Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

igorfrota

Caixa P/ Médio Grave Tem Que Ser Selada ?

Recommended Posts

Mais calro que a pergunta acima, impossível.

A dúvida é se uma caixa com finalidade de médios graves, com característica pancadão pode ser Dutada.

O que muda entre as seladas e as dutadas ?

Tava pensando em um projetinho com 2 woofers ESX312 da Snake.

Dutada com camaras individuais com 30 L cada e dutos de 10cm X 10.

Ou selada com camaras de 18 L.

Pensei que a dutada poderia dar um reforço na faixa de 80Hz

Qual a melhor resposta ? Timbre ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Médio grave 80hz?

Bom.. até onde eu sei, o duto só é útil de uma certa frequencia pra baixo(não sei dizer ao certo qual o limite).

Em 80hz ele ainda trabalha mas nunca vi nem ouvi os ESX312 e não sei como ficaria a resposta mais acima disso em dutada então prefiro deixar para o pessoal mais experiente.

Compartilhar este post

Link para o post

melhor tentar numa seladinha umpouco maior (uns 30 litros) com uma boa forração interna, vai ficar show!

Compartilhar este post

Link para o post

80Hz Médio Grave???

Tem que plotar em um software pra ver o que dah... tem parametros??

Fazer reforço em 80 Hz não deve ser complicado.... Mas esses falantes vão ser os subs ou vai ter mais alguém descendo mais que eles??

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

deixa teu "sistema de médio grave" descendo até 150hz..

Abaixo disso tu entra com o resto do teu brinquedo..

Compartilhar este post

Link para o post

Os graves são compostos por 2 Snake SLX 15".

A intenção de deixar a dutada em 80Hz (pancadão) é dar um reforço nessa faixa e atender o medio grave acima disso.

Seria como fazer um trio só de 12" Ia ter que descer um pouco sem esquecer dos MG.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais ou menos isso que penso com meus 15PW3... colocar na dutada maior pra eles ajudarem na faixa do pancadão... só que aí não sei se influencia muito negativamente na faixa até 2000 hertz... <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Eros 312L ou LC, funcionaria melhor para atuar nessa faixa do que o ESX 312 da Snake.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que o Eros 312L ou LC, funcionaria melhor para atuar nessa faixa do que o ESX 312 da Snake.

Qual faixa ?

E qual faixa vc acha que o ESX é melhor ?

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Qual faixa ?

E qual faixa vc acha que o ESX é melhor ?

Vlw

[]-[] Espera aí que estava tentando achar a configuração, mas já faz algum tempo.

Foi a mesma conclusão que o Paulo Duto teve, num comentário que ele fez sobre falantes de 12" estilo pancadão, onde citaram os 02 falantes que estão disputando diretamente esse estilo, que são o GTX da Snake e o 1200MB da Eros.

Ele dizia mais ou menos que a caixa com 35 Litros, um tinha rendimento com 5 dB acima, de um desses, o que não justificaria a diferença de preço.

Pode pesquisar também, pois eu lembro disso que ele falou. Só lembrei agora, pois foi algo que testando em casa algum tempo atrás eu havia chegado a uma conclusão parecida, só que eu não estava comprando com nenhum outro falante, para falar a verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra duvida que eu tenho é se a instalacao de tweeter e corneta em caixas p/ mg influenciam na qualidade do som.

Ou seja, o fato de ter outras formas dentro da mesma caixa, influencia na sonoridade ?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esse woofer além do "pancadão" consegue subir bem atuando na faixa de médio-grave, até uns 2khz como o pw3 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é querer demais!

O Eros é um falante que dá a possibilidade de montar um sistema de 02 vias, com boa eficiência e bastante economia se usarmos Drivers Ti.

O PW3, é um falante com vocação para atuar na faixa bem ampla e até um pouco de médio-altos (conceito particular só para exemplificar mesmo), que não acontece com esse Eros de 12", a comparmos pela faixa ou gama de resposta.

Esse Woofer vai bem até o limite do corte médio dos Driver Ti, que gira em torno dos 1.5 KHz, se for de 2ª ordem e daí para fente, como todo e qualquer falante, tem sua atenuação natural, só que eu soube que os Eros não tem atenuação de 10 dB, como a grande maioria e sim 6 dB.

Claro, o resultado do Eros vai dar um som bem mais encorpado.

Se eu te disser que todo mundo achava que eu usava falantes de 15" ao invés de 12", assim mesmo, optando por uma resposta plana, você nem acreditaria.

O meu projeto eu os usava com um 500m e agora com o 800a4, o negócio ficou forte demais. Com um volume mediano, chegava a vibrar o portão de alumínio da minha casa, que ficava a uma distância de uns 4 metros, isso com um filtro subsônico a 50Hz, claro, que eu não doido, para não usar filtro com o volume mais alto.

