Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ultra Sound

Qual A Influência Da Caixa Para Um Subwoofer?

Recommended Posts

Perguntinhas bem de leigo mesmo, espero que tenham paciência!

 

Digamos que a caixa a ser usada seria a dutada.

 

1 - Qual é influência do tamanho da caixa para o modo como o subwoofer toca?

 

Digamos que o site do fabricante indique 60 litros para um determinado subwoofer e para fins de teste a pessoa faz três caixas: uma respeitando a indicação do fabricante de 60 litros, uma segunda caixa maior com 80 litros e uma terceira menor com 40 litros. O subwoofer é colocado para tocar em cada uma das caixas para verificar o resultado.O que vai acontecer? Qual vai tocar melhor ou pior?

 

2 - Aumentar o tamanho da caixa em relação ao que o fabricante recomenda melhora ou piora o que nos sons graves? E quando se diminui o tamanho em relação ao que o fabricante recomenda?

 

3 - E os dutos? Um duto mais longo melhora ou piora o que no som? E um duto menor?

 

4 - O que é uma caixa "picuda"? O que é uma caixa com "batidão"?

 

5 - Evitando termos técnicos e tentando explicar de uma maneira prática, o que vem a ser o tão falado SPL? Seria aquele lance do carro ficar com a lataria, vidros e limpadores de vidro tremendo? SPL tem mais a ver com sentir o som do que escutar propriamente?

 

6 - Digamos que o cara queira um som com graves estendidos (buuuuuuuuum), dispare alarmes com relativa facilidade pelo menos em estacionamentos de shoppings e que as batidas dos graves possam ser escutadas (escutadas mesmo e não sentidas) a uma certa distância com o carro em movimento e com o porta-malas fechado (nada de trio elétrico) por exemplo, o carro vai virar em uma esquina e antes dele fazer a manobra quem está depois da esquina já consegue escutar (e não sentir) o buuuuum dos graves, qual seria a caixa mais indicada para o(s) subwoofer(s)? Caixa bem grande, tamanho recomendado pelo fabricante ou caixa pequena? E o duto? Quanto mais comprido melhor, mais curto ou médio?

 

Conto com a ajuda da galera para aprender mais um pouco sobre som automotivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- depende do sub! Geralmente caixa maior faz ele 'descer' mais (depende do duto tb).. mas descontrola mais o cone (mais facil atingir x-max).

 

2- vide resposta da 1a! Varia de cada falante! tem falantes q tocam melhor em caixas maiores e vice-versa... e ainda tem o lance do gosto de cada um! Há quem prefira mais pancadão (em torno de 120hz)... mas há quem prefira subgraves (nos 60hz.. ) e ainda tem os q preferem apenas sentir estremecer (abaixo de 40hz, onde qs n se escuta nada).

 

3- na verdade.. o duto é o que dá a sintonia da caixa! Por incrível q pareça, o duto em certos casos implica em 50% do resultado de uma caixa! O.O

 

4- picuda é caixa com 'reforço' em certa frequencia! Uma caixa que naturalmente gera um 'pico', ou um reforço em determinada frequencia! Caixa "Pancadão" tem pico entre 80hz e 100hz.. já as caixas picudas pra SPL tem o pico em torno de 60hz a 80hz... e por aí vai!

 

5- SPL é a pressão do som! Ou em um termo meio aportuguesado.. é a quantidade de ar que o som desloca (no caso do grave).. ou +/- isso! O SPL não é um cálculo simples (onde 1 + 1 = 2)... SPL é calculado através de logaritmo! Resumindo... cada 3db (três decibéis) significa o DOBRO do som! Ex.: Se meu som toca 120db e o seu 123db.. o seu som toca O DOBRO do meu! e 10db = 10x mais som! Um som de 100w q tem 112db.. se for reduzido pra 10wrms.. vai cair pra +/- 102db.. e por aí vai!

Tem inúmeras coisas q tb influem nos db! Ressonância (do veículo e da caixa), efeito 'solo', dutos, etc etc... e o pico na resposta de frequencia (caixa picuda).. é uma elevação de "x"db em determinada frequencia (sempre gira entre 2 e 6db.. acima disso fica mt estranho de se ouvir!).

