Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gustavo-pb

Vale A Pena Gastar Em Qualidade Para Escutar Mp3?

Recommended Posts

acho que a resposta desse topico no final das contas ( na maioria dos casos ) se define como: TEZÃO.

É engraçado, mas é verdade.

Cheguei atrasado no topico e dei uma lida em tudo e vi gente falando que vale e gente falando que não vale e tb alguns fazendo comentários rapdios de que quando alguem pergunta pq gastou tanto dinheiro no som acaba ficando sem resposta e minha conclusão do assunto é a seguinte:

Vai do TEZÃO de querer ter.

O pessoal fala muito de audiofilia e talz, mas se você for analizar de verdade você só consegue aproveitar mesmo um sistema fem afinado se você estiver com o carro parado em um local sem muitos barulhos e etc. Pois alem do problema do carro não ser um hambiente muito favoravel ao som, no transito tem muito barulho de outros carros, ruidos do motor do seu proprio carro, rangistos e etc e são coisas que atrapalham na hora de vc apreciar a musica. E quando vc está dirigindo, mesmo eu mundo perfeito sem sons, vc está mais atento no transito do que na musica então aquele detalhes que só um bom sistema Hi-Fi mostraria, de um jeito ou de outro acaba passando desabercebido.

Então, no final das contas o que vale é o tezão que vc tem pelo seu equipamento. vc saber que tem um equipamento bom. Moitos por aquerer aparecer e outros como eu que muitas vezes gastar em cosias que faz pouco uso só pelo fato de que gosta de ter as melhores coisas.

MP3 vale a pena? Vale... claro que vale.

DVD Vale a pena: Vale... claro que vale.

Ter um sistema de 15 mil reias para Mp3 e DVD vale? Vale... claro que vale.

se vc tem dinheiro e sua satisfação te recompensa, tudo vale a pena.

no meu caso, particular, um sistema mediano com mp3 e DVD já está otimo, pois não abro mão do ter uma qualidade basica, não me importo com a perda das copactações em mp3 que eu faço a 320 kbps e mesmo que não uso, o dvd está lá para quando eu quizer usar. No meu caso o tezão é ter um sistema que toque os principais formatos ( CD, DVD e MP3 ) e ainda me de um palco legal, não perca muitos detalhes da musica, o som não fique com o timbre ruim, posicionamento legal e etc. De resto essas paradas de detalhes que vc tem que ficar prestando atenção e etc, não é minha praia, mas para que curte, que invista seu dinheiro. O legal de tudo é a satisfação. Seja para um sistema audiofilo ou para ver dvd ou para escutar mp3.

nossa que texto grande.. rsssss

Matou... Concordo plenamente e foi o que eu disse de uma maneira mais simplificada.

No final das contas o que é isso aí mesmo o tesão pelo sistema/som da caranga!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, se tivesse uma votação, só por curiosidade, votaria que sim! Vale a pena "investir" no som mesmo escutando MP3.

1º - Por causa do próprio ego! Meu gasto com som de carro, é extremamente pessoal, durmo feliz depois de pesquisar, comprar e trocar algum componente, machucar as mãos instalando o som.., tentanto regular.., trocando cabos, re-re-re-configurando o player, etc.. Depois, escutando e achando que melhora o som cada vez que fuçamos mais.. Isto é o melhor de tudo!!

2º - Me corrijam se eu estiver engando, mas acredito que coisa ruim + coisa ruim = coisa muito ruim! Se o sistema de som for ruinzinho, e ainda escutar MP3, deve-se escutar algo pior ainda.. em contrapartida, se meu sistema é bom, escuto MP3 (ou DVD) e o som sai pelo menos razoável.. Ou seja, um gasto alto tenta compensar outro baixo..

E aeh? O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro queria agradecer a todos que postaram nesse tópico, há muitos pontos que eu nunca tinha parado para pensar.

No que diz respeito ao custo benefício, ao gosto musical, ao objetivo do projeto de som e tudo mais.... É tudo muito pessoal, de certa forma todos tem razão.

Mas é notório que, tecnicamente falando, existem diferenças entre um Cd original de boa procedência (mesmo não sendo de um selo audiófilo) e o famigerado formato Mp3. E, ainda, dependendo das configurações do sistema de som, essas diferenças podem ser de insignificantes até gritantes.

Eu só queria ressaltar que uma das coisas mais importantes quando falamos de Mp3 é ver qual o conversor usado pelo Cd player, ou, enfim, qual o Cd player que se está usando.

