Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

bramer

Fusivel Do Módulo

Recommended Posts

Ola a todos..

 

Nas minhas andanças pelos sites de vendas eu fico bastante intrigado vendo alguns módulos e tal, mais tem uma coisa que as vezes me deixa curioso

 

Módulos da mesma marca, que prometem ter a "mesma potencia" e com uma diferença grande em relação ao fusivel

 

EX. Um possui um fusivel de 80a e o outro possui 2 de 20a..

 

O fato de ele possuir fusiveis com metade da capacidade, quais seriam os significados disso? Não tem capacidade de tocar igual o outro? Possui componentes de melhor qualidade e não consome tanta energia? .... ??

 

Esse fato de possuir tais fuseiveis, ja deveria me levar a crer que o que possui fusivel de 80a tem capacidade de oferecer muito mais potencia que o módulo que possui 2 de 20a ??

 

E por ultimo, porque alguns módulos usam mais de um fusivel ao inves de usar um mais forte?

 

Vejamos o que o pessoal diz aqui.. pasmafaute

 

 

PS. Ambos os módulos Classe AB.

Share this post


Link to post
Share on other sites

bom no seu caso não sei...

mais eu ja vi o seguinte...

2 amp. um booster de 360rms total e um mofset 480rms totais...

os dois usando o mesmo conjunto de fusiveis 2 x 20A...

essa coisa do fusivel tem muito a vê com a eficiência do amplificador...

 

por exemplo um aplificador perfeito de 200rms consumiria a mesma potência em 12 volts fazendo os calculos

 

200w = 12v . xA

A = 16,66...

aproximadamente 17A

 

mas como a eficiencia dos amplificadore variam por sua construção e de pessas utilizadas fica difisil dizer q quanto mais energia consome mais som dá...

 

por exemplo no caso do booster q eu sitei, dizem q ele tem eficiencia proxima 60%

ou seja gastaria 600w da bateria

 

600w = 12v . xA

A = 50

 

 

a conta não bateu... mais deu pra exemplifica mais ou menos :rolleyes:

 

ehehhe... espero ter ajudado... se não era isso q tu pergunto me perdoe

Share this post


Link to post
Share on other sites
bom no seu caso não sei...

mais eu ja vi o seguinte...

2 amp. um booster de 360rms total e um mofset 480rms totais...

os dois usando o mesmo conjunto de fusiveis 2 x 20A...

essa coisa do fusivel tem muito a vê com a eficiência do amplificador...

 

por exemplo um aplificador perfeito de 200rms consumiria a mesma potência em 12 volts fazendo os calculos

 

200w = 12v . xA

A = 16,66...

aproximadamente 17A

 

mas como a eficiencia dos amplificadore variam por sua construção e de pessas utilizadas fica difisil dizer q quanto mais energia consome mais som dá...

 

por exemplo no caso do booster q eu sitei, dizem q ele tem eficiencia proxima 60%

ou seja gastaria 600w da bateria

 

600w = 12v . xA

A = 50

 

 

a conta não bateu... mais deu pra exemplifica mais ou menos :rolleyes:

 

ehehhe... espero ter ajudado... se não era isso q tu pergunto me perdoe

se eu estiver errado por favor me corrijam...

Share this post


Link to post
Share on other sites

mais alguem.. ??? :unsure:

Share this post


Link to post
Share on other sites
mais alguem.. ??? :unsure:

:(

Share this post


Link to post
Share on other sites
:(

Tb tenho minhas duvidas sobre isso... jah que ninguem mais fala, vou ajudar no up e postar o que sei.

 

 

A eficiencia tem que ser observada sim, existe ateh um calculo pra isso no site da Fosgate, onde vc coloca o valor de eficiencia do seu ampli, que vem num papel junto com os amplis deles, com a eficiencia e a potencia total. E aih, se a eficiencia for, por exemplo, nos seus 60%, e a potencia real eh de 400 W, então esse ampli precisa, no minimo, de: i=P/U, i=400/12, i= 34A mais ou menos. Mas como pode ser visto por lah, se a eficiencia eh de 60%, então ele precisa gerar, na real, 667W pra conseguir liberar os 400W, e consome, então, 667/12=58A aproximadamente.

 

Agora, não sei se foi aqui que eu li, acho que sim, que existem módulos com mecanismos de retardado para o fusível, o que permitiria que eles tivessem valores de fusível menores que seu consumo. Isso me tranquilizou um pouco, jah que meu Stetsom Dub diz consumir ateh 90A e tem dois fusíveis de 30A.

