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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Vale

Instalação Termianda.

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Não é a mlehor foto que tenho, mas uma das poucas que estão no meu micro de trabalho... :vts

 

p1010005er5.jpg

 

Esse aí é o dono ( do meio):

 

tiba4ylpe3.jpg

 

O dono fora do horário de trabalho... o-o-

 

p1010007sn9.jpg

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Ontem chegou a placa de mdf de 18mm, que vou dividir com um amigo, para fazer uma caixa dutada teste, primeiro com volume grande em torno de 40l e depois vou diminuindo o volume dela até atingir uns 30l.

Caso acostume com a caixa dutada e não ache o som dela muito atrasado, fico com ela, caso contrario vou ver como os NAR se comportam em selada. Sei que muitos vão falar que os NAR em selada não são bons, mas não custa tentar, escutar e ver se eu gosto.

Espero que encontre uma litragem em que os NAR desçam bem e não fiquem muito devagar. A grande esperança é a caixa com 30l.

Ainda não escutei uma dutada que me agradasse para escutar um Metalzinho.

 

E finalmente o conjunto 500m está completo.

p1060055ml2.jpg

 

Valeu

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Depois de algum tempo parado o projeto está novamente em andamento. Esse tempo de afastamento se deu por causa das provas, principalmente por causa de Sistemas Dinâmicos, que me deu muita dor de cabeça.

 

Hoje comecei a confeccionar os baffles em MDF para os mids do PCE216.

A idéia era confeccionar um baffle em MDF parecido com o baffle original que é de plástico, se possível um pouco mais alto.

 

Comecei marcando com lápis o formato do baffle original na placa de mdf.

Cortei a primeira camada de MDF, essa camada contem saliências que serão usadas para fixar o baffle.

 

As opiniões com relação a utilizacão da serra tico-tico são

Muito tranquilo de usar, principalmente com serras da Starret.

É possível fazer cortes curvos, mas a qualidade das curvas vai depender da destreza do operador. Os erros nas curvas podem ser amenizados com uma lixada na mão mesmo.

 

Depois cortei a segunda camada, que será colada e depois parafusada na primeira camada. Essa camada ficou angulada para posicionar direito o mid dentro da porta.

Depois de umas 2 horas de testes na porta, de muita lixa e de muito pó, terminei o trabalho pesado por hoje.

Dai só colei as camadas, que agora estão descansando em baixo de um peso que as esta pressionando.

 

Tive muita dificuldade em adaptar o baffle na porta por causa do acabamento da mesma. Em algumas partes o baffle atrapalhava e impedia que o acabamento ficasse no lugar certo. A relação baffleXporta, no fim das contas, foi o que ditou a dimensão do baffle e esse ficou com o tamanho muito parecido com o do original e não um pouco maior com eu queria. Espero que após terminado ele se adapte bem à porta.

 

Daqui a pouco colocarei algumas fotos do baffle semi-pronto.

 

Valeu

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Agora que a cola do baffle secou, depois de um dia em baixo dos pesos, vou postar as fotos.

 

Desenho do baffle de plastico no MDF e começo do corte.

p1060060ba4.jpg

 

Primeira camada.

p1060066sh6.jpg

 

Segunda camada.

p1060076ly2.jpg

 

Baffle colado.

p1060096kq4.jpg

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Baffle colado.

p1060096kq4.jpg

Algum dia eu chego lá !!

Parabéns pela iniciativa, criatividade e paciência...

Show de bola ...

[-]

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Como você cortou esta segunda camada?

Primeiro cortei um aro baseado no aro da primeira camada.

Depois marquei na lateral, com um lápis, o formato que teria que ter a segunda camada. Com o traçado a lápis ficou mais fácil de visualizar como a segunda camada ficaria e ficou claro que teria uma abertura no aro da segunda camada, então eu fiz essa abertura e por ela eu comecei a cortar o aro na transversal com a serra tico-tico, para dar essa angulação ao aro.

Não é fácil fazer esse corte e tem que ter muito cuidado, pois a serra não foi feita para trabalhar desse jeito e as chances de se cortar fazendo isso são muito grandes.

Como esse corte é bem complicado a angulação não vai ficar perfeita, dai eu peguei uma lixa de madeira, a coloquei no chão e esfrequei o aro imperfeito na lixa por um tempo até o aro perder as imperfeições.

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Algum dia eu chego lá !!

Parabéns pela iniciativa, criatividade e paciência...

Show de bola ...

[-]

Valeu beraldo! Não é muito complicado.

Tive poucas experiências com marcenaria, mas tendo paciência, vontade e um pouco de pensamento positivo esses trabalhos saem legais.

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Parabéns pelo projeto.

 

Hoje já começo a montagem do meu set de graves e vou abrir um tópico também!

 

Abraço e boa sorte.

 

 

Edu Nicácio

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Comecei a confeccionar a caixa dos subs e tive muitos problemas com o corte usando a serra tico-tico.

A caixa será trapezoidal.

