Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Vale

Instalação Termianda.

Recommended Posts

Como muitos foristas participantes deste fórum, após 7 meses de muita pesquisa, aprendizado e noites sem durmir finalmente darei inicio a execução do meu projeto.

Carro: Astra

Seguem os componentes:

JVC KD-AVX2

Mb Quart PCE216

JVC6550

NAR 10SW3D6

Rockford Fosgate 500m

Stinger bullet

RCA DIY S.A. RGC6

Moura com prata 75A e 100A

Bom ainda tenho algumas dúvidas que espero discutí-las aqui, irei enumerá-las de acordo com a seqüência de explicação do sistema.

Comecando pela HU, comprei o DVD JVC e faz um mês que estou com ele instalado no carro, porém não posso dar opinões ainda, pois ele esta instalado no meu antigo sistema, que não é nem um pouco Hi-fi, muito pelo contrário, muito hi-dor de cabeca. As dúvidas já começam aqui, já fui pego pela febre do up e estou estudando a troca da HU por um 7998, mas isso depende de vários fatores, como por exemplo conseguir vender o DVD antes. (essa possibilidade já está quase descartada devido a alternativa do PXA)

Passando para o kit. O PCE216 será instalado na porta tratada, por manta autoadesiva, nos locais originais e será ligado em bi-amp no 6550 (4X70W).

As dúvidas aqui são com relacao ao mid ser molhado por água da chuva, que escorre do vidro, esse fato ainda é uma incognita para mim, não sei quando ocorre e quando não ocorre e se depende do carro (essa dúvida já foi sanada, parece que esse problema não é tão grande assim) e a outra dúvida é uma antiga conhecida entre bi-amp no 6550 ou usar o 6700 e desencanar do bi-amp.

Para ligar o estereo serão usados os cabos RCA da Stinger modelo bullet, dois pares para ligação em bi-amp.

Os subs tem uma longa estória, inicialmente eu iria com um par de 10w6, mas devido a muito tempo de indecisão e alguns problemas monetários optei pelos NAR 10SW3 e os W6 ficam para um futuro up. Aqui as dúvidas são um pouco complicadas. Como gosto de heavy metal prefiro caixas seladas a dutadas, mas como nunca tive dutada no carro, gostaria de arriscar uma dutada para ver se acostumo. Como tenho 2 500m pensei em colocar um 10SW3 para cada 500m ligados em 3ohms com o ganho muito bem regulado, ou então ligar 3 10SW3 resultando em uma impedância de 4 ohms nos 500m linkados, o problema dessa opção é que não tenho os valores das especificações dos 500m linkados e a impressão que eu tenho é que com eles linkados o THD vai pro espaço. Outra opção seria alguém comentar alguma coisa sobre as isobáricas para ver se eu arisco uma, sobre estas não tenho muito conhecimento. Para a parte mono do sistema usarei os RCA DIY com conector santo angelo, ou Beyma se alguém me falar que vale a pena, com o cabo KMP RGC6.

Com relação aos speaker cables ocorerá uma revolução, pois farei algo diferente de tudo que comentei anteriormente nesse tópico. Testes serão feitos.

A limentação ficará por conta de uma bateria moura com prata de 80 amperes no local original e caso seja necessária, outra bateria de 100A. Estou a procura de um megacapacitor para o sistema. Com relação a marca dos cabos de alimentação seria melhor investir em cabos da Beyma ou os Pompéia são suficiente? Num próximo post, postarei um esquema da ligacao que farei e as dúvidas referentes a ela.

Acho que chega de explicações.

O início da execução do projeto será na sexta-feira dia 27 e se dará com o tratamento da porta, confecção dos cabos DIY, instalação da bateria nova.

Na semana seguinte será encaminhada a fabricação da caixa para os subs, caso o projeto destas tenha sido decidido, a passagem de todos os cabos, a intalação do kit e dos amplis.

Irei postar fotos nesse tópico das etapas concluídas e das etapas intermediárias em um outro tópico criado na seção DIY.

Espero que vocês aproveitem esse tópico tanto quanto eu e já agradeço a atenção e a ajuda de todos. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

esquemadeligacaowo6.jpg

Eu sei que o esquema esta meio bagunçado, mas fiquei com preguiça de fazer outro.