 

Mas eh isso aih que tenho a acrescentar.

 

Abraços!

 

EDIT: Editei o link pra ir direto para a página que comentei da Fosgate...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aproveitando esse assunto.

 

Pq se instala porta-fusíveis sendo que cada módulo possui seu fusível?

 

Não é meio redundante?

Share this post


Link to post
Share on other sites
Aproveitando esse assunto.

 

Pq se instala porta-fusíveis sendo que cada módulo possui seu fusível?

 

Não é meio redundante?

Eu tb tenho essa dúvida, ex: a instalação de fusíveis no positivo do sd ou taramps q foi onde eu vi.

Bom esse tópico ja está com muitas duvidas neh.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Aproveitando esse assunto.

 

Pq se instala porta-fusíveis sendo que cada módulo possui seu fusível?

 

Não é meio redundante?

Eu tb tenho essa dúvida, ex: a instalação de fusíveis no positivo do sd ou taramps q foi onde eu vi.

Bom esse tópico ja está com muitas duvidas neh.

hehehe

estou com um pouco de preguiça de responder

vou deixar pro pessoal pensar um pouco pasmafaute

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não estou falando dakele porta-fusível que fica perto da bateria, pq akele é essencial. Senão vai torrando o fio pelo carro todo. E ele é dimensionado para o sistema todo.

 

Me referi o distribuidor de positivo com porta-fusível.

 

Acho q poderia ser só um distribuidor e não precisaria ter os fusíveis.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Não estou falando dakele porta-fusível que fica perto da bateria, pq akele é essencial. Senão vai torrando o fio pelo carro todo. E ele é dimensionado para o sistema todo.

 

Me referi o distribuidor de positivo com porta-fusível.

 

Acho q poderia ser só um distribuidor e não precisaria ter os fusíveis.

Simmm ... não precisa ser um distribuidor com fuse. Pode ficar sem fuse SE o amp tiver fuse.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Não estou falando dakele porta-fusível que fica perto da bateria, pq akele é essencial. Senão vai torrando o fio pelo carro todo. E ele é dimensionado para o sistema todo.

 

Me referi o distribuidor de positivo com porta-fusível.

 

Acho q poderia ser só um distribuidor e não precisaria ter os fusíveis.

JJap

você tem razão.Somente 1 fusivel dimensionado de acordo com todos amplificadores na frente e os fuses dos modulos, já estaria bem seguro.OS distribuidores com porta fusiveis são na verdade uma funcionalidade a mais, por terem saidas de fiação adequada para a distribuição da alimentação.Mas se preferir pode fazer um distribuidor de positivo sem os fusiveis.

 

Sobre a duvida do Bramer, tem a ver com o consumo medio, capacitancia da fonte,e velocidade de ação do fusivel.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pra ser bem sincero, fiquei bolado com esses fusiveis vendo alguns módulos da boss

 

BL2000 Link Módulo

 

"..

RMS Power (4 ohms) 220 watts x 4 channels

RMS Power (2 ohms) RMS Not Stated: Peak = 500 watts x 4

..

Fuse Rating 20 A x 2

.."

bl2000chn5.jpg

 

 

CH1000 Link Módulo

 

"..

RMS Power (4 ohms) 200 watts x 4 channels

RMS Power (2 ohms) Not Stated: Peak = 1000 watts x 2 chan.

..

Fuse Rating 80A

.."

ch1000cgh4.jpg

 

 

A potencia declarada dos 2 é bem semelhante, a linha CHAOS da boss é a linha mais "comum" ja a BL é mais "top", isso talvez ja possa dizer algo, qualidade dos componentes, eficiencia do módulo etc..

 

Mesmo assim fico na duvida, sera que eu poderia abrir mão do CH1000 para o BL2000 ???

 

 

PS. Se vier pra falar mal da marca e me recomendar outro módulo, melhor nem comentar ok? :legal:

Share this post


Link to post
Share on other sites

A um tempo atrás tinha uma discussão a respeito do Pyramid, falava que a potência dele era mentirosa porque usava fuses pequenos, não sei se tem haver.

