Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Godines

Subwoofer - Roadstar Rd 1250 Th

Recommended Posts

Olá pessoal td bem?

Sou novo aqui no fórum, fiquei sabendo do autosom, e gostaria de participar.

Estou qrendo montar um som para o meu carro (Palio Weekend), ja tenho quase td só falta o módulo e a caixa para o subwoofer.

Voces poderiam me ajudar com essa escolha?

Tenho um Subwoofer Roadstar modelo RS 1250 TH - 250 Rms.

Qual módúlo seria melhor para "empurra-lo"?

Tenho todas as ferramentas necessarias para fazer uma caixa, só nao sei o tamanho, a litragem e as caracteristicas necessarias para faze-la.

Se puderem me ajudar, fico muito agradecido.

Abraços

:vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal td bem?

Sou novo aqui no fórum, fiquei sabendo do autosom, e gostaria de participar.

Estou qrendo montar um som para o meu carro (Palio Weekend), ja tenho quase td só falta o módulo e a caixa para o subwoofer.

Voces poderiam me ajudar com essa escolha?

Tenho um Subwoofer Roadstar modelo RS 1250 TH - 250 Rms.

Qual módúlo seria melhor para "empurra-lo"?

Tenho todas as ferramentas necessarias para fazer uma caixa, só nao sei o tamanho, a litragem e as caracteristicas necessarias para faze-la.

Se puderem me ajudar, fico muito agradecido.

Abraços

Amigão seria necessario as especificaçoes do Sub , que tem no manual. Sem elas impossivel passar pra vc algum base do que fazer!

Compartilhar este post

Link para o post

lamento informar, mas a Roadstar não informa os parâmetros dos seus subs, então fica praticamente impossível calcular a caixa certa pra eles, só no chute mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
lamento informar, mas a Roadstar não informa os parâmetros dos seus subs, então fica praticamente impossível calcular a caixa certa pra eles, só no chute mesmo

Entao faça uma caixa de um tamanho mais ou menos padrão mais ou menos 45 litros, e vai testando varios tamanho de duto até achar algo que te agrade!

Compartilhar este post

Link para o post
Entao faça uma caixa de um tamanho mais ou menos padrão mais ou menos 45 litros, e vai testando varios tamanho de duto até achar algo que te agrade!

Puxa q pena... pensei que eu consegueria calcular a litragem correta para meu Sub, mas blz...

Deixa eu lançar outra pergunta...

Como faço para calcular o tamanho (largura , comprimento e altura) pela quantidade de litragem informada... no caso 45 que o amigo propos?[/b]

Aff, sou mt leigo nesse assunto, mas o tamanho do duto influencia no som? o-o- Podem rir, mas galera, nao manjo de som... espero aprender com vcs, experts!

Como sabereio o tamanho a utilizar?

Vi um programa on-line aqui no site q calcula... posso usar as medidas q ele me formece?

Valeu pela ajuda!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
...

Como faço para calcular o tamanho (largura , comprimento e altura) pela quantidade de litragem informada... no caso 45 que o amigo propos?[/b]

...

Dá uma olhada neste outro tópico:

Como Calcular Dimensões De Caixas

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
...

...

Valeu meu amigo... no tópico indicado tem um link para o site da Bravox...

Mt bom.... consegui achar as medidas baseado em 70 litros...

Vc acha que esta bom essa litragem?

Meu Sub é de 250 RMS.... da roadstar... é a unica informação q tenho...

Valeu pela ajuda...

Abraço

T+ :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Godines, infelizmente é como a moçada já falou: Fica impossível saber se o volume da caixa está adequado sem ter os parâmetros do alto-falante. Existem softwares que baseado nos parâmetros do auto-falante conseguimos chegar a um tamanho de caixa e duto ideal, mas sem parâmetro não dá!

Então a única maneira é ir na tentativa mesmo. Talvez 70 litros seja um “chute” muito alto. Eu iniciaria pelos 45 litros, proposto pelo perralouca, e variaria o tamanho do duto.

Eu compraria um cano de PVC de 75mm e cortaria alguns tamanhos de duto (talves uns 3 tamanhos) e testaria cada um deles para ver o que ficaria melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
...

...

Valeu pela ajuda...

Abraço

70 litros [""] !

Ta doido isso acho vai fazer seu sub execursionar demais!!!! Vai estragar rapidinho!!!

Entao vai na que eu falei 45 litros livres e só varia o tamanho do duto!!!! Pega um cano e 4 polegadas corte em varios tamanhos e vá testando um por um!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda...

Abraço

70 litros [""] !

Ta doido isso acho vai fazer seu sub execursionar demais!!!! Vai estragar rapidinho!!!

Entao vai na que eu falei 45 litros livres e só varia o tamanho do duto!!!! Pega um cano e 4 polegadas corte em varios tamanhos e vá testando um por um!

Puxa amigo, perdao pelo chute alto de 70 litos... kkkk

Deu pra vc ver que nao tenho ideia mesmo de SUB!

