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vxice

Como Usar Headroom ("reserva De Potência")

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como usar headroom ("reserva de potência") ???????? olvi falar bastante disso e nao sei como funfa isso nao !!! todos estao abertos para responde e debater projetos nesse topico !!

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O ideal seria vc usar a ferramenta "pesquisa", pois isso já foi mto discutido e vc vai aprender mt mais lendo as discursões antigas.

 

Mas, headroom é basicamente a 'reserva de potencia' q um sistema tem! ex.: Se vc tem um sub de 1000wrms.. e colocar um ampli de 1000wrms, ou seja.. o sub só vai receber os 1000wrms quando o ampli estiver à toda, e provavelmente, tocando com distorções... Já usando um ampli de 2000wrms, quando o sub estiver recebendo os 1000wrms q precisa, o ampli vai estar tocando 50% de sua (teorica) capacidade, ou seja, com folga... fazendo com que o sub tb toque com folga (sem distorção). é basicamente por aí!

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Isso realmente é comprovado, ou so teorico?

 

Sempre pensei assim, e gostei dessa linha de raciocionio de nao deixar os aparelhos, seja oque for, trabalharem em sua capacidade maxima!! Mas tem fundamentos? realmente eles 'funcionam'melhor?

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Como falei, se vc usar a ferramenta pesquisa, vai ver que tem fundamentos sim! Inclusive, os engenheiros de falantes (selenium, snake, eros..) recomendam 3db em média! :legal:

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se vc for pensar, de cara vai ver que tem fundamento, visto que dificilmente (as vezes bem dificil mesmo hehe) um amplificador vai fornecer 100% da potencia que promete, então, se vc usar um amplificador de 1000 rms pra um sub de 1000 rms, vc ja não estaria alimentando de igual pra igual..

 

eu acho que potencia a mais é sempre bom..e ja comprovei isso..

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um bom sub de 1000RMS aguenta mais que sua potência continuadamente, não muito, mas aguenta 1200RMS tranquilo e dificilmente um amplificador que forneça 1000RMS vá fornecer os 1000 continuadamente.

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Headroom é uma "folga" entre o mínimo nominal e o limite máximo (antes do sinal clipar), compreendendo uma reserva dinâmica.

 

 

Opa! Imagem vale bem mais! ...

 

headroompv8.gif

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não eh teoria... eh fato!! realidade!!

modulos são tirados a prova sobre onda senoidal (geralmente 60Hz para graves e 1KHz para o resto)...

alguem ai sai na rua ouvindo cd de frequencias (senoides)?!

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alguem ai sai na rua ouvindo cd de frequencias (senoides)?!

Paulo Duto [¨]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

 

brincadeiras à parte... realmente.. som sem headroom é complicado! :legal:

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alguem ai sai na rua ouvindo cd de frequencias (senoides)?!

rapaz, agora eu dei risada eim, fiquei imaginando a cena o-o-o-o-

 

mais que seria bacana seria, vc passar tocando um cd de frequencia, ali na casa dos 50hz, naquele "gravezão" violento.., qualquer coisa falava que era o abafador do escape..

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kkkkkkkkkkk, esses dias sai escutando um cd de frequencias, kkkkkkkkkkkkkkk, minha namo ficou sem entender nada, mas que disparei alguns alarmes disparei, kkkkkkk

 

Abraços

 

By Joeyzaum

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quando eu quero, eu nunca consigo explicar eficientemente o headroom pro pessoal q não entende muito :(

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Quando a gente regula o volume do amplificador com um sinal de frequência e nível fixos, estamos estabelecendo que por exemplo com 1V na entrada dele o amplificador atinja seu máximo.

 

Se utilizarmos uma música que tenha o "nível operacional" (vide gráfico do Noise) em -10dB e picos (comumente de graves) de 0dB (atinjindo então o 1V) o amplificador está corretamente ajustado.

 

Só que acontece que derrepente ligamos essa joça e pensamos "nossa, isto está fraco para toda essa potencia que tenho, vou dar uma levantadinha no ganho"... Daí o headroom de 10dB que tínhamos vai diminuíndo e nos picos ocorre o ceifamento de onda, que vai danificar os alto-falantes.

 

Por outro lado, ao utilizar um amplificador com o dobro da potência de um alto-falante (linguagem coloquial, calma) quando aparecerem picos de 0dB o alto-falante vai passar por estresse mecânico se a excursão nao for controlada pelo projeto da caixa e filtros.

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Quando a gente regula o volume do amplificador com um sinal de frequência e nível fixos, estamos estabelecendo que por exemplo com 1V na entrada dele o amplificador atinja seu máximo.

 

Se utilizarmos uma música que tenha o "nível operacional" (vide gráfico do Noise) em -10dB e picos (comumente de graves) de 0dB (atinjindo então o 1V) o amplificador está corretamente ajustado.

 

Só que acontece que derrepente ligamos essa joça e pensamos "nossa, isto está fraco para toda essa potencia que tenho, vou dar uma levantadinha no ganho"... Daí o headroom de 10dB que tínhamos vai diminuíndo e nos picos ocorre o ceifamento de onda, que vai danificar os alto-falantes.

 

Por outro lado, ao utilizar um amplificador com o dobro da potência de um alto-falante (linguagem coloquial, calma) quando aparecerem picos de 0dB o alto-falante vai passar por estresse mecânico se a excursão nao for controlada pelo projeto da caixa e filtros.

como eu digo:

vc pode fazer de tudooooooo no mundo do som!!

basta saber regular e obedecer limites!!! :legal:

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sem contar q eu li em algum artigo da audiolist que os amplificadores AB e D tem seus niveis minimos de distorção harmonica e niveis maximos de FA com "meia carga", trabalhando na metade de sua potencia nominal (que é estabelecida no limite de clipping), os classe A são lineares, mas naum lembro se a THD sobe ou desce com implemento de potencia ja os classe B tbem são lineares e com THD mudando de forma invertida aos A, ou coisa assim, faz teeeeeempo q eu estudei amps.... e agora naum tenho mais tempo pra mexer com isso :(

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