Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

(((testes))) - Ingenhocas E Croos Ativo 24db/8º

Recommended Posts

Não sei se perceberam, mas o corte a 1.2K para Drivers Ti, só se forem aqueles de 2", pois esses de 1" o corte deve ser mais alto.

Ou melhor, o corte mínimo é determinado pela corneta e esses por sua vez determinam o valor de potência máxima admitida.

É isso ou estou viajando?

Por exemplo eu tenho um par de Driver 210ti, cujo o valor de corte recomendado para a corneta utilizada é a 1.5KHz a 12 dB/8ª.

Para o cross ativo, mesmo com corte a  24 dB/8ª.

1,5khz para corte em 12db, para 24 voce pode baixar o corte, pois 24db corta melhor.

imglo1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cada coisa que esse Guto inventa viu :vts:vts

Em relação a campeonatos, Guto, na entidade 101% Eventos vc pode competir na categoria Profissional até 2 Drivers ( Onde é aceito qualquer tipo de protótipo ), mas na profissional vc só vera pessoas com D 405 no minimo pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Murilão ... Quanto ao furo , SIM , eu já ia aumentar ... achie que tava muito fechado e que pode-se abrir mais !

Agora com relação a Corneta , essa já está bom , quéro corneta com ALTO SPL , não com qualidade , é pra fazer mais barulho que puder MESMO hehehe

Bruno , antes de mais nada , vc é um TRATANTE , sumiu do MSN e deixou no ar se iria fazer ou não a po*** da caixa né seu gayzinho ??? satisfação é bom de vez em quando né vi*** ?

Mas voltando ao comentário do campeonato ... Digo que se for pra competir NISSO , prefiro nem competir hahaha Imagina só meu ??? tá doido ... ! Vou levar uma lavada lasarenta ...

Compartilhar este post

Link para o post
Murilão ... Quanto ao furo , SIM , eu já ia aumentar ... achie que tava muito fechado e que pode-se abrir mais !

Agora com relação a Corneta , essa já está bom , quéro corneta com ALTO SPL , não com qualidade , é pra fazer mais barulho que puder MESMO hehehe

Bruno , antes de mais nada , vc é um TRATANTE , sumiu do MSN e deixou no ar se iria fazer ou não a po*** da caixa né seu gayzinho ??? satisfação é bom de vez em quando né vi*** ?

Mas voltando ao comentário do campeonato ... Digo que se for pra competir NISSO , prefiro nem competir hahaha Imagina só meu ??? tá doido ... ! Vou levar uma lavada lasarenta ...

Carai, vc é cego ou o q??? Te mandei 3 mps e ainda no tópico sobre o encontro do pessoal lá no sitio eu te perguntei um negócio:

QUOTE (Guto de Almeida @ Mar 23 2007, 11:59 PM)

ao menos um representante do TRIO hehehe

Embaixo foi o que eu escrevi

Porr.a, ou responde a Mp ou lê o tópico baralho :vts :vts

Zueira...

Bom, eu não irei mais...

Ps.1: Guto, passa seu endereço por Mp pra mim te enviar os produtos lá

Se vc for mesmo, me avisa até 1 da tarde q qualquer coisa eu deixo os produtos com meu pai dai na volta vc passa aki e pega, blz ( Km 18 da Raposo, em frente a Reckit Benkiser ( acho q é assim q c escreve ahuaha )

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Guto sem dúvidas eh o cara dos testes alternativos!!! [-]

Pergunta pra vc e pro Junior ROOOOOSSO (Altera o nome do cara lah GUTO!!! Hauhauahuaha), Da onde vcs tiraram esse Cross!?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu falei pra tocar alto mesmo! Com essas cornetinhas goela de pato tu nao vai conseguir muita coisa, porque o volume de ar deslocado na garganta é baixo demais para ter uma transformação eficiente na corneta.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas eu falei pra tocar alto mesmo! Com essas cornetinhas goela de pato tu nao vai conseguir muita coisa, porque o volume de ar deslocado na garganta é baixo demais para ter uma transformação eficiente na corneta.

huuuuuuuuuuum intendeu !

vc sugere que diametro de corneta fião ???