Num sistema de boa fidelidade, se ouvirmos uma música comprimida em Mp3 numa alta taxa de bitrate, tocada, por exemplo, num Cd player Clarion de 24 bits, com conversor Bur-Brown, o resultado será bem satisfatório para o dia-a-dia, mesmo para ouvidos que já tem alguma exigência. Satisfatório sim, guardadas as proporções de limitação, longe de ter alta fidelidade. Mas não deixa de ser uma boa opção, pois os selos de audiófilos não são muito acessíveis e seus catálogos são limitados.

É como penso.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, tem uma pequena diferença sim, peguei um CD converti ele para mp3 e escutei os 2, 2 faixas de cada um, com o carro parado e desligado, mesmo com meu sistema não sendo hi-fi (480mp premier, AB4100, Kit Nar kevlar, sub nar 125 e cabos santo Ângelo) pude notar uma certa diferença.

Todavia, com o carro em movimento (costumo ouvir som com o carro em movimento :vts ), onde se tem a influência de vento ou demais apetrechos (ar condicionado, buraco no chão, etc) a diferença vai pro saco.

Agora em sistemas totalmente hi-fi a diferença pode ser maior, mas não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

li rapidamente o tópico

essa frase pode ser completada.

bom acho que o maior vilão do MP3 é quem converte o software que converte...

e o decoder que faz a conversão do sinal digital para analógico, ja existem muitos CI com essa finalidade nem todos são de boa qualidade, podem não acreditar mais alguns não suportam arquivos com bit rate maior do que

256Kbps.

Um fator que se deve levar em consideração ao fazer mp3 é o software usado para fazer a compressão dos arquivos, recomendo aqueles que usam o encoder LAME. ja provou sua qualidade superior sobre os demais.

Não espere milagres em taxas baixas, mais uma boa relação de tamanho qualidade seria 192Kbs Em High Quality, existe muitos presets para o mesmo experimentem a -r3mix e vão se surpreender com a qualidade do mp3. gerado.

Evite os MusicMatch, Windows Media, Xing

Compartilhar este post

Link para o post
Seguinte, se tivesse uma votação, só por curiosidade, votaria que sim! Vale a pena "investir" no som mesmo escutando MP3.

1º - Por causa do próprio ego! Meu gasto com som de carro, é extremamente pessoal, durmo feliz depois de pesquisar, comprar e trocar algum componente, machucar as mãos instalando o som.., tentanto regular.., trocando cabos, re-re-re-configurando o player, etc.. Depois, escutando e achando que melhora o som cada vez que fuçamos mais.. Isto é o melhor de tudo!!

2º - Me corrijam se eu estiver engando, mas acredito que coisa ruim + coisa ruim = coisa muito ruim! Se o sistema de som for ruinzinho, e ainda escutar MP3, deve-se escutar algo pior ainda.. em contrapartida, se meu sistema é bom, escuto MP3 (ou DVD) e o som sai pelo menos razoável.. Ou seja, um gasto alto tenta compensar outro baixo..

E aeh? O que acham?

Matô a pau....

Também acho que se o investimento contribuir de alguma forma para melhorar o resultado final, então é porque vale a pena!!!!

Afinal, o que é melhor: ouvir cd original numa instalação original (em regra com 4 flantes de 20W direcionados para a canela dos ocupantes), ou ouvir MP3 num sistema hi-fi? Eu fico com a segundo opção....

Então, se a pessoa optou por ouvir MP3 porque acha mais prático, barato, etc, é perfeitamente aceitável que ela invista em equipamentos para melhorar a qualidade do resultado final do MP3 que ela quer ouvir (MESMO QUE A QUALIDADE DO CD ORIGINAL SEJA MELHOR!!!).

Olha, muito antes deste tópico eu já havia feito a seguinte experiência: Eu e meu sócio temos carros idênticos. O dele com o som original e o meu com um som que, embora esteja longe de ser hi-fi, tem lá uma certa qualidade (Player Pioneer 780, kit NAR kevlar+titanum+xover comp, sub Bravox UXP 12", 4.6x pro kit e Alpine F400 pro sub, cabos rca DB Link). Então peguei alguns cd's originais e converti pra MP3, e toquei o original no carro dele e MP3 no meu carro.... Acho que nem preciso dizer qual foi o resultado...

