhor percepção musical)??

Algo tipo destros com o braço engessado aprendem a escrever com a esquerda, ainda que não fique perfeito, seu cerebro se rearranja pra isso funcionar...

Compartilhar este post

Link para o post
Isso sim, vai dar pano pra manga!...

Ja pensou, daqui a pouco tem sub-sub forum... hi-fi sintético e analítico!!!

Mas tão interessante quanto achar o teste, seria descobrir/encontrar um teste que se aplicasse também aos equipamentos... Isso talvez acalmasse um pouco os ânimos em tópicos que se "reprovasse" um equipamento, por exemplo, além de permitir uma melhor orientação das pessoas...

Acho tb que algo não ficou definido no artigo:

Assim como diversas outras habilidades, será que essa pode ser refinada, ou aprimorada?

Por exemplo, um sintético que começasse a fazer "aulas" , para treinar os ouvidos e reconhecer harmonicas, seria capaz de mudar sua escala???

P. ex. sair de um -0.7, pra um -0.3, entrando naquela faixa de rac's (para ter uma melhor percepção musical)??

Algo tipo destros com o braço engessado aprendem a escrever com a esquerda, ainda que não fique perfeito, seu cerebro se rearranja pra isso funcionar...

Rapaz... já fiz algumas sessões de reprogramação cerebral. Eu sou analítico no geral, ou seja, sou "esquerdo". Há diversos "tratamentos" pra vc aprender a usar o lado direito (o lado sintético) do cérebro. Eu fazia um por estimulação... dependendo da figura que eu olhava, meu braço podia ficar totalmente sem força. Coisa de louco mesmo. O nome disto é cinesiologia.

Tem outros tipos, onde vc aprende a desenhar usando o lado direito do cérebro, que é algo que eu quero fazer... sou péssimo diretor de arte... ainda bem que sou redator... :vts

Achei apenas engraçado é que eu sou analítico no geral (meu ouvido predominante é o direito, assim como o olho, entre outras características analíticas), mas nesse quesito de audição eu sou sintético (ao que tudo indica). Doido isso, não?

Compartilhar este post

Link para o post
Também não encontrei muito mais informações do que o que tem no artigo do Jorge.

Bem.. na USP tem o livro do Helmholtz, consigo ver essa publicação. Infelizmente o Jorge não colocou maiores referencias.

Vc consegue descobrir quais são as publicações do tal Peter Schneider com o Jorge, Klebão?

O que for possível pegar pela USP de artigos cientificos eu consigo, inclusive o teste se estiver na publicação.

Ve se consegue entrar em contato com ele, jah que vc estah presente tb lah no HT.

Abraços!

Vou tentar conversar com o Jorge por MP a respeito... quem sabe ele não dá o caminho das pedras?

Compartilhar este post

Link para o post

Klebão, trabalho com neurociências e música. Acredito que esse questão de analiticos x sinteticos e direito x esquerda não seja tão rigorosa, pelo menos não da forma que colocou no seu penultimo post...

A briga pra investigar tudo isso eh grande. Nem todas as pessoas tem fala no hemisfério esquerdo por exemplo. Mas a maioria. Desenho eh sim relacionado a hemisfério direito. Onde vc viu que não? (Comentou sobre desenho com o lado direito do cérebro...)

Vou continuar procurando mais informações sobre isso, pode ser muito interessante inclusive pra minha tese de doutorado, o que faço no momento. Vou ver se dou uma passada no IAG da USP onde tem o pontapé inicial do Helmholtz.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, da minha área de formação, digo q o cérebro é uma coisa estranha mesmo... Mas a questão de reprogramação vai além ainda...

Tem centros médicos q fazem esse trabalho antes de operar pacientes com tumores cerebrais ou irradiar, por exemplo, pra tentar minimizar défcits...

O incrível da "plasticidade neuronal" é ver crianças de 10, 15 anos tirarem metade do cerebro (isso mesmo, inclusive o dominante) e ter uma vida praticamente normal... so perdem um pouco em artes , que não apresenta um centro único, por exemplo...

Divaguei e fugi do tópico, né?...

Mas seria interessante "bolar" uns exercícios desses pra música, até como forma de treinar ouvido ruim e educar o cérebro...

Compartilhar este post

Link para o post
Klebão, trabalho com neurociências e música. Acredito que esse questão de analiticos x sinteticos e direito x esquerda não seja tão rigorosa, pelo menos não da forma que colocou no seu penultimo post...

A briga pra investigar tudo isso eh grande. Nem todas as pessoas tem fala no hemisfério esquerdo por exemplo. Mas a maioria. Desenho eh sim relacionado a hemisfério direito. Onde vc viu que não? (Comentou sobre desenho com o lado direito do cérebro...)

