Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Crawling Chaos

Amplificador Queimado - Consertado

Recommended Posts

Bom, uma vez que ainda não tenho grana para colocar os amplificadores que pretendo no carro, resolvi colocar provisoriamente o meu antigo 4850 no carro novo.

Como a fiação dos futuros módulos já estava toda passada mesmo (cabo de alimentação pela longarina direita, cabo dos auto-falantes pelo centro e cabos de sinal pelo assoalho esquerdo) pareceu-me uma tarefa bem fácil.

Resgatei a velha caixa de madeira que o amplificador ficava dentro e mandei ver. Fixei os porta-fusível na lateral da caixa do sub (vou utilizar um porta-fusível duplo como divisor de força do terra com cilindros de cobre nos lugares dos fusíveis):

dsc06606bv0.jpg

Coloquei conectores em Y em todos os fios que seriam ligados aos terminais com parafusos do amplificador. Os fios 12v+ e terra têm conectores maiores, os fios do bridge para o sub têm conectores médios e os demais têm conectores pequenos:

dsc06607qx0.jpg`

dsc06609re6.jpg

Depois de tudo pronto, resolvi regular o ganho pelo método do multímetro. Pela fórmula U^2 = R x W, meu sub agüentaria pouco mais de 30 V. Coloquei uma faixa de 60 Hz e fui subindo o ganho devagar. No máximo, não tinha nem chegado a 30 V. Fiz o mesmo para os mids, só que com uma faixa de 1 KHz. Com o ganho no máximo ainda não tinha passado do limiar de pouco mais de 17 V estabelecido com a fórmula. Fiquei com medo de usar o ganho no talo e voltei mais ou menos ¼ do ganho:

dsc06605mn3.jpg

Coloquei a tampa da caixa e a empurrei para seu lugar provisório sob o sub:

dsc06611nk9.jpg

dsc06612as5.jpg

Depois de usar o carro (e o som) durante umas duas horas, de repente o grave morreu. Como estava no trânsito, simplesmente desliguei o som para evitar maiores danos e fui para casa. Chegando lá, ao abrir a tampa do porta-malas senti um cheiro forte de queimado. Liguei o sub direto em um canal traseiro do som e ele funcionou, então toda a minha preocupação caiu sobre o amplificador. Que coisa, eu já estava sem grana para colocar os novos e o velho queima assim!!! Tirei o bichinho da caixa e o abri. A primeira coisa que notei, foi um transístor bipolar queimado, tão torrado que não consegui ler qual é. A segunda foi um outro transístor bipolar chamuscado:

dsc06617kn3.jpg

Diga-se de passagem que esse amplificador já foi para a assistência técnica uma vez pois os “mano” conseguiram fechar um curto nele quando roubaram o som do meu carro. O tal transístor bipolar que torrou é o único diferente de todos e por isso creio que tenha sido trocado nessa manutenção. Em baixo, detalhe do transístor bipolar chamuscado (à esquerda) e do torrado (à direita). O torrado está levantado, por isso é visto de cima:

dsc06618ey4.jpg

Agora uma foto do torrado. Notem como uma das perninhas derreteu completamente:

dsc06620ny6.jpg

A trilha de cobre onde a perninha sumida no transístor bipolar se inseria na placa descolou com o calor e sob ela surgiu um chamuscado enorme:

dsc06622um5.jpg

Detalhe do chamuscado:

dsc06623wd9.jpg

Bem, no meu entendimento, o primeiro passo para consertar essa lambança é retirar esses transístores bipolares comprometidos, então retirei o torrado (que deve ter sido substituído):

dsc06624ol0.jpg

e o chamuscado (que deve ser original):

dsc06634zv3.jpg

A trilha precisava ser recuperada então usei um pedaço de cabo de cobre bem fino e muita solda. Também aproveitei para refazer as soldas dos locais para as outras peninhas que retirei com o sugador:

dsc06631kt4.jpg

dsc06632fw3.jpg

dsc06633fx6.jpg

Para desencargo de consciência, abri a lateral do amplificador para checar os demais componentes da placa. Apenas um capacitor me pareceu diferente, com uma mancha escura na lateral:

dsc06628kb9.jpg

dsc06627qm1.jpg

Agora é que eu preciso de orientação. Aí vão as perguntas:

1 - Como esse amplificador já foi mexido uma vez no mesmo componente que queimou agora, será que a simples troca dos transístores bipolares vai dar um jeito no problema?

2 - Se não achar transístores bipolares idênticos aos restantes, posso substituir por similares (como o técnico da assistência provavelmente fez)?

3 - Será que o capacitor acima realmente está chamuscado? Tenho que trocá-lo?

4 - Há algum outro componente que eu devo conferir?

Por favor me respondam detalhadamente, pois como técnico em eletrônica sou um excelente biólogo.