Mas valeu pela dica... essa semana vou colocar as maos na massa, cortar a caixa e comprar os dutos para testar...

Eu entrei no site da Bravox e calculei as medidas da caixa...

Voce q entende, veja se esta de acordo....

Altura - 35 cm

Largura - 55 cm

Espessura - 1,5 cm

Profundidade Maior - 35 cm

Profundidade menor - 25 cm

Litros - 45 Lt

Ah sim, outra pergunta... posso utilizar a madeira MDF? segundo alguns foruns que ja li, a melhor madeira para utilizar...

Pergunto pq tenho acesso a várias chapas de madeira, seja comprenssado, mdf, aglomerado e etc...

Opa... outra pergunta....

O "furo" para eu colocar o duto, é recomendável em algum local especifico da caixa?

Valeu pelas dicas Fera!!!!!!!!!!!

Abraço

T+

Compartilhar este post

Link para o post

o duto pode ficar onde vc kiser, só cuide pra boca dele naum ficar mto perto de alguma barreira (fundo/lateral do porta malas, etc) e dentro da caixa o duto tbem naum pode ficar mto perto da parede oposta, eh bom q o duto termine pelo menos uns 10cm de distancia da parede oposta a sua "boca"

mas fora isso, ele pode ficar em qqr lugar da caixa!

o MDF é o mais indicado, 15mm ja ta legal pra esse sub!

e o duto vai tentando de 15cm até uns 35, ou até mais, e vai vendo como o sub se comporta!

eh uma pena q a roadstar naum divulgue parametros, td bem q naum eh um produto visando qualidade, mas comparametros sempre da pra fazer algo melhor!

EDIT: ah! se o duto ficar mto comprido uma parte dele pode ficar pra FORA da caixa! naum muda em nada a resposta!

Compartilhar este post

Link para o post
o duto pode ficar onde vc kiser, só cuide pra boca dele naum ficar mto perto de alguma barreira (fundo/lateral do porta malas, etc) e dentro da caixa o duto tbem naum pode ficar mto perto da parede oposta, eh bom q o duto termine pelo menos uns 10cm de distancia da parede oposta a sua "boca"

e o duto vai tentando de 15cm até uns 35, ou até mais, e vai vendo como o sub se comporta!

eh uma pena q a roadstar naum divulgue parametros, td bem q naum eh um produto visando qualidade, mas comparametros sempre da pra fazer algo melhor!

EDIT: ah! se o duto ficar mto comprido uma parte dele pode ficar pra FORA da caixa! naum muda em nada a resposta!

Valeu pelas dicas galera.... vcs manjam mesmo de som!!!!!!!!

Bem dizer a caixa ja esta "pronta" é so colocar as maos na massa...

Consegui aluns dados do meu SUB, nao sei o que significam, mas se ajudar em algo pra defirnirmos a melhor caixa... aí estao...

Modelo: RS 1250 TH

12" Dual Magnetic Subwoofer

Rubber Edge

80 OZ Strontium Magnetic

250 RMS

Dual Kapton Voice Coil

Impendance - 4 OHM

Sensitivity - 85 DB 1w/1m

Frenquenciy Response - 28Hz - 800 Hz

Ah sim, aproveitando a oportu, qual o melhor módulo que voces me indicam para empurrar meus falantes?

Par de 6/9 de 100rms cada

SUB RoadStar 250rms

Mais uma vez obrigado......

Abraços

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui aluns dados do meu SUB, nao sei o que significam, mas se ajudar em algo pra defirnirmos a melhor caixa... aí estao...

Rubber Edge

80 OZ Strontium Magnetic

250 RMS

Dual Kapton Voice Coil

Impendance - 4 OHM

Ah sim, aproveitando a oportu, qual o melhor módulo que voces me indicam para empurrar meus falantes?

SUB RoadStar 250rms

Abraços

T+

E ai galera, td blz?

Se puderem me ajudar com as informações que consegui do meu auto-falante, postadas acima, fico muito agradecido!

Abraço

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Rubber Edge

80 OZ Strontium Magnetic

250 RMS

Dual Kapton Voice Coil

Impendance - 4 OHM

SUB RoadStar 250rms

Abraços

T+

E ai galera, td blz?

Se puderem me ajudar com as informações que consegui do meu auto-falante, postadas acima, fico muito agradecido!

Abraço

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Rubber Edge

80 OZ Strontium Magnetic

250 RMS

Dual Kapton Voice Coil

Impendance - 4 OHM

SUB RoadStar 250rms

Abraços

T+

E ai galera, td blz?

Abraço

T+

Cara, com esses dados não pra ter noção de nada, precisaria de todos os parâmetros ou pelo menos os essenciais...Tua caixa terá que ser meio "chutada" mesmo.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera td blz?

Obrigado pelas dicas, ja estou efetivando a montagem da minha caixa...

Agora só me resta saber a potencia que devo comprar.... vcs poderiam me ajudar?

