Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gustavo-pb

Vale A Pena Gastar Em Qualidade Para Escutar Mp3?

Recommended Posts

Postado em
Kleber, isso independe do player utilizado?

Ou seja, toda gravação em DVD tem essa má qualidade em áudio?

Realmente eu não sabia disso! Aliás, achava q fosse pelo menos igual a um CD. Talvez eu não tenha percebido isso por meus DVDs serem todos de gravação ao vivo, q já peca em qualidade de áudio!

Olha... a qualidade do áudio não é exatamente má... mas é mediana... O formato padrão pra vídeo é MPEG2, e áudio é MPEG3, exceto quando falamos em 5.1... aí entram os padrões DTS, Dolby... cada um com seu "formato", mas todos tão destrutivos quanto o MP3...

Postado em

Fiquei encucado com o que o Kleber falou sobre DVD.

Com relação ao audio tudo bem, pois tenho vários DVDs, tanto de show, quanto de clipes, em que o audio é claramente inferior ao de MP3 e olha que não tenho ouvido nem um pouco treinado.

Mas com relação ao video fiquei pensativo.

Kleber o video do DVD é ruim comparando com o que?

Valew

Postado em
Fiquei encucado com o que o Kleber falou sobre DVD.

Com relação ao audio tudo bem, pois tenho vários DVDs, tanto de show, quanto de clipes, em que o audio é claramente inferior ao de MP3 e olha que não tenho ouvido nem um pouco treinado.

Mas com relação ao video fiquei pensativo.

Kleber o video do DVD é ruim comparando com o que?

Valew

Compressão é altíssima... se vc comparar com um material bruto (normalmente gravado em DV e editado, ou em Beta, digitalizado e editado), a imagem do DVD leva um pau feio...

Postado em
RESUMÃO-

FABIO ARISA- quer dizer que tanto faz colocar originais e sub jl, caso ultilize mp3?sera mesmo?

KLEBERLPA- bons hein seus comentarios. frase boa "vale a pena invetir mas nao na mesma medida q vc investe num sistema serio". na questao la do dvd mp3, concordo TOTALMENTE, possuo dvd no meu carro e é uma bosta, tb a marca é muito ruim, que nao vale a pena nem falar, se nao os caras vao zoar da minha cara. mais kleberlpa quando se compra um dvd de 4000r$ a diferenca nao é grande, o fo** é quando compra um de 1000r$.

PARDAL-sempre contribuindo :legal:

MOSKA-simpatia ta sobrando hein. ou é o medo de pisar em ovos, pq quando o forum aqui é fo**, quando vc discorda da maoioria...vou procurar saber mais das compressoes.

GUTOWS-realmete as vezes se grava cds principalmente quando sao ao vivo, e fica com qualidade de LP, mas em outros a diferença é quase imperceptivel, nao sei se é pq nao tenho ouvido tao apurado, mas valeu pelo comentario.

PRMIQUEL-é o que coloquei pro gutows, as vezes fica e as vezes fica ruim. dois pontos de vista diferentes (gutows,prmiquel) mas que tem suas peculiaridades, vai depender muito de como foi gravado o cd. gravar de qualquer jeito é claro que vai ficar ruim, mas se de atencao fica bom. nunca iqual ao original.

GASPERHP-acho que vc esta certo, a chave esta no ponto de equilibrio, ate pq se vc gasta 5mil reais em um setup, deve ter grana para comprar cds originais. agora eu que nao tenho r$ seleciono apenas os melhores para comprar originais, e o resto (grande maioria) vai de mp3 mesmo.

RAFAEL-SC-realmente passar de 5mil e colocar mp3 e ser um tanto mao de vaca ehein! acho que era a resposta que eu queria escutar, valeu.

NEUROTIC-esta questao do sql poderia da um novo topico, la no spl, ja que la a qualidade nao é tao exigida. tb curto umas batidas fortes. boa a colocacao "um sistema multimídia não necessita se privar da qualidade pelo simples fato da prioridade ser o DVD"obg

KEEPWALKING- acredito que seu comentario aqui é unanime "eu aconselho a investir em um kit mediano",boa contribuicao

drm_sound- realmente tem momentos que nao somos tao exigentes

valeu ai galera, brigado a todos e vou fazer meu setup de 3.500 com mp3 mesmo, os cds que costumo escutar mais compro original, nao esta bom!!?

Cara, peço que vc me explique o que vc quis dizer com sua frase.

Eu discordo da maioria? Como assim?