[]

Crawling Chaos

Edit: Erro dos Mosfets corrigido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, isto não são mosfets... são transístores bipolares. Tem que desmontar pra conseguir ler pelo menos um deles, e saber quais são os outros.

Uma das possibilidades é que essa sua caixa só atrapalha a ventilação. Como o componente já devia estar judiado de trabalhar assim, foi pro saco.

Agora, vc deu uma sorte enorme (quer dizer, tomara que tenha dado mesmo). NUNCA (repita isto mais 1500x) use fusível no terra. Nem se te faltar 10cm de fio, nem se te faltar distribuidor pro terra, nem se seu vizinho disser que vc deve usar... NUNCA (pra gravar) utilize fusível no terra.

Nessa brincadeira vc poderia ter mandado a saída RCA do seu player pro limbo, se o fusível tivesse queimado.

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiro, isto não são mosfets... são transístores bipolares. Tem que desmontar pra conseguir ler pelo menos um deles, e saber quais são os outros.

Uma das possibilidades é que essa sua caixa só atrapalha a ventilação. Como o componente já devia estar judiado de trabalhar assim, foi pro saco.

Agora, vc deu uma sorte enorme (quer dizer, tomara que tenha dado mesmo). NUNCA (repita isto mais 1500x) use fusível no terra. Nem se te faltar 10cm de fio, nem se te faltar distribuidor pro terra, nem se seu vizinho disser que vc deve usar... NUNCA (pra gravar) utilize fusível no terra.

Nessa brincadeira vc poderia ter mandado a saída RCA do seu player pro limbo, se o fusível tivesse queimado.

Valeu Kleber.

Então aqueles não são mosfets. Depois eu edito o tópico e corrijo. Como existem outros transístores em perfeito estado, fica fácil conseguir o código. Me lembro que tem algo escrito como TIP 105... não sei se é isso....

Realmente aquele local é ruim para a dissipação do calor, mas como eu não costumo usar o som em volumes muito altos, não creio que estivesse muito quente. De qualquer forma o local é (ou era?) provisório.

E anotado, não ligarei o som novamente com aquele fuse no terra, mesmo ele sendo 40 amperes maior do que o do 12 V+. À propósito, isso também era provisório (colocarei cilindros de cobre ali).

Mas o que você acha com realação àquele capacitor e aos demais componentes? O amplificador vai sobreviver???

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Kleber.

Então aqueles não são mosfets. Depois eu edito o tópico e corrijo. Como existem outros transístores em perfeito estado, fica fácil conseguir o código. Me lembro que tem algo escrito como TIP 105... não sei se é isso....

Realmente aquele local é ruim para a dissipação do calor, mas como eu não costumo usar o som em volumes muito altos, não creio que estivesse muito quente. De qualquer forma o local é (ou era?) provisório.

E anotado, não ligarei o som novamente com aquele fuse no terra, mesmo ele sendo 40 amperes maior do que o do 12 V+. À propósito, isso também era provisório (colocarei cilindros de cobre ali).

Mas o que você acha com realação àquele capacitor e aos demais componentes? O amplificador vai sobreviver???

[]

Crawling Chaos

O capacitor deve estar com alguma sujeira...

Os transístores que vc usa são TIP 105... é fácil achar no mercado, até tem equivalentes, mas não vale muito a pena. Compra o suficiente pra substituir todos... deve custar entre 2 e 4 reais a unidade. 4 reais se estiver muito caro.

Compartilhar este post

Link para o post
O capacitor deve estar com alguma sujeira...

Os transístores que vc usa são TIP 105... é fácil achar no mercado, até tem equivalentes, mas não vale muito a pena. Compra o suficiente pra substituir todos... deve custar entre 2 e 4 reais a unidade. 4 reais se estiver muito caro.

Valeu Kleber. Vou substituir os 8. Assim que estiver pronto posto os resultados. Mais uma coisa, tem como testar os transitores novos antes de colocá-los??

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Kleber, apesar de freqüentar o forum há certo tempo, essa informação é nova para mim. Tem como você detalhar mais isso?

Parabens por sempre exclarecer com clareza nossas dúvidas []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Se queimar o fusivel do negativo o amp começa a puxar o terra de outro lugar q seria o terra do rca e consequentemente queimaria trilhas rca do player e as vezes do amp tbm, ja q passaria mta corrente.

Basicamente isso.

Ja fiz essa cagada logo qndo comecei a mecher com som.

Compartilhar este post

Link para o post
Esse amplificador fica enclausurado assim? Melhor tirar ele da caixa e prender num local melhor.

Esse é um local provisório. Vou me livrar desse amplificador logo logo.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os transístores foram trocados e o amplificador voltou a funcionar. Não ligarei o mesmo enquanto não substituir aquele fusível por um tarugo de cobre. Valeu Kleber pela sua ajuda.

