Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nicaciobhz

Pezinhos Dos Diamond Da 5.6

Recommended Posts

Caros Colegas,

Fico contente pelo fato do fórum ter se consolidado. Há bastante tempo que não o vejo fora do ar, espero que continue assim.

Vamos ao o que interessa:

Na pressa de montar o som acabei precipitando em alguns quesitos. Inicialmente nos primeiros dias como foi o primeiro setup a primeira impressão foi satisfatória. Entretanto no transcorrer dos dias, após alguns ajustes no crossover reparei que havia alguma coisa errada... Então comecei a investigar e detectei algumas "manotas". O maior transtorno de todos, em minha opinião diz respeito aos pezinhos (com mids Diamond Hex cone preto, mod. antigo).

Descrição do problema: Os mids distorcem com extrema facilidade! É inadmissível um investimento alto nos kits para ouvir distorção, chega a ser uma desilusão :( ... Uma distorção horrorosa. Em graves mais extensos, ficou mais notório ainda. Eu desconfio que devido às características da caixa conseqüentemente o escursionamento do cone esta sendo além do aceitável... em razão disso eu acabei usando o mid o tempo todo em 120 hz para não comprometê-los :angry: (entediante). Até mesmo em 80 hz , em determinadas músicas apresentava distorção.

Pré-liminares adotadas para eliminação de dúvidas:

- Eliminado cabos de áudio chingling de 1,5mm² que conduziam o crossover, mid e tw. Entrou sto angelo 2,5mm²;

- revisão dos pezinhos que consistiu em: remover o revestimento, aperfeiçoado o furo para o mid que estava desalinhado, enchimento da caixa com água e tampado vazamentos leves, descoberto litragem (7,5) passado novo cabo e vedado buraco com silicone e por fim Selados;

- verificado ajustes do crossover;

- montado a caixa em outro sistema.

Resultado: até mesmo em outro sistema com outros cabos, outro amplificador outro hu o mid apresentou o mesmo problema.

Características dos pezinhos atuais:

Listragem: 7,5;

Duto: 1";

Comp. do duto: 5,5cm.

Se alguém puder simular esta caixa que no meu ver é o vilão de tudo isso, podemos obter na teoria o que esta acontecendo com os mids assim chegamos a uma conclusão mais concreta.

Gostaria de poder contar com a colaboração de vocês no sentido de chegarmos a um ideal sobre qual seria uma boa caixa para as "crianças".

Abaixo as specs do S500s DA 5.6:

parametrosdiamondhexantkd5.jpg

Certo da atenção de todos,

Rodrigo Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É... a simulação não animou muito não... Isto é o que vc tem hoje:

grafico1zb2.th.jpg

E isto são algumas variações... testei várias dutadas, mas o comportamento foi muito próximo, então não resolveria o problema.

grafico2fe4.jpg

Em amarelo, o seu pezinho atual.

Em laranja, uma simulação do mid trabalhando em free air.

Em vermelho, pezinho de 7L selado (tampa o seu duto e vê se resolve)

Em cinza, um pezinho com cerca de 5L totais, selado.

O bassbox sempre dã uns resultados estranhos pra mids, creio que seja culpa dos baixos valores de xmax que o pessoal divulga. De qq forma, experimente ele selado.

E faça um teste simples com seus mids... empurre o cone, bem no centro, até que ele chegue ao final do curso, e veja se ele raspa em alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
E isto são algumas variações... testei várias dutadas, mas o comportamento foi muito próximo, então não resolveria o problema.

O bassbox sempre dã uns resultados estranhos pra mids, creio que seja culpa dos baixos valores de xmax que o pessoal divulga. De qq forma, experimente ele selado.

E faça um teste simples com seus mids... empurre o cone, bem no centro, até que ele chegue ao final do curso, e veja se ele raspa em alguma coisa.

Cara, muito obrigado pelo empenho...isso facilitou bastante a visualização do problema por outro angulo. Bom é o seguinte... O gráfico evidenciou o que eu estou passando...a impressão não é das melhores. Notei que em muitos pontos a mesma linha escurece sinalizando que naquele ponto a resposta é indesejável.

Só para constar, a caixa já foi selada. Creio que a litragem esta alta para ser selada mas diminuiu um pouco a distorção, mesmo assim em 80hz não ficou bacana. Eu estou disposto a expandir o comp. do duto ampliar o diâmetro e reduzir a caixa, mas para isso preciso de referências...os testes vc alternou o tamanho do duto comprimento ....