Postado em

DVD no carro eu acho totalmente supérfluo, porque se estou prestando atenção no trânsito, como vou assistir um filme ou um show? até mesmo pq o carro foi feito para locomoção não para imobilização, pq ficar dentro do carro imóvel para assistir um DVD, se é mais confortável ficar na sala de sua casa. Qt a qualidade de áudio do DVD é perceptível dependendo do sistema, em relação ao vídeo a qualidade eu acho mediana. Porém o cabeamento, o televisor, entre outros fatores, acho que contribuem para essa queda da qualidade do DVD, isso em se tratando de reprodução residencial, agora imeginem num sistema automotivo.

Nada contra a quem adere ao uso de um sistema multimídia no automóvel. Cada um, cada um.

Postado em

Moska, acho q ele redigiu errado e vc fez uma má interpretação da redação errada dele... hehehe...

Pelo q entendi, ele quiz dizer que o forum n perdoa muito akele que vive discordando da maioria (acho errado esse conceito ok?). E n q vc esteja indo contra a maioria...

Moska, faço algo parecido contigo, só que n to usando tanto os cd's ORIGINAIS da minha até vasta coleção (mais composta de rock, classicos, blues, heavy,jazz) pois tenho medo de desgaste dos cds e como tenho muitos mesmo importados, n quero ter que correr atras deles again... Entaum faço um apanhado deles e gravo em audio... ou faço um backup do cd que curto mais..(o Eagles já ta na 3 geração de clonagem...hehehe)

Mas que mp3 quebra um senhor galho qdo se vai de brasólia a Foz....aaaa isso faz.... e nem me importo com a tal perda qualitativa de sonoridade e fidelidade... Isso deixo pra qdo estou no estacionamento da facul por volta das 18:15 e escuto alguma faixa da chesky, B&W, McIntosh, Brubeck, ou Hotel California, com o carro ligado e o ar congelando...

Ah, ótimo tópico, de parabéns Gustavo (redija melhor o texto pra evitar algumas pedras no caminho)

Abraço

Postado em

Neurotic, no meu caso, respondendo sua pergunta, eu assisto dvd no carro pq o som do meu carro é infinitamente melhor do q o q eu tenho na sala e no quarto de casa!

O dia q eu tiver grana pra montar meu HT, aí td bem, por enquanto, o carro é o melhor lugar!

E outra, em viagens longas, é possível dirigir e assistir sem problemas, claro q vc não vai prestar atenção em tudo, mas um show, por exemplo, é bem legal, sem falar q as garotas adoram!!rsrsrs!!

Postado em

Eu também uso DVD no carro. E pretendo continuar usando...

DVD é a moeda de troca com minha família para eu poder montar o sistema que quero no carro.

Eu ouço meu jazz, quando eles estão no carro, colocamos algum show, e minha mulher consegue materializar a relação som automotivo x $investimento$

Se eu falasse o que gasto só pra ouvir cd em que ninguem canta, minha mulher pedia divorcio....

Postado em

DVD é a moeda de troca com minha família para eu poder montar o sistema que quero no carro.

Eu ouço meu jazz, quando eles estão no carro, colocamos algum show, e minha mulher consegue materializar a relação som automotivo x $investimento$

Se eu falasse o que gasto só pra ouvir cd em que ninguem canta, minha mulher pedia divorcio....

Pronto, o Arisa foi o único a justificar de forma enfática o investimento em DVD. No caso dele, manutenção da harmonia conjugal. :vts

Num sistema multi-purpose como do Fábio, é tranquilão, você tem uma central multimídia tipo canivete suisso, que toca DVD, CDA, mp3, etc. Nesse caso, mesmo um sistema hi-fi é bem aproveitado, porque tem hora que ele vai usar toda a fidelidade do sistema. Vale cada centavo investido.

Agora, se o camarada só toca DVD, etc, vive no MP3, um sistema mid-fi tá passando de bom.

Postado em

Realmente Fabio, é mais do que um perfeito motivo pra continuar usando o DVD... :huh:

Ela não tem acesso ao forum n neh? :vts

Postado em

Acho que tanto o DVD quanto o MP3 quanto o CD são válidos. Não acho o DVD nem o MP3 tão ruins (como eu disse, precisa ter um sistema a altura pra notar essas diferenças).

Eu tenho uma HU com MP3 exatamente porque, quando ando com a família, não preciso ficar trocando de CD. O volume geralmente está baixo e estamos conversando, portanto, a pequena (no meu caso de um sisteminha mais dia a dia) perda, não tem importância.

