Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiago_mansur

DefiniÇÃo : Cross Ativo X Passivo ?

Recommended Posts

Acreito então que um pezinho em torno de 7L, como ja foi dito antes de mim, cheio, ia ser bom!

eu prefiro plumante! Desde que vi o kleber usando, aprovei também. A densidade não é muito grande, daí fica mais facil.

Cheio vc quer dizer que tem que lotar literalmente né ???

Oque é esse plumante ??? onde acho ??? é melhor que fibra de silicone ou lã de vidro ???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhando, as duas são parecidas, mas ao toque, são diferentes...

Não sei se lão de vidro pode ser usada como fonoabsorvente, mas creio q sim...

O melhor local é em lojas de decoração ou de fábrica/reforma de móveis e almofadas...

Quanto a litragem, o "volume" da lã é desprezivel (imagine-a compactada), porém o efeito é bom... Ele simula uma litragem maior (como o aleanz mostrou pelas medidas)... Pode usar com fé...

Já vi gente usar na porta, depois de por manta, mas nunca escutei... alguem tem sugestões???

Compartilhar este post

Link para o post

Ai galera ja troquei uma idéia com várias pessoas sobre fazer corte ativo no cd e não utilizar o xover do kit ... mas queria os prós e contras de se fazer isso???

Me disseram que o corte ativo é bem melhor que o passivo ..." vc ja manda o sinal certinho para o amplificador", entre outras coisas tb.

O kit em questão é o txc 6.1 da mtx (ele já tem entrada no xover pra bi-amplificação).

Iria utilixar o cross do meu 880prs em modo pro de 3 colunas !

Já pegeuei os dados direto com a mtx:

- ponto de corte original do cross do kit é 2.5kz

- atenuação do corte é 18db/oit

Pretendo fazer o corte como o cross original do kit , se for preciso só mudar as atenuações do corte...

Por favor ajudem ai ... :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Thiago, você está com 3 tópicos abertos perguntando sobre o mesmo kit. Utilize apenas um tópico pra dúvidas em relação ao seu sistema.

Uni os 3 tópicos aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aproveitar que isso ja foi mencionado no tópico, mas não ficou claro pra mim, e pelo visto o thiago tb tem dúvidas:

A regulagem do "ganho" do amp...

Pelo que eu entendi do tutorial do site (e que pelo visto ele teve a mesma impressão), se a saidoa do player E MAIOR que a do amp, se usa o "ganho" no MAXIMO, e se limita o volume do player.

POR EXEMPLO:

Player 5v, amp 0,2 - 4v

Se usa o amp em 4v e não aumenta o volume do player além de 80% do vol máximo.

Foi isso que eu tinha entendido, e pelo visto ele tb....

Afinal, qual é a forma certa???

EDITADO:

Deixa eu aproveitar e tirar uma duvida sobre essa história do player se 2way ou 3 way.

O meu tem essa opção, esta ligado em 2way

Como tem 6 saidas, pensei em 2 pro tw, duas pro mb, 2 bridge sub

Posso usar assim ou preciso OBRIGATORIAMENTE mudar pra 3way ???

Teria alguma vantagem??

Compartilhar este post

Link para o post
Vou aproveitar que isso ja foi mencionado no tópico, mas não ficou claro pra mim, e pelo visto o thiago tb tem dúvidas:

A regulagem do "ganho" do amp...

Pelo que eu entendi do tutorial do site (e que pelo visto ele teve a mesma impressão), se a saidoa do player E MAIOR que a do amp, se usa o "ganho" no MAXIMO, e se limita o volume do player.

POR EXEMPLO:

Player 5v, amp 0,2 - 4v

Se usa o amp em 4v e não aumenta o volume do player além de 80% do vol máximo.

Foi isso que eu tinha entendido, e pelo visto ele tb....

Afinal, qual é a forma certa???

EDITADO:

Deixa eu aproveitar e tirar uma duvida sobre essa história do player se 2way ou 3 way.

O meu tem essa opção, esta ligado em 2way

Como tem 6 saidas, pensei em 2 pro tw, duas pro mb, 2 bridge sub

Posso usar assim ou preciso OBRIGATORIAMENTE mudar pra 3way ???

Teria alguma vantagem??

1 - Veja o q tem no artigo:

"Caso 3:

cd-player (volts) 8

amplificador (volts) 0.5 a 4 ou 10 a 0 (escala linear)

ajustar sensibilidade/ganho no mínimo = 4 Volts ou 0"

2- 2way ou 3way do player ñ refere-se ao sub. Sendo assim, se vc tem um kit 2 vias (midbass+tweeter) e um sub, deverá usar em 2 way. Se vc tem um kit 3 vias (midbass+midrange+tweeter) e sub, deverá usar em 3 way.

Compartilhar este post

Link para o post

"Caso 3:

cd-player (volts) 8

2- 2way ou 3way do player ñ refere-se ao sub. Sendo assim, se vc tem um kit 2 vias (midbass+tweeter) e um sub, deverá usar em 2 way. Se vc tem um kit 3 vias (midbass+midrange+tweeter) e sub, deverá usar em 3 way.