Abs,

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

Deixarei aqui minhas palavras, visto que este kit foi meu e posteriormente vendido ao Zecca: na seção DIY tem um tópico "Sonorização Hi-Fi em Peugeot 206 Feline". Neste tópico, descrevi passo-a-passo todo o sistema que montei no carro, com volume de caixa, duto etc. Se alguém tiver paciência e der um pulo por lá, vai achar o volume/duto dos pezinhos que utilizei para os midbasses.

Buscando na memória, creio que eu usava 6 litros com duto 2" x 20 cm, algo assim. Faz isso... usa esse mesmo pezinho e vê no que dá. E digo com a maior certeza do mundo, comprovada por audições mil de pessoas próximas a mim como o Artur Cavalcanti, Jorge Mendonça, Rafael Noaves, André Dantas Ferreira e Lúcio Lins: os midbasses são extremamente guerreiros, agressivos, tocam super bem e não distorcem nem querendo. Agüentam uma potência cavalar (usamos até Xtant em bridge empurrando o mid) sem abrir o bico, sem espernear e, pelo menos aqui, nunca chegaram a distorcer. Usava corte HP 50 Hz do PXA-H600, posteriormente do CDA-7998 e posteriormente do CDA-7892.

Aqui, em minhas mãos, o kit sempre tocou de forma perfeita, sem distorção. E, se tivesse distorcido, eu nunca, em hipótese alguma, venderia um produto com vício redibitório.

Já o Zecca, que foi para quem vendi o kit, provavelmente usou o kit no mesmo pezinho que eu, visto que ele comprou, de uma vez, o kit, os pezinhos e as mãozinhas dos tweeters, já que ele tem o mesmo carro que eu. Então, a priori, eu descartaria defeito nos falantes vindo dos usuários anteriores.

Boa sorte com o kit, espero que tudo esteja dentro da normalidade. Não é nada interessante pagar caro num equipamento e não ter o feedback esperado...!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, muito obrigado pelo empenho...isso facilitou bastante a visualização do problema por outro angulo. Bom é o seguinte... O grávico evidenciou o que eu estu passando...a impressão não é das melhores. Notei que em muitos pontos a mesma linha escurece sinalizando que naquele ponto a resposta é indesejável.

Só para constar, a caixa já foi selada. Creio que a litragem esta alta para ser selada mas diminuiu um pouco a distorção, mesmo assim em 80hz não ficou bacana.

Eu estou disposto a expandir o comp. do duto amplicar o diâmetro e reduzir a caixa, mas para isso preciso de referências...os testes que você fez vc alternou o tamanho do duto comprimento etc etc? nada nada? não é possível... pasmafaute

Abs,

Rodrigo

Rapaz, simulei várias configurações, mas o comportamento alí no gráfico era o mesmo, apenas deslocado no eixo x. Experimenta botar uns saquinhos de areia, completando 2L e tampa o duto. Este teste tende a ser bem conclusivo, pois se o mid continuar distorcendo, seu problema pode ser o falante. Faz o teste de empurrar o cone, que pode ser bem conclusivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, muito obrigado pelo empenho...isso facilitou bastante a visualização do problema por outro angulo. Bom é o seguinte... O grávico evidenciou o que eu estu passando...a impressão não é das melhores. Notei que em muitos pontos a mesma linha escurece sinalizando que naquele ponto a resposta é indesejável.

Só para constar, a caixa já foi selada. Creio que a litragem esta alta para ser selada mas diminuiu um pouco a distorção, mesmo assim em 80hz não ficou bacana.

Eu estou disposto a expandir o comp. do duto amplicar o diâmetro e reduzir a caixa, mas para isso preciso de referências...os testes que você fez vc alternou o tamanho do duto comprimento etc etc? nada nada? não é possível... pasmafaute

Abs,

Rodrigo

Rapaz, simulei várias configurações, mas o comportamento alí no gráfico era o mesmo, apenas deslocado no eixo x. Experimenta botar uns saquinhos de areia, completando 2L e tampa o duto. Este teste tende a ser bem conclusivo, pois se o mid continuar distorcendo, seu problema pode ser o falante. Faz o teste de empurrar o cone, que pode ser bem conclusivo.

Kleber, eu tenho um kit Lightning Audio Bolt de 6" que raspa quando empurrado, jah tinha visto isso. Ele não distorce montado nas portas, toca tudo, mas fica com um certo ruído de uns 75 Hz pra baixo. Tem solução??

