Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tinomagno

Caixas Turbo Bass! (hb12/15)

Recommended Posts

Eu tenho uma grande admiração pelo pessoal mais antigo(mais sábio) do forum.. Mas agora discordo do Guto... acho que o fórum é composto por amantes do som, em muitos casos, doentes por som e se esse tipo de caixa está gerando tanta dúvida e polêmica, qualquer teste com ela é bem vindo e válido(se forem com os mesmos equipamentos). Muitos podem achar que não tem fundamento... mas assim que é abafado por uma caixinha dessa(quando a sua está completamente correta), ai num instante bate a angústia e o fundamento aparece!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo bem ... num tá aqui quem falou mais ...

deixa pra lá !

Mas respondendo vc Igor ... Eu fiz os testes CEGOS SIM , mas se estou dizendo que num tem sentido fazer sem fundamento , é pq aprendi que não tem ... pensa nisso !

Compartilhar este post

Link para o post

dsc00123dg3.jpg

Shot with K790i at 2007-08-01

com as batidas a caixa saiu um pouco do lugar, pois ainda não esta 100% pronta...

dsc00122sz2.jpg

de longe!

Compartilhar este post

Link para o post
dsc00123dg3.jpg

com as batidas a caixa saiu um pouco do lugar, pois ainda não esta 100% pronta...

dsc00122sz2.jpg

de longe!

E aí galera quem escutou e os comentários kd?

Compartilhar este post

Link para o post
isso ae ... qual foi a grande diferença no som ?

não está 100% ainda...a caixa está saindo muito do lugar e para postarmos impressões precisar temos que ajeitar isso...o falante fica descentralizando com isso...

daki pra segunda feira postamos melhores impressões...

mas da uma olhada no outro topico: http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...pic=90995&st=40

Sds

Roberto Magno Jr.

Compartilhar este post

Link para o post

-Very high response down to 35hz; Tá só com 15 dBs abaixo da faixa útil. Bem o caso do comentário do Tom Danley.

-Special price 2.170,56 Euros x 2,683 = R$5.823,61: fala sério né!

Saudações,

Paulo.

É ... Paulo, eu não tenho um olhar técnico-elevado igual o seu , mas, parece que entre todos essas empresas (sem exceção) o marketing é usado de forma apelativa , para “pegar” os menos desavisados !!

Mas, no final da contas , a caixa me parece ser boa !

** E com relação ao preço (caixa) , ou melhor, a cotação para o seu valor em reais !!, lembre-se que o salário mínimo na Itália , é 900 Euros (isso especificamente para pessoas não graduadas: faxineiro, pedreiro, lixeiro etc ) , para graduados a estória é ainda melhor !

Para eles lá , não é tão caro assim !!!

E por fim eu fui dar uma olhada no PDF da SB100, (seria bom se eles mostrassem a parte interna da caixa, mas de “besta” eles não têm nada ! kkk)

http://www.eaw.com/info/EAW/Loudspeaker_Pr..._SPECS_revA.pdf

Até mais !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Saudações,

Paulo.

Sim, eu quase ia esquecendo !!

Só uma explicação sua, por favor

Eu observei no site da EAW, as caixas para falantes de 15” são mais “simplificadas”, enquanto que, para os de 18”, como é o caso da SB1000z, são caixas mais “elaboradas” !

Com isso, podemos deduzir que falantes de 18” por ter Fs menores e Vd maiores, tem uma aplicação melhor nessas caixas mais elaboradas, que tentam aproveitar melhor essas características (entre outras). Já os de 15”, em caixas mais simples, nos dará melhores resultados ???

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Com o DIY, munidos de técnica adequada e bons falantes podemos fazer caixas no mínimo iguais, e a um custo muito menor;

Saudações,

Paulo.

Eu achei esse PDF da snake em um site americano!!

Será que é uma copia perfeita da SB1000 ??

http://www.igolkin.com//soft/Tda-audio/upl.../EAW-SB1000.pdf

Acho que vc já devia conhecer a muito tempo, esse projeto !!!

encontrei esse projeto da CELESTION !!!!!!

http://www.xxxxxx. ..

E esse da EAW BH 882- 2 x 18

http://www.xxxxx ...