 

6- nesse caso vc tem q ver uma caixa com pico entre 60hz e 80hz.. e um falante q responda bem à essa frequencia! Uma boa pesquisa pode te ajudar! Mas posso adiantar q vais precisar de pelo menos 1000wrms de falantes e ampli! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Perguntinhas bem de leigo mesmo, espero que tenham paciência!

 

Olá!

 

Deixe de ser leigo e esteja apto a responder bem suas questões:

 

-Leia inicialmente Vance Dickason, The loudspeaker Design cookbook; tem traduzido no mercado, acho que na M&T;

 

-Baixe um simulador de caixas, estude o help, e seja capaz de simular qualquer falante antes de cortar madeira, comparar o desempenho nos diversos alinhamentos na mesma tela;

 

Bons estudos!

 

Saudações,

 

Paulo.

Realmente é o melhor, mesmo por que essa história de "melhor" e "mais" que você usou no tópico inteiro, simplesmente não existe, certa coisa somente poderá ser melhor que a outra em certo termo de aplicação, não posso dizer que o grave de um sub voltando para SPL seja melhor que de um voltado para fidelidade, cada um tem suas vantagens e desvantagens, e assim é mesma coisa para as caixas,cada uma é melhor para certa aplicação.a

 

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Bloom já explicou com simplicidade a maioria do que vc perguntou. Dificil mesmo é responder completamente do jeito q vc quer, com poucas palavras. A dica do Paulo Duto foi boa tb, um dia eu vou seguir rsrs... so falta perder a preguiça de ler o livro.

 

Vou contribuir com alguma coisa.

 

1- Geralmente qdo se aumenta o volume, o falante extende mais sua resposta, toca mais grave e tem uma curva de resposta mais plana, mas isso requer modificações nos dutos. Sempre que mudar volume, vai mudar comprimento de duto. Esse aumento de volume tem um limite, chega um momento q não compensa esse aumento, pois o conjunto simplesmente não rende mais ou tem uma curva de resposta pessima pra ouvir musica. Numa caixa menor, temos menor extensão e mais pico.

Qual toca melhor ou pior? Depende do seu ouvido e do seu gosto pro timbre do grave, tem gente q gosta de graves retumbantes; outros graves rapidos e secos.

 

6 - tocar baixas frequencias a grandes distancias e com bom SPL, é o sonho de todo mundo que gosta de grave. Essa não é uma tarefa mto facil e nem barata. O comprimento de onda dos graves baixos é bem grande, e fazer com que elas se desloquem pra fora do carro com boa pressao requer falantes bons e amplificadores potentes.

Assim quando essas baixas frequencias chegam aos ouvidos desse seu publico alvo, é porque vc está com uma potência mto boa.

Esse "fazer ouvir" o grave, depende de que musica vc vai tocar. Se for forró é bem facil. Um hip-hop já exige mais, justamente pelas baixas frequencias.

Como o bloom te sugeriu, acima dos 70hz já fica mais facil de se fazer ouvir. Dificil mesmo é la pelos 40hz hehhehe. É isso que vai diferenciar seu grave de outros na rua.

 

No demais, não tem como fazer milagre, esse tópico é um começo. Baixe simuladores, pegue as receitas do forum e estude os resultados. Tente ouvi-los tb, no carro dos amigos, pq na pratica as coisas mudam quase sempre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal

sei que o tópico é antigo, mas queria tirar mais uma dúvida sobre o assunto

li o artigo http://autosom.net/artigos/carbox.htm

lá onde fala na FORRAÇÃO da caixa, não comenta sobre se o volume deste "forro" deve ou não ser incluído ao volume do falante para calcular o volume líquido da caixa

 

por exemplo, se meu falante ocupa 2Le precisa de volume líquido de 10L, então tenho que fazer caixa com volume total interno de 12L brutos

