Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Cross Caseiro - Testes

Recommended Posts

Postado em

Então povo, chegaram aqui meus capacitores e meus tweeters... fiz a besteira de montar toda a caixa do crossover antes de testar (excesso de confiança dá nisso), fiz as ligações (alinhamento Linkwitz, 3.5 Khz 12db/oitava) e fui pro teste, saída amplificada do 7892 mesmo.

Bão, aconteceram coisas curiosas:

A) O cross passivo para o Nar Kevlar é necessário mesmo. Com ele o mid fica legal, sem ele aparecem os médios ardidos... testei várias vezes, e realmente não tem escapatória. Amanhã vou comprar as caixas plásticas e montar o cross nelas (bobina 3" 0.36mh + caps Solen 4.7+1.0uF). Era para montar tudo em uma caixa só, com visor e tudo, mas.... vejam a seguir:

B) O tweeter (Neo25 e Blaupunkt, testei ambos... ainda não liguei o Nar Titanium) tocou melhor com cross 6db/oitava, apenas o capacitor (Multicap RTX 1.0 + Solen 4.7uF). Não entendi. Fiquei bem put*, já que a caixa em MDF estava prontinha faltando acabamento e só... mas não rolou, iria ficar um trambolho grande e desnecessário. Sobraram dois indutores então, guardados de reserva. Experimentei outros caps junto, não rola... o melhor áudio (ouvido) saiu do cross de primeira ordem alto (7khz). Aproveitei a paciência e o tempo livre, voltei ambos os caps para as caixas Patola em que estavam (depois posto fotinhas aqui, ficou decente o serviço até).

Brinquei com caps eletrolíticos aqui, mas o melhor ajuste foi este doido, 7khz 6db para tweeter e 3.5khz 12db para midbass. Para mim o correto seriam 2 de segunda ordem complementares, mas meu ouvido não curtiu. Claro que dentro do carro, falantes na porta, etc... a coisa pode ser diferente, mas não creio que mude TANTO assim.

Como ainda estou sem carro ainda, neste período de entressafra, tou experimentando. Amanhã monto os crossovers do midbass e posto fotos de ambos aqui, são cross para ficar no console central ou abaixo do painel, em caixinhas plásticas Patola. Estão pendurados na fiação dos falantes, em uma posição fácil de encaixar em qqer carro "normal" - a menos que eu compre um landau ou um Ka, a "coisa" encontra seu lugar no painel.

Não posso falar ainda dos tweeters da NAR, chegaram ontem (sábado) e ainda não tive tempo de experimentar. Achei bem-acabados e pesadinhos, a impressão é das melhores... e vem uma infinidade de copinhos, suportes, algum deve resolver a parada. Acredito que vão para as colunas.

Bom, é isso aí. Amanhã posto umas fotinhas.

Postado em

Ricardo, realmente cross 1a ordem costuma ficar legal, quando o tweeter tem FS baixa....

A minha dica é deixar as conclusões para o acerto dentro do carro, pois pode dar sim diferença ok.

Abraços

Postado em
Ricardo, realmente cross 1a ordem costuma ficar legal, quando o tweeter tem FS baixa....

A minha dica é deixar as conclusões para o acerto dentro do carro, pois pode dar sim diferença ok.

Abraços

Apoio o Arisa.

Fazer um cross assimétrico misturando LP 2ª ordem e HP 1ª ordem promove uma linearidade maior na fase ao longo do aumento da frequência. O "phase plot" ficaria mais linear, que soa mais agradável. :legal:

Deixe os testes finais pro carro mesmo, pq o posicionamento influencia muito no casamento da fase dos falantes.

Postado em

Abraços

Fábio, à partir de quantos khz pra baixo se considera FS baixa?

Postado em

Eu considero de 1KHz pra baixo. Isto não é regra, mas os tweeters de domo que curiosamente eu gosto têm FS abaixo de 1KHz. Cross 6db /8a funciona legal para eles

O tweeter que eu uso tem FS 650Hz, o Seas se nao me engano é 850, o Tang Band é 650...

Postado em

de 3.5Khz até os 7Khz oque toca no meio?

tem mid range? no meio disso?

