Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bynose

Fonte Para Alimentação Do Som

Recommended Posts

Postado em

Alguém já viu ou conhece como construir uma fonte para alimentação do som? Já vi algumas mas sem detalhar, sei que a fonte parecia meio pesada e isso imaginei que fosse um transformador de máquina de solda, alguém tem algum esquema ou sabe como fazer esse tipo de fonte para ao invés de usar a bateria do carro use a tensão AC comum.

Postado em
Alguém já viu ou conhece como construir uma fonte para alimentação do som? Já vi algumas mas sem detalhar, sei que a fonte parecia meio pesada e isso imaginei que fosse um transformador de máquina de solda, alguém tem algum esquema ou sabe como fazer esse tipo de fonte para ao invés de usar a bateria do carro use a tensão AC comum.

Nao entendi a finalidade da fonte que vc deseja

quer alimentar o som sem o uso da bateria?

Primeiramente tudo depende do consumo do seu equipamento

E se deseja usar junto com a bateria ou so a fonte mesmo

Se deseja utilizar somente a fonte vai ter que montar uma com corrente bem maior

As fontes (ou carregadores de bateria) que usam transformadores como a que voce viu sao do tipo "lineares", uma arquitetura basicamente simples onde sao usados um transformador, diodos retificadores e capacitores (nem sempre utilizados), sendo que tudo deve ser corretamente dimensionado

A tensao de saida deve ficar entre os 12V e 14.5V e a corrente vai depender principalmente do tamanho do transformador.

espero ter ajudado

Abraço

Postado em
Nao entendi a finalidade da fonte que vc deseja

quer alimentar o som sem o uso da bateria?

Primeiramente tudo depende do consumo do seu equipamento

E se deseja usar junto com a bateria ou so a fonte mesmo

Se deseja utilizar somente a fonte vai ter que montar uma com corrente bem maior

As fontes (ou carregadores de bateria) que usam transformadores como a que voce viu sao do tipo "lineares", uma arquitetura basicamente simples onde sao usados um transformador, diodos retificadores e capacitores (nem sempre utilizados), sendo que tudo deve ser corretamente dimensionado

A tensao de saida deve ficar entre os 12V e 14.5V e a corrente vai depender principalmente do tamanho do transformador.

espero ter ajudado

Abraço

É isso mesmo, quero uma fonte que alimente meu som enquanto o carro permanece desligado poupando assim a bateria que é bastante sacrificada quando se dá os picos de tensão que são no momento do grave. Uma fonte fornecendo uma corrente de no mínimo uns 40A daria conta do recado uma vez que nunca se usa o som ao máximo durante longos tempos.

Postado em
É isso mesmo, quero uma fonte que alimente meu som enquanto o carro permanece desligado poupando assim a bateria que é bastante sacrificada quando se dá os picos de tensão que são no momento do grave. Uma fonte fornecendo uma corrente de no mínimo uns 40A daria conta do recado uma vez que nunca se usa o som ao máximo durante longos tempos.

Pelo que conheço a Banda ainda é o melhor custoxbenefício, cotei a algumas semanas uma fonte corzus (para um user aqui do forum), me espantei passou dos 2000 pila O.O

Quanto a fontes "caseiras", tenho até um conhecido que fabrica por encomenda, o problema é saber se a corrente AC não irá "sujar" o som.

Quanto a 40A, não é uma fonte grande, eu tenho uma de 20A da marca nodaji, eu utizava ela para ligar 4 booster (à uns 15 anos atrás), mas será que 40A é suficiente para seu setup???

:legal:

Postado em
Pelo que conheço a Banda ainda é o melhor custoxbenefício, cotei a algumas semanas uma fonte corzus (para um user aqui do forum), me espantei passou dos 2000 pila O.O

Quanto a fontes "caseiras", tenho até um conhecido que fabrica por encomenda, o problema é saber se a corrente AC não irá "sujar" o som.

Quanto a 40A, não é uma fonte grande, eu tenho uma de 20A da marca nodaji, eu utizava ela para ligar 4 booster (à uns 15 anos atrás), mas será que 40A é suficiente para seu setup???

:legal:

Concordo, estou com esse problema também.

Nas minhas avaliações, A Banda Vx Energia ainda é o melhor custo-benefício, mas vou esperar pelas fontes da Taramps, só pra comparar.

De acordo com o Rangel, estão quase lançando e a primeira seria a de 100amp

Sds,

Eduardo

Postado em
Tinha um 2k6d + pile 4.1 no trio. Em volume moderado, escutei o dia inteiro com uma fonte de 30 amperes que tenho

só pra constar

abracos

Danilo

Só por curiosidade, essa sua fonte vc quem fez ou comprou pronta? Uma fonte dessas como a sua então irira me atender perfeitamente, meu som é somente uma B.Buster de 400W rms e uma Taramps T1000, para vocês verem que não é lá muita coisa... Queria uma fonte mesmo só para poder ligar o som e ficar despreocupado.

