Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pássaro

Decepção Total Com Os Wpus 1509

Recommended Posts

Um amigo, tbm torrou 2 1507 dos 4 q ele usa numa ice1800 segunda passa em caixa selada de 52 litros ( tunel) com corte de 50~200 hz.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Rangel, por postar a imagem.

Como é possível perceber, na faixa que ele está cortando 40 a 80 hz, o falante está com uma excursão além do seu limite, o que combinado com outros fatores já citados, prejudica bastante o woofer. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado com os cortes subsônicos, os amplificadores normalmente oferecem um corte com 12dB/oitava, e o ideal seria 24/8ª, portanto já é necessário ajustar pelo menos um terço de oitava acima da frequência original estipulada.

Compartilhar este post

Link para o post

isso é verdade murilo !

No meu cross da Road star eu fui descobrir que ele era 12DB/8º quando quase queimei meus falantes Celestions ...

quando realmente TAQUEI pot~encia nos garotos , veio o problema , parecia um louco , isso pq estava cortando em 50 hz no HP ...

agora num sai dos 100Hz ...

no Video que postei , está cortado em 100 Hz , ainda mexe bem o falante , mas não de vc escutar distorção ...

e ainda rende MUITO spl pra fora !

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite amigos do forum hj a tarde peguei os wpus instalei no carro tudo certinho!!!

Fiz o corte Low pass 200 htz!!

E Lucindo diminui o ganho do sd!!! estava 50% de ganho!!! agora ta 40% o clip nem aparece!! volume do player no 45 maximo é 62!!!

fiz tudo como manda o figurino!!!

obs: quando fui ver o filtro subsonico notei que o mesmo não esta em 50 htz e sim em 35 pora ai, acho que achei o problema!!!

Alguem deve ter mexido no ganho do filtro!! e não fui eu e nem o meu amigo que instalou meu som!!! deve ter sido meu sobrinho!!! :angry:

Quero agradecer a todos pela ajuda galera valeu!!!

amanhã vou colocar o som p "ASSOPRAR" de verdade p ver!!!

abraço a todos!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Pássaro,

Rever essa tua instalação e principalmente o controle desse clipping, pq os WPU09 foram reestruturados e estão suportando bem as potências especificadas. Aqui na Selenium ele passaram por testes rigorosos, inclusive teste de vida com 1800W durante 100hs.

Hum foi reestruturado o que?

1800wrms? Sinal puro com distorção?

1800W de pico... Watts musicais..

A potência Rms é avalianda em AES e NBR, com ruído rosa, dentro da potência específicada.

Renan, qual seu cargo na Selenium???

Engenharia...

Compartilhar este post

Link para o post
O grande problema eh que o filtro da norma NBR não transfere muita energia nas frequências mais baixas, exatamente alí onde gostamos de levantar o sinal (as vezes mandando onda clipada) com os famosos "bass boost" e etc.

Mas passamos em AES tb Murilo...

Aí onde tá o erro dos consumidores, querer exigir mais do que o falante possa fornecer, muitos esquecem que existem cortes de frequencias, principalmente no subsônico....

Compartilhar este post

Link para o post
E pq não??

Seguimos todas as normas assim como citado...

1800w de pico representam quantos rms? 1800w em full? 1800w=10rms? Pois na minha cabecinha usando 1800 wats em full é diferente que 1800w com hp em 80hz, quem compra um wpu 1509 e coloca no carro, não vai tocá-lo em full, isso mostra a decadencia da selenium (para mim) pois não se habituam seus falantes para uso do brasileiro, agora se me dizer que o wpu xx09 não é para ser usado em carro, é para ser usado aonde?

Pois é.. infelizmente são pessoas como vc que fazem cada vez mais a Selenium fugir do mundo automotivo, continuaremos insistindo nesse ramo por acreditar que ainda exitem consumidores que sabem bem como aproveitar um produto.

Só lembrando.. Selenium é sinônimo de som profissional, sem falar que já temos um status bem renomado no comercio exterior justamente por no Brasil ainda existir pessoas que pensam como vc. Na ultima feira da WNAMM nosso Line Array foi destaque de todo evento, além dos novos falantes de neodimium.. E pq eles não vendem tanto aqui? Pq brasileiro quer volume, estamos reduzindo o tamanho dos nosso Line mais uma vez.. e ainda querem peso, já pegou num falante de neodimium?

A ultilização dos produtos profissionais no automotivo foi uma alternativa iniciada principalmente pelo consumidor.

Desculpa qualquer coisa.. admito sim, que a Selenium tem falhas assim como qualquer empresa, não da pra agradar gregos e troianos.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas passamos em AES tb Murilo...

Aí onde tá o erro dos consumidores, querer exigir mais do que o falante possa fornecer, muitos esquecem que existem cortes de frequencias, principalmente no subsônico....

Galera

muito foi falado sobre clip, e distorção, mas ninguém aqui falou em compressão.

Um alto falante suporta até 10 vezes a sua potência nominal, mas isso com programa musical com dinamica na casa dos 10 db.Um modulo de 800 rms na pratica com sinal musical, fica com potencia media na casa dos 80 rms.O que acontece e muito, é musica chapada (totalmente comprimida com margem dinamica baixa).E com o clip essa dinamica diminiu mais ainda.Numa onda quadrada o fator de crista é de 3 db.Então o que antes era potencia nos picos, acaba virando potencia média.A bobina então não tem tempo de "respirar" e acaba torrando mesmo.Leve distorção por clip, não é problema.Inclusive em baixas frequencias, as 2 e 3 harmonicas dão efeito agradavel no som.(quem nunca viu os criadores de harmonicas da Behringer que são usados pra encorpar os graves?)