Share this post


Link to post
Share on other sites
A um tempo atrás tinha uma discussão a respeito do Pyramid, falava que a potência dele era mentirosa porque usava fuses pequenos, não sei se tem haver.

nunca mechi pessoalmente com um pyramid, mais acho que o amplificador tem uma eficiencia bem baixa, então ia precisar de uns fusiveis mais fortinhos pra guenta a chupada de energia que eles dão..que grande parte se perde em calor e etc..

 

e UP aqui :/

Share this post


Link to post
Share on other sites

a questão dos fusiveis é relativa, pois o consumo do amp, que é declarado em manuais e outras coisas, é o consumo máximo!!!!

 

ou seja, é o consumo de correntequando o volume tá no talo, o ganho tá no talo e ainda por cima de tudo a frequência tá la no inferno de tão baixa!!!!

 

falando na linguagem do "batidão", quando o sub da ´TUM' é que a corrente aumenta, no resto ela se mantém baixa!!

 

 

como os fusiveis são dimensionados para aguentar o dobro de corrente durante 5 segundos, se um módulo tem corrente de pico de 80A, um fusivel de 40A é suficiente, pois o modulo nunca vai manter a corrente no pico por mais de 5 segundos!!!

 

isso quando ouvimos música...agora com sinais de frequencia fixa, a situação muda...

Share this post


Link to post
Share on other sites
a questão dos fusiveis é relativa, pois o consumo do amp, que é declarado em manuais e outras coisas, é o consumo máximo!!!!

 

ou seja, é o consumo de correntequando o volume tá no talo, o ganho tá no talo e ainda por cima de tudo a frequência tá la no inferno de tão baixa!!!!

 

falando na linguagem do "batidão", quando o sub da ´TUM' é que a corrente aumenta, no resto ela se mantém baixa!!

 

 

como os fusiveis são dimensionados para aguentar o dobro de corrente durante 5 segundos, se um módulo tem corrente de pico de 80A, um fusivel de 40A é suficiente, pois o modulo nunca vai manter a corrente no pico por mais de 5 segundos!!!

 

isso quando ouvimos música...agora com sinais de frequencia fixa, a situação muda...

bom, é um tanto incomum ver alguem passar com o som escutando uma SENÓIDE hahaha

 

pelo menos eu não to afim de fazer isso o-o-

Share this post


Link to post
Share on other sites
a questão dos fusiveis é relativa, pois o consumo do amp, que é declarado em manuais e outras coisas, é o consumo máximo!!!!

 

ou seja, é o consumo de correntequando o volume tá no talo, o ganho tá no talo e ainda por cima de tudo a frequência tá la no inferno de tão baixa!!!!

 

falando na linguagem do "batidão", quando o sub da ´TUM' é que a corrente aumenta, no resto ela se mantém baixa!!

 

 

como os fusiveis são dimensionados para aguentar o dobro de corrente durante 5 segundos, se um módulo tem corrente de pico de 80A, um fusivel de 40A é suficiente, pois o modulo nunca vai manter a corrente no pico por mais de 5 segundos!!!

 

isso quando ouvimos música...agora com sinais de frequencia fixa, a situação muda...

bom, é um tanto incomum ver alguem passar com o som escutando uma solenoide hahaha

 

pelo menos eu não to afim de fazer isso o-o-

ehh uma solenoide é dificiu mesmo

 

já uma senóide é mais comum uaiaiuhaiuha

 

desculpa ai pelo flood, não pude resistir

Share this post


Link to post
Share on other sites
a questão dos fusiveis é relativa, pois o consumo do amp, que é declarado em manuais e outras coisas, é o consumo máximo!!!!

 

ou seja, é o consumo de correntequando o volume tá no talo, o ganho tá no talo e ainda por cima de tudo a frequência tá la no inferno de tão baixa!!!!

 

falando na linguagem do "batidão", quando o sub da ´TUM' é que a corrente aumenta, no resto ela se mantém baixa!!

 

 

como os fusiveis são dimensionados para aguentar o dobro de corrente durante 5 segundos, se um módulo tem corrente de pico de 80A, um fusivel de 40A é suficiente, pois o modulo nunca vai manter a corrente no pico por mais de 5 segundos!!!

 

isso quando ouvimos música...agora com sinais de frequencia fixa, a situação muda...

bom, é um tanto incomum ver alguem passar com o som escutando uma solenoide hahaha

 

pelo menos eu não to afim de fazer isso o-o-

ehh uma solenoide é dificiu mesmo

 

já uma senóide é mais comum uaiaiuhaiuha

 

desculpa ai pelo flood, não pude resistir

suaheuaheuaheuahuea, que feio essa :banghead

Share this post


Link to post
Share on other sites
a questão dos fusiveis é relativa, pois o consumo do amp, que é declarado em manuais e outras coisas, é o consumo máximo!!!!