A bateria que vai no local original vai ser de 75A/h e outra de 100A/h vai no portamalas, os cabos que ligam as baterias serão de 21m². O fusível que estará no positivo que liga as bateria será de 60A de início, pois testes serão feitos. Terá um disjuntor residencial no portamalas só para isolar as baterias se precisar.

Para o JVC6550 a cabo será de 16mm² e o fusível será de 30A (recomendado no manual).

Para os 500m será um cabo de 35mm², tanto para negativo quando para positivo, que chegarão nos distribuidores e depois deles saem 4 cabos de 9mm (máximo que cabe nos bounes dos 500m). Para o positivo terá um portafusível 4 vias com 4 fusiveís de 30A (recomendado no manual), dois para cada 500m (os fusíveis dos 500m são externos).

Os RCAs do estereo serão Stinger Bullet e do mono DIY RGC6 com conectores Santo Angelo.

Para os speakercables teremos testes e assim que esses testes se concretizarem postarei os resultados.

Bom o esquema eh esse, gostaria que o pessoal comentasse.

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Bem, começo de projeto sempre surgem muitas dúvidas... mas cuidado com a febre do upgrade antes de montar... nessas brincadeiras a gente trocar tudo antes mesmo de desembalar... Monta primeiro, depois vc vê se quer trocar.

QUanto ao DVD... se você enjoou de DVD e quer um cd-player mesmo, então o 7998 vale a pena. Agora, se vc quer por conta do áudio, uma opção é comprar um PXA + controle mais pra frente (processador Alpine), e encarar um conversor coax/toslink (coaxial para ótico) pra poder ligar o PXA. Os PXAs que já tive contato têm assinatura sônica igual à do 7998 (um pouco mais fria que os 7892). É um upgrade legal em cima do multimídia que vc já tem. Aì vai das suas intenções, mas cuidado pra depois não ficar sonhando com o DVD perdido.

Mid na porta 'as vezes molha. Veja bem, às vezes. O que desce de água por dentro de uma porta não chega a ser muito (tirando meu ex-pug, que alagou depois de algumas chuvas, pois a água não escoava da porta, que encheu e transbordou). Na verdade, descem gotas, pois a borracha cumpre bem seu papel, se estiver em ordem. Sem falar que um mid desses aguenta respingos numa boa. A única parte mais sensível é a aranha, mas ela é resinada, então não estraga com algumas gotas. Se vc mergulhar na água a coisa muda um pouco... :vts

Quanto à caixa... bem pra heavy, o ideal é trabalhar com caixas não muito grandes... nada daquelas caixas enormes e com sintonias baixíssimas, que apresentam extensão até demais... como dizia Paulo Duto, galera do SQ se amarra num grave meio embolado... o-o- Dutadas são um pouco mais lentas, mas em compensação descem mais, o que vc vai sentir claramente no bumbo, por exemplo. Seladas eu não recomendo muito não, pelo menos não pra este sub, apesar de já tê-lo visto tocando muito bem em selada. Só que tavam cortados em 30Hz, acho que não será seu caso. Acho que uma caixa sintonizada em uns 35Hz já te dá uma boa resposta num gabinete menor... ou seja, mais agilidade sem comprometer a resposta. Vai soar bem melhor que a selada.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! hehe

Valew Kleber pela primeira ajuda.

Gostei muito da idéia do PXA, não pelo lado monetário, claro.

Como nao tenho muito conhecimento sobre eles, pois achava que so poderiam ser ligados a HUs Alpines, gostaria de conversar com você sobre ele. Fiz uma busca, mas não encontrei nada muito amplo, que esclarecece dúvidas sobre diferenças entre versões e aplicações.

Com relação a caixa dos subs simulei umas caixas e postei nesse topico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=85201

Alguém poderia tecer opniões sobre elas?

Valew

Compartilhar este post

Link para o post
Opa! hehe

Valew Kleber pela primeira ajuda.

Gostei muito da ideia do PXA, nao pelo lado monetario, claro.

Como nao tenho muito conhecimento sobre eles, pois achava que so poderiam ser ligados a HUs Alpines, gostaria de conversar com voce sobre ele. Fiz uma busca, mas nao encontrei nada muito amplo, que esclarece duvidas sobre diferencas entre versoes e aplicacoes.