Compartilhar este post

Link para o post
" .... Esse fórum me ajudou muito, e eu acho que pode ajudar muita gente ainda, pois é pra isso que um fórum serve, e não para se ficar discutindo qual o melhor som do mundo ou se vale a pena ou não se montar um som SQ pra ouvir MP3... "

Parabéns pelo seu comentário... E que seja o primeiro de muitos outros ainda por vir.... Seja bem vindo.

Porém, permita-me discordar apenas em relação ao trecho acima, e aproveitar esse "gancho" pra externar minha opnião sobre uma questão que considero muito importante:

Acredito que devamos manter o Fórum o mais "aberto" e acessível quanto possível, evitando toda forma de censura. Dever servir pra quem sabe muito, pra quem não sabe quase nada, pra quem tem dúvida sobre este ou aquele equipamento, enfim, pra toda troca de informação possível.

Lógico que será melhor que os tópicos sejam o quanto mais pertinentes e interessantes, mas acredito que esta seleção deve se dar de maneira natural e espontânea, e que devamos ter paciência quando entendermos que este ou aquele tópico não é interessante, ou menos no ponto de vista individual de cada um.

Digo isso porque lí num outro tópico, aliás muito interessante, e que indaga o que estaria faltando pra melhorar o Fórum, um forista sugerir que uma espécie de "carência" para os novatos, de forma que estes só poderiam criar tópicos após um determinado tempo após a inscrição.... Com todo respeito, isso é uma mistura de censura + descriminação, e portanto não é legal...

Peguemos por exemplo este próprio tópico. Foi afirmado no trecho acima transcrito que o Fórum não serve pra discutir se vale a pena ou não investir num sistema hi-fi pra ouvir mp3.

E essa mesma afirmação já havia sido feita várias vezes nos comentários anteriores.

Ora, é lógico que serve para discutir referido assunto. Tanto serve que já está na 5ª página... E eu particularmente aprendi muita coisa sobre diferentes tipos de compilação de arquivos e sobre como os diferentes tipos influenciam no resultado do audio....

De outro lado, serviu para que vc se manifestasse pela primeira vez no Fórum, o que, por si só já teria justificado o tópico.

Em síntese, todo tópico tem seu valor. Até mesmo que sirva apenas de parâmetro para aqueles que já sabem mais poderem "medir" o seu nível de conhecimento.

Repito: seja bem vindo, e passe a dividir mais conosco os seus conhecimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer aqui um servico de utilidade publica e dar um up neste topico q IMHO eh o melhor de toda a historia do autoforum (e eu sei q ele é do tempo do onça...) Incrivel como a pergunta despretensiosa do criador gerou uma discussao tao bacana...

As vezes, lendo esse subforum em especial, tenho a impressao q a galera tah com dinheiro sobrando e nao tem com o q gastar. Nego compra carro e jah quer bombar ampli de milhares de reais na mala, falantes hi-end (a propria definicao de hi-end chega a soar ridicula) sem nem saber o q ele tem hj e qual será o retorno sobre a grana investida.

Apesar de achar isso e ainda por cima estar numa pindaiba danada, continuo gastando meu vale-coxinha com som... E honestamente, faço mais pela curiosidade de testar algo novo do que pelo prazer de dirigir ouvindo meus discos do Tim Maia...

Mea-culpa feito, queria q alguem discutisse comigo sobre o processo de avaliar um sistema de som! Teimoso q sou, ando usando o pouco tempo q me sobra para testar algumas coisas q sempre duvidei serem possiveis.

O primeiro desafio está sendo saber diferenciar um WAV de um MP3 (podem me apedrejar...)

Detalhe importante: Estou usando o som q tenho em casa pq eh mto mais prático e barato.

Hardware:

Laptop > Cabo USB > DAC Zero > RCA meia boca (veio em um headfone Sennheiser q fiz a besteira de comprar) > Edifier RT1900 TII e cabos TiaFlex pra ligar a outra caixinha

Software:

Foobar2000

Musica:

De um post no blog do renato (http://www.diyaudio.com.br). Tentei pegar o link lah mas nao achei mais! Era um que falava sobre o formato DxD (uma musica de 3 minutos tem uns 500MB !!!). Infelizmente ainda nao tive tempo pra instalar os programinhas necessários para rodar esse formato entao estou usando o wav mesmo (uns 40Mb). E sinceramente acho q estou em alguns estagios anteriores de treino de ouvido e de nivel de equipamentos....