Compartilhar este post

Link para o post

Abs,

Rodrigo

Kleber, eu tenho um kit Lightning Audio Bolt de 6" que raspa quando empurrado, jah tinha visto isso. Ele não distorce montado nas portas, toca tudo, mas fica com um certo ruído de uns 75 Hz pra baixo. Tem solução??

Se ele raspa fácil, é bobina descentralizada. Em muitos falantes, se vc não empurra bem no centro vai raspar mesmo, é preciso testar de vários jeitos.

Compartilhar este post

Link para o post
Deixarei aqui minhas palavras, visto que este kit foi meu e posteriormente vendido ao Zecca: na seção DIY tem um tópico "Sonorização Hi-Fi em Peugeot 206 Feline". Neste tópico, descrevi passo-a-passo todo o sistema que montei no carro, com volume de caixa, duto etc. Se alguém tiver paciência e der um pulo por lá, vai achar o volume/duto dos pezinhos que utilizei para os midbasses.

Buscando na memória, creio que eu usava 6 litros com duto 2" x 20 cm, algo assim....

Eu não tenho dúvidas disso Lucas, obrigado pela participação! :legal:

Vou dar mais uma olhada no tópico que você abriu anteriormente... Ele é muito grande, já tive vendo mais não consegui terminar... Vou conferir se a litragem realmente foi esta, obrigado mais uma vez. A princípio vou inserir na caixa os saquinhos com areia e veremos com vai ser, postarei os resultados para vcs acompanharem.

Fiz o teste que o Kleber sugeriu e serviu para comprovar que não há problemas físicos com o mid. A bobina esta linear, o cone movimenta com sutileza sem encostar-se a nada. Selei a caixa, só que são 7,5lts, tá puchado para ser selada.Os sons dos mids são fantásticos, agudos maravilhosos super definidos com pureza e não distorce de forma alguma. O problema é apenas nos graves.

Abs,

Rodrigo Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Tapa o duto.

No carro do Zecca melhorou muito o som

Já tapei! 7,5 selado, não ficou bom.

Reduziu o indice de distorção mas ainda não ficou bom... o cone esta perfeito, a bobina firme, sem nada encostando...agudos perfeitos...spl em agudos incrível.. grave q é o problema.

Talvez eu use selado mesmo já que no carro do zecca ficou bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs,

Rodrigo

Se ele raspa fácil, é bobina descentralizada. Em muitos falantes, se vc não empurra bem no centro vai raspar mesmo, é preciso testar de vários jeitos.

Jah percebi o lance de empurrar bem no centro.... E tem um local na borda que empurrando ele não raspa... a impressão que dah eh que empurrando meio desalinhando ele acerta....

anyway, pra solucionar soh desmontando o falante inteiro e refazendo tudo ou tem jeito simples???

Desculpe o monte de perguntas.....

Compartilhar este post

Link para o post

galera, será que pode ser o modulo??? ou player??

ou esses estão fora de questão???

Compartilhar este post

Link para o post
Dá pra ver a partir de http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...ic=62327&st=320. O pezinho foi 6.5 litos com duto 2" x 26.5 cm.

...toda vez que vejo as fotos da montagem desse sistema me bate a maior saudade. Era um PUT@ sistema!!!!!... OpO

Maravilha Lucas. Esta fácil chegar nestes parametros! Basta reduzir um litro e construir um novo duto agora na parte frontal. O duto da minha caixa estava lateral, por esse motivo ele foi limitado ao tamanho 1" x 5,5cm.

pezinhopaliog2ld5.jpg

Muito obrigado pela contribuição cara, ajudou muito! Valeu. Eu precisava de alguma referência para não ficar dando muita cabeçada com eles.

Vou esperimentar selado com sacos de aréia antes (já que tapei os dutos). Posteriormente com o novo duto de 2" x 26,5cm FRONTAL.

Até mais...

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
galera, será que pode ser o modulo??? ou player??

ou esses estão fora de questão???

não... já eliminei esta dúvida...

testei em outro setup com equipamentos completamente diferentes inclusive utilizando um stinger bullet para linka-los ao amp.

Valeu,

Rodrigo.

Compartilhar este post

Link para o post
Tapa o duto.

No carro do Zecca melhorou muito o som

Já tapei! 7,5 selado, não ficou bom.

Reduziu o indice de distorção mas ainda não ficou bom... o cone esta perfeito, a bobina firme, sem nada encostando...agudos perfeitos...spl em agudos incrível.. grave q é o problema.

Talvez eu use selado mesmo já que no carro do zecca ficou bom.