Nenhum corte saiu plano e não preciso nem comentar que ao tentar fazer um corte com angulação o corte saiu totalmente errado.

Fiquei meio decepcionado, mas ainda não desisti.

 

Valeu

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Comecei a confeccionar a caixa dos subs e tive muitos problemas com o corte usando a serra tico-tico.

A caixa será trapezoidal.

Nenhum corte saiu plano e não preciso nem comentar que ao tentar fazer um corte com angulação o corte saiu totalmente errado.

Fiquei meio decepcionado, mas ainda não desisti.

 

Valeu

Já tentou trocar a serra. Quase sempre o problema está na serra principalmente em cortes com angulo. [¨]

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Já tentou trocar a serra. Quase sempre o problema está na serra principalmente em cortes com angulo. [¨]

Troquei sim. Fiz os cortes com uma serra novinha da Starret.

Acho que estou cortando na velocidade errada. Será que se fizer o corte com velocidade menor da serra, os cortes ficam mais planos?

 

Valeu

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Rapaz, corte retinho com tico-tico é coisa difícil. O ideal é aplinar a coisa toda depois (se não quiser usar lixa, vc pode comprar uma plaina manual, que é bem rápida).

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Rapaz, corte retinho com tico-tico é coisa difícil. O ideal é aplinar a coisa toda depois (se não quiser usar lixa, vc pode comprar uma plaina manual, que é bem rápida).

Kleber você num tem noção o quanto eu fiquei lixando o mdf ontem.

Comecei o trabalho as 11 da manha e parei as 10 da noite.

 

No começo eu estava lixando com uma lixa de madeira 80, no fim da noite estava lixando com uma lixa para aço 36 hehehe.

 

O corte com angulação ficou um lixo.

 

Quando encosto um pedaço que acabou de ser cortado no mdf liso, dá para perceber que tem pequenas frestas por onde passa luz. As arestas precisam estar 100% planas para colar e parafusar uma parede da caixa na outra?

 

Valeu

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Kleber você num tem noção o quanto eu fiquei lixando o mdf ontem.

Comecei o trabalho as 11 da manha e parei as 10 da noite.

 

No começo eu estava lixando com uma lixa de madeira 80, no fim da noite estava lixando com uma lixa para aço 36 hehehe.

 

O corte com angulação ficou um lixo.

 

Quando encosto um pedaço que acabou de ser cortado no mdf liso, dá para perceber que tem pequenas frestas por onde passa luz. As arestas precisam estar 100% planas para colar e parafusar uma parede da caixa na outra?

 

Valeu

Não precisa não... basta vedar tudo depois. Vc pode usar cola com serragem (vá juntando a serragem que vc produz durante os cortes), e depois usar batida de pedra.

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Não precisa não... basta vedar tudo depois. Vc pode usar cola com serragem (vá juntando a serragem que vc produz durante os cortes), e depois usar batida de pedra.

Juntei um saco cheio até o momento. Tem uam serragem já.

Amanhá vou tentar consertar a angulação e se possível terminar a caixa, amanhã, mas analisando os resultados de ontem, acho que vou demorar pelo menos mais um dia pra ter as faces pronta, mais um dia pra colar e parafusar e mais outro para esperar secar.

 

Espero ter a caixa pronta, já com os subs e a fiação, sem acabamento na terça ai é só esperar o ampli estereo chegar, que já está a caminho e terminar os baffles.

 

Valeu

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No começo eu estava lixando com uma lixa de madeira 80, no fim da noite estava lixando com uma lixa para aço 36 hehehe.

o-o- Já passei por isso .... e olha que tenho uma lixadeira.... hehehehe.

Então, o Kleber tem razão. Para um corte reto vc teria que usar uma serra circular.

Quanto a serragem não tive problema.... hehehehe... era perto do Natal e passei nessas lojas que vendem presépio. Comprei um saco monstro de serragem....

Vc também pode passar em uma madereira que o pessoal sempre arruma.... rsss... " a vassoura está ali "...

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o melhor mesmo eh usar o pó do mdf! eu sempre varro tudo e coloco num pote ja pra fazer a vedação!

 

e naum precisa estar 100% plano não! na hora q o parafuso apertar ele junta as partes levemente irregulares! é só não economizar cola na hora de juntar as partes!

 

lixar MDF eh um saco mesmo! e use mascara, akele posinho eh toxico!

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o melhor mesmo eh usar o pó do mdf! eu sempre varro tudo e coloco num pote ja pra fazer a vedação!

 

e naum precisa estar 100% plano não! na hora q o parafuso apertar ele junta as partes levemente irregulares! é só não economizar cola na hora de juntar as partes!

 

lixar MDF eh um saco mesmo! e use mascara, akele posinho eh toxico!

Eu estava usando a máscara, mas ela parece não ser muito eficaz. Depois de um tempo parei de usar, mas vou voltar a usar sim.

Não sabia que era tão prejudicial assim.