Postado em

Pra vc's terem base na capacidade dessa fonte da

corzus, um amigo meu está usando ela pra alimentar seu som,

que consiste em 2 matrix t2000, uma corzus 1004 e

uma outra prototipo de 1600rms.Nesse domingo o som

tocou por mais de 10 horas seguidas sem apresentar

queda nenhuma de energia, ou seja, ela provou que

aguenta a pancada, pra auxiliar ela, ele utilizou uma

bateria de 150A.Ele pagou R$1650,00 na corzus energia.

Na autoz encontrei ela por R$1783,00 em até 12 vezes.

Ao meu ver é um excelente custo beneficio.

Segue o link:

http://www.autoz.com.br/shopping/loja/Deta...&CdNivelDois=68

Postado em

Eu tenho uma Vx Energia 220V sem nunca ter usado. Como ia fazer um som num carnaval, acabou que não consegui receber a fonte à tempo, porque ela foi apreendida no Posto Fiscal da Receita Estadual, que fica no Cento de Distribuição dos Correios e depois com a nota fiscal correta, consegui retirar. Comprei na época por afobação mesmo e um amplificador profissional resolver o problema, mas agora como pretendo comprar um amplificador que consome bem, acho vou ter de passar para frente.

:legal: Aceito propostas!!

Postado em
Eu tenho uma Vx Energia 220V sem nunca ter usado. Como ia fazer um som num carnaval, acabou que não consegui receber a fonte à tempo, porque ela foi apreendida no Posto Fiscal da Receita Estadual, que fica no Cento de Distribuição dos Correios e depois com a nota fiscal correta, consegui retirar. Comprei na época por afobação mesmo e um amplificador profissional resolver o problema, mas agora como pretendo comprar um amplificador que consome bem, acho vou ter de passar para frente.

:legal: Aceito propostas!!

Mas esta sua funciona somente em 220V, não pode ser ligada em 110V? Qual o pico de corrente dela? E o principal, ja tem um $$ valor $$??

Postado em

:legal:  Aceito propostas!!

Mas esta sua funciona somente em 220V, não pode ser ligada em 110V? Qual o pico de corrente dela? E o principal, ja tem um $$ valor $$??

Isso. Funciona somente em 220V e não em 110V. Se fosse para funcionar nas 02 tensões ela teria de ser bivolt.

Os detalhes técnicos, não lembro assim, mas contacte que eu posso passar o Manual dela, que eu digitei completamente, para o caso de perder, eu o teria, mas se tiver acesso ao fórum (Yahoogrupos Somnocarro), está disponível na seção de Arquivos/Manuais.

Eu tenho uma noção de preço sim. Só preciso verificar o preço atual e fazendo uns descontos espertos para facilitar a negociação.

Estudo troca por produtos e até um estudo troca em relação a pessoa que quizer comprar os produtos e pagar em cartão, mas uma atitude desonesta, como por exemplo, a pessoa não reconhecer a compra, eu levar prejuízo.

Postado em

Estou montando um carregador pra mim, um novo se torna muito inviavel $$ hehe, a maior dificuldade eh encontrar um transformador usado, os que eu ja montei sao na faixa de 10A à 40A, esse que estou montando deve dar uns 130A

gasto uns 80,00 pro cara enrola-lo com o secundario em 14V e mais uns 100,00 entre diodos, cabos, dissipador, ventilador, capacitores, carcaça, etc. Aqui na minha cidade esses carregadores caseiros sao vendidos na faixa de 120,00 à 400,00 dependendo do tamanho. Tirando o trabalho de monta-los eu acho bem viável $$ ja que com os capacitores nao se tem interferencia alguma no som.

[]-[]

Postado em
Estou montando um carregador pra mim, um novo se torna muito inviavel $$ hehe, a maior dificuldade eh encontrar um transformador usado, os que eu ja montei sao na faixa de 10A à 40A, esse que estou montando deve dar uns 130A

gasto uns 80,00 pro cara enrola-lo com o secundario em 14V e mais uns 100,00 entre diodos, cabos, dissipador, ventilador, capacitores, carcaça, etc. Aqui na minha cidade esses carregadores caseiros sao vendidos na faixa de 120,00 à 400,00 dependendo do tamanho. Tirando o trabalho de monta-los eu acho bem viável $$ ja que com os capacitores nao se tem interferencia alguma no som.

[]-[]

opa, vai começar a vender então? :P

Olha que isso da dinhero eim

Postado em

Bom amigos revendo fontes aki na minha região e vou deixar minha tabela. qualquer coisa mande uma MP.

F 12 – 14 VPREÇO R$

10AMP 190,00

20AMP 250,00

30AMP 260,00

40AMP 275,00

50AMP 310,00

60AMP 325,00

70AMP 375,00

80AMP 400,00

100AMP 450,00

120AMP 525,00

150AMP 600,00

200AMP 850,00

250AMP 1000,00

300AMP 1300,00

350AMP 1500,00

1112062136zj5.jpg

1112062133lx8.jpg

Postado em
Tinha um 2k6d + pile 4.1 no trio. Em volume moderado, escutei o dia inteiro com uma fonte de 30 amperes que tenho

só pra constar

abracos

Danilo

Só por curiosidade, essa sua fonte vc quem fez ou comprou pronta? Uma fonte dessas como a sua então irira me atender perfeitamente, meu som é somente uma B.Buster de 400W rms e uma Taramps T1000, para vocês verem que não é lá muita coisa... Queria uma fonte mesmo só para poder ligar o som e ficar despreocupado.

Cara, a fonte que eu tenho eu peguei do meu tio e me apossei dela, mas ele comprou de um cara que fez.

O pessoal da loja de som aqui mediu e disse que ela dá 30A. Ela é bem pequena, mas pesada que é uma beleza.

Creio que muitas dessas fontes informam o valor em amperes que elas conseguem em pico, por isso é bom ficar atento à essas amperagens absurdas com transformadores tão pequenos. :legal:

Postado em

Aproveitando o topico:

Tava pensando em pegar umas 3 ou 4 fontes de pc e ligar as linhas de 12v em paralelo.

Supondo que cada fonte tenha no minimo 15 amperes na linha de 12v, 3 fontes ja dão 45 amperes.

Ai tira as fontes de dentro do case, corta todos os fios q nao sao da linha de 12v e faz um case legal de acrilico mesmo com ventoinha, leds pra indicar q as fontes estão funcionando e dalhe maquina de solda.

Eu ja li alguem falando q tinha uns esquemas ai na net pra aumentar a amperagem da linha de 12v das fontes, nao sei se eu li errado, tem mesmo?

Vlw!

Postado em
Aproveitando o topico:

Tava pensando em pegar umas 3 ou 4 fontes de pc e ligar as linhas de 12v em paralelo.

Supondo que cada fonte tenha no minimo 15 amperes na linha de 12v, 3 fontes ja dão 45 amperes.

Ai tira as fontes de dentro do case, corta todos os fios q nao sao da linha de 12v e faz um case legal de acrilico mesmo com ventoinha, leds pra indicar q as fontes estão funcionando e dalhe maquina de solda.

Eu ja li alguem falando q tinha uns esquemas ai na net pra aumentar a amperagem da linha de 12v das fontes, nao sei se eu li errado, tem mesmo?

Vlw!

Rapaz, será q isso realmente funciona?? Tb to precisando de uma fonta e se isso funcionar vai ser uma $$ boa $$ opção...

Alguem sabe se da certo ou se tem alguma contra-indicação??

Abraços!!

Postado em
Aproveitando o topico:

Vlw!

amigo, existe mesmo, se não me engano eu li no clubedohardware .

eles pegaram a linha de 12v e a linha de 5v e me parece que deu uns 13,5v... agora quantos amperes varia de acrodo com a ampregem de cada linha.

Os caras desmontaram elas e botaram alguns componentes em pararelo e tal... Já faz um tempo que eu li esse artigo, mas se procurarem no site acharam !!!

PROCUREI E ESTÁ AQUI O LINK

http://paginas.terra.com.br/lazer/cram/fonte.htm

sobre usar 2 ou 3, acho que pode usar, é só ligar diodos entre elas !!!

POde ligar duas ou mais fontes de PC. mas não se esqueça de pegar duas de MESMAS POTÊNCIAS, ex: 2 de 300w, 2 de 250w......

para ficar melhor pro pessoal, procurem no forum do clubedohardware como FONTE SOM AUTOMOTIVO pra aprender um pouco mais.

FLW

Postado em
uma fontes muito boas feitas aqui na Bahia,

www.gilsom.com.br

www.gigantesdobrasil.com.br

feitas com transformador toroidal, fonte chaveada, pequenas dimensões e peso reduzido.

Exatamente Amigo!!!

Ja ouvi dizer muito bem sobre as fontes da Gilsom Transformadores......

As fontes do guto estão com um preço muito atraente também......

Postado em
Aproveitando o topico:

Vlw!

Rapaz, será q isso realmente funciona?? Tb to precisando de uma fonta e se isso funcionar vai ser uma $$ boa $$ opção...

Alguem sabe se da certo ou se tem alguma contra-indicação??

Abraços!!

Eu pedi para um amigo seguir aquele roteiro que tem na página do Autosom e ele disse que fonte funcionou perfeitamente.

Estou com vontade de comprar outras fontes AT de computador, para ele montar um esquema com outras.

Só falta comprar.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...