Mas 7,5L selado fica grande mesmo. O ideal é tirar uns 2 litros e tampar o duto. Se ele se der bem nessa caixa, aí vai ser só acerto mesmo.

Esse kit é novo, ou vc comprou usado?

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, o primeiro dono do kit fui eu - comprei do MDIANA -, depois o Zecca, agora ele.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, o primeiro dono do kit fui eu - comprei do MDIANA -, depois o Zecca, agora ele.

Hmmm... neste caso é melhor repetir o pezinho que vc usava mesmo. Imaginei que pudesse ser algum modelo diferente, ou com problemas de fabricação.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo... vc só pode estar de brincadeira comigo né????

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, esse tipo de coisa nem deveria ser comentada em aberto, se a situação é realmente a que o Rodrigo esclareceu. Só gera desavenças desnecessárias.

Acho que cabe aos dois editar suas mensagens e acertar isto de forma privada. Apenas uma sugestão a princípio. Acredito que ambos irão concordar, por absoluto bom senso... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Rodrigo

Vou contar o que aconteceu comigo e apesar de não entender o por que funcionou deu certo.

Instalei o meu som num clio sedan que consistiu de Kit MBQ Discuss 213 (pezinho selado), Ampli Alpine f407 em bi-ampli, Sub JL 12w0, RF Punch 60 ix DSM pro sub e HU Clarion 955mc, RCA RG59 Kit + Sub e Cat5e para tw, fiação para falante SA.

Após a instalação percebi que as regulagens de HP para o mid estavam muito altas ai quando baixei (para 63 hz) percebi uma distorção horrível nas passagens mais graves.

Voltei ao instalador e desmontamos o kit do pezinho para ver se raspava em alguma coisa e nada. De repente não sei pq o instalador começou a mexer no HU e eu do lado para não deixar ele fazer muita m... Parecia que ele estava psicografando alguma coisa... fechou os olhos, franziu a testa e começou a mexer no EQ paramétrico... selecionou 3 frequências que não recordo agora mas isso não faz diferença pq a amplitude de ajuste nas frequências selecionadas foi de ZERO DB e portanto não deveria não fazer nenhuma diferença independente dos demais ajustes...

A distorção desapareceu, eu fiquei com a cara no chão e o cara que não tinha nem idéia do que estava fazendo com um sorrisinho no rosto. Já desliguei e religuei o eq e é sempre o mesmo resultado... desligado dá distorção, ligado não, mesmo com a curva de correção em ZERO DB...

Pensei em postar isso antes perguntando se alguém fazia alguma idéia do por que isso acontence, mas como muito em som automotivo (como em várias outras áreas) é inexplicável mesmo deixei para lá...

Se o seu player tiver eq paramétrico vc pode tentar isso... Se estiver em BSB te dou o nome e endereço do "Pai de Santo"!

Abs e boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Espera aí! Calma lá... eu não posso ler uma coisa dessas e ficar calado. Já passei por situação análoga e sei bem como é estar na posição de credor preocupado. Gostaria de comentar esse post que eu li aí do Rodrigo, falando sobre "pagamento".

Márcio Zecca, eu não esperava isso de você. Todos nós já tivemos ou vamos ter nossos impasses no âmbito financeiro. Essa não é a solução, outra pessoa no meu lugar poderia se sentir insultada e até mesmo chutar o balde, pense bem na próxima vez que você for postar este tipo de mensagem.

Qualquer pessoa está suscetível a passar por dificuldades financeiras, principalmente as que não têm o discernimento, aliás, a precaução de analisar o impacto que determinada aquisição fará em seu orçamento. Por isso, antes de estabelecer um acordo, deve-se ter a certeza de que ele poderá ser cumprido. Leigamente falando, significa não contar com o ovo no bumbum da galinha. Juridicamente falando, significa observar o pacta sunt servanda, princípio norteador dos contratos que estabelece que o compactuado entre as partes deve ser cumprido. Portanto, novamente, quando se assume um acordo entre as partes, ele deve ser cumprido.

Eu atrasei a antepenúltima parcela sete dias, e a penúltima quatro dias (ÚTEIS Sábado, Domingo e Feriado não conta).

Rodrigo, essa foi super engraçada. Aliás, foi hilária. De onde você tirou essa regra de que a constituição em mora se faz tal qual operação bancária, que observa apenas dias úteis? Banco é banco, deixe as regras do banco para a instituição!

Desta maneira você agrava as coisas, seja mais racional... Estou ciente de como é inconveniente o que vem acontecendo de eu estar deixando de cumprir alguns prazos e acordos com você, mas isso não é motivo para tomar esta atitude. Foi ridículo o que você fez.

