Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

emartinspereira

Corte De Frequencia No Hurricane Ha4.120

Recommended Posts

Postado em

tenho esse hurricane ligado nos canais frontais, faixa de voz (2 cornetas e 2 6x9) e nos canais traseiros em bridge, um sub de 12 pioneer 300 wrms. eu sei fazer os cortes no amp., mas como saber exatamente ou mais aproximadamente em que frequencia estamos cortando?

pois só indica no amp. a frequencia mínima e a máxima, eu cortei tipo a faixa de voz com o hipass no meio e o sub com o lowpass tb no meio (coloquei uma faixa de frequencia fixa de 90 hz pra tocar, fui ajustando e achei que os 90 hz ficaram por ali, mas como saber?

obrigado.

Postado em

realmente, vc tocou em um ponto "delicado" dos amplificadores..

o modo de se saber é fazendo como vc fez mesmo, pq a escala alem de não demarcada tambem não é uniforme..

por exemplo:

muitos amplificadores vem como uma escala assim, no inicial 50hz depois no meio tem la uns 100hz e no final tem la 500hz ..

PS. Apenas um exemplo ok?

Dai ta, supomos que vc queira fazer um corte em 300hz..e ai, como fica?

pasmafaute

Postado em

o modo de se saber é fazendo como vc fez mesmo, pq a escala alem de não demarcada tambem não é uniforme..

por exemplo:

muitos amplificadores vem como uma escala assim, no inicial 50hz depois no meio tem la uns 100hz e no final tem la 500hz ..

pasmafaute

recebi uma sugestão: "-Pela lógica. Pega a escala, faz um 'gabarito' no papel.. aí, digamos que.. se ela vai de 1 a 10... no 1 marca 30hz e no 10 marca 330hz, no meio vai representar 150hz, em 25% uns 75hz e em 75% uns 225hz rsrrs"

na falta de algo melhor, vou testar assim. hehe

Postado em

por exemplo:

pasmafaute

recebi uma sugestão: "-Pela lógica. Pega a escala, faz um 'gabarito' no papel.. aí, digamos que.. se ela vai de 1 a 10... no 1 marca 30hz e no 10 marca 330hz, no meio vai representar 150hz, em 25% uns 75hz e em 75% uns 225hz rsrrs"

na falta de algo melhor, vou testar assim. hehe

putz.. q ideia genial! [¨]

Postado em

oo jezuis o-o-

mais falaram uma verdade aqui, compra um cross ativo e seja feliz :rolleyes:

PS. Na verdade, se for fazer uma escala e um grafico dessa curva de corte, bobia acho que isso da uma exponencial, não?

supomos que no começo marca 30hz, no meio 100hz e no fim 330 hz, pronto, ja te quebrei as pernas, e ai vem uma exponencial :D Agora deus queira que eu não teja errado, se não eu largo a engenharia suaheuaheuah o-o-

Postado em

bramer.. creio q não seja necessário não, pois se numerar o potenciometro (sua borda).. e dividir em "x" partes iguais.. daria pra ter ao menos uma noção melhor! :legal:

Postado em
bramer.. creio q não seja necessário não, pois se numerar o potenciometro (sua borda).. e dividir em "x" partes iguais.. daria pra ter ao menos uma noção melhor! :legal:

mais esse é o problema bloom, tem alguns amplificadores que o potenciometro não segue uma escala proporcional, tipo, supomos que no começo ele marque 50, no meio ele marque 80 e no final 300 (um mero exemplo ok?), e dai como fica pra vc fazer sua escala..

é claro, um assunto meio bobo pra se descutir, mais existe isso sim! e as vezes é fo**, o cara que saber como ele tem que deixar pra fazer um corte exato na casa X, e dai faz tudo nos aproximados mesmo, eu acho que todo módulo deveria ser denominado, pelo menos o passa baixa, de 20 em 20hz..

sei la, se eu tiver falando bestera, desconcidera..

:legal:

EDIT:

bl0om é bom ter vc devolta haha, ja pode tirar essa assinatura :rever1:

Postado em

Tenho um stetsom th-4120, e pra saber, liguei na fábrica e me passaram em que posição ficará o botão para que o corte fique em 80Hz.

Nada melhor do que ter o fabricante por perto.....

Postado em
mais esse é o problema bloom, tem alguns amplificadores que o potenciometro não segue uma escala proporcional, tipo, supomos que no começo ele marque 50, no meio ele marque 80 e no final 300 (um mero exemplo ok?), e dai como fica pra vc fazer sua escala..

é claro, um assunto meio bobo pra se descutir, mais existe isso sim! e as vezes é fo**, o cara que saber como ele tem que deixar pra fazer um corte exato na casa X, e dai faz tudo nos aproximados mesmo, eu acho que todo módulo deveria ser denominado, pelo menos o passa baixa, de 20 em 20hz..

sei la, se eu tiver falando bestera, desconcidera..

:legal:

EDIT:

bl0om é bom ter vc devolta haha, ja pode tirar essa assinatura :rever1:

po.. vlw ^^ tava sem net mas agora tow mais sossegado! =)

QUanto ao potenciometro.. realmente, não seria 100% correto fazer uma escala proporcional. Mas no caso do colega acima, certamente ele não vai ter paciencia de pegar osciloscópio "&cia" só pra ver em q frequencia tá cortando! :legal:

mas seu pensamento tá certo sim! só que 'exato demais' pro que a galera aqui procura! rsrsrs

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...