Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pr_miguel

Fosgates Antigos

Recommended Posts

Estou pensando em adquirir um dos chamados Fosgates "Old School", mas estou confuso em relação às especificações de tantos modelos.

Alguém pode me situar em relação a isso? Quais são os melhores ou são muito parecidos? Os tipo radiador preto são iguais ao morcego, porém os morcegos são mais novos? Tem os ix, os DSM, os 400a4, 200a4 (esses que trazem a potência +a2, a4 são diferentes dos DSM?)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou pensando em adquirir um dos chamados Fosgates "Old School", mas estou confuso em relação às especificações de tantos modelos.

Alguém pode me situar em relação a isso? Quais são os melhores ou são muito parecidos? Os tipo radiador preto são iguais ao morcego, porém os morcegos são mais novos? Tem os ix, os DSM, os 400a4, 200a4 (esses que trazem a potência +a2, a4 são diferentes dos DSM?)

Nossa, tanta gente que tem Fosgate e ninguém sabe de nada... impressionante.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, tanta gente que tem Fosgate e ninguém sabe de nada... impressionante.

Opa vamos lá, em qualidade os DSM, IX e transana são muito parecidos, o DSM não tem cross, foram os primeiros a serem lançados, os radiadores são de 95/96 e dizem iguais aos morcegos pretos.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar MINHA opinião em relação aos que conheço

Vamus lá:

DSM: Na minha opinião são os que tem melhor qualidade de áudio, indicaria mais para tocar médio - agudo, potência especificada em 11,6v.

Series 1: Gosto muito desses também, tive um 4600x, tem qualidade superior aos 4.6x (ja tive tb) e declaram potência a 12,6v. Pra empurrar kit´s 2 vias ficam ótimos.

Ix: Nunca Tive e os que ouvi não deu pra concluir mta coisa. Prefiro não opinar.

.2 , .4 (1996) , x2 e x4: Amps. muito bons para graves, ataque excelente, utilizam X-Cards ajustaveis para corte de frequência, podendo selecionar qualquer valor de corte apenas ajustando os resistores. Potência declarada a 13.8v.

a2 e a4 (98-99) .2 e.4 (2000): Foram retirados os X-Cards, passando a ter corte fixo nos linha de entrada, e variável nos mais "tops". Cortes à 12db/8ª linha Punch e 24db/8ª linha power.

Graves um pouco mais "aveludados" que nos anteriores, talvez pelo FA >200 que na linha antiga era >150.

Foi adotado também o "Remote Punch Bass" nos mais fortes.

Esses modelos costumam esquentar mais e desarmar com bem mais facilidade do que os antigos, possuem menos alumínio na carcaça e menor dissipação de calor.

Potência a 13.8v tb.

Daí pra cima foram lançadas as linhas BD, os Type RF, e ficou mais caro para "importabandear" Fosgate, talvez por causa do dolar tambem, que na década de 90 era 1/1. Como os banda da vida, ou outros nacionais se tornaram muito mais acessíveis os Fosgates foram sendo deixados um pouco de lado.

Não tenho muita experiência com os modelos novos, mais quem ja ouviu os mais atuais diz que não é a mesma coisa que os antigos, vai saber né...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostaria muito de tirar uma dúvida.

Os x2 no formato dos radiadores (dsm/ix) são iguais aos x2 e .2 morcegos com xcard?

Os a2 e a4 pra mim já pioraram ... e os S e X depois de 2000 descambaram (mesmo pra grave).

Compartilhar este post

Link para o post
.2 , .4 (1996) , x2 e x4: Amps. muito bons para graves, ataque excelente, utilizam X-Cards ajustaveis para corte de frequência, podendo selecionar qualquer valor de corte apenas ajustando os resistores. Potência declarada a 13.8v.

Fanatic e Diana, obrigado pelos esclarecimentos.

Fanatic, entre um 240x4 e um 4.6x qual vc acha que toca melhor estéreo?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu gostaria muito de tirar uma dúvida.

Os x2 no formato dos radiadores (dsm/ix) são iguais aos x2 e .2 morcegos com xcard?