 

ou seja, é o consumo de correntequando o volume tá no talo, o ganho tá no talo e ainda por cima de tudo a frequência tá la no inferno de tão baixa!!!!

 

falando na linguagem do "batidão", quando o sub da ´TUM' é que a corrente aumenta, no resto ela se mantém baixa!!

 

 

como os fusiveis são dimensionados para aguentar o dobro de corrente durante 5 segundos, se um módulo tem corrente de pico de 80A, um fusivel de 40A é suficiente, pois o modulo nunca vai manter a corrente no pico por mais de 5 segundos!!!

 

isso quando ouvimos música...agora com sinais de frequencia fixa, a situação muda...

O colega levantou uma tese interessante: o tempo que um fusível leva para romper a uma corrente X.

Daí eu lhes pergunto:

Quais os melhores tipos de fusíveis?

Será que aqueles banhados a ouro são mesmo os melhores? Eles abrem mais rápido?

 

Pra ilustrar veja o que aconteceu comigo: Esses dias meu colega me chegou com o fusível tipo faca do seu módulo "cozinhado". Ele falou pra mim: Será que se colocarmos outro igual no lugar vai funcionar? Eu disse: Não, vai queimar de novo com certeza, vou abrir o módulo pra ver o que houve e se tem salvação.

Como era um módulo tipo booster bem fácil de consertar, resolvi mexer sem medo.

Não encontrei nada queimado, testei todos os componentes e tudo normal.

Mas achei o defeito quando comecei a testar as trilhas e soldas da placa: um diodo tinha perdido o contato devido a uma solda mal feita na fábrica, isso fez com que o módulo perdesse o controle de corrente dos transistores e o fusível entrou em ação. Soldei o tal diodo com mais capricho que o profissional da fábrica, troquei o fusível e "ualá" , módulo funcionando.

Marca do módulo: MEGACHARGE

 

Vejam que neste caso o fúsivel queimado encontrava-se com o plástico derretido e até preto, cozinhado mesmo, não sei como não pegou fogo. Isso deve ter ocorrido, ao meu ver, porque a corrente que circulou por ele não foi suficientemente alta para queimá-lo mais rapidamente, o filamento do fúsível virou uma churrasqueira elétrica. O cara me falou que ficou um puta cheiro de queimado dentro do carro, ele achou que o módulo tinha ido pro saco.

Que vcs me falam disso?

 

Ps. Desculpe pelo post grande, deu vontade de escrever.

Share this post


Link to post
Share on other sites

cara, fugindo do assunto de Módulos mais não perdendo a meada dos fusiveis, ja aconteceu um caso assim em um dos caminhões do meu pai:

 

Tinha um fio (coisa fina..tipo fio de linha de telefone) que ia pra uma peça do sistema de refrigeração, ligava na bateria e foi colocado um fusivel daqueles quadradinhos de 80a O.O (jura que o fio ia aguentar 80a né..). Eis que um dia parou de funcionar e eu fui ver, alem do fusivel estar queimado, ele tinha derretido toda capa do fusivel JUNTO com o suporte do fusivel (tambem em plastco). Tive que cortar o fio pra tirar o suporte, o fusivel não consegui tirar nem com um alicate do suporte.

 

Coisa sinistra mesmo.. pasmafaute

 

PS. Sistema de 12v

Share this post


Link to post
Share on other sites

galera tem bastante coisa sobre esse assunto no fórum, usem a pesquisa, p.ex. eficiência de amplificadores, fusíveis com efeito retardado, testes de potência de amplificadores, testes com sinal senoidal, etc

 

abs :legal:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vou postar um pouco dos meus conhecimentos pessoais, esses amplificadores de marcas iguais que possuam fuziveis de valores diferentes tem varios significados, um deles é a montagem do circuito ser melhorada, com componentes que consomam menos energia (tipo digitais p/ mosfet) e gerem a mesma potencia (nao quer dizer com a mesma qualidade), outra, é a empresa botar fuziveis maiores pra pensarem q o modulo é "forte" para os leigos, tipo pyramid (q citaram um exemplo) diz bem grande 800W ou 1000W e de potencia real rms, nao chega nem a metade, mas acredito que os pyramids apezar de mentirosos sao um bom custo/beneficio... Acreditem mas tem piores q as pyramid!!