Agora, voltando à pergunta original, não acho que o MP3 ou o DVD comprometam tanto a gravação que não valha a pena destinar uma aparelhagem razoável.

Sei que aqui o assunto é alta fidelidade, mas os carros só são montados visando os encontros, campeonatos etc? Não entra também o uso no dia-a-dia? Sei que tem veículos destinados única e exclusivamente a encontros e campeonatos, mas acho que dá pra contar nos dedos da mão do Lula...

Postado em

Realmente um ótimo topico, num otimo forum, com otimas pessoas respondendo.

Bom, nao sou nenhum AS, em som, mas posso dizer que sou apaixonado... Ja ouvi falar uma vez na perda da qualidade mas nao dei bola.. Agora retomando ao assunto gostaria de saber:

É nitida a diferenca de um cd ORIGINAL pra um pirata?

E quanto ao pirata pro mp3, considerando que seja gravado em 128k pra cima, geralmente quando pego eu escolho em 192kbp/s?

Como citado, tem show e SHOW, uma banda de forro ou qualquer outra mais modesta acho q nao iria diferencia tanto em mp3 neh? agora se formos analisar um PINK FLOYD e varios outros titulos mto trabalhados na QUALIDADE SONORA sim. se eu comprar um cd original de uma dessas BANDAS e tirar uma copia so nisso ja perco qualidade?

A ultima, num sistema tipo o meu, médio simples, veja avatar, sera q realmente consegue diferencia esse quesito qualidade? ouvi varios carros mp3 tocando som mto definido ja...

Postado em

Bom, nao sou nenhum AS, em som, mas posso dizer que sou apaixonado... Ja ouvi falar uma vez na perda da qualidade mas nao dei bola.. Agora retomando ao assunto gostaria de saber:

E quanto ao pirata pro mp3, considerando que seja gravado em 128k pra cima, geralmente quando pego eu escolho em 192kbp/s?

Como citado, tem show e SHOW, uma banda de forro ou qualquer outra mais modesta acho q nao iria diferencia tanto em mp3 neh? agora se formos analisar um PINK FLOYD e varios outros titulos mto trabalhados na QUALIDADE SONORA sim. se eu comprar um cd original de uma dessas BANDAS e tirar uma copia so nisso ja perco qualidade?

A ultima, num sistema tipo o meu, médio simples, veja avatar, sera q realmente consegue diferencia esse quesito qualidade? ouvi varios carros mp3 tocando som mto definido ja...

Duzas,

Um sistema ultra refinado residencial, já me disseram que dá pra sentir diferença entre CDR e CD prensado (mas eu não pude ouvir, entretanto acredito). No carro, eu acredito ser impossível, dado o nível dos equipamentos e instalação atuais (no futuro, quem sabe)

A diferença entre MP3 e áudio fica maior conforme o sistema é aprimorado e conforme as gravações melhoram. Não se trata de forró ou Pink Floyd e sim do método usado na gravação.

Geralmente, as gravações comerciais, com pequenas diferenças aqui e ali estão mais ou menos no mesmo nível. Entretanto existem gravadoras especializadas que gravam buscando uma fidelidade e naturalidade maiores.

Num sistema simples eu acredito que a diferença entre um bom MP3 e um CD seja praticamente imperceptível (como eu disse, não vale comparar um arquivo gravado a 64kbps baixado do e-mule com uma gravação audiófila).

Postado em
Sei que aqui o assunto é alta fidelidade, mas os carros só são montados visando os encontros, campeonatos etc? Não entra também o uso no dia-a-dia? Sei que tem veículos destinados única e exclusivamente a encontros e campeonatos, mas acho que dá pra contar nos dedos da mão do Lula...

Acredito que a maioria do pessoal do forum,tem seus sistemas montados,mais para o uso dia-dia msm,lógico que tem aqueles que participam de campeonatos e tals.Acho muito melhor curtir um MP-3 em um bom sistema do que num outro sistema ruim.Claro que um CD original é muito melhor,mas em vista dos preços dos CDs originas é cruel,mas todos tem alguns originais,não é?Tenho um MP-3 do Natiruts tem a música Leve com voce, que pra mim é a melhor,meus mids paracem que vão estourar de tanta distorção que entra neles,e com cd original no último volume não dá nada,td por causa dá má gravação,achei até que eram meus mids que estavam fudendo,mas não era.