Compartilhar este post

Link para o post
oia ... vi isso não viu seu travéco !

mas e a caixa gayzinho ???

Traveco é a ( @%¨$* ) :vts:vts

Vo mais fazer a caixa não, vo ficar com Som fraco no Carro :legal: ( 1 Keybass de 400rms + 4 de 15rms )

Compartilhar este post

Link para o post

Guto,

Pode sugerir cortes e componentes para a construção de 1 cross passivo de 2 ordem p/ drive e outro p/ st ?????

Alias, na verdade, minha vontade é um esqueminha de cross passivo 2 ordem de 3 vias para segurar 1 MB 150w 4ohm, 1 T-250X e 1 ST.

Tem aí ?

Dicas de cortes para um bom equilibrio desses FALANTES pessoal ????

Pensei em algo como:

MB: 150-800

DRV: 1500-5000

ST: 5000 - >

ERREI FEIO ?

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

os cortes que vc escolheu estão legais só que eu faria corte de 6 DB/8º pros MB e pro drive e St com 12DB/8º . Só minha opnião !

mas infelizmente não posso lhe ajudar com a construção , manjo NADICAS disso ae brother , desculpa !

Compartilhar este post

Link para o post
huuuuuuuuuuum intendeu !

vc sugere que diametro de corneta fião ???

Vai fazer ou nao? Se tu for fazer, daí vale a pena o tempo gasto pra desvendar essas porcarias, senao nao, ehhehe.

Compartilhar este post

Link para o post
Bramer , um cross nesse nivel dá OUTRO som sim ao drive , vc percebe que ele fica bem mais solto para trabalhar ... só não mandar distorção é claro ... fica incrivelmente melhor mesmo !

quem dera se todos os cross pra trio de carro fossem nesse nivel viu !

existiria bem menos queimas !

And ... só marca cara ...

O cross com um corte neste nivel, Iria influenciar diretamente na faixa de frequencia do drive, tornando-a menos extensa ?????

Ex.: se o driver , NORMALMENTE responde em 800 HZ à 18 KHz , com esse corte, ele poderia mudar para 11 KHz à 18Khz ?????

****Outra dúvida, com a compressao gerada entre o cone do woofer de 6 e o pequeno orifício da coneta, isso nao poderia em pouco tempo rasgar ou danificar de outra forma o woofer?????? Pois para aumentar ainda mais compressao para o woofer, ele ainda é lacrado atras !!!! pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Esse cross tem cortes fixos , não teria como deixar ele com o corte que vc disse ... mas Sim MUDA absurdamente o som do drive sem um corte desse nivel ... fiquei muito feliz com o resultado !

muito mesmo !

quanto ao falante de 6" , ele nem se mexe na verdade ... vc não vê escursão do mesmo ! Pois ele sendo selado como vc disse , é como se fosse uma caixa selada , esse falante é destinado pra médio MESMO não toca pra baixo de 500 hz nem se quiser ...

o corte dele está sendo em 800 hz ... então não existe esse perigo que vc mencionou ...

Mas acho que vou acabar trocando de corneta , o Morilo disse que pode-se tirar melhor resultado , estou esperando a ajuda dele !

Compartilhar este post

Link para o post
se vc conseguir me provar que vai funcionar e que vai dar um rendimento MELHOR , eu faço , pra não ???

Vamos lá então seu chato...

"Pesquisando, eu vi que":

Ao diminuir a área de garganta se obtem uma compressão que facilita a transfomação de pressão, aumentando entao a eficiência da corneta.

A compressão (obtida pela menor área de garganta da corneta em relação com a área de pistão do alto-falante, Sd) tem que ser maior para frequencias maiores, até o limite onde a resistencia ao movimento do cone começa a diminuir o nível de pressão sonora (NPS, SPL) fornecido.

Isto eh o tamanho do burado na madeira em relação ao Sd do falante, entao para um Sd de uns 140cm³ faz uma abertura de 100cm³.

Esta abertura seria menor para as frequencias mais altas, entao suponho que ao acoplar essa "goela de pato tiro-longo" aí (hehehe) tu cortou a intensidade dos médios, pois a área de garganta dela é diminuta.