Com certeza a causa da queima, é compressão de sinal, aliada frequencia de sintonia baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Bobina respirar?

Pra mim é novidade. Aplica potência, passa corrente e quanto mais passa, mais esquenta, aumenta o Re e toca menos (compressão dinâmica); ao longo do tempo se agrava. É simples assim.

Simplissimo.Porém audio não é sinal de testes, muito menos sinal senoidal.Música tem dinamica e essa pode chegar a mais de 10 dbs, logo a potência MÉDIA, aplicada ao falante está bem abaixo da potencia maxima que o amplificador tem antes do clip.Agora de pegarmos uma musica comprimida, muitas vezes até com tons senoidais, com baixo fator de crista, a potência média, aumenta e muito, e a bobina não tem tempo suficiente para resfriar.A respeito do fator de crista de sinais musicais, vou disponibizar uma tabela aqui. No mais só

Compartilhar este post

Link para o post

grande problema é um só Carlos ... MP3 ... é RARO vc achar um que estaja 100% sem clipar ...

o audio digital veio pra relucionar , mas tem horas que complica hahaha

sendo que no analógio 0DB é o minimo em muitas House Mix hahaha !

Compartilhar este post

Link para o post
grande problema é um só Carlos ... MP3 ... é RARO vc achar um que estaja 100% sem clipar ...

o audio digital veio pra relucionar , mas tem horas que complica hahaha

sendo que no analógio 0DB é o minimo em muitas House Mix hahaha !

O grande problema dos MP3 também é a composiçao dos harmonicos.TEm DHT envolvido nisso.Por isso que mp3 só de 192kbps pra cima.

Mas aqui eu falo é de fator de crista de sinal musical.Parece que nosso amigo Paulo Duto não ouve música, somente sinais de teste.

A proposito Paulo, obrigado pela aula sobre o funcionamento de um alto falante.Essa é a grande façanha então desse poderoso transdutor eletroaustico.

Ahh preciso que você me ensine a criar alinhamentos onde a excursão fique dentro de XMAX à potência maxima.Só assim vou salvar meus "auto" falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, eu adoro quando os tópicos tomam esses "niveis estratosféricos".

Parece que o Paulo Duto ao findar do carnaval voltou com todo gás. Ele não perdoou essa da "bobina respirar" rsrs... Calma Paulo, foi apenas uma expressão :). O que eu mais gosto é quando ele solta esses links "magicos".

E além dele, tem o Guto, Carlos, Lucindo, Renan Lopes... nossa que aula!

Continuem :D

Compartilhar este post

Link para o post

Musicalidade realmente é muito importante na reprodução , ai realmente vc consegui avaliar MUITAS coisas além do falante ...

Mas pra ter dinâmica de 10 DB ??? música clássica ??? só se for ... hahaha

e o grande problema dos MP3 são os tais NORMALAIZE que os leigos usam , tinha que MATAR o desgraçado que inventou isso hahaha Sinal sai rachado , mais pro cara o som tá alto , tá com pressão , já peguei vários negos falando isso ... hahaha

E Carlos , Paulo Duto tem seus dias de disturbio hahaha mas é um cara legal ... péga inimizade com ele não pois ele déve estar de ressaca do carna ainda hahaha

E alinhamentos onde a excursão fique dentro de XMAX à potência maxima , foi BOA hahaha

tô dando risada aqui hahaha !

sei que num é nenhuma absurdo o que os 2 falaram aqui , mais foi engraçada a expressão hahaha !

Compartilhar este post

Link para o post

Pow Iggormiranda.. PARABENS !!!

eu achu q muita gente se surpreendeu com esse topico mosntrando um possivel problema com a nova safra da over postado por um integrante do Overteam !! isso mostrou q vo6 do overteam tem carater !! e estao aqui pra ajudar e nao somente pra fazer propaganda da marca !!

PARABENS MSM !!

e qnt ao problema !! so tenhu uma coisa a dizer... aproveita q o paulo ta de volta!!

intao pega o dicionario e ler pelo menos umas 3x os posts dele(pelo menos eh isso q eu faço) eheheheheheheh

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Pow Iggormiranda.. PARABENS !!!

eu achu q muita gente se surpreendeu com esse topico mosntrando um possivel problema com a nova safra da over postado por um integrante do Overteam !! isso mostrou q vo6 do overteam tem carater !! e estao aqui pra ajudar e nao somente pra fazer propaganda da marca !!

PARABENS MSM !!

e qnt ao problema !! so tenhu uma coisa a dizer... aproveita q o paulo ta de volta!!

intao pega o dicionario e ler pelo menos umas 3x os posts dele(pelo menos eh isso q eu faço) eheheheheheheh

abraço

Guto

Pra ter 10 db de margem dinamica não precisa ser musica classica.Se bem que hoje em dia só assim.A moda é o pessoal produzir musica chapada.Chega na masterização, eles acham que tá sem "peso" e colocam uma bela comprimida, alias a um bass boost bem generoso.Resultado é musica(funk é musica?) com um programa bem complicado de reprodução.Se o sistema não tiver correto processamento, limiter e filtros se possivel de 4ª ordem, jogar potência nos falantes só vai faze-los torrar.

Guto, estou tentando entender, mas parece que o senhor Paulo tem um rei na barriga, e que tudo o que ele fala, deve ser anotado na biblia.Acho que o pessoal precia colocar a massa cinzenta para funcionar e ir pesquisar.No Brasil temos a selenium que oferece uma vasta