Com relacao a caixa dos subs simulei umas caixas e postei nesse topico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=85201

Alguem poderia tecer opnioes sobre elas?

Valew

Opa... a caixa... bem, faria com 40L, e testaria vários dutos... tentaria um duto sintonizando em 30, outro em 35 e outro em 40Hz. Se vc achar que o grave não ficou lerdo e que dá pra perder um pouco em extensão e em baixas quequências, aí testaria umas 3 garrafas PET com areia, e outros dutos, sintonizando em 30 e 35Hz.

Se a escolhida for a segunda, é só encaixar uma segunda caixinha, de 6L, só um cubinho fechado, dentro da caixa, e pronto... pode dar acabamento.

O ccunha montou uma caixa pra esse sub... manda MP pra ele.

Quanto ao PXA, existe um controle externo, tipo controle de disqueteira... com ele vc não depende de player alpine, basta conectar o seu player por RCA ou entrada ótica.

Compartilhar este post

Link para o post
finalmnte alguem pra testat os NAR SW3! uhauhauha [-]

Bom espero que dê certo e que eu curta muito o som deles.

Quero dar uma apressada na parte mono, pra quem sabe o pessoal de sampa escutar e dar a opnião, assim teremos muitos ouvidos e opniões para discutir.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que surgiu o tema, mesmo sendo um up que será feito bem mais pra frente, não custa nada já tirar as dúvidas.

Essa dúvida também estava sendo discutida no tópico do Arisa.

Com o PXA seria melhor colocá-lo no portamalas perto dos amplis, pois assim investiria em cabos RCAs mais curtos de melhor qualidade, pois acho que a relação fibra óptica comprida e RCAs curtos seria melhor do que fibra óptica curta e RCAs compridos.

Compartilhar este post

Link para o post
Já que surgiu o tema, mesmo sendo um up que será feito bem mais pra frente, não custa nada já tirar as dúvidas.

Com o PXA seria melhor colocá-lo no portamalas perto dos amplis, pois assim investiria em cabos RCAs mais curtos de melhor qualidade, pois acho que a relação fibra óptica comprida e RCAs curtos seria melhor do que fibra óptica curta e RCAs compridos.

exato!

fibra ótica não tem perda com a distancia (dentro dos limites normais, não tamo falando de Kms de cabo), ja os RCA, qto menores... MELHOR!

Compartilhar este post

Link para o post

exato!

fibra ótica não tem perda com a distancia (dentro dos limites normais, não tamo falando de Kms de cabo), ja os RCA, qto menores... MELHOR!

Valeu Subsonic! Eu tinha lido o seu post no Tópico do Arisa e concordo com você.

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei no ML um conversor coax/toslink por R$99,00. Sera que valeria a pena?

Pois teria que puxar um RCA curto do player ate esse conversor, dai do conversor ate o PXA no porta malas teria um cabo optico e do PXA ate os ampli outros RCAs curtos.

Sera que teria um ganho consideravel em fazer esse esquema ao inves de puxar um RCA comprido do player ate o PXA e outro curto do PXA ate os amplis?

E mesmo assim o conversor que achei tem uma fonte para ser ligada em 110V ou 220V que fornce 6v.

Compartilhar este post

Link para o post
Encontrei no ML um conversor coax/toslink por R$99,00. Sera que valeria a pena?

Pois teria que puxar um RCA curto do player ate esse conversor, dai do conversor ate o PXA no porta malas teria um cabo optico e do PXA ate os ampli outros RCAs curtos.

Sera que teria um ganho consideravel em fazer esse esquema ao inves de puxar um RCA comprido do player ate o PXA e outro curto do PXA ate os amplis?

E mesmo assim o conversor que achei tem uma fonte para ser ligada em 110V ou 220V que fornce 6v.

Acho que vale a pena sim... Ligar um cabo RCA do player até o PXA é bem pior que ligar via ótica... o DAC do PXA é muito bom, com certeza superior ao do seu DVD. Sem falar na possibilidade de usar cabos com 1 metro apenas... vantagens de sobra. O custo, de fato, vai ser alto, mas não é um gasto "à toa".

Ah, sim... a fonte 6V que ele usa, vc monta fácil uma pro carro... um 7806 já resolve com folga o consumo de um conversor destes. Vc vai gastar 10 reais na brincadeira, já com relê pra desligar o conversor pelo remoto.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew Kleber novamente.