Os a2 e a4 pra mim já pioraram ... e os S e X depois de 2000 descambaram (mesmo pra grave).

Em relação aos a2 e a4, pelo preço que custam e pelo que eles fazem, acho que PIORARAM é uma palavra muito forte. Acho que MENOS MELHOR seria mais adequado.. Hehehe!

Abração

Compartilhar este post

Link para o post
Vou deixar MINHA opinião em relação aos que conheço

Vamus lá:

DSM: Na minha opinião são os que tem melhor qualidade de áudio, indicaria mais para tocar médio - agudo, potência especificada em 11,6v.

Series 1: Gosto muito desses também, tive um 4600x, tem qualidade superior aos 4.6x (ja tive tb) e declaram potência a 12,6v. Pra empurrar kit´s 2 vias ficam ótimos.

Ix: Nunca Tive e os que ouvi não deu pra concluir mta coisa. Prefiro não opinar.

a2 e a4 (98-99)  .2 e.4 (2000): Foram retirados os X-Cards, passando a ter corte fixo nos linha de entrada, e variável nos mais "tops". Cortes à 12db/8ª linha Punch e 24db/8ª linha power.

Graves um pouco mais "aveludados" que nos anteriores, talvez pelo FA >200 que na linha antiga era >150.

Foi adotado também o "Remote Punch Bass" nos mais fortes.

Esses modelos costumam esquentar mais e desarmar com bem mais facilidade do que os antigos, possuem menos alumínio na carcaça e menor dissipação de calor.

Potência a 13.8v tb.

Daí pra cima foram lançadas as linhas BD, os Type RF, e ficou mais caro para "importabandear" Fosgate, talvez por causa do dolar tambem, que na década de 90 era 1/1. Como os banda da vida, ou outros nacionais se tornaram muito mais acessíveis os Fosgates foram sendo deixados um pouco de lado.

Não tenho muita experiência com os modelos novos, mais quem ja ouviu os mais atuais diz que não é a mesma coisa que os antigos, vai saber né...

FanatiC, eu pude ouvir o 200dsm e 200ix seguidamente e são 99,9% iguais, o que muda é a possibilidade de fazer os cortes.

Ambos são ótimos (no meu ponto de vista) para médios e agudos. Tem um brilho show e faz o mid aparecer muito bem.

Raphael

edit: Outro detalhe, segundo o Mr. Zé Fosgate os novos são um lixo comparados com os antigos, podem ser mais bunitinhos, mas a qualidade diminuiu e muito.

Um ponto que pode ter ajudado nisto é que o engenheiro da Fosgate foi pra MTX, ai nem precisa comentar mais nada né?

Valeu!

Raphael

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu já tive 200ix... já tive 500M, já tive 1000.2, já tive 400.4

Hoje tenho 02 DSM

E acho os da série DSM os melhores, os de 1993, inclusive o Zé Fosgate é dessa linha de opinião.

São mais puros, acho que são os melhores amps que a Fosgate já produziu...

O 200 DSM empurra um kit 2 vias tranquilo

2 x 100 @ 4 ohms

o 4080 DSM acho q é até mais raro ainda, 4 canais, tendo a possibilidade de tocar em 2 x 160 @ 4 ohms...

e como disse nosso amigo ali em cima, em 11.6V...

Mas acho que vc está bem servido se pegar um radiador, seja série DSM, IX...Os morcegos a qualidade já não é tão legal quanto os mais antigos

Essa é minha opinião pessoal, espero ter contribuido

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já tive, 200a4, 800a4, p8004, e até outro dia tinha 2 200ix(vendi um, arrependimento) e 1 40i(dsm), os amp´s são muito fortes, mas, a linha dsm e ix, é melhor que as outras sim, tanto em potência/qualidade do áudio, um médio muito limpo, detalhe que as linhas "ax" para frente não declaram potência em 11,6v e esquetam muito mais que as antigas.

Compartilhar este post

Link para o post

se comentou bastante quanto ao desmpenho dos modelos quanto a utilizaçao em kits. para sub qual o melhor deles?