PS: Se alguem puder me indicar uma faixa que seja legal para o que eu quero testar, serei grato

Me dei ao trabalho de gerar MP3 de 128kbps, 96kbps e 60kbps

Resultados:

Wav X MP3 128 : Quando vc vai ouvindo sabendo qual eh qual, vc chega a arriscar em dizer que tah tocando frequencias mais altas e q o som tah mais aberto... Mas qdo fiz o famoso teste-cego, tive um percentual de acerto mto baixo. Portanto nao sou capaz de diferenciar (vixi.. agora q vao me enforcar...)

Wav X MP3 96 : Esse aqui nao precisou nem comecar o teste. Dois segundos da primeira execucao soou absurdamente diferente (som extremamente fechado!!!)

Aqui cheguei num ponto de corte interessante com o equipamento mais "top" de casa. Com isto em mente, mudei o hardware da seguinte forma:

Laptop > Cabo p2 pra RCA > Edifier

Quando liguei a parada (uns 10 min depois de ter ouvido o Zero) percebi facilmente que o som estava bastante degradado em comparacao ao anterior (mas nada extremamente absurdo) e continuei tocando meus testes:

Wav X MP3 128 : Evidente que continuei sem poder diferenciar

Wav X MP3 96 (ressalto novamente que a diferenca havia sido monstruosa): Passei a não diferenciar (mesmo no teste não cego) !!!

Conclusões e suposicoes:

1) Estou ficando louco por gastar meu tempo com esses testes bizarros.

2) O sistema importa mto mais que um ouvido apurado (concordam??)

3) Memória auditiva (pelo menos a minha) é muito curta.

4) Se eu melhorar o sistema "referencia" (provavelmente com amplificação decente), serei capaz de diferenciar facilmente MP3 128 de wav.

5) Só é possível avaliar audio quando o fazemos por comparação (tanto software quanto hardware). Ou não??

6) Meu ouvido de fato eh ruim/muito-mal-treinado pq o sistema inicial nem eh tao furreca assim e todo mundo diz que MP3 128 eh sofrivel...

Alguem?

Compartilhar este post

Link para o post

IPOD 80GB , mas em vez de rechea-lo de mp3, recheia de FLAC ou WAV e pronto, tem um sistema praticamente identico a um cd original (eu disse praticamente, e nao IGUAL) e pronto, tem praticidade.

Claro q vc nao vai ligar o ipod pela saida P2, e sim pela dock station

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o seu sistema chega a um certo patamar, mesmo IPOD com lossless (apple lossless por exemplo), da pra perceber a diferença tranquilamente em relação a CDs. Claro que pro dia a dia da pra escutar numa boa, só que numa audição mais séria, perde uma qualidade considerável.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso q me intriga... Principalmente em som automotivo: que nivel eh esse?? Para um cara conseguir dizer q um 7998 eh melhor q um 7892, por exemplo, qual deve ser o resto do sistema???

Compartilhar este post

Link para o post

é. pro meu nivel de equipamento um ipod com lossless já ta mais q perfeito

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

abraço

É isto que ando pensando para o som do carro que vou usar no dia-a-dia.

Quem é que de vez em quando não "esbarra" naquela música antiga que você gosta muito, mas só achou a mesma em MP3.

Estou com iPod de 160GB recheado, por isto estou pensando também numa HU que aceite ele... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

quase não posto mas vou dar um pitaco, eu gosto de ir para o trabalho ouvindo notícias na rádio :pirou: só precisaria de um tocafitas e dois coaxiais para fazer o serviço, porém o objetivo não é esse...

na volta do trabalho gosto de escutar meus cds e quero um tipo resposta do equipamento que tá tocando corresponda ao meu gosto, seja hifi ou não. é aquela história, não adianta ter uma ferrari e abastecer com gasola batizada... quem tem som hifi pode botar um mp3 pra tocar ou ouvir simplesmente uma fm qualquer, mas se não aproveitar 100% do que o seu sistema pode oferecer ouvindo bons cds, simplesmente estará jogando dinheiro fora

Compartilhar este post

Link para o post

abraço

pro meu tambem

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação a diferença do ipod com lossless e CD, tenho algo curioso pra comentar. Quando estava fazendo os testes do meu setup, aproveitei pra tirar essa curiosidade. No DRZ eu conseguia distinguir claramente a diferença do ipod pro CD, usando a auxiliar do aparelho( ipod ligado por dock). No Panasonic eu não consigo, apesar do sistema ser mais detalhado e com mais qualidade que o DRZ.