Entao.. frase estranha: 4 volts ou mínimo

Não é o máximo????

Meu amp vai de 0,2 a 4v, e meu player é de 6v, deixo no 4v, certo???

Ou estou me confundindo no "portugues", 4v é o mínimo e 0,2v é o maximo???

GAIN não se traduz literalmente pra ganho, acho...

A conta qu fiz entao ta certa? AMP em 4v, e no meu player, nao passo de 2/3 do vol máximo?

Aqui no tópico (2 pag, acho) resposta do paulo

"não. Seu ganho ficaraá no mínimo! E você não tentará chegar no volume máximo do seu cd player. Caso voce mande os 5v pro amplificador, você passará 1v da sensibilidade máxima do amplificador, isso causará distorção.

O ganho você só aumenta quando a saída máxima do seu cd player é MENOR de que a entrada máxima do amplificador."

Quanto ao 2 ou 3 vias, a resposta do paulo me gerou duvidas:

"Se o seu kit 2 vias aceita bi-amplificação, voce tem as duas opçoes. Deixar o player em modo 2-way e usar os crossovers do kit. Ou deixar o player em 3-way e usar os cortes do player. Eu recomendo usar os cortes nas frequencias e atenuações padrão. Depois voce faz mais testes."

Não posso usar em 2 vias E usar o corte no player???

Compartilhar este post

Link para o post

"Caso 3:

cd-player (volts) 8

Entao.. frase estranha: 4 volts ou mínimo

Não é o máximo????

Meu amp vai de 0,2 a 4v, e meu player é de 6v, deixo no 4v, certo???

Ou estou me confundindo no "portugues", 4v é o mínimo e 0,2v é o maximo???

GAIN não se traduz literalmente pra ganho, acho...

A conta qu fiz entao ta certa? AMP em 4v, e no meu player, nao passo de 2/3 do vol máximo?

Aqui no tópico (2 pag, acho) resposta do paulo

"não. Seu ganho ficaraá no mínimo! E você não tentará chegar no volume máximo do seu cd player. Caso voce mande os 5v pro amplificador, você passará 1v da sensibilidade máxima do amplificador, isso causará distorção.

O ganho você só aumenta quando a saída máxima do seu cd player é MENOR de que a entrada máxima do amplificador."

Quanto ao 2 ou 3 vias, a resposta do paulo me gerou duvidas:

"Se o seu kit 2 vias aceita bi-amplificação, voce tem as duas opçoes. Deixar o player em modo 2-way e usar os crossovers do kit. Ou deixar o player em 3-way e usar os cortes do player. Eu recomendo usar os cortes nas frequencias e atenuações padrão. Depois voce faz mais testes."

Não posso usar em 2 vias E usar o corte no player???

É pq muitos pensam q "aumentar" o ganho significa aumentar a potência do amp. Ñ é assim. Entenda +/- da seguinte forma:

Se o amp tem sensibilidade de 1-4V e o cd tem saída de 3V vc precisará equilibrar ambos, ou seja, cerveja! (tomei umas hj hehehe!) ... voltando... vc precisará aumentar a sensibilidade do amp em 1V. Já se o cd tem saída de 4V, então, vc ñ precisará aumentar a sensibilidade do amp pq os 2 já estarão operando equilibrados.

É o inverso do q vc pensava! o-o-[^]

Já quanto ao q o Paulo disse... de forma simples de explicar...

Caso 1: "Deixar o player em modo 2-way e usar os crossovers do kit."

Se vc seleciona o corte hi-pass do seu player p/50Hz, as frequências abaixo de 50Hz ñ serão enviadas p/o seu kit. Mesmo assim, vc usará o crossover do seu kit, pois ele irá dividir as frequências q irão p/o mid-bass e p/o tweeter. Por exemplo: se o crossover do seu kit faz corte em 3k, então, nesse caso, as frequências entre 50Hz e 3kHz irão p/o mid-bass e as q estão acima de 3k irão p/os tweeters.

Caso 2: "Ou deixar o player em 3-way e usar os cortes do player. Eu recomendo usar os cortes nas frequencias e atenuações padrão."

Quer dizer q o player fará o papel do crossover do seu kit. Ou seja, ele mesmo fá o corte de 50Hz até 3k (p/os midbass) e o corte de 3k p/cima (p/os tweeters).

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, resumindo o amp, se meu player é 6v e meu amp, 4v, deixo o amp em 4 e pronto ( e nao passo o volume de 2/3)...

E como não sei usar meu player em 3 vias, e o xover do kit é bom, uso as duas saidas pro kit com HP apenas e o xover q se vire... So não sei ainda se corto em 50 (ai tenho q usar o corte HP do amp) ou em 63 (ai uso o do player, pois é o menor HP dele) ...

Vai depender do que eu conseguir do sub...

VALEWZ!!!