Já tinha lido que partículas pequenas que entram no pulmão, como por exemplo, o pó do vidro que sai depois do jateamento de areia no vidro é muito prejudicial, podendo causar cancer, mas não sabia do pó do mdf, vou tomar mais cuidado.

 

Valeu

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Tenho várias notícias.

 

Ontem o dia começo com o ampli estereo chegando em casa.

Após dar uma olhada nele, continuei o trabalho na caixa dos subs. Fiz os furos dos subs e dos dutos, coloquei uma segunda camada de mdf para que os subs fiquem em baixo relevo na caixa e vedei essas peças com a mistura cola branca com serragem.

Depois disso testei o ampli com os meus mids antigos da audiobank nas portas tratadas.

 

Hoje continuei a caixa dos subs e agora ela se encontra com todas as paredes coladas, parafusadas e vedadas, exceto a parefe traseira que será colocada somente amanhã, depois que o excesso da vedação for retirado. Estou pensando em passar uma camada de massa plástica por cima da mistura de cola com serragem já seca, vejam as fotos e dêem as suas opiniões.

Fiz alguns cálculos e a caixa ficará com aproximadamente 38,5 litros livres para cada sub. Descontei tudo o que havia para descontar, a segunda camada de mdf que fica dentro da caixa, o duto e o sub.

 

Algumas dúvidas surgiram com relação ao duto, como faço para unir o bocal do duto com o cano de PVC que ficará dentro da caixa, li em outro tópico que cola para tubos de PVC não aguenta. Outra dúvida é se dentro da caixa o fim duto tem que ter uma distância mínima das paredes. Aquele princípio de um diâmetro de distância se aplica para esse caso?

 

Comentarei as primeiras impressões dos testes.

O teste foi feito somente com os mids ligados e esses respodem somente até 70Hz, então não deu para avaliar o quanto mids podem descer na minha porta.

O que se percebeu foi um aumento muito grande na pressão sonora.

Estou começando a ver o significado da frase "Pode até ficar um tempo sem sub", só não sei o significado por completo, pois os mids antigos não desceram bem.

 

Hoje pela tarde brinquei um pouco com as configuração do KD-AVX2. Na verdade queria mexer com o TA e com o Balance.

Comecei com o TA, pois como nunca tive player com TA, queria saber a diferença que ele fazia. A princípio não consegui regular o TA de forma correta, pois o TA do player está dividido para cada via (cada mid e cada tweeter, farei bi-amp) e quando se modifica a distância de uma via, o som para e ainda tem o apito do player, que eu não desliguei. Mexi por alguns minutos e não senti muita diferença no palco, só sentia um desconforto pelo fato da configuração do som não estar me agradando.

 

Lembrei que o Tiba tinha comentado que não gostava se modificar o Balance e usar TA ao mesmo tempo. Como estou acostumado a modificar o balance, desisti do TA por um tempo e modifiquei o Balance para uma maneira que acho mais agradável. Aumentei em 3dB o level do mid da esquerda.

 

Feito o ajuste do balance parti novamente para o TA. Comecei a diminuir a distâcia do mid esquerdo e percebi grande melhora no foco do palco, nesse ponto comecei a sentir o sentido da existência do TA. Aumentei um pouco a distância do mid direito e "ÓÓÓÓÓÓóóóóó....", cheguei num estágio que nunca tinha chegado antes, palco com muito mais foco do que estou acostumado.

Conclusão: para mim, o TA só fez diferença notável, após regular o balance primeiro.

 

Com relação ao ampli não pude avaliar a qualidade dele, pois o mid do kit duas vias da audiobank não é fiel ao desempenho do ampli, bom pelo mesmo espero que isso seja verdade. Acredito que análises mais finas sobre o ampli só poderão ser feitas com os Mb Quart ligados.

 

Valeu

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Projeto da caixa dos subs.

 

Essa simulação corresponde a cada camara da caixa, que abrigará um sub.

 

Litragem: 38,5 litros

Comprimento do duto: 34 cm

Tuning freq.: 39,13 Hz

F3: 37,97 Hz

F0: 47,24 Hz

 

Resposta

transferfunctionmagnituhy2.png

 

Delay

groupdelaywn4.png

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o melhor mesmo eh usar o pó do mdf! eu sempre varro tudo e coloco num pote ja pra fazer a vedação!

 

e naum precisa estar 100% plano não! na hora q o parafuso apertar ele junta as partes levemente irregulares! é só não economizar cola na hora de juntar as partes!

 

lixar MDF eh um saco mesmo! e use mascara, akele posinho eh toxico!

Eu estava usando a máscara, mas ela parece não ser muito eficaz. Depois de um tempo parei de usar, mas vou voltar a usar sim.

Não sabia que era tão prejudicial assim.

Já tinha lido que partículas pequenas que entram no pulmão, como por exemplo, o pó do vidro que sai depois do jateamento de areia no vidro é muito prejudicial, podendo causar cancer, mas não sabia do pó do mdf, vou tomar mais cuidado.

 

Valeu

Cuidado... Olha como ficou o Maradona depois de tanto pó... :vts

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