Mas na verdade, gostaria de ir um pouco mais longe. Acho que não investiria dinheiro em qualidade, dependendo do estilo de som que se ouve, e principalmente se os CD's são bem produzidos ou não. Um sistema mediano, vai tocar tudo de forma mediana, mas um sistema bom, é capaz de transformar seu cd "mais ou menos" em um desastre.

Compartilhar este post

Link para o post

por minha experiencia eu passei pelas mesmas etapas que o strayed falou ai em cima.

no DRZ era facil perceber a diferenca da entrada auxiliar com ipod (lossless) e o cd original, bastava apertar um botao para fazer o teste. E a entrada aux. tomava um pau. Obvio.

Ja quanto aa renovacao da sua music library, apos montar um sistema hi-fi, realmente te da algumas surpresas e algumas decepcoes.

Mas eu aprendi, na pratica, pelo menos no nivel do som residencial, que:

-Um bom sistema, bem acertado, pode e deve tocar bem todos os cds. Inclusive algumas gravacoes em MP3 (que nao sejam porcas, claro)

Compartilhar este post

Link para o post
Putz, belo tópico Gustavo!

Em termos de qualidade o MP3 fica devendo, mesmo ele sendo convertido na maior taxa possivel (que é 320kbps). Eu tambem ouço muito MP3 no carro. Mas tambem rola uns CDs de vez em quando, original!

No setup que estou montando agora devo gastar uns R$7.000,00 em equipamentos e instalação. Como comprei um Alpine IVA-D310, quero ligar meu iPod Video nele. Vai dar pra escutar os MP3 e ver os videos ainda por cima.

Cada um tem uma opiniao quanto a esse assunto, eu sou a favor do MP3, mesmo tendo um projeto de qualidade sonora no carro de alto investimento.

Mas é lógico que qualidade mesmo é cd original. Mas to montando o projeto pensando no MP3......se vc tem um player de MP3 é a melhor coisa ligar ele no som.

:legal:

So um detalhe o MP3 não para na taxa de 320kbps ...!

E temos flac, ogg e etc... nao precisa ficar no MP3 puro gente!

Compartilhar este post

Link para o post

EU NÃO CONSIDERO APE LOSSLESS!

por mais q a apple pregue isso, ape tem perda sim... bom... não sei se tem perda ou se a perda aparece pq a maioria das coisas rippadas em ape são feitas com taxa baixa...

já FLAC com taxa de 760kbps pra cima realmente é muito difícil, quiçá impossivel, distinguir do original

pra saber o nível de perda é só pegar um CD original, rippar via foobar em WAV e em FLAC/APE/MP3/OGG, joga as tracks em um editor de audio que mostre o wave e que dê suporte para arquivos compactados, e use um bom conversor... dai vc sobrepõe as ondas e ve a diferença de forma QUANTITATIVA!

nunca fiz com lossless, mas em mp3 320 a diferença é fácil de ver (claro, até no meu sonzinho manco de casa da pra perceber!)

eu não to com mto saco pra fazer isso denovo, mas no dia q eu tiver tempo pra fazer, mostro com screenshots, e já tiro a teima se APE é ou não lossless!

na minha opinião um sistema hi-fi TEM que tocar qualquer coisa bem!

oq eu creio ser o problema não é que com um sistema top os CDs mal gravados e compactados se tornem piores que são, é que ao se ter uma referencia melhor, aquilo que antes era totalmente aceitável, passa a ser desagradável de se ouvir! eu passei por isso qdo aprendi o que era qualidade de áudio de verdade, meus mp3 de 128kbps só servem para arquivo de raridades que eu não consiga achar em outro formato melhor, já que tudo que eu conseguir achar em lossless, CDrip, OGG, mp3 de 320 eu substituo arquivos antigos... mas ainda ouço muito mp3 de 128, pq tem musicas q eu gosto e só achei assim!

acho que um sistema tem que ser feito para se ouvir a MUSICA, e não os falantes, player, amplificador, cabo! um radinho de pilha tocando um bom e velho lynyrd skynyrd, em mp3 de 96kbps, me deixa muito mais feliz q o rái fái saundi sísti of the stars tocando uma musica que eu não gosto, mesmo que ela esteja com a gravação mais perfeita do mundo!

