Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

andgomes

Consumo Usando Woofers E Subs

Recommended Posts

Postado em

Estavamos eu e Arthur (artbar17) testando nossos sons nesse fds, eu com 4 HPL de 15" e ele com 4 306DVC 12", numa T1600, ambos fechando em 2ohms. Usando uma fonte ligada diretamente as baterias.

Pudemos observar, com as mesmas regulagens nos cross, mesma musica, ou seja, nas mesmas condicoes, os woofers exigiam menos da potencia que os subs. Com woofers o multimetro marcava algo em torno de 12-14v e com os subs + - 11-13v, com picos de 10v.

Pq woofers exigem menos do ampli que subs nas mesmas condicoes?

Postado em

creio q tenha à ver com a frequencia q o sub trabalha. Como o woofer trabalha 'mais alto'... consequentemente consome menos energia. Quer uma boa comparação pra entender melhor? Imagine 100wrms de tw e 100wrms de sub... qual consome mais? ;)

ou seja.. as frequencias mais altas demandam de menos energia, menos área de cone e etc pra se propagar. Quanto mais subgrave o som, mais energia e mais área de cone precisa! :legal:

Postado em
Estavamos eu e Arthur (artbar17) testando nossos sons nesse fds, eu com 4 HPL de 15" e ele com 4 306DVC 12", numa T1600, ambos fechando em 2ohms. Usando uma fonte ligada diretamente as baterias.

Pudemos observar, com as mesmas regulagens nos cross, mesma musica, ou seja, nas mesmas condicoes, os woofers exigiam menos da potencia que os subs. Com woofers o multimetro marcava algo em torno de 12-14v e com os subs + - 11-13v, com picos de 10v.

opa.. e ae? bele?

então...pq num aproveitam a comparação e fazem um relato sobre a mesma.. pontos positivos e negativos de cada set.. e por ae vai...

abraços

Postado em

Eu disse que os 2 foram testados com os mesmo cortes de frequencia, mesma musica, ou seja, mesmas condicoes.

Os 4 HPL dao muito mais grave que os 306DVC, e mesmo assim exigem menos do ampli. PQ?

Postado em

opa.. e ae? bele?

então...pq num aproveitam a comparação e fazem um relato sobre a mesma.. pontos positivos e negativos de cada set.. e por ae vai...

abraços

Cara, os 306 sao show de bola, graves macios e extendidos, mas os HPL nao tao deixando a desejar, grave muito forte mesmo, descendo muito e subindo mais que os 306, e tocando muito mais forte e exigindo menos do ampli.

Eu acho injustica compara-los, pq sao categorias diferentes, woofer e sub, e tamanhos diferentes de 12" para 15", estou questionando aq, o consumo do ampli.

Postado em
Eu disse que os 2 foram testados com os mesmo cortes de frequencia, mesma musica, ou seja, mesmas condicoes.

Os 4 HPL dao muito mais grave que os 306DVC, e mesmo assim exigem menos do ampli. PQ?

André

como te falei no MSN

o consumo maior depende da curva de impedancia do conjunto final.

Com certeza a impedancia final dos 306 é inferior aos HPL.

Temos também a questão de sensibilidade, que é maior nos HPL.Os 306 tem fs baixa, maior massa movel, logo sensibilidade menor e são maior carga ao ampli.

Ahh e outra

os HPL dão mais grave, porque estão em volume maior, deslocam mais ar por serem de 15" e estão numa caixa meio picuda.

Postado em
Temos também a questão de sensibilidade, que é maior nos HPL. Os 306 tem fs baixa, maior massa movel, logo sensibilidade menor e são maior carga ao amplificador

Carlos... Eu, como não entendo "patavinas" alguma sobre questões técnicas, imaginei ontem e falei com o André algo + / - isso msmo q vc disse!

Pelo fato d meus subs tocarem em uma frequência bem mais baixa (FS 32hz), gastaria mais energia do que os HPL!

Gostei da explicação do blOom acima, acho que tá bem fácil de ser entendida sobre a questão do consumo conforme a frequência!

Isso é apenas um "achismo" meu, que como disse acima, não entendo acerca de explicações técnicas!

E, respondendo a pergunta do thed_jf, sobre o rendimento de ambos os sets, prefiro falar sobre o meu... e deixar o andrezão falar sobre o dele!

04 306DVC - Antigamente eu usava 02 306DVC + 1200d. Agora que fiz o upgrade, senti uma diferença absurda em relação ao controle de cone, e na qualidade do grave. Realmente, ficou bem melhor que antes. Gravão bem redondo, macio, e de presença! Não entendo pq o povo fala que o Taramps não dá subgrave, ou será que eu to surdo? Sei q a T1600 ficou excelente. Pelo fato de meu objetivo ser, + som pra fora, fiz uma caixa mais picuda e sintonizada em 45hz. O resultado me agradou mto! Vamos ver se eu sossego com esse setup agora né?! rsrs... Mas som é fo**! Cada dia que passa vc vai ficando mais surdo e parte para ignorância... Ou vc apela, e parte para o famoso KIT DUAS VIAS + SUB, né RANGEL!?!? hahaha...

Um detalhe que não poderia deixar de falar da T1600: Que po*** d amplificador é esse que não esquenta! Sábado tocou por mais de 4horas e nem ficou morninho! eiiita!

Regulagem do T1600 no set: GAIN 80%... SUBSONIC 40hz... LOW PASS 125hz...

E, Andrezão, se eu esqueci d alguma coisa do meu set, complemente ai!

Resumindo: + um forista feliz! :legal:

Abraço moçada,

ARTHUR

Postado em
creio q tenha à ver com a frequencia q o sub trabalha. Como o woofer trabalha 'mais alto'... consequentemente consome menos energia. Quer uma boa comparação pra entender melhor? Imagine 100wrms de tw e 100wrms de sub... qual consome mais? ;)

ou seja.. as frequencias mais altas demandam de menos energia, menos área de cone e etc pra se propagar. Quanto mais subgrave o som, mais energia e mais área de cone precisa! :legal:

onde eu assino?

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...