Bom acho que boa parte das dúvidas sobre o PXA já foram sanadas, agora é só mais pra frente escolher o modelo e achar com um preço legal.

Agora sobre o resto do projeto???

Compartilhar este post

Link para o post

Bom não comecei a instalação ainda mas amanha começa.

Coloquei o esquema da instalação no segundo post. E espero que o pessoal comente, pois tenho dúvida em algumas medidas e preciso delas pra comprar o material.

Ajuda ae pessoal que quero comprar o material, pois estou com tempo agora.

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje dei uma passada na Santa Efigênia.

Comprei cabo coaxial RGC6, conectores Santo Angelo e termoretrátil.

Uma dúvida é com relação a solda, seria necessário comprar solda com maior porcentegem de estanho? Pois soldas com maior porcentagem só são vendidas em tubos muito grandes e custam meio caro, inclusive tem uma solda sem chumbo e o tubo sai por míseros R$85,00.

Dei uma olhada nos cabos pros falantes e soh encontrei os Tiaflex, os Pirelli Sintenax nao encontrei e o pessoal das lojas nem conhece. Depois dessa acho que vou comprar tudo Tiaflex mesmo, desde os cabos para os autofalantes ate os de alimentacao. Dentre os Tiaflex o que pareceu ser melhor, e claro tambem mais caro, foi o Loud Speaker Cable (http://www.tiaflex.com.br/) que cutam R$5,50 o metro de 2X2,00mm² e R$8,50 o metro de 2X3,00mm². :blink:

Comprei manta asfáltica, agora como não comprei os cabos pros falantes ainda, será que poderia aplicar a manta e depois passar os cabos, ou sera que vai complicar muito.

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Sintenax foi um parto para achar, e eu acabei naum comprando. Você tem que ir nos revendendores autorizados da Pirelli, só lá vai achar. No começo da rua, na esquina com a Gal Osorio acho que tem.

Porém, não sei se vale a pena pegar Sto Angelo por esse preço apresentando pela Tiaflex.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Sintenax foi um parto para achar, e eu acabei naum comprando. Você tem que ir nos revendendores autorizados da Pirelli, só lá vai achar. No começo da rua, na esquina com a Gal Osorio acho que tem.

Porém, não sei se vale a pena pegar Sto Angelo por esse preço apresentando pela Tiaflex.

Abraços

Valeu Gutows. Vou dar uma procurada nessa rua que você citou.

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei execução propriamente dita.

Retirei todo o som anterior, desmonei as portas e já apliquei uma camada de manta na lata externa da porta.

Não vou aplicar a camada interna para vedar a porta ainda, porque vou fazer testes com speakercables e ainda preciso dar um jeito de passá-los de dentro do carro para dentro da porta.

A aplicação da manta foi bem tranquila, mais informações sobre a aplicação eu darei num tópico que criarei na seção DIY. Com uma camada a diferença não foi gritante, mas parece que a lata da porta ficou menos flexível sim. Estou pensando se irei colocar mais uma camada ou não, pois não sei se irá fazer diferença.

Mais tarde posto umas fotos para se ter uma noção do trabalho.

Com relação aos cabos, após ficar várias horas seguidas lendo tudo sobre cabos em outro fórum para som residencial, que muitos aqui conhecem, decidi fazer uns testes e futuramente postarei resultados. Agora perciso dar um jeito de passar os cabos de dentro do carro para dentro da porta.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora as fotos como havia prometido.

Essa foto é da fiação antiga sendo retirada.

p1050767wm1.jpg

E essa é da porta com a primeira camada interna de manta. Pretendo terminar as camadas internas nas duas portas essa sexta, e se possível, caso tenha achado solução para o problema da fiação, passar a fiação e finalizar a aplicação da manta esse fim de semana.

p1050825gz2.jpg

É isso ai. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando o meu report.

Cabos RCA DIY RGC6 + S.A. já estão prontos e se juntaram aos stinger bullet no canto do quarto.

Fiz um mini teste com eles, usei-os para ligar o PC no som do meu quarto e comparei-os com os Xing-Ling. Liguei o cabo RCA DIY para tocar na caixa da esquerda e o Xing-Ling na caixa da direita e com o balance do PC fiz a comparação.

Peguei o primeiro CD que vi, um single promocional do Angra.

Não fiz uma análise muito detalhada da sonoridade, mesmo porque outros fatores estavam influenciando (negativamente) na sonoridade, só queria constatar que os DIY eram realmente melhores. O som reproduzido pelas caixas ligadas com o DIY era muito mais nítido.

Nesse fim de semana passei novamente na Santa Efigênia a procura dos cabos para falantes, posso dizer com tranqüilidade que quem procura cabos da Santo Angelo, ou então, qualquer cabo da Pirelli, pode procurar em outro lugar, pois na Santa Efigênia não tem.

Estou procurando um lugar para comprar os cabos da Santo Angelo, o que esta complicando é que o site está fora do ar.

Compartilhar este post

Link para o post

No capítulo de hoje...

Terminei de aplicar a manta adevisa na lata interna das duas portas como pode ser visto na foto abaixo.

p1050843ql4.jpg

Bom pretendo começar a aplicar a manta na lata externa da porta assim que arranjar e passar os speaker cables, que no momento não consigo encontrar. E logo depois comecar o tópico no DIY.

Para ilustrar, segue duas fotos dos cabos RCA DIY RGC6/S.A.

p1050871sw6.jpg

p1050882wb7.jpg

Agora uma foto das baterias.

p1050869tf5.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sim Sto Angelo na Sta Ifigênia, eu mesmo comprei. Porém é dificil achar. Uma loja chamada Andy Cabos. Se não me engano na Gal Osorio... ou numa das perpendiculares da Sta ifigênia, do lado direito da Sta ifigênia (acho que naum me fiz claro hehehe).

Bom, de qualquer forma eu acho que vale a pena comprar naquele site da VideoSonic se não me engano ou de até um usuario que tá vendendo 20m, pois nessa loja da Sta Ifigênia não tem cabo de 2,5mm^2.

Sintanax é um parto, tentou ligar para Pirelli para eles te darem uma luz?

Parabens pelo DY.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Tem sim Sto Angelo na Sta Ifigênia, eu mesmo comprei. Porém é dificil achar. Uma loja chamada Andy Cabos. Se não me engano na Gal Osorio... ou numa das perpendiculares da Sta ifigênia, do lado direito da Sta ifigênia (acho que naum me fiz claro hehehe).

Bom, de qualquer forma eu acho que vale a pena comprar naquele site da VideoSonic se não me engano ou de até um usuario que tá vendendo 20m, pois nessa loja da Sta Ifigênia não tem cabo de 2,5mm^2.

Sintanax é um parto, tentou ligar para Pirelli para eles te darem uma luz?

Parabens pelo DY.

Abraços

Opa valeu pelo apoio Gutows.

Aplicar a manta não é muito difícel, mas como eu gosto de um trabalho muito bem feito, sempre demoro mais do que o normal, depois farei um tópico explicando direitinho as técnicas e as dicas. Penei um pouco para soldar o primeiro conector, mas ai peguei o jeito, que na verdade não é nada complicado, e o resto saiu mais tranqüilo.

Então eu fui nessa loja que você comentou, fica do lado da Andra né?

Perguntei se tinha o Pirelli e Santo Angelo 2,5mm², mas não tinha. Inclusive a Andra vendia os Pirelli em rolo inteiro, mas agora não vende mais.

Estou mandando vários e-mails e o próximo passo é ligar para o representante de vendas da Santo Angelo em São Paulo.

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael,acho que nessa videosonic.com.br é um dos lugares mais baratos que tem,tenta dar uma olhada,quem sabe...

Está ficando legal o serviço,é isso aí,não tenha preguiça.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Rafael,acho que nessa videosonic.com.br é um dos lugares mais baratos que tem,tenta dar uma olhada,quem sabe...

Está ficando legal o serviço,é isso aí,não tenha preguiça.

:legal:

Valeu barriguinha, quando fica pronto agente vai num encontro da autosom ai você escuta e vê se aprova. Temos que marcar outro futebol igual o do churras.

Então eu não tinha cogitado comprar na VideoSonic porque eu achava que ficava no Rio de Janeiro e, então, ficaria mais caro por causa do envio, mas agora eu vi que fica no Estado de São Paulo mesmo, então acho que vou pegar de lá mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...