EDIT: não estou menoprezando os sistemas hi-fi! tanto é que estou me esforçando para atingir um alto nível de fidelidade em meu sistema, mas eu acho que dizer que as musicas boas mal gravadas se tornam descartáveis com um sistema hi-fi, é um absurdo! quantos aqui possuem carros de alta performance e que rodam 90% do tempo abaixo dos 60 km/h e não fazem curvas a mais de 40 na cidade? mas nos 10% de rodovia que se roda, se quer um carro competente, rápido, seguro e tudo mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Subsonic, discordo quando vc diz que sistema hi-Fi tem que tocar bem qualquer coisa. É EXATAMENTE o contrário.

Um sistema mais básico vai tocar qualquer mídia, das boas às ruins, de maneira bem parecida.

Quanto mais up fui dando no meu sistema, progressivamente tive que UPAR as mídias, pois os MP3 veeeeelhos que eu peguei há anos no Napster passaram a OFENDER os ouvidos. A diferença é tão gritante, que irrita ouvir mídia ruim.

Concordo com quem disse do iPod grande + lossless (ou arquivos BEEEEM ripados), usado por entrada auxiliar. Para o dia-a-dia (rodar de vidro aberto), não precisa mais!

Compartilhar este post

Link para o post
No Panasonic eu não consigo, apesar do sistema ser mais detalhado e com mais qualidade que o DRZ.

Interessante... O q o leva a concluir que o teu set atual (mto bonito, diga-se de passagem) eh mais detalhado q o antigo? Deixou d notar diferenca pq o iPod ficou melhor ??

pra saber o nível de perda é só pegar um CD original, rippar via foobar em WAV e em FLAC/APE/MP3/OGG, joga as tracks em um editor de audio que mostre o wave e que dê suporte para arquivos compactados, e use um bom conversor... dai vc sobrepõe as ondas e ve a diferença de forma QUANTITATIVA!

Pois é, mas qual a influencia dessas ondas q faltam no ato de se ouvir música ??? Ainda mais dentro de um carro...

Compartilhar este post

Link para o post
Subsonic, discordo quando vc diz que sistema hi-Fi tem que tocar bem qualquer coisa. É EXATAMENTE o contrário.

Um sistema mais básico vai tocar qualquer mídia, das boas às ruins, de maneira bem parecida.

Quanto mais up fui dando no meu sistema, progressivamente tive que UPAR as mídias, pois os MP3 veeeeelhos que eu peguei há anos no Napster passaram a OFENDER os ouvidos. A diferença é tão gritante, que irrita ouvir mídia ruim.

Concordo com quem disse do iPod grande + lossless (ou arquivos BEEEEM ripados), usado por entrada auxiliar. Para o dia-a-dia (rodar de vidro aberto), não precisa mais!

o sistema de alta fidelidade nunca vai "melhorar" nem "piorar" uma mídia ruim (alguns HU clarion dizem fazer isso mto bem... mas é discutível), mas eu creio que a degradação está muito mais nos ouvidos de quem se habitua com a alta fidelidade que no fato do sistema "amplificar" os defeitos do mp3! o mp3 não adiciona nada no arquivo, ele "retira" de forma organizada pra que se não perceba evidentemente oq foi retirado... dessa forma, e até onde eu já pude testar (sistemas bastante fiéis, mas nada hi-end) um mp3 de 128 toca tão mal em um sistema ótimo quanto em um mediano, a diferença é que no sistema hi-fi se espera bem mais que um mp3 meia boca, ai se começa a procurar inconscientemente os defeitos e se acha o mp3 intragável!

os sistemas fracos "nivelam por baixo", e mesmo uma boa gravação não soa tão diferente de uma não muito boa, coisa que o sistema hi-fi não faz, oq é bom fica realmente bom, oq é ruim, fica tão ruim quanto é, mas a gente, subjetivamente "vê" mais "sujeira" e descarta os coitados dos mp3

Compartilhar este post

Link para o post

Minha opnião,

Com o tempo e ouvindo musicas antigas no sistema novo, se nota q os defeitos do mp3 sao mais nitidos, digo isso pq agora que estou sem hu no carro trouxe meus cds para casa e coloco no som simples de casa e não ouço os defeitos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pro pessoal que usa Lossless no iPod, como vocês fazem?

Eu tenho vários arquivos aqui em FLAC, porém até hj n consegui coloca-los pra tocar de maneira pratica (a não ser ripando tudo em CD, queria algo mais pratico). Você usaram o Rockbox pra rodar Flac? Mesmo com o rockbox, os controles de ipod pelo aparelho ainda funcionam? Pq ai penso seriamente em adquirir um ipod

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...