Compartilhar este post

Link para o post

estou c 1 4080 e 60.2 parados de 1 migo meu, por terem as saidas queimadas.

acho q vo mandar p o zé dar 1 olhada.

e me falaram q o 4080 é mto bom p grave e medianos p voz, confere?

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
e me falaram q o 4080 é mto bom p grave e medianos p voz, confere?

Reza a lenda que o 4080 é o único fosgate que engana bem nos agudos.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. O resto nos agudos é sofrível. Mas nos graves são muito bons, eu prefiro a linha DSM / iX

Compartilhar este post

Link para o post
Exato. O resto nos agudos é sofrível. Mas nos graves são muito bons, eu prefiro a linha DSM / iX

Qualquer fosgate da linha DSM e IX são ótimos desde os médios graves até agudos.

A definição deles é incomparável com os a2, a4, .2, .4, etc.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de saber de quem já possuiu um setup semelhante se terei um bom resultado com esses amplis:

Punch 100ix DSM (1 x 200W) para graves

RF 4.6x (2 x 120W) para stereo

Digo isso pois não quero gastar os tubos em amplificadores para montar um dia-a-dia plus...

Restante dos equipamentos:

Subwoofer NAR 10SW2 ou 10SW3

Kit NAR 5" (Kevlar + Tw Titanium + Cross Pro), nas portas tratadas

Cabos de áudio Tiaflex

Cabos RCA Sto Ângelo

Bateria 65Ah

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Gostaria de saber de quem já possuiu um setup semelhante se terei um bom resultado com esses amplis:

Punch 100ix DSM (1 x 200W) para graves

RF 4.6x (2 x 120W) para stereo

Digo isso pois não quero gastar os tubos em amplificadores para montar um dia-a-dia plus...

Restante dos equipamentos:

Subwoofer NAR 10SW2 ou 10SW3

Kit NAR 5" (Kevlar + Tw Titanium + Cross Pro), nas portas tratadas

Cabos de áudio Tiaflex

Cabos RCA Sto Ângelo

Bateria 65Ah

Abraço a todos.

Não entendi a sua colocação, mas qualquer ampli 4 canais serve pra vc. Não precisa ser 2 amplis.

Um 400.4, um hurricane, powerone, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria o 4.6x para empurar o kit + sub leve (10sw2 que seja) ou então partiria para um 100ix + outro amp 2 canais para o kit. O 4.6x em bridge já tenho minhas dúvidas se vale a pena.

obs: em todas situações acho que não passa de um dia-a-dia plus.

Compartilhar este post

Link para o post
Reza a lenda que o 4080 é o único fosgate que engana bem nos agudos.

Polêmicas à parte, eu tenho um DSM 4080 (inclusive está a venda) e só percebi melhorias na faixa alta quando aumentei um pouco o ganho e a partir daí eu percebi o quanto ele pode render.

Claro, que o conjunto da obra (acho que entenderam o que eu quiz dizer) permite perceber a diferença

Compartilhar este post

Link para o post

É sempre assim! Com passar dos tempos, novas tecnologias e grandes perdas de qualidades nessa parte de som automotivo!

Eu ainda sonho em pegar um Fosgate 800a2 ou 800.2, esses amplificadores fornece 1x800Wrms a 4ohms?

Compartilhar este post

Link para o post
É sempre assim! Com passar dos tempos, novas tecnologias e grandes perdas de qualidades nessa parte de som automotivo!

Não é culpa de novas tecnologias.

É economia na produção mesmo e principalmente ... mercado consumidor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ainda sonho em pegar um Fosgate 800a2 ou 800.2, esses amplificadores fornece 1x800Wrms a 4ohms?

Sim, no certificado geralmente dá uns 980~1012rms a 14.4v.

Compartilhar este post

Link para o post

e o 500m, onde se classifica???

abaixo dos dsm??... dos ix??

por ondem como seria?? pra grave claro!

Compartilhar este post

Link para o post

O 500m é mais um dos mais antigos.

Já tive 02 na mesma época e os vendi para o USER: thi , sendo que usei apenas 01 deles, num par de Eros 312L.

O grave era violento mesmo com uma potência intermediária de cerca de 550 a 600 RMS a 12.6V.