[]Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

klebao é fodao! hehehehe

vote klebao e murilao pra presidencia da autosom

Né que combinou?!?! rs rs

Compartilhar este post

Link para o post
klebao é fodao! hehehehe

Cara

a stetsom adora usar os TIP105 nesses booster

O negocio é colocar os TIP107 que são mais parrudos eaté mais baratos.Esses tempos um amigo meu largou um stetsom CL500 pra mim arrumar e era só essas bagaça.

Compartilhar este post

Link para o post

hehee

é quase a mesma coisa que falta de neutro numa rede trifasica.As cargas ficam em série e ligadas entre as fase.Pra dar guru é ligeirinho.Por isso , fusivel ou disjuntor só no positivo(DC) ou nas fases(AC).

Compartilhar este post

Link para o post
Cara

O negocio é colocar os TIP107 que são mais parrudos eaté mais baratos.Esses tempos um amigo meu largou um stetsom CL500 pra mim arrumar e era só essas bagaça.

Coloquei o TIP 107 mesmo. Troquei todos.

[]

Crawlng Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Cara

Coloquei o TIP 107 mesmo. Troquei todos.

[]

Crawlng Chaos

e ae, trocou todos e agora tá 100%?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
e ae, trocou todos e agora tá 100%?

abraço

Bem, está funcionando. Não pude testar direito pois não coloquei o tarugo de cobre no local do fusível ainda. Amanhã vou ao centro procurar o tarugo para comprar.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Providenciei os tarugos de cobre para colocar nos lugares dos fusíveis no disrtibuidor do terra. Ficaram até apresentáveis depois de lixados e polidos:

dsc06637oy0.jpg

dsc06635mo1.jpg

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Providenciei os tarugos de cobre para colocar nos lugares dos fusíveis no disrtibuidor do terra. Ficaram até apresentáveis depois de lixados e polidos:

dsc06637oy0.jpg

dsc06635mo1.jpg

[]

Crawling Chaos

mazahhh

ficou massa

conta ae, como que tá tocando?

Compartilhar este post

Link para o post
mazahhh

ficou massa

conta ae, como que tá tocando?

O som está muito bom. A intensidade do sub ficou um pouco menor com a mudança de carro. Também não poderia querer que o sub tocasse igual em um hatch e um sedan. Está faltando também um cross passivo que ainda estou me convencendo a fazer (a preguiça é monstruosa). E assim que trocar esse CD4850 por um TH4120 e um TH2120 vai ficar muito melhor!

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão, que idéia foi essa de colocar esses tarugos de cobre? assim, vc tá sem proteção nenhuma para os amps... os fusíveis são justamente p/ isso

Compartilhar este post

Link para o post
Amigão, que idéia foi essa de colocar esses tarugos de cobre? assim, vc tá sem proteção nenhuma para os amps... os fusíveis são justamente p/ isso

Marcosnf, os tarugos estão no terra. Leia os posts anteriores com mais atenção e vai entender direitinho.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
klebao é fodao! hehehehe

Cara

aki gostaria de fazer otra pergunta sobre o assunto.

queria saber se os transistors "tip 105" do stetsom cl 500 sao todos iguais, pois a baixo desse numero de serie observei que havia outros numeros escritos, que nao eram iguais em todos eles.

ex: tinha um assim: "tip 105 0

cc16x w

mar 611"

Outro tava assim: "tip 105 0

ccors w

mar 690"

Obs: o modulo não é o cl 500, e sim o cl 950, porém ele é dividido em duas partes, independentes.

Na própria placa de cada parte vém escrito em uma CL 500 e no outra CL450.

A que está queimado é a parte do CL 500.

Daí vem o nome CL 950, com tres canais dois do CL 500 e um do CL950

Ai tem as fotos do modulo:

http://img179.imageshack.us/my.php?image=1...02082200sm7.jpg

Vejam nessa ae abaixo como as duas partes do modulo não tem nenhuma ligação entre sí nem mesmo a energia é compartilhada, é uma entrada de cada lado, um fusivel de cada lado.

http://img90.imageshack.us/my.php?image=14...02082201ny8.jpg

E ai estão as fotos das partes separadas.

Essa é a parte do CL500

http://img179.imageshack.us/my.php?image=1...02082202hl5.jpg

E essa ai é a do CL 450 (a que ta boa)

http://img179.imageshack.us/my.php?image=1...02082203eo3.jpg

lembrando que a minha duvida é apenas sobre os transistors, se eles são todos iguais ou não. E se não, se alguem poderia me ajudar.

Se alguém tiver outra observação e estiver disposto a ajudar agradeço tb.

Vlw a todos ae que ajudaram e tb que leram!

Compartilhar este post

Link para o post

Se diz tip105 é tip105. Pode mudar fabricante, tolerancias...

Mas eh mesma coisa na pratica.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para atualizar esse tópico desenterrado: Não tenho mais esse amplificador, ele está com meu cunhado agora. Ele foi trocado por um GTA 480.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...