Vamos para o formato da corneta, eu faria uma base em madeira e depois com uma folha de madeirite (aquelas madeiras fininhas) faria a inclinação exponencial, pelo menos nos lados. Em baixo e em cima ficaria com inclinação linear, constante mesmo.

Precisamos saber qual a frequencia de corte inferior, quando menor mais comprida vai ser a corneta, por exemplo ao utilizar um simulador on-line deu:

22cm para 300Hz

8cm para 500Hz

Segue uma sugestão então:

Corneta de 18cm de comprimento com laterais exponenciais (o ideal seria totalmente exponencial, não achei nenhum fator de correção para o nsso caso aqui), corte inferior em 330Hz, área de garganta = 100cm³ e área de boca = 875,7cm³ (largura de 30cm e altura de 29,2cm)

Abaixo o resultado do simulador, a cada centímetro ele mostra a área que deve ter ao longo da corneta (base x altura):

0,0 100,0

1,0 112,8

2,0 127,3

3,0 143,6

4,0 162,0

5,0 182,7

6,0 206,1

7,0 232,5

8,0 262,3

9,0 295,9

10,0 333,8

11,0 376,6

12,0 424,9

13,0 479,3

14,0 540,7

15,0 610,0

16,0 688,1

17,0 776,3

18,0 875,7

Te vira agora :vts ...

Aqui tem coisas boas: http://www.melhuish.org/audio/hornshape.html

E o melhor, a calculadora para cornetas exponenciais:

http://www.melhuish.org/audio/exphypcalc.html

Compartilhar este post

Link para o post
huauhauh esse guto é doido mesmo!!

daqui uns dias sai uma fábrica de produtos ai

rsrsrsrs

Projeto muuuuuuitoooo lokooo cara !!!

Parabens!!

Compartilhar este post

Link para o post
Esse cross tem cortes fixos , não teria como deixar ele com o corte que vc disse ... mas Sim MUDA absurdamente o som do drive sem um corte desse nivel ... fiquei muito feliz com o resultado !

muito mesmo !

quanto ao falante de 6" , ele nem se mexe na verdade ... vc não vê escursão do mesmo ! Pois ele sendo selado como vc disse , é como se fosse uma caixa selada , esse falante é destinado pra médio MESMO não toca pra baixo de 500 hz nem se quiser ...

o corte dele está sendo em 800 hz ... então não existe esse perigo que vc mencionou ...

Mas acho que vou acabar trocando de corneta , o Morilo disse que pode-se tirar melhor resultado , estou esperando a ajuda dele !

Falando em experiencias loucas ....

Olhe esta que eu pegue no www.audiodicas.com.br:

" há um outro, meu velho amigo de Petrópolis, “dom” Guilherme Werneck. Pois não é que o Guilherme me veio com uma “estória” das Arábias, de se pôr garrafas de água mineral COM GÁS ao lado das caixas de som, uma ou duas garrafas de 2 litros de cada lado, desde que, em se tocando com a ponta da unha no casco da garrafa ela vibre e emita um som agudo; isso com a finalidade de fazerem-se mais presentes as altíssimas freqüências! Eureka! e não é que o “maluco-beleza” aqui foi comprar água mineral COM GÁS da marca Schincariol, e constatou que o Guilherme arábico não é tão arábico assim, o macete FUNCIONA! “Ora, direis, ouvir estrelas! Tresloucado amigo.” :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

MURILÃO , me CONVENCEU hahaha VOU fazer hehehe

loko em ??? Mas então pra competir acho que o corte HP em 500Hz e Low passa em 8Khz tá baum demais né ??? com isso vai diminuindo o tamanho da corneta CERTO ???

po*** que doido isso mano , tô até me aminando pra competir na linha PROFISSIONAL de trio 2 cornetas hahahahahahahahaha

Trovac , hauahuahuahauhauhauhauahuaha agua mineral véio jajaja qque loko !

Posta isso no HI - FI ! hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

"Legal pra caramba" aeuheauheuheauhea

flow gutão, abraços meu velho.

Mais um tópico duka!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis