Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

felipebos

[editado] L200 + Taramps 2.5kw + Eros 815sds

Recommended Posts

Postado em

Enfim comprei os woofer.... mais nada a ve com a intencao inicial rsrsrs

apos ler e reler muitos topicos acabei ficando com dois eros sds 15" 8ohms que consegui por um bom preço R$450,00.... sendo assim achei um bom custo beneficio...... jah comprei tbm o taramp´s 2500 4ohms

agora surgiu uma grande duvida

como devo fazer as caixas pra tirar um bom proveito desses woofers??????

vi duas opcoes q achei muito interessante

primeira do ROMU que fez a seguinte:

"caixa está com 81 Litros brutos e 2 dutos de 10x25 cm. Sintonizada em 44 Hz."

e

outra do BLUE.BELT

"caixas c/ 106l, 2 dutos d 3" x 10cm... sem forracao interna"

qual seria a diferença q eu teria com elas..... em video achei as duas bem fortes... mais tbm naum se da pra ter muita nocao.... minha intencao eh usar na caçamba, ou seja, som aberto.... quais os prós e contras de cada uma????

isso foi usado com woofer de 4ohms... pros de 8ohms eu teria alguma diferença??? sendo q no site da eros os parametros sao iguais

outra coisa pergunto aos mais intendidos do assunto.... qual o melhor tipo de duto a ser utilizado nesse caso.... os normais redondos de pvc ou entaum os feitos de madeira na caixa mesmo (acho q chamam de triangulares)???

em breve posto fotos dos bichinhos hehehehe

sds.

Felipe

pessoal to querendo montar um somzinho pra usar na caçamba de minha L200

pensei em duas opções:

2 18" woofer hinor HPL 450w 8ohms p/ grave

2 d-405 selenium p/ voz

2 stw hinor HST600 p/ agudo

1 power one p/ voz e agudo

1 taramp's 1.6Kwatts 4ohms p/ grave

custo aproximado material R$2.550,00

2 18"woofer hinor HPL 450w 8ohms p/ grave

2 10"woofer hinor HPM 150w 8ohms p/ voz (Resp. Frequência: 60-8000 Hz)

2 driver e corneta hinor HDI400 p/ voz

2 stw hinor HST 600 p/ agudo

1 power one p/ voz e agudo

1 taramp's 1.6Kwatts 4ohms p/ grave

custo aproximado material R$2.300,00

tenho preferencial por hinor pq pego tudo a preço de atacado

o power one jah tenho... uso o cd player excelon da Kenwood modelo xxv-01d que foi uma serie especial em comemoracao dos 25 anos da kenwood que jah possui crossover interno...

o que vcs acham que seria o melhor custo x beneficio???

qual teria um timbre mais agradavel???

qual daria uma melhor qualidade, qual o "maior" volume???

acham q fica equilibado??? falta ou sobra alguma coisa????

espero que me ajudem compartilhando suas experiencias.....

estou aberto a novas opções

abraço pessoal

Postado em

Nossa! O.O

Eu tambem vo usar 2 Hinor HPL na caçamba de uma L200..

pensei que era o unico no forum :rolleyes:

Bem..é sempre bom usar médio grave sim, mais eu optaria pelo projeto UM, pq é uma desgraça que sempre vai vir alguem com algumas cornetinhas berrar e engolir seu som, e se vc usar as D-405 ai é outra história..vai ter que ser muita cornetinha pra vir te encomodar..

Recomendo tambem usar um bom crossover, um que corte em 24dBs para os drives (tem esse crossover a venda aqui no forum, veja com o Junior_Rosso na area de classificados). Com ele vc pode fazer seus drives decerem Bastante com segurança..

Dai é só deixar os HPL subindo umpouquinho mais, e pronto, um trio "sem" buracos de médio grave..e um trio MUITO forte por sinal..