 

Agora quanto a usar um porta fuzivelfuzivel se o modulo ja possui fuzivel..

Vc coloca um fuzivel no positvo é pra PROTEGER OS COMPONENTES ELETRONICOS do carro e NAO O MODULO!! pegamos um exemplo:

 

Vc tem um amplificador la no fundo do seu porta malas, com um fio de 5mt +- positivo... digamos que esse seu fio por alguma ironia do destino, lasque na lata do carro proximo a 20cm da bateria e feche Curto com a lateria... vcs acham que é mais facil percorrer 4,8mt no curto pra acionar o fuzivel... ou voltar 20cm pra bateria e distribuir o curto entre os otros fuziveis do carro, alguns a ate 2mt da bateria?? Por isso colocamos um fuzivel perto da bateria, e normalmente de amperagem igual ou menor a do modulo, para caso ocorra um curto o fuzivel ali perto ja abre, caso ocorra um proximo ao modulo ele ja abre... mas normalmente o fuzivel q abre é o mais sensivel (menor Amperagem)... o ideal seriamos colocar fuziveis ate no negativo pra garantir...

Share this post


Link to post
Share on other sites
a questão dos fusiveis é relativa, pois o consumo do amp, que é declarado em manuais e outras coisas, é o consumo máximo!!!!

 

ou seja, é o consumo de correntequando o volume tá no talo, o ganho tá no talo e ainda por cima de tudo a frequência tá la no inferno de tão baixa!!!!

 

falando na linguagem do "batidão", quando o sub da ´TUM' é que a corrente aumenta, no resto ela se mantém baixa!!

 

 

como os fusiveis são dimensionados para aguentar o dobro de corrente durante 5 segundos, se um módulo tem corrente de pico de 80A, um fusivel de 40A é suficiente, pois o modulo nunca vai manter a corrente no pico por mais de 5 segundos!!!

 

isso quando ouvimos música...agora com sinais de frequencia fixa, a situação muda...

O colega levantou uma tese interessante: o tempo que um fusível leva para romper a uma corrente X.

Daí eu lhes pergunto:

Quais os melhores tipos de fusíveis?

Será que aqueles banhados a ouro são mesmo os melhores? Eles abrem mais rápido?

 

Pra ilustrar veja o que aconteceu comigo: Esses dias meu colega me chegou com o fusível tipo faca do seu módulo "cozinhado". Ele falou pra mim: Será que se colocarmos outro igual no lugar vai funcionar? Eu disse: Não, vai queimar de novo com certeza, vou abrir o módulo pra ver o que houve e se tem salvação.

Como era um módulo tipo booster bem fácil de consertar, resolvi mexer sem medo.

Não encontrei nada queimado, testei todos os componentes e tudo normal.

Mas achei o defeito quando comecei a testar as trilhas e soldas da placa: um diodo tinha perdido o contato devido a uma solda mal feita na fábrica, isso fez com que o módulo perdesse o controle de corrente dos transistores e o fusível entrou em ação. Soldei o tal diodo com mais capricho que o profissional da fábrica, troquei o fusível e "ualá" , módulo funcionando.

Marca do módulo: MEGACHARGE

 

Vejam que neste caso o fúsivel queimado encontrava-se com o plástico derretido e até preto, cozinhado mesmo, não sei como não pegou fogo. Isso deve ter ocorrido, ao meu ver, porque a corrente que circulou por ele não foi suficientemente alta para queimá-lo mais rapidamente, o filamento do fúsível virou uma churrasqueira elétrica. O cara me falou que ficou um puta cheiro de queimado dentro do carro, ele achou que o módulo tinha ido pro saco.

Que vcs me falam disso?

 

Ps. Desculpe pelo post grande, deu vontade de escrever.

acontece que o fuzivel abre quando o fio se estica, no caso um curto... o que aconteceu foi o que vc mesmo disse, estava com problema na solda do diodo e isso faz com que fique esquentando o fio mas abaixo da amperagem do fuzivel.... uma resistencia esquenta com 5A ao ponto de vc botar a mao e queimar... imagine o tanto que vai ter q esquentar pra romper um fuzivel supostamenet de 35A... ja torrou tudo..

Share this post


Link to post
Share on other sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...