Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rutenio

Associando Alternadores

Recommended Posts

Postado em

associando ALTERNADORES........ bom galera

num sei se estou pensando besteira.... estou qrendo fazer um mini gerador.....

estou cum uma ideia(axo ki vi algo parecido aki por natal jah) de fazer a ligaçao de 2 alternadores(vectra ou algo acima de 100A/h) em um motor de moto de 125cc............ e gostaria de saber se ha algum empecilho nisso.......

o mecanico pra fazer o tipo do trabalho eu jah tenho, ele sabe mexer mto bem em motores e fazer acoplamentos.......... mas a minha duvida eh

em qnts rpm precisa ficar o motor pra o alternador ficar funcionando firmeza?

como sao 2 alternadores como eh ki eu junto as saidas?

ps: eu num intendo de saida de alternado, se tem positivo e negativo, se tem soh positivo...... como eh o eskema? jah ki sao 2...... junto os 2 positivos e mando para as baterias?

ps: pretendo usar 3 baterias de nu minimo 135........ ou 150 ....

e ai galera quem pode me ajudar? tow pensando bestera?

abraço

Postado em
Pode sim, o ideal seria dois alternadores iguais.

Mantenha a rotação do alternador em cerca de 4000RPM.

cara

já vi ligarem o alternador em motor de 1 cv monofasico 220V.Só adaptaram a polia e deu.Só acho que 1 cv é fraco pro alternador.

Postado em

cara

já vi ligarem o alternador em motor de 1 cv monofasico 220V.Só adaptaram a polia e deu.Só acho que 1 cv é fraco pro alternador.

mas eu tow usando um motor de moto 125......... axo ki dah pra ligar ate mais de 2 ate uns 4......

Postado em

GALERA o rpm eu pensava em torno disso mesmo 3,500 ou 4000............

mas como funciona a saida deles?

positivo apenas ou tem positivo e negativo?

como ligo eles?

abraço

Postado em

cara

1cv serve para um alternador fraco.

É só fazer as contas: Potencia de saída = Potencia de entrada - perdas

Para um alternador de 100A em 14V = 1400W + perdas -> motor de 2cv

Mas é claro que não vai usar o alternador na corrente máxima o tempo todo.

Postado em
galera......... a ajuda sobre a saida deles....... alguem pode me ajudar?

abraço

D- é o negativo, B+ bateria, a lâmpada indicadora do painel se liga entre D+ e B+.

aqui tem um esquema do webmecauto.com

post-47-1172431331.gif

Postado em

Os 2 alternadores precisam estar completos, com os diodos e o regulador de tensão. É só ligar o + (que já sai do regulador) com +, e - com -... o negativo é na carcaça, então é bom dar uma limpada nos pontos de fixação, parafusar os dois (vc vai ter que fazer uma flange ou comprar alguma... creio que vc não vá ter problemas, pois é só uma chapinha de metal com 2 furos pra prender um ao outro). No ponto de fixação vc liga um cabo pro negativo.

Como o cara com certeza vai precisar montar uma estrutura pra fixar motor e alternadores, então vc não vai ter dificulades pra ligar não.

Postado em
1cv serve para um alternador fraco.

É só fazer as contas: Potencia de saída = Potencia de entrada - perdas

Para um alternador de 100A em 14V = 1400W + perdas -> motor de 2cv

Mas é claro que não vai usar o alternador na corrente máxima o tempo todo.

Foi esse calculo mental que fiz.Só que ae não se considera a eficiencia, por isso acho que 1 cv é pouco.2 cv ficaria com boa folga.

Fico pensando aqui. Será que não sairia mais barato comprar um motor usado e um alternador do que uma fonte de mesma corrente do alternador, para usar como fonte aux?

Postado em
Considerando o peso do conjunto, tamanho e barulho, sem falar no custo, que pode ultrapassar fácil o da fonte, a fonte costuma ser muito mais prática.

Pois é, um motor de 2 cv não é nada silencioso.

Postado em
Ai cara vc tambem tem que tomar cuidado com a refrigeração desse motor ai pq mantendo ele com esses 4000 RPM ele vai esquetar bastante!!!!......não seria melhor um motor daqueles estacionarios tipo esses assim da honda:

http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=p...rod_forca&id=36

e esse tipo de motor já tem refrigeração propria a ar,e é bem forte tambem!

boa sorte ai na sua ideia cara!!!!

grande brigado mesmo por me mostrar esse motor estacionario...... estava pensando exatamente em ir na honda atras dele, pois os vi numa revista qnd fui trocar o escape do meu carro, uhahuahuhuahuahuhua

brigadao msm, vou ver pela net se dah pra comprar , qlqr coisa procuro por aki msm

abraço

e brigado pela ajuda galera

Postado em

É isso mesmo 13HP = 13 cavalos......e se vc for de sp(capital) dá uma procurada na Florencio de Abreu no centro que lá tem e provavelmente é lá que você vai enconrar os melhores preços.

OBS.:tem tambem esses motores com menos e mais potencias ai eu axo q vai da sua necessidade e do seu bolso tambem $$$$$$!!

flws ai e espero ter te ajudado!