Boa sorte :legal:

Postado em
quNossa! O.O

Eu tambem vo usar 2 Hinor HPL na caçamba de uma L200..

pensei que era o unico no forum :rolleyes:

Bem..é sempre bom usar médio grave sim, mais eu optaria pelo projeto UM, pq é uma desgraça que sempre vai vir alguem com algumas cornetinhas berrar e engolir seu som, e se vc usar as D-405 ai é outra história..vai ter que ser muita cornetinha pra vir te encomodar..

Recomendo tambem usar um bom crossover, um que corte em 24dBs para os drives (tem esse crossover a venda aqui no forum, veja com o Junior_Rosso na area de classificados). Com ele vc pode fazer seus drives decerem Bastante com segurança..

Dai é só deixar os HPL subindo umpouquinho mais, e pronto, um trio "sem" buracos de médio grave..e um trio MUITO forte por sinal..

Boa sorte :legal:

valeu!!!

rsrs conhecidencia

quanto ao crossover nao precisa pois meu som faz o corte jah em 12, 18 e 24dBs

pior q eh bem nisso q penso... encostar um vendedor de pamonha do lado e abafar tudo :/

qual modelo de corneta recomendaria??? e uma caixa de quantos litros e sintonizada a quantos hertz pros hpl????

outra coisa me surgiu mais uma duvida rsrsrs

melhor usar 2 hpl de 8ohms pra fechar com um amplificador de 4ohms

ou usar 2 hpl de 4ohms pra fechar com um amplificador de 2ohms???

pois tanto a hinor quanto a taramp´s possuem esses 2 modelos hehehe

Postado em

pq nao coloca os drivers selenium msm, e os medios de 10 ?

dah para fazer uma divisao legal sim, ai eh soh deixar o ganho baixo, se aparecer palhaço na fita tu mete o berro para ele ver oq eh corneta de verdade ehehheh

abraço

Postado em

Bem..a corneta que vc vai usar provavelmente é a HL-1450, que é a corneta comum (e mais barata da selenium pra drives 2"), mais se vc poder usar outra maior (aqueles cornetoes haha) seria legal..

Sobre a caixa dos HPL, infelizmente não sei dizer (pois eu vou trabalhar com os HPL de 15", sobre os de 18" não sei dizer..) Mais posso dar umas pesquisadas e simular algo pra vc..

Só é bom vc dar uma olhada, se cabe os de 18", digo na altura, caçamba da L200 é complicado de se trabalhar, dependo do modo com que vc empregue, trabalhar com woofers de 18" fica bem complicado mesmo..

Sobre a impedancia, escolha os modelos de 8ohms, trabalhar com impedancia maior é sempre melhor..controle de cone e etc..alem do mais, se futuramente vc colocar mais 2, ai pode comprar um módulo de 2ohms (taramps..sd..etc)

me adiciona no msn e a gente conversa melhor..

abraço

Postado em

Ih amigo, woofer de 18" nao cabe na L200 (pelo menos na minha - L200 Sport), a nao ser que ande sem a capota. Pq nao faz um som com woofers de 15" igual o da minha assinatura? [¨]

Postado em
Ih amigo, woofer de 18" nao cabe na L200 (pelo menos na minha - L200 Sport), a nao ser que ande sem a capota. Pq nao faz um som com woofers de 15" igual o da minha assinatura? [¨]

isso eh verdade mesmo... ja tinha visto.... mesmo pq cabe os 15" numa estica hehehe

mais pretendo deixar eles virados pra cima... vira pra tras soh quando for usar em algum lugar parado mesmo....

realmente acho q vale a pena investir um pouquinho mais e ficar com o 2º projeto com os driver d405...

sendo assim qual a melhor corneta pra usar em conjunto com esse driver???

outra coisa... esses driver aguentam mesmo ou queimam meio facil????

Postado em
isso eh verdade mesmo... ja tinha visto.... mesmo pq cabe os 15" numa estica hehehe

mais pretendo deixar eles virados pra cima... vira pra tras soh quando for usar em algum lugar parado mesmo....

realmente acho q vale a pena investir um pouquinho mais e ficar com o 2º projeto com os driver d405...