Segundo o Zé Fosgate, a gente sempre bate um papo legal, disse uma vez que o 500m era um Booster muito bem construído, na época que a Fosgate escondia muito o valor da potência e sempre a potência real era muito superior do que era declarado , mas não um Booster desses comuns e sempre construído.

Ele é um amplificador para grave e mesmo fazendo muitos testes, não fiz teste usando o 500m com falantes de alta.

Os demais IX e DSM, são um pouco mais recentes e segundo o Zé, é a linha mais bem construída pela Fosgate. Disse que quem tem cuidado, não os usa em condições adversas (abaixo da impedância mínima por exemplo), tem um amplificador para um bom tempo, o que não acontece com outros. Claro, que de vez enquanto deve ser feita uma limpeza na placa e tal, mas nada que justifique uma manutenção mais criteriosa, a não ser, em condições adversas.

Creio que o IX, também seja para grave. Tem um punch muito bom.

A linha DSM, é mais para qualidade.

Havia feito um teste com o DSM 4080 e a princípio fiquei um pouco decepcionado com o agudo, que parecia não ter muito "brilho". Depois que li um tópico daqui, relativo a teste que alguém fez. A pessoa disse que entrou em contato com o fabricante na época e eles informaram que o DSM 4080, assim, como DSM 4040, da mesma época, apresentavam um crescimento na qualidade, quando tinham um pequeno ajuste para cima no ganho.

Bomo na época, eu tinha um player de 4V, não precisei aumentar demasiadamente o gango para perceber o resultado espantoso. Aí eu vi o que ele poderia fazer por mim.

Então:

** 500m já tive 02 e foram vendidos para USER: thi

** 200ix já tive 02 e vendi 01 deles e ainda tenho outro para negociar

** DSM, eu tenho um 4080 (4 canais) e está para negociar também.

=> excelente para kit

Compartilhar este post

Link para o post
O 500m é mais um dos mais antigos.

Já tive 02 na mesma época e os vendi para o USER: thi , sendo que usei apenas 01 deles, num par de Eros 312L.

O grave era violento mesmo com uma potência intermediária de cerca de 550 a 600 RMS a 12.6V.

Segundo o Zé Fosgate, a gente sempre bate um papo legal, disse uma vez que o 500m era um Booster muito bem construído, na época que a Fosgate escondia muito o valor da potência e sempre a potência real era muito superior do que era declarado , mas não um Booster desses comuns e sempre construído.

Ele é um amplificador para grave e mesmo fazendo muitos testes, não fiz teste usando o 500m com falantes de alta.

Os demais IX e DSM, são um pouco mais recentes e segundo o Zé, é a linha mais bem construída pela Fosgate. Disse que quem tem cuidado, não os usa em condições adversas (abaixo da impedância mínima por exemplo), tem um amplificador para um bom tempo, o que não acontece com outros. Claro, que de vez enquanto deve ser feita uma limpeza na placa e tal, mas nada que justifique uma manutenção mais criteriosa, a não ser, em condições adversas.

Creio que o IX, também seja para grave. Tem um punch muito bom.

A linha DSM, é mais para qualidade.

Havia feito um teste com o DSM 4080 e a princípio fiquei um pouco decepcionado com o agudo, que parecia não ter muito "brilho". Depois que li um tópico daqui, relativo a teste que alguém fez. A pessoa disse que entrou em contato com o fabricante na época e eles informaram que o DSM 4080, assim, como DSM 4040, da mesma época, apresentavam um crescimento na qualidade, quando tinham um pequeno ajuste para cima no ganho.

Bomo na época, eu tinha um player de 4V, não precisei aumentar demasiadamente o gango para perceber o resultado espantoso. Aí eu vi o que ele poderia fazer por mim.

Então:

** 500m já tive 02 e foram vendidos para USER: thi

** 200ix já tive 02 e vendi 01 deles e ainda tenho outro para negociar

** DSM, eu tenho um 4080 (4 canais) e está para negociar também.

=> excelente para kit

Também converso muito com o Zé, a única diferença entre o DSM e o IX é que um tem o x-card e outro não ;)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...