Postado em

GALERA.......... devido a PRECOS encontrados por aki(em natal) e devido a conselhos tbm mencionados pela galera aki do forum............... meus planos mudaram um pouco

eh o seguinte, a galera flw que eu precisava de 2hp para cada alternador de 120amperes hora.................... e que o motor de moto poderia esquentar..............

entao pesquisei preço de motores estacionarios............ entao..........

o de 5,5hp esta de 1200reais (em ate 10x no cartao hehehe)

o de 6,5hp esta de 1400reais (em ate 10vezes tbm)

axo ki pelo que a galera me descreveu eles jah servem, ate pq eles sao estacionarios ha 3600rpm..........entao deve render legal

ai agora a outra mudanca foi..........

procurei nos sucatao daki

o preço medio dos alternadores entre 110 115 e 120..... foi o MINIMO de 350 ate 500 conto

entao 2 ia ficar na faixa de 900 reais..............

enquanto encontre 3 NOVINHOS de gol de 75 amperes por 150 cada..........

totalizando 450 reais.................

sera ki tera problema pro motor 3 x 75?

ou jah ki os alternadores sao menor, dah pra rolar facil os 3?

e o motor de 5,5 jah dah conta?

e ai galera opnem quem tiver informacoes boas

e certas sobre o sistema

vlw

Postado em

Olha o único problema de vc usar o motor da CG... é a refrigeração do mesmo... o motor é aletado e disposto de forma que quando vc estiver em movimento na moto ele receba ar frio na carcaça... note bem que a parte de "trás" desse mesmo motor sempre fica mais quente... devido a ineficiencia do resfriamento... se for usá-lo, utilize como num chevette, ponha uma hélice para refrigerá-lo... senao... já era...

qnt a usar motor acima de 5CV vc precisa alterar a forma de como é ligado... não pode usar partida direta não... senao o transformador da tua rua cai... vc precisa fazer o motor ligar em Delta depois passar para Estrela... dai tu usa contatoras e rele temporizador para fazer isso tudo sozinho para vc... e não sobrecarregar o sistema elétrico da tua casa/tua rua...

Abçs,

Rapha

Ps.: tenho um alternador de palio aqui pra vender... vai? de 65A... zerinho... novinho! R$130 + Frete

Postado em
Olha o único problema de vc usar o motor da CG... é a refrigeração do mesmo... o motor é aletado e disposto de forma que quando vc estiver em movimento na moto ele receba ar frio na carcaça... note bem que a parte de "trás" desse mesmo motor sempre fica mais quente... devido a ineficiencia do resfriamento... se for usá-lo, utilize como num chevette, ponha uma hélice para refrigerá-lo... senao... já era...

qnt a usar motor acima de 5CV vc precisa alterar a forma de como é ligado... não pode usar partida direta não... senao o transformador da tua rua cai... vc precisa fazer o motor ligar em Delta depois passar para Estrela... dai tu usa contatoras e rele temporizador para fazer isso tudo sozinho para vc... e não sobrecarregar o sistema elétrico da tua casa/tua rua...

Abçs,

Rapha

Ps.: tenho um alternador de palio aqui pra vender... vai? de 65A... zerinho... novinho! R$130 + Frete

cara valeu pelo toke, mais o motor de 5,5hp que vou usar eh da HONDA e eh a gasolina, nao intendi oq vc quiz dizer sobre minha rua e minha casa..... maais valew pelo toke

Postado em

galera hj a tarde nao tinha oq fazer fui fazer o calculo para ver se dava certo utilizar os equipamentos que fiz pesquisa de preco ontem e hj........

segue meu raciocino, por favor me corrijam se eu tiver errado..... nunk fiz isso antes( um gerador)

cada alternador gera 75 amperes e diz lah que a 14 volts...... se utilizarmos P = U x I ..........

entao teremos que a potencia necessaria para gerar isso sera de P = 75 x 14 = 1050 w.

entao como sao 3 alternadores ....... ficaria um total necessario de 3150 w.....

ate aki tudo certo?

se um cavalo(ou 1 hp) eh igual a 745 w..........

entao serao necessarios 3150 dividido por 745w = 4,22hp (aproximadamente)

ou seja, teoricamente eu necessito de um motor de 4,2 hp........ e tem motor de 4,5hp na HONDA........ mas para ele nao ter ki trabalhar no seu limite, eu pego o de 5,5hp? ou 1hp de folga eh poco e eu tenho ki pegar o de 6,5?

abraço

e digam se meu calculo teorico esta certo

vlw

Postado em
galera hj a tarde nao tinha oq fazer fui fazer o calculo para ver se dava certo utilizar os equipamentos que fiz pesquisa de preco ontem e hj........

segue meu raciocino, por favor me corrijam se eu tiver errado..... nunk fiz isso antes( um gerador)

cada alternador gera 75 amperes e diz lah que a 14 volts...... se utilizarmos P = U x I ..........

entao teremos que a potencia necessaria para gerar isso sera de P = 75 x 14 = 1050 w.

entao como sao 3 alternadores ....... ficaria um total necessario de 3150 w.....

ate aki tudo certo?

se um cavalo(ou 1 hp) eh igual a 745 w..........

entao serao necessarios 3150 dividido por 745w = 4,22hp (aproximadamente)

ou seja, teoricamente eu necessito de um motor de 4,2 hp........ e tem motor de 4,5hp na HONDA........ mas para ele nao ter ki trabalhar no seu limite, eu pego o de 5,5hp? ou 1hp de folga eh poco e eu tenho ki pegar o de 6,5?

abraço

e digam se meu calculo teorico esta certo

vlw

parece que sim, vc calculo bem, e este motor de 6hp vai bem para o que vc quer, tem boa potencia e economico.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...