Cara, driver 405 é muito bom, pode ir neles, é qualidade e durabilidade... Agora as 305 nao valem nada. Podem ter qualidade, mais a durabilidade delas é 0! <_<

Postado em

Cara, driver 405 é muito bom, pode ir neles, é qualidade e durabilidade... Agora as 305 nao valem nada. Podem ter qualidade, mais a durabilidade delas é 0! <_<

tambem não é assim, as D305 são boas sim, vejo mta gente jogando 150 rms nelas e tocando MUITO!

o segredo esta no corte em 24dB/oit, ai sim é bem seguro!

Postado em

o que me dizem desse driver hinor HDT3200??

toca bem?? aguenta??

fui comprar o som e o distribuidor me sugeriu esse driver com um bom preço... ficaria bem mais barato q pegar o d405 + stw

qual opniao de vcs???

Postado em

usa 2 de 10" pw3 (similar da hinor) e 2 D408TI, não vai precisar das tweeter e acho que não vai aumentar tanto, afinal D405 - D408TI não tem tanta diferença e alto falante de 10" é barato

Postado em

pessoal mudei o projeto... juntei uma verba a mais hehehehehhe

tbm fiz o cadastro de minha empresa com a selenium e vou comprar direto deles hehehe

vo colocar agora:

2 tornado 18" 1100wrms ou 2 wpu 1807 (mesmo preço, qual melhor opçao?)

2 midbass 10mb1

2 driver mais corneta

2 stw hinor trynium

1 taramps 2500

1 powerone (ja tenho)

1 roadstar roxo (ja tenho)

1 mega capacitor 3farad (boss ou blitz)

pretendo futuramente colocar mais 2 d405

minha duvida eh se o pone toca esse midbass

quanto ao tamanho de 18" eh que prefiro o gravao deles hehehe por isso como devo fazer a caixa pra ele???

190amperes de bateria seria suficiente pra cameçar??? tenho uma heliar de 90 jah e pretendo comprar mais uma talvez de 100 o q acham???

sds.

Postado em

tbm fiz o cadastro de minha empresa com a selenium e vou comprar direto deles hehehe

vo colocar agora:

2 tornado 18" 1100wrms ou 2 wpu 1807 (mesmo preço, qual melhor opçao?)

2 midbass 10mb1

2 driver mais corneta

2 stw hinor trynium

1 taramps 2500

1 powerone (ja tenho)

1 roadstar roxo (ja tenho)

1 mega capacitor 3farad (boss ou blitz)

pretendo futuramente colocar mais 2 d405

minha duvida eh se o pone toca esse midbass

quanto ao tamanho de 18" eh que prefiro o gravao deles hehehe por isso como devo fazer a caixa pra ele???

190amperes de bateria seria suficiente pra cameçar??? tenho uma heliar de 90 jah e pretendo comprar mais uma talvez de 100 o q acham???

sds.

Com certeza, que para mudanças que quer fazer, embora reconheça que possa ter uma grande melhoria de performance, com 2 tornado 18" 1100wrms e 2 midbass 10mb1p, o custo subir consideravelmente, em relação aos 02 orçamentos iniciais.

Talvez seja interessante, trabalhar com 02 ou 04 PW3 de 10", ao invés do 02 Mid Bass desses 10MB1P, pois o custo iria reduzir bem.

Há no entanto algumas pessoas que usam apenas 02 10PW3 e dizem que acompanham 02 Eros SDS, que tem um rendimento forte.

Há opções de Mid Bass, como por exemplo, os Keybass, também com preço baixo.

Postado em

Na base do custo inicio que vc falou acho que o que seria mais vantagem seria:

2 tornado de 15" 1100wrms (650,00 cada)

4 D210Ti (80,00 cada)

1 T2500 (1000,00 +ou-)

1 T400 (380,00)

Sairia por 3 mil, se eu fosse vc faria tudo em caixa só, ai ficaria debaixo da caçamba e ficaria um som mt bom....