Fui ate uma loja de son aqui da minha cidade e eles me indicaram essas duas, CORZUS 3100 ou DIGSOUND 2600. QUAL seria a melhor? ou ate mesmo nenhuma das duas....

Preciso que ela empurre um par de falantes 6/9 1000 wts PMPO

6" wts rms (cada)

um SUB Rodstar 250 rms (especificado acima)

Desde ja agradeço a ajuda...

Abraço

T+

Compartilhar este post

Link para o post
E ai galera td blz?

Obrigado pelas dicas, ja estou efetivando a montagem da minha caixa...

Agora só me resta saber a potencia que devo comprar.... vcs poderiam me ajudar?

Fui ate uma loja de son aqui da minha cidade e eles me indicaram essas duas, CORZUS 3100 ou DIGSOUND 2600. QUAL seria a melhor? ou ate mesmo nenhuma das duas....

Preciso que ela empurre um par de falantes 6/9 1000 wts PMPO

6" wts rms (cada)

um SUB Rodstar 250 rms (especificado acima)

Desde ja agradeço a ajuda...

Abraço

T+

Amigao foge desses modulos são do tipo booster, baixa qualidade! Seu som ja ta um pouco fora de compasso por nao termos os parametros desse sub pra te ajudar e ainda vc vai me coloca um amplificador desses que é uma Me***, Entao pelo menos no amplificador faça um investimento melhorzinho!

Pro seu caso eu indicaria um Hurricane 4.120 um dos melhores custos beneficio do mercado hoje em dia e tocará bem seu sistema, se quiser algo um pouco melhorzinho e um pouco mais sofisticado vai de Stetsom TH4120!

Compartilhar este post

Link para o post
Amigao foge desses modulos são do tipo booster, baixa qualidade! Seu som ja ta um pouco fora de compasso por nao termos os parametros desse sub pra te ajudar e ainda vc vai me coloca um amplificador desses que é uma Me***, Entao pelo menos no amplificador faça um investimento melhorzinho!

Pro seu caso eu indicaria um Hurricane 4.120 um dos melhores custos beneficio do mercado hoje em dia e tocará bem seu sistema, se quiser algo um pouco melhorzinho e um pouco mais sofisticado vai de Stetsom TH4120!

Ai fera, valeu pela dica... irei atras do preço desses módulos...

Agora outra perguntinha... percebi que eles possuem conexcao RCA... e algumas entras convencionais... funcionam as duas?

Meu MP3 player é um Pioner DEH 2980...

Valeu por tudo!

:rever1:

Voces aqui do fórum manjam mesmo de som! Parabens!

Abraço

T+

Compartilhar este post

Link para o post
...

Agora outra perguntinha... percebi que eles possuem conexcao RCA... e algumas entras convencionais... funcionam as duas?

Meu MP3 player é um Pioner DEH 2980...

...

Funcionam as duas sim.

Mas como seu aparelho tem 2 saídas RCA, use-as, e esqueça as entradas convencionais do amplificador (entradas de Fio – HI-INPUT).

Compartilhar este post

Link para o post

Os parametros do falante RS-1250THS Roadstar conforme ja citado no topico é:

Fs

30.2472 Hz

Qms

3.4024

Bl

9.3242 T· m

Cms

0.1562 mm/N

Cas

5.12 E-7 m 5/N

Cmes

2038.6430 μF

Rat

9650 Ωa

Zmin

5.1923 Ω

η0

0.1226 %

Vas

71.5050 L

Qes

0.8798

dBspl

83.0840

Mms

177.2426 g

Mas

54.07 kg/ m 4

Lces

13.5809 mH

Rmt

31.6357 Ωm

Zmax

12.7817 Ω

L1khz

1.5406 mH

Re

4.0000 Ω

Qts

0.6348

Sd

0.0573 m 2

Rms

9.9003 Ωm

Ras

3020 Ωa

Res

8.7817 Ω

Mmd

169.4883 g

Zavg

20.2005 Ω

L10khz

0.6957 mH

Fs

30.2472 Hz

Qms

3.4024

Bl

9.3242 T· m

Cms

0.1562 mm/N

Cas

5.12 E-7 m 5/N

Cmes

2038.6430 μF

Rat

9650 Ωa

Zmin

5.1923 Ω

η0

0.1226 %

Vas

71.5050 L

Qes

0.8798

dBspl

83.0840

Mms

177.2426 g

Mas

54.07 kg/ m 4

Lces

13.5809 mH

Rmt

31.6357 Ωm

Zmax

12.7817 Ω

L1khz

1.5406 mH

Re

4.0000 Ω

Qts

0.6348

Sd

0.0573 m 2

Rms

9.9003 Ωm

Ras

3020 Ωa

Res

8.7817 Ω

Mmd

169.4883 g

Zavg

20.2005 Ω

L10khz

0.6957 mH

Estou tambem atras de uma litragem ideal para este falante, se alguem por gentileza poder se prontificar em calcular a litragem da caixa ficaria grato...

Espero ter ajudado...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...