O que diabos o Zecca fez? Eu li um post dizendo "vou contar toda a história". Seria isso o ridículo? Bom, eu acredito que é até mais interessante pra você que essa seja a atitude tomada (relato dos fatos). Imagina se, em vez disso, ele te enviasse cartinha com aviso de recebimento informando o débito e dando prazo para o pagamento, depois indo a um juizado especial cível reduzir a termo toda a história e colocar como valor da ação pelo menos duas vezes mais do que o valor devido atualmente (perdas e danos, danos materiais ou, inclusive, algum dano moral decorrente da inadimplência)? Já pensou uma carta precatória? Já pensou um "senhor fulano, o senhor, na posição de demandado, deverá comparecer dia tal às tal horas para fazer se defender oralmente do que está sendo imputado contra o senhor"? Ridículo seria isso... mas seria o correto, não seria? É ou não é o que a lei faculta ao cidadão como direito de ação, com vistas à prestação jurisdicional? E como nos dizeres de Rudolf Von Ihering, "aquele que não vai atrás dos seus direitos é um verme", eu ainda diria que não é nem direito, mas sim DEVER de acionar o aparato estatal. Ou seja... não é menos danoso apenas relatar o fato para a comunidade? Seria excelente se todos fizessem isso. Aliás, não esqueçam vocês que nos Classificados existe (ou existiu) um tópico fixo que visava a AVALIAR os usuários nos assuntos comerciais. Lá você atribuía ponto ao determinado vendedor ou comprador que agiu da forma como deveria.

(...)em certo ponto de vista isso é insignificante, tem gente que fica meses sem receber. (...) Atrasar o pagamento de parcelas é a coisa mais natural do mundo.

Essa foi justamente a frase que me chamou mais atenção. Eu achei isso incabível, ridículo, absurdo! Sim, tem gente que fica meses sem receber, mas isso pode ser tudo, menos NORMAL! O normal é que se receba, já que se negociou isso. Não é porque vivemos num país cujo povoamento se deu pela escória de Portugal, formada por prostitutas e mercenários, que temos que ter arraigado em nossa essência a desmoralização. Pelo amor de Deus... caminhemos para o correto, e não nos comparemos ao incorreto!

Pretendia me retratar com você de alguma maneira, pois eu devo ter lhe causado prejuízos, talvez até moral...mas uma boa conversa resolve as coisas!! Mas depois desta vc pisou na bola.

Pisou mesmo? Por quê? Eu não estou vendo nenhum dos crimes contra a honra aí. Não há calúnia, não há injúria, não há difamação.

Você mencionou que outra pessoa poderia chutar o balde. Eu te digo com segurança, meu amigo: coitada dessa pessoa que, sabendo estar errado, chutar o balde. O preço a ser pago será bem maior.

Rodrigo, use o bom senso e avalie o contexto da situação. Você vem ao forum e abre tópico mencionando suposto defeito no alto-falante; posteriormente, ocorre atraso reiterado do pagamento. Pelo que eu entendi, houve um sumiço (em virtude do que quer que seja). O que você espera que a pessoa pense?

Não vim aqui defender ninguém. Sério. Não vim mesmo. Só fiquei indignado, como cidadão brasileiro, de ver que se está sendo assumido como normal a quebra de um contrato, PELO MOTIVO QUE FOR. O credor não pode ser lesado, oras.

Agora, nada impede que a pessoa entre em contato, numa boa, explique que entrou numa situação imprevista, que vai atrasar o pagamento etc. Numa boa, numa ótima. Antes de credor, a pessoa tem senso, caráter e alma, então vai entender, apesar de não ser obrigado a tal. Trata-se de dever moral, e nada mais.

E, se você fez isso, parabéns. O Zecca deve ter entendido. Eu já negociei com ele e, pelo menos comigo, ele foi primeiríssima de luxo: acordamos em um parcelamento, o qual ele cumpriu, ainda mais adiantando as últimas parcelas para pagar logo, antes do prazo. O que levou ele a falar algo aqui, aposto todas as minhas fichas como foi o fato do "falante com defeito".

Eu não tenho nada a ver com nada aqui. Mas, como cidadão e comprador viciado, gostaria de deixar bem claro que NÃO é normal atrasar pagamento. NÃO É! O normal é cumprir o acordo! Quem quiser se aventurar com um parcelamento, pare e pense direitinho se vai poder cumprir e só assuma podendo.

Desabafo!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...