Postado em

O velho WAF... :vts

Esposa eu não sei, afinal ainda não tomei este tipo de coragem... namorada é mais fácil dobrar... quando ela reclama que vc vive mexendo no som, pegunta qual a finalidade daquele monte de coisa, e reclama do gasto com dinheiro, vc ainda pode dizer que o "carro é meu"... Depois que casa, já era...

... não sei pq, mas cada vez mais eu penso menos na possibilidade de um dia constituir família... o-o-

Postado em

bom acho que o maior vilao do MP3 é quem converte o software que converte... nao tem como nego sair baixando os mp3 no emule e gravar e nem sequer selecionar eu mesmo cheguei a baixar a mesma musica 6x ate achar uma que tivesse melhorzinha...

bom tenho disqueteira Fm no meu carro e um alpine com Hu principal... hj quero ver se consigo vender a disqueteira e pegar um Ipod... e ligar via cabo AI-net...

eu digo que vale! da pra perceber diferença claro que dá mais nao é nada insuportavel... e eu agora mesmo no carnaval fui viajar e usei so a disqueteira muito melhor seleciono tudo com o carro parado e é só curtir a viajem... usando cd como ja disseram acima toca nego abrir o case de cds e trocar cd a cada uma hora... isso pra quem viajou 900km seria um grande problema alem de pelo menos 10cds 10 trocas e um saco cheio...

entao é logico que vale o uso do mp3 pra viajens e dia a dia é muito valido! ouvir o cd orginal quando da vontade de apreciar uma musica de qualidade, acusticos, jaz e afins que gostamos de apreciar!

bom vou levantar uma outra questao! eu me recuso a por um cd original no meu carro! calma calma nao é o que tao pensando... é que um cd original custa caro um cd original raro entao nem se fala... cd se danifica com o calor, cai e riscar as veses empena enfim... portanto todo CD que tenho no meu carro é FAÇO UMA COPIA DIRETA DO CD... AI ME DIZEM MESMO COPIANDO EM 2X EM MIDIA SONY(meu alpine so lê midia sony gravado a menos de 12x) ALTERA A QUALIDADE DP ORIGINAL???

pq me desculpem quem paga 150 conto em um unico cd e ponhe no carro nao tem amor ao seu dinheiro... imaginem se roubam seu case de cd com sei la 20 cds importados??

Postado em

Como citado, tem show e SHOW, uma banda de forro ou qualquer outra mais modesta acho q nao iria diferencia tanto em mp3 neh? agora se formos analisar um PINK FLOYD e varios outros titulos mto trabalhados na QUALIDADE SONORA sim.  se eu comprar um cd original de uma dessas BANDAS e tirar uma copia so nisso ja perco qualidade?

Duzas,

Um sistema ultra refinado residencial, já me disseram que dá pra sentir diferença entre CDR e CD prensado (mas eu não pude ouvir, entretanto acredito). No carro, eu acredito ser impossível, dado o nível dos equipamentos e instalação atuais (no futuro, quem sabe)

A diferença entre MP3 e áudio fica maior conforme o sistema é aprimorado e conforme as gravações melhoram. Não se trata de forró ou Pink Floyd e sim do método usado na gravação.

Geralmente, as gravações comerciais, com pequenas diferenças aqui e ali estão mais ou menos no mesmo nível. Entretanto existem gravadoras especializadas que gravam buscando uma fidelidade e naturalidade maiores.

Num sistema simples eu acredito que a diferença entre um bom MP3 e um CD seja praticamente imperceptível (como eu disse, não vale comparar um arquivo gravado a 64kbps baixado do e-mule com uma gravação audiófila).

concordo, mto bom! :legal:

Postado em

O velho WAF... :vts

Esposa eu não sei, afinal ainda não tomei este tipo de coragem... namorada é mais fácil dobrar... quando ela reclama que vc vive mexendo no som, pegunta qual a finalidade daquele monte de coisa, e reclama do gasto com dinheiro, vc ainda pode dizer que o "carro é meu"... Depois que casa, já era...

... não sei pq, mas cada vez mais eu penso menos na possibilidade de um dia constituir família... o-o-

Não sei porque,mas tenho o mesmo problema aqui em casa,ela diz que gasto horrores em som e a casa está caindo aos pedaços,é fo**. :banghead

Postado em

Pronto, o Arisa foi o único a justificar de forma enfática o investimento em DVD. No caso dele, manutenção da harmonia conjugal. :vts

Num sistema multi-purpose como do Fábio, é tranquilão, você tem uma central multimídia tipo canivete suisso, que toca DVD, CDA, mp3, etc. Nesse caso, mesmo um sistema hi-fi é bem aproveitado, porque tem hora que ele vai usar toda a fidelidade do sistema. Vale cada centavo investido.