E encontrei essas orientações , quem tem como referencia bibliografica, gente que talvez vc conheça:

BOOKS:

David B. Weems, "Building Speaker Enclosures," Radio Shack publication, stock# 62-2309

"The CAMEO Dictionary of Creative Audio Terms," Creative Audio & Music Electronics Organization, 10 Delmar Avenue, Framingham, MA 01701

F. Alton Everest, "The Complete Handbook of Public Address Sound Systems," Tab Books #966, Tab Books, Blue Ridge Summit, PA 17214

David B. Weems, "Designing, Building & Testing Your Own Speaker System," Tab Books #1364 (this is the same as the Weems book above)

Abraham B. Cohen, "Hi-Fi Loudspeakers and Enclosures," Hayden Book Co., 0721

Alex Badmaieff and Don Davis, "How to Build Speaker Enclosures," Howard W. Sams & Co., Inc., 4300 West 62nd Street, Indianapolis, IN 46268

Bob Heil, "Practical Guide for Concert Sound," Sound Publishing Co., 156 East 37th Street, New York, NY 10016

_______

Paulo , esses dois ultimos projetos acima, podem ser considerados ultrapassados ????

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Trovac !

Da bibliografia não conheço a 2ª e a 5ª;

Saudações,

Paulo.

Oi Paulo

Só pela velha e boa curiosidade !

http://mobile.jlaudio.com/products_enclosu...nu=1&page_id=18

Andei olhando essa caixa projetada recentemente pela empresa JL ÁUDIO

Assim como, em fóruns especializados, nos EUA , para tentar entender a funcionalidade dela, e também para saber o que o pessoal falava sobre a caixa, se realmente “prestava” etc

Inicialmente, é uma caixa dentro de outra, parece coisa simples

Vc já havia visto esse “principio” antes em sonorização profissional ??

** Eu só achei estranho , o ar que vem do duto (fundo da caixa) passar “pela frente” do subwoofer ! !

Segundo eles (JL Audio) isso propociona um efeito somatório !!

Compartilhar este post

Link para o post

Trovac, isso é só um layout diferente, mas o principio me parece ser o das Air Coupler!

na verdade só se mudou o formato, mas tem a estrutura de uma aircoupler!

pelo menos ao MEU ver!

Compartilhar este post

Link para o post
Trovac, isso é só um layout diferente, mas o principio me parece ser o das Air Coupler!

na verdade só se mudou o formato, mas tem a estrutura de uma aircoupler!

pelo menos ao MEU ver!

Eu achei esse site, que tá mais pra aula de historia doque pra outra coisa !! o-o-

coisas com :

"Subwoofers have existed since the early days of high fidelity. Even before World War II (according to Jean Hiraga in his excellent book 'Les hautparleurs' - Editions Fréquences. Paris, 1980) a man named Olney proposed a loudspeaker specifically designed for the reproduction of the low frequencies..."

mas, para quem gosta de AUDIO, vale a informação e curiosidade

Abaixo uma foto de um projeto que foi chamado de Air Coupler !

achighfid152.jpg

Eu achei legal essa caixa :

acjanw1.jpg

***Nesse site vc vai ver a PLANTA do projeto entre outras coisas !!

http://www.soundfountain.com/amb/activsys1.html

Compartilhar este post

Link para o post
Veja só onde se inspiraram e não ficam nem vermelhos:

http://img69.imageshack.us/img69/2231/detailgk0pd9.jpg

Devem ser partidários da velha tese do nada se cria nada se perde tudo se...

isso funciona?! :pirou: rsrs Qual seria o efeito desse tipo de caixa? ou total cancelamento, ou ganho absurdo, pelo visto!

Compartilhar este post

Link para o post

O dificil vai ser saber como calcular uma caixa com esse projeto aew... :|

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Trovac !

Saudações,

Paulo.

Segundo eles (JL Audio) isso propociona um efeito somatório !!

Olá Trovac !

E ainda registram ou tentam patente.

Veja só onde se inspiraram e não ficam nem vermelhos:

http://img69.imageshack.us/img69/2231/detailgk0pd9.jpg

Devem ser partidários da velha tese do nada se cria nada se perde tudo se...