Acho que esse projeto que vc falou fugiu totalmente do orçamento citado por vc no incio do topico...

Postado em

Opa!

Tava dando uma lida ae no topico e vi que vc cadastrou sua empresa la na selenium?

Poderias explicar melhor?

Onde eu posso cadastrar minha empresa?

Pode ser qualquer empresa?

Vlw!

Postado em
Na base do custo inicio que vc falou acho que o que seria mais vantagem seria:

2 tornado de 15" 1100wrms (650,00 cada)

4 D210Ti (80,00 cada)

1 T2500 (1000,00 +ou-)

1 T400 (380,00)

Sairia por 3 mil, se eu fosse vc faria tudo em caixa só, ai ficaria debaixo da caçamba e ficaria um som mt bom....

Acho que esse projeto que vc falou fugiu totalmente do orçamento citado por vc no incio do topico...

Só fazendo 02 observações:

1-

O preço do 210Ti é bem mais alto do que o R$ 80,00, a não ser que seja usado ou na sua cidade, pois em lugar algum eu vi esse preço.

Com relação ao Driver, eu acho que ele promove muito boa qualidade, portanto tem ótimo custo/benfício, principlamente se usar Divisor de 2ª ordem em diante.

No meu ponto de vista, 02 Drivers seriam um bom começo e se achar que está legal, compre outros 02. Claro, que o Crossover deve ser comum, ou melhor, ativo, que se "ajusta" de acordo com a impedância.

2 -

Com relação aos itens citados, é imprescindível adotar falantes para atuar na faixa de médios e dexar os Tornados atuando somente na faixa de graves.

Postado em

Enfim comprei os woofer.... mais nada a ve com a intencao inicial rsrsrs

apos ler e reler muitos topicos acabei ficando com dois eros sds 15" 8ohms que consegui por um bom preço R$450,00.... sendo assim achei um bom custo beneficio...... jah comprei tbm o taramp´s 2500 4ohms

agora surgiu uma grande duvida

como devo fazer as caixas pra tirar um bom proveito desses woofers??????

vi duas opcoes q achei muito interessante

primeira do ROMU que fez a seguinte:

"caixa está com 81 Litros brutos e 2 dutos de 10x25 cm. Sintonizada em 44 Hz."

e

outra do BLUE.BELT

"caixas c/ 106l, 2 dutos d 3" x 10cm... sem forracao interna"

qual seria a diferença q eu teria com elas..... em video achei as duas bem fortes... mais tbm naum se da pra ter muita nocao.... minha intencao eh usar na caçamba, ou seja, som aberto.... quais os prós e contras de cada uma????

isso foi usado com woofer de 4ohms... pros de 8ohms eu teria alguma diferença??? sendo q no site da eros os parametros sao iguais

outra coisa pergunto aos mais intendidos do assunto.... qual o melhor tipo de duto a ser utilizado nesse caso.... os normais redondos de pvc ou entaum os feitos de madeira na caixa mesmo (acho q chamam de triangulares)???

em breve posto fotos dos bichinhos hehehehe

sds.

Felipe

Postado em

Com relação à diferença de performance de caixas distintas, mas sem no mérito da questão para definir qual a melhor, pois uma coisa é um projeto e outra coisa é a prática, caixas maiores tendem a gerar uma resposta mais baixa.

Se você não tem uma limitação de espaço uma caixa maior me agradaria mais, mas em compensação a resposta pode não agradar a você.

Leia bem esse tópico do Romu, a respeito do projeto de caixa, pois se é o tópico que ele compara os Snake HPX x Eros SDS, muito cuidado, pois eu acho que esse projeto é do HPX, que exige caixa menor.

Com relação à caixa servir para falantes de 08 ou 04 ohms, é muito pertinente a sua pergunta, pois os parâmetros são os mesmos, exceto é claro alguns poucos. Eu também não saberia responder.