Agora, se o camarada só toca DVD, etc, vive no MP3, um sistema mid-fi tá passando de bom.

Pegou o espirito da coisa 100%

:rever1:

Postado em

Eu acho que, pro camarada que não compra cds importados de alta fidelidade, não tem o costume de escuta ópera, jazz ou músicas que tocam todas as frequências, mas não abre mão de qualidade, não tem problema nenhum em se gastar um pouco mais pra escutar mp3. Eu mesmo faço isso. Eu percebo alterações em conversões feitas por mim mesmo, de .wave para .mp3, mas isso em poucas músicas, pra falar a verdade.

Motivo? Simplesmente, hoje em dia ("hoje em dia" só força de expressão, porque já faz tempo) os cds vem "bombados" de fábrica, eu converto minhas músicas no Sound Forge, simplesmente não abrem ondas de frequencia, abre tsunami mesmo, vejam por vocês mesmos:

Ondas de freqüência

Sim, esta música está até bem "comportada" pros dias atuais, tem música que eu abro e os picos estão completamente "estourados" (não tem onda, é simplesmente uma faixa azul).

Minha conclusão: pro meu tipo de música, se os cds já vem podres de fábrica, porque não converter em mp3?

Guest PARDAL MeTaL
Postado em

Uma vez assisti uma palestra sobre fotografia. O cara explicou muito bem sobre mídia digital. A cópia digital é a única cópia FIEL que existe! Mas isso é na fotografia.....imagem!

Quando ele abordou outros tipos de midia, como DVD, CDR,MD, etc....Disse que não é cópia fiel, pois existem varios tipos de mídia no mercado. Se vc gravar um cd na mídia da LG e ouvir, é diferente do que vc gravar o mesmo cd em mídia da Samsung! Óbvio! Isso é qualidade! Tambem envolve qualidade de som!

O cara disse isso, eu nunca percebi! o-o-

Mas creio que deve ser verdade, pois o que tem de mídia ruim no mercado....

Postado em

Não que a mídia seja ruim jque vá mudar a cópia... existe uma tolerância a erro em toda mídia... no caso do CD, é altíssima, mas existem algoritmos pra corrigir. Em caso de arquivos "estáticos", o computador pode repassar uma parte quantas vezes quiser até acertar a leitura... mas "on the fly", como é o caso da reprodução musical, isto não é tão eficiente... os erros vão corrompendo o áudio, pois se a unidade for compensando pequenos erros, vai chegar um ponto onde o cd vai pular, por não ter o que tocar...

Pra arquivo funciona, se levar 3x mais pra ler, não tem problema... mas CD de áudio ou de vídeo, o bicho pega. Se todas as músicas estivessem em um disco rígido, o calcanhar do sistema seria apenas o DAC... mas na corrida de revezamento que é a reprodução do CD, se um tropeça, a equipe fica pra trás.

Postado em
Moska, acho q ele redigiu errado e vc fez uma má interpretação da redação errada dele... hehehe...

Pelo q entendi, ele quiz dizer que o forum n perdoa muito akele que vive discordando da maioria (acho errado esse conceito ok?). E n q vc esteja indo contra a maioria...

Moska, faço algo parecido contigo, só que n to usando tanto os cd's ORIGINAIS da minha até vasta coleção (mais composta de rock, classicos, blues, heavy,jazz) pois tenho medo de desgaste dos cds e como tenho muitos mesmo importados, n quero ter que correr atras deles again... Entaum faço um apanhado deles e gravo em audio... ou faço um backup do cd que curto mais..(o Eagles já ta na 3 geração de clonagem...hehehe)

Mas que mp3 quebra um senhor galho qdo se vai de brasólia a Foz....aaaa isso faz.... e nem me importo com a tal perda qualitativa de sonoridade e fidelidade... Isso deixo pra qdo estou no estacionamento da facul por volta das 18:15 e escuto alguma faixa da chesky, B&W, McIntosh, Brubeck, ou Hotel California, com o carro ligado e o ar congelando...

Ah, ótimo tópico, de parabéns Gustavo (redija melhor o texto pra evitar algumas pedras no caminho)

Abraço

Ah... entendi a colocação.

É, foi o que eu falei... procure escutar 1 CD por dia, nessa minha rotina durante a semana. Mas vale muito a pena sim se seu acervo musical for basicamente em MP3.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...