Da mesma forma Tom Danley (Lab horn, TH 115, BT 7, Sinergy, Unity horn) tentou a patente com sua:

http://www.danleysoundlabs.com/tapped_horn...?MODEL=DTS%2020

que custa os "óio da cara" inspirou-se na transflex do italiano, e outra de Klayman patenteada:

http://img393.imageshack.us/img393/9712/ai...rcoupleria1.jpg

http://img481.imageshack.us/img481/5025/kl...0125waveys5.png

Saudações,

Paulo.

He he he Paulo, só vc mesmo pra nos mostrar ...

Em pleno século 21, uma empresa como a JL áudio que sempre busca atingir o máximo de qualidade e renovação em seus produtos, lança como se fosse uma grande novidade um plágio de algo antigo (espero que pelos menos , seja eficiente e que tenham feito melhorias satisfatorias)

E a RCF não faz diferente !!

Eu acho que essa “área” de caixas acústicas , deve ser tanto quanto , ou mais complexa do que a produção de woofers e similares , assim como, deve exigir grandes investimentos !!! em pesquisas e tecnologia.

Requisitos estes, que as empresas não estão dispostas a pagar !!!! Não sei se por questão de retorno-econômico para a empresa, sei lá ...

Ai eles acabam incorporando a filosofia que descreveu acima :

“nada se cria nada se perde tudo se ...”

Comportamento que chega até a ser patético, deprimente

Paulo, só um ao opinião sua, por favor

Aquela aircoupler , apesar de me parecer ser exclusivamente para Sub-Garve , ele proporciona uma boa eficiência ???

Deve precisar de falantes bem “específicos” !!

Já que até a Tom Danley copiou, é porque deve ser boa coisa ! [¨]

To pensando em fazer um som pra minha casa (sala) , ou é melhor fazer algo mais pratico e fácil mesmo ??

Compartilhar este post

Link para o post

mas pelo texto fala mto pouco, o texto é bem abstrato =/

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo,

essa inspiração ai realmente é NOTORIA! sacanagem! hehehe

mas eu acho q eles implementaram um pouco do principio da air coupler sim! na caixa da JL existe uma linha muuuuito maior que nesse exemplo dessa caixa com a saida eliptica e tals! me parece que akela linha ali é com a intenção de se obter uma sintonia, etc...

faz sentido oq eu falei?

Trovac, a Air coupler pode ter bons resultados, sim, mas ela tem uma banda muito estreita pra se usar, lá no DIY tem um tópico do Kleber que falou-se bastante sobre as AC! confere lá!

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo,

mas eu acho q eles implementaram um pouco do principio da air coupler sim! na caixa da JL existe uma linha muuuuito maior que nesse exemplo dessa caixa com a saida eliptica e tals! me parece que akela linha ali é com a intenção de se obter uma sintonia, etc...

faz sentido oq eu falei?

Trovac, a Air coupler pode ter bons resultados, sim, mas ela tem uma banda muito estreita pra se usar, lá no DIY tem um tópico do Kleber que falou-se bastante sobre as AC! confere lá!

Ei cara, por favor me der umas dicas !!

Pois, nao queria abrir outro topico!

Vou fazer um som para minha sala ! (casa)

Como não entendo nada disso, não sei se uso amplificadores automotivos ligados em uma fonte, transformando 220V em 12V, ou se compro uma Studio-R (AB)(220V) de potencia compatível!

O que é comumente usado nestes casos ???

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Paulo,

faz sentido oq eu falei?

Ei cara, por favor me der umas dicas !!

Pois, nao queria abrir outro topico!

Vou fazer um som para minha sala ! (casa)

Como não entendo nada disso, não sei se uso amplificadores automotivos ligados em uma fonte, transformando 220V em 12V, ou se compro uma Studio-R (AB)(220V) de potencia compatível!

O que é comumente usado nestes casos ???

:legal:

Receivers!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende qual o tipo de som que vc quer... pode ser estereo ou multicanal para filmes ( 5.1 / 7.1 com subs ativos ou passivos ).

Agora para não desvirtuar o tópico pode me adicionar no msn que eu te dou umas dicas: hd.addict @ hotmail . com

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...