O meu projeto, tem Fb em 60.8Hz e Vb de 45 litros livres, com 01 duto de 4" por 7 cm de comprimento.

Se reduzir esse volume, fazendo subir a sintonia, você vai ter um pico forte nessa faixa que você deseja.

Se precisar de mais algum detalhe estamos por aqui.

A próposito, penso em negociar os meus E 312L (vejam nos Classificados)

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é querer demais!

O Eros é um falante que dá a possibilidade de montar um sistema de 02 vias, com boa eficiência e bastante economia se usarmos Drivers Ti.

O PW3, é um falante com vocação para atuar na faixa bem ampla e até um pouco de médio-altos (conceito particular só para exemplificar mesmo), que não acontece com esse Eros de 12", a comparmos pela faixa ou gama de resposta.

Esse Woofer vai bem até o limite do corte médio dos Driver Ti, que gira em torno dos 1.5 KHz, se for de 2ª ordem e daí para fente, como todo e qualquer falante, tem sua atenuação natural, só que eu soube que os Eros não tem atenuação de 10 dB, como a grande maioria e sim 6 dB.

Claro, o resultado do Eros vai dar um som bem mais encorpado.

Se eu te disser que todo mundo achava que eu usava falantes de 15" ao invés de 12", assim mesmo, optando por uma resposta plana, você nem acreditaria.

O meu projeto eu os usava com um 500m e agora com o 800a4, o negócio ficou forte demais. Com um volume mediano, chegava a vibrar o portão de alumínio da minha casa, que ficava a uma distância de uns 4 metros, isso com um filtro subsônico a 50Hz, claro, que eu não doido, para não usar filtro com o volume mais alto.

O meu projeto, tem Fb em 60.8Hz e Vb de 45 litros livres, com 01 duto de 4" por 7 cm de comprimento.

Se reduzir esse volume, fazendo subir a sintonia, você vai ter um pico forte nessa faixa que você deseja.

Se precisar de mais algum detalhe estamos por aqui.

Ohh galera, desculpa aí ressucitar um tópico tão antigo.....rsrsrsrsrs...

Alguém consegue me confirmar se o eros 312LC em caixas seladas de aproximadamente 30 litros vai ter uma boa resposta dos 100~125hz (faixa que os Over sub 800 começam a "perder SPL") até 1.500hz(daqui pra frente os Driver de TI assumem)??

Fico muito grato se alguém ajudar, o projeto está ainda em fase de "planejamento das caixas" e queria passar exatamente para o instalador o que ele deve fazer... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

É mais ou menos isso que penso com meus 15PW3... colocar na dutada maior pra eles ajudarem na faixa do pancadão... só que aí não sei se influencia muito negativamente na faixa até 2000 hertz... <_<

2khz? Use falantes de 10' pra tocar até aí! 12' tocam bem NO MAXIMO até uns 1.5khz.. ideal 1.2khz! Mas é onde começa a maior parte dos drivers!

fcoelhogomes, sempre uma honra te-lo por aqui! quanto ao que citaste, do paulo duto, acho que seja um desses:

Olá!

Em que mesmo o 2012GDS é superior ao 1200 MB ?

Simulei e já vi em que:

-Deve ser no preço (?);

-Na potência máxima aplicável; Na potência necessária para tocar o mesmo;

-No subsônico recomendável;

-No buraco no gráfico da potência máxima aplicável;

-Prefiro da Eros o 312L que ganha dos 2 no preço, na potência menor necessária, na serventia pra tocar grave e médio-grave.

Saudações,

Paulo.

Já sei que o Street é honesto com grave redondo, pelo menos, no conceito do autor, mesmo que o gráfico recebido da Selenium, que já coloquei aqui, me diga se tratar de um midbass com resposta extendida pra cima, um legítimo quebra galho.

Que teu Sony 3x1 é o máximo;

Que o 405 ti , mesmo tocando pouco acima de 10khz, é bom pra ti;

Que 1200MB é o melhor, embora seja ainda mais gritão que o 612MG, feito especialmente para os meio-surdos, já que surdos nada ouvem mesmo;

Confirmei que o que sabes:

- pois dizes que se usado em muitas caixas de 35 litros com duto de 3”x15cm, ele desce, na resposta, por causa da COMPRESSÃO DE ONDAS (deve ser dentro de um compressor);

- que o Street tem qualidade em graves (é uma rampa ascendente);

- que o 412MG, é um lixo, no teu conceito, enquanto no do Rui (fala com ele lá na Eros e talvez ele te mande o gráfico e parâmetros completos, mais curva, isso claro se tu fores um bom cliente e mereça) e nosso é o que temos de melhor no país, com ótima resposta entre 80 e 2500hz, com short rings e sistema de ventilação patenteado idêntico aos SDS;

- que os parâmetros T/S da Eros são uma tremenda piada (liga pro Rui e xinga ele direto; olha que vão te entregar pra ele...);

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...