Eu sou curioso desse Tw da Nar, queria saber se ele nao é gritado igual os Bravox, picos em 7 e 8 Khz que fica tenso de escutarrrSSSSXxxxsssschhccccczz... e acaba sobre saindo, e apagando tudo que vem antes dos 7khz e adiante dos 9khz.

Postado em

Felzero

Eu tive um tweeter Bravox, do CSB, troquei por um desses da NAR, não tem como comparar os dois: o NAR é detalhado, tem um som muito mais agradável e não tem nada de gritante nele. Eu gostei muito do tweeter.

Outra coisa que o Felzero falou ai que eu tenho uma dúvida, queria ver se alguém poderia me ajudar: quando se usa dois cortes, HP tweeter 1ª ordem e LP 2ª ordem mid bass, não precisa colocar a mesma frequência para o mid e tweeter, por que o corte de 1ª ordem é mais suave. Quantos khz de diferença tem que ser o corte do mid 2ª ordem para o tweeter 1ª ordem? Ou é no ouvido mesmo. Estava vendo o Kit CSD da Bravox e a diferença de corte é de 500hz, mas é o inverso, o mid em 1ª e o tweeter em 2ª. Pergunto isso por que meu sistema é muito parecido com o Ricardo, só que hoje corto o tweeter NAR em 5khz 1ª ordem, queria ver se dava pra descer mais um pouquinho, por que meu mid é o CSB que é ruim lá em cima!

Abraços

Postado em

Update: não encontrei as caixinhas plásticas por aqui; terei de aguardar uns dias até que a loja receba. Aproveitei que estava com as bobinas por lá... pedi para dar uma olhada nos multímetros com medidores de indutância. Testei as bobinas, indutância praticamente correta (0.015mH de diferença entre elas). A calculadora online que postei em outro tópico realmente funciona!!!

:legal:

Postado em

Não falei pra vc que o LP 12dB/8ª iria dar um jeito nesse mid?

Tb estou planejando algo aqui. Os indutores infelizmente tiveram que vir prontos de sampa já que na mer** desta cidade, que tem o orgulho em falar que é uma das maiores exportadoras do país, não achei um lugar que vendesse quantidades pequenas de cobre esmaltado. Caps eu consegui da Siemens MKT (polipropileno metalizado) por 90 cents cada. O tweeter akron eu acho que boto pra tocar ainda hj. :)

Boa sorte com o novo projeto!

Postado em
Não falei pra vc que o LP 12dB/8ª iria dar um jeito nesse mid?

Tb estou planejando algo aqui. Os indutores infelizmente tiveram que vir prontos de sampa já que na mer** desta cidade, que tem o orgulho em falar que é uma das maiores exportadoras do país, não achei um lugar que vendesse quantidades pequenas de cobre esmaltado. Caps eu consegui da Siemens MKT (polipropileno metalizado) por 90 cents cada. O tweeter akron eu acho que boto pra tocar ainda hj. :)

Boa sorte com o novo projeto!

Blz Hell!!!!

Ficou bom mesmo, esta combinação... agora é só experimentar na sala nova (que tá difícil de encontrar... o Corolla já foi, mas não encontro substituto!!! :-)

Este fio esmaltado, uma dica é procurar em lojas de refrigeração; nos lugares "normais" daqui nguem tinha, até que me passaram esta informação. Fui lá e todas elas vendiam por quilo.

Boa sorte com o Akron aí, e posta os resultados pra gente!!!!!

:legal:

Postado em
UP

(coveiro?)

Já instalou os tweeters de titanium? como ficaram com este cross de 1a ordem?

Fala, coveiro HeLL!! :-)

Já testei fora do carro, muito legais!!! Usando apenas a saída amplificada do 7892, tocou muito bem, tto o Neo25 como o NAR Titanium (muito bacana o tweeter pelo preço, realmente BEM legal!!). Penso que compensa a combinação Nar Titanium+cross 1a ordem 7khz, se acertar o mid direitinho.

Ainda não montei o som no carro (peguei um Focus Hatch), tá tudo no armário ainda... esta temporada está complicada (sem tempo por conta da facul, sem dinheiro por conta do carro novo, e sem muita segurança no meu prédio). Mas creio que perto do segundo semestre do ano, ou no máximo até setembro, o sistema vá pro carro.

um abraço, e pode ir na fé que o tweeter é muito bom pro preço!!!

Ricardo.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...