Vou continuar procurando mais informações sobre isso, pode ser muito interessante inclusive pra minha tese de doutorado, o que faço no momento. Vou ver se dou uma passada no IAG da USP onde tem o pontapé inicial do Helmholtz.

Abraços

Entao... de tudo que andei lendo a respeito, e até em avaliações a respeito do meu caso, é que há pessoas com boa capacidade para as artes, e pessoas que nao. meu caso é de pessoa analítica, e que nao sabe usar o lado direito, tanto é que pra fazer um layout eu levo bastante tempo, e raramente fica tão bom quanto um diretor de arte com a mesma experiencia. a falta de noçao de estetica. É pra este perfil que existem cursos de desenho pra aprimorar o uso do hemisfério direito.

bem curioso que isto também se reflita na minha natural inabilidade com música... só que o lado analítico me leva a ficar fora fo lado estético e analisar tudo de forma mais crítica...

defato,esse trem é coi de loco.. desculpem a péssima digitação... estou no celular.

Compartilhar este post

Link para o post

Observação:

O hemisfério dominante tem relação com o fato de ser destro ou canhoto (na verdade, o que vem primeiro é o hemisfério, depois a escrita), então o canhoto tem o direito dominante, e a habilidade artistica fica no esquerdo...

Agora, a capacidade de desenvolver novas "habilidades" depende justamente da capacidade de estabelecer novas vias de conexões cerebrais, o que reduz bastante apos os 25 anos, e vai reduzindo ainda mais com a idade.

Não que não seja POSSÍVEL, so é mais DIFICIL...

EDITANDO:

O sexo feminino tem uma dominância menos marcada que a do masculino, e nesse aspecto, uma capacidade de adaptação melhor tambem, ela é, entretanto, mais relacionada a percepção que a criação...

mas tambem de certa forma restrita a idade...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com seu post, verdiani, com exceção de uma coisa apenas: a dominância a que vc se refere serve apenas para mãos. Em outras palavras: há canhotos com dominância de fala no hemisfério esquerdo e, portanto, de consciência tb.

Klebão, agora entendi o que queria dizer... eh isso aih mesmo! desenho estah mais relacionado ao hemisfério direito, assim como a música. Desenvolver o bichinho, ainda mais depois de velho como colocou o verdiani, não eh simples não.

Há quem defenda, por exemplo, que questões como o ouvido absoluto de músicos, aquele lance do cara ouvir qquer nota e nomeá-la corretamente (um dó, ou um lá.....), só podem ser desenvolvidas até uns 12 anos de idade. E provavelmente envolvendo fatores genéticos tb...

Bem.. eh complexo.. e bastante.. acho que jah tinha ouvido muito de leve sobre esse lance de analíticos e sintéticos, mas nada a fundo, e não depois que comecei a trabalhar com isso, mais recentemente... vou continuar buscando, conforme o tempo permitir. Post novidades, Klebão!

Abraços a todos....

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo com seu post, verdiani, com exceção de uma coisa apenas: a dominância a que vc se refere serve apenas para mãos. Em outras palavras: há canhotos com dominância de fala no hemisfério esquerdo e, portanto, de consciência tb.

Klebão, agora entendi o que queria dizer... eh isso aih mesmo! desenho estah mais relacionado ao hemisfério direito, assim como a música. Desenvolver o bichinho, ainda mais depois de velho como colocou o verdiani, não eh simples não.

Há quem defenda, por exemplo, que questões como o ouvido absoluto de músicos, aquele lance do cara ouvir qquer nota e nomeá-la corretamente (um dó, ou um lá.....), só podem ser desenvolvidas até uns 12 anos de idade. E provavelmente envolvendo fatores genéticos tb...

Bem.. eh complexo.. e bastante.. acho que jah tinha ouvido muito de leve sobre esse lance de analíticos e sintéticos, mas nada a fundo, e não depois que comecei a trabalhar com isso, mais recentemente... vou continuar buscando, conforme o tempo permitir. Post novidades, Klebão!

Abraços a todos....

Concordo ... so quis dizer "a regra", ou o mais comum, é que seja cruzada...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim! Sim!! Longe de mim querer fazer qquer maior correção!!

Mas eh que estranhamente, para a fala o normal não eh o cruzado, mas sim o hemisfério esquerdo como o principal responsável por essa função!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

já que entramos nesses assuntos, PNL(prog. neurolinguistica) funciona mesmo?

é que tenho DDA, e dizem que PNL costuma funcionar pra "acalmar a mente"... hehehehehehhe

to vendo que esse topico promete... hehehehhe

Compartilhar este post

Link para o post

Li muito por cima pra ver o que que era, Kleber.. nunca tinha ouvido falar...

Olha, pode ser que funcione sim, pela prática, disciplina e comprometimento envolvidos com as técnicas...anyway, eu recorreria a boa e velha (melhor boa e nova) psicologia pra tratar disso. Acredito que seja mais garantido..

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...