Com relação ao formato de dutos, prefira mil vezes os dutos tubulares aos de gaveta. Os tubulares permitem uma mudança na resposta (sintonia), apenas com a mudança de comprimento nos dutos e no caso dos de gaveta, a mudança não será possível.

Com relação aos preços dos SDS, achei bem interessante e se não me decidi por outros, depois a gente conversa. Aqui na minha cidade eles não pedem Eros SDS de 04 ohms, de jeito nenhum e apesar de saber onde comprar, os preços são bem mais salgados.

Postado em

meu medo eh investir em uma caixa igual o ROMU fez primeiramente.... bem no figurino.... em cima do que a fabrica pede e ficar um sonzinho fraco.... engraçado q de forma bem parecida com a mandada pela fabrica o BLUE.BELT conseguiu uma boa performance..... e duvida rsrsrs

mais o que mais ou menos intendi eh que quanto maior a caixa maior o subgrave e quanto menor mais seca fica a batida.... seria isso mesmo???

e se fizesse uma mesclagem dessas 2 caixas... algo em torno de 90l????

sera q ficaria bom?? ou melhor naum arriscar??

agradeço a todos q tao coperando

Valewwww

sds.

Felipe Bosak

Postado em
meu medo eh investir em uma caixa igual o ROMU fez primeiramente.... bem no figurino.... em cima do que a fabrica pede e ficar um sonzinho fraco.... engraçado q de forma bem parecida com a mandada pela fabrica o BLUE.BELT conseguiu uma boa performance..... e duvida rsrsrs

mais o que mais ou menos intendi eh que quanto maior a caixa maior o subgrave e quanto menor mais seca fica a batida.... seria isso mesmo???

Valewwww

sds.

Felipe Bosak

Eu tinha dois Eros SDS 15" numa caixa de 90L totais(igual a do Romu creio eu) e tocou muito bem, tava muito bom mesmo, mas se eu tivesse espaço de sobra q nem vc, faria com 90L LIVRES, descontando o falante e os dutos. Acho que fica +- 100L totais sintonizada em 45 ou 49HZ +-.

Essa caixa tinha ~um bom pancadão e um sub grave muito bom tbm ao meu ver.

Espero ter te dado uma ajuda, abraços

Postado em

mais o que  mais ou menos intendi eh que quanto maior a caixa maior o subgrave e quanto menor mais seca fica a batida.... seria isso mesmo???

Valewwww

sds.

Felipe Bosak

Eu tinha dois Eros SDS 15" numa caixa de 90L totais(igual a do Romu creio eu) e tocou muito bem, tava muito bom mesmo, mas se eu tivesse espaço de sobra q nem vc, faria com 90L LIVRES, descontando o falante e os dutos. Acho que fica +- 100L totais sintonizada em 45 ou 49HZ +-.

com certeza jah eh uma luz rsrsrsrs

acho q farei ela um tanto maior mesmo.... caso precise diminuir fica mais facil depois hehehehehe

gostaria de saber que tamanho devo deixar os dutos dae com uma caixa dessa de 100l brutos??? pra sintonizar ela assim entre 45 e 49h

uso de 3" ou 4"???

valew

abraço

Postado em

mais o que  mais ou menos intendi eh que quanto maior a caixa maior o subgrave e quanto menor mais seca fica a batida.... seria isso mesmo???

Valewwww

sds.

Felipe Bosak

com certeza jah eh uma luz rsrsrsrs

acho q farei ela um tanto maior mesmo.... caso precise diminuir fica mais facil depois hehehehehe

gostaria de saber que tamanho devo deixar os dutos dae com uma caixa dessa de 100l brutos??? pra sintonizar ela assim entre 45 e 49h

uso de 3" ou 4"???

valew

abraço

Dois dutos de 4" por 14,5cm para 49Hz e dois de 4" por 18,5 para 45Hz.

Pra saber como fica só jogando no simulador :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...