EDITADO:

Tb to tomando cerveja, e nem assim consigo entender a historia do amp...

Tranqueira do cara q traduziu GAIN como ganho, fica a impressão de quanto o amp vai aumentar a saida do player

Compartilhar este post

Link para o post

Certo ja entendi esse negócio do ganho!!!

no meu caso que o player é 5V e o amplificador é de 0,1 a 4V, tb é verdadeiro que se deixe em zero o ganho né ???

Mas botando fogo na discussão, na minha humilde cabeça de amador em som acho que usar o player em modo de 3 saídas é bem mais "lucrativo". Fazer cortes ativos são melhores, vc já manda o sinal certinho pro amplificador fica trabalhando com um canal para tweeter e um pro mid ... sei lá oque vcs acham ???

Compartilhar este post

Link para o post

no meu caso que o player é 5V e o amplificador é de 0,1 a 4V, tb é verdadeiro que se deixe em zero o ganho né ???

Mas botando fogo na discussão, na minha humilde cabeça de amador em som acho que usar o player em modo de 3 saídas é bem mais "lucrativo". Fazer cortes ativos são melhores, vc já manda o sinal certinho pro amplificador fica trabalhando com um canal para tweeter e um pro mid ... sei lá oque vcs acham ???

Vai depender de quantos canais vc tem disponível. P/fazer bi-amp, tem q ter 4. Se só tem 2, ñ tem jeito. ;)

PS.: Por favor, ñ digam q dá p/usar os 2 mids num canal, em 2ohms e o mesmo p/os tweeters! :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Vai depender de quantos canais vc tem disponível. P/fazer bi-amp, tem q ter 4. Se só tem 2, ñ tem jeito. ;)

PS.: Por favor, ñ digam q dá p/usar os 2 mids num canal, em 2ohms e o mesmo p/os tweeters! :banghead

Cara falei em bi-ampli com 4 canais vc ta se adiantando ai !

Nesse caso oque acha naum é melhor usar ativo ???? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

E quanto ao corte (hp/lp) no amp, o que acham???

Digo pelo q ja mencionei... o minimo lp/hp do player é 63, ja no amp consigo cortar em 50hz...

Mas ai ja vem a duvida... se o mid do kit responde plano ja a partir de 50, ou se corto em 63 pra garantir (vou por na porta mesmo)

Compartilhar este post

Link para o post
E quanto ao corte (hp/lp) no amp, o que acham???

Digo pelo q ja mencionei... o minimo lp/hp do player é 63, ja no amp consigo cortar em 50hz...

Mas ai ja vem a duvida... se o mid do kit responde plano ja a partir de 50, ou se corto em 63 pra garantir (vou por na porta mesmo)

O certo é fazer o corte ou no player ou no amplificador , nunca nos dois juntos.

Agora a frequencia tem que ver até onde teu mid consegue chegar ???

Compartilhar este post

Link para o post

É o mesmo que o seu... [¨]

Essa é minha duvida, se posso confiar na resposta dele a partir de 50hz

(considerando que vai na porta)

Não pensei em usar "os dois cortes", so to na duvida se corto em 50 ou 63, pois não disponho de um RTA pra testar, e nao confio muito no meu ouvido :unsure: ...

Alem disso meu player não tem faixa de equalização abaixo de 50 (esta é a proposito a última, se não me engano)

Compartilhar este post

Link para o post
É o mesmo que o seu... [¨]

Não pensei em usar "os dois cortes", so to na duvida se corto em 50 ou 63, pois não disponho de um RTA pra testar, e nao confio muito no meu ouvido :unsure: ...

Alem disso meu player não tem faixa de equalização abaixo de 50 (esta é a proposito a última, se não me engano)

Cara intaum não comprei o kit ainda,mas e ai já que vc tem é fera, ele vem com telinha???

O lance do corte se vai ter que testar mas acho que não vai chegar em 50hz na porta naum.

O meu eq tem faixas abaixo de 50hz sim, o teu se tem certeza que naum tem ???

Valeu... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
É o mesmo que o seu...  [¨]

Não pensei em usar "os dois cortes",  so to na duvida se corto em 50 ou 63, pois não disponho de um RTA pra testar, e nao confio muito no meu ouvido  :unsure:  ...

Cara intaum não comprei o kit ainda,mas e ai já que vc tem é fera, ele vem com telinha???

O lance do corte se vai ter que testar mas acho que não vai chegar em 50hz na porta naum.

O meu eq tem faixas abaixo de 50hz sim, o teu se tem certeza que naum tem ???

Valeu... :legal:

Intaummm. o seu HU é o 880 (16bandas) ; o meu é o 860 (13 bandas)

Meu último é o 50hz

Quanto ao kit, impecável!... Como comprei na caixa, ta com telinha, adaptadores, parafusos e chaves originais, etc...

Qq coisa, se quiser, tento postar dpois umas fotos dele...

Ele anuncia ferquencia de resposta a partir de 43, mas vai saber a curva...

O aleanz usa cortado em 50, na porta, e ta feliz...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...