 

adicionando lã de vidro ou outro absorvedor, obviamente não o farei ocupando o volume total da caixa, então devo acrescentar este volume extra ao cálculo da caixa???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, saudade desses tempos! Chega tomei um susto qdo vi um post do paulo duto! :rever1:

 

Quanto à sua dúvida, geralmente essa forração interna tem volume insignificante.. daí tu deduz que não precisa acrescentar nada! E tem outro detalhe.. nenhuma simulação tem 100% do resultado final.. existem trocentas variáveis, tais como formato e volume do veículo, etc etc.... então, não adianta querer seguir 100% à risca. Você faz a caixa pra ter uma BASE de como vai ser.. e geralmente o duto e forração, vai no 'ouvido' mesmo! Outra coisa, sempre faça a caixa com (a depender do "naipe" do sub) alguns litros a mais, pois, caso precise fazer reforços, não mudará mto o volume interno em relação à simulação! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre tive essa dúvida também.

 

Então esse volume esta entre a margem de erro dos cálculos corriqueiros...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exato! O gráfico nunca dá 100% do que tá na tela.. sempre tem uma variaçãozinha.. então variações inferiores a 5% do volume total não dão praticamente nenhuma diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente sem querer ser cahto mas, pq o Paulo Duto foi banido?

 

Abraços para todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez a pergunta a seguir nao deva ser feita aqui, mas vamos la...

E como fazer as correçoes caso a caixa pretendida seja delada?

 

E pra terminar:

Caso eu seja chato e queira mais do q uma simples forraçao, queira de fato um amortecimento maior dentro da caixa (evita vibraçoes indesejadas, nao?) sabendo a densidade do material (fabricantes fornecem) e o peso (balança!) consigo calcular o volume de forma mais correta ( vol = massa / dens ). Ainda assim nao levo em consideraçao o volume de preenchimento do absorvedor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- depende do sub! Geralmente caixa maior faz ele 'descer' mais (depende do duto tb).. mas descontrola mais o cone (mais facil atingir x-max).

 

2- vide resposta da 1a! Varia de cada falante! tem falantes q tocam melhor em caixas maiores e vice-versa... e ainda tem o lance do gosto de cada um! Há quem prefira mais pancadão (em torno de 120hz)... mas há quem prefira subgraves (nos 60hz.. ) e ainda tem os q preferem apenas sentir estremecer (abaixo de 40hz, onde qs n se escuta nada).

 

3- na verdade.. o duto é o que dá a sintonia da caixa! Por incrível q pareça, o duto em certos casos implica em 50% do resultado de uma caixa! O.O

 

4- picuda é caixa com 'reforço' em certa frequencia! Uma caixa que naturalmente gera um 'pico', ou um reforço em determinada frequencia! Caixa "Pancadão" tem pico entre 80hz e 100hz.. já as caixas picudas pra SPL tem o pico em torno de 60hz a 80hz... e por aí vai!

 

5- SPL é a pressão do som! Ou em um termo meio aportuguesado.. é a quantidade de ar que o som desloca (no caso do grave).. ou +/- isso! O SPL não é um cálculo simples (onde 1 + 1 = 2)... SPL é calculado através de logaritmo! Resumindo... cada 3db (três decibéis) significa o DOBRO do som! Ex.: Se meu som toca 120db e o seu 123db.. o seu som toca O DOBRO do meu! e 10db = 10x mais som! Um som de 100w q tem 112db.. se for reduzido pra 10wrms.. vai cair pra +/- 102db.. e por aí vai!

Tem inúmeras coisas q tb influem nos db! Ressonância (do veículo e da caixa), efeito 'solo', dutos, etc etc... e o pico na resposta de frequencia (caixa picuda).. é uma elevação de "x"db em determinada frequencia (sempre gira entre 2 e 6db.. acima disso fica mt estranho de se ouvir!).

 

6- nesse caso vc tem q ver uma caixa com pico entre 60hz e 80hz.. e um falante q responda bem à essa frequencia! Uma boa pesquisa pode te ajudar! Mas posso adiantar q vais precisar de pelo menos 1000wrms de falantes e ampli! :legal:

 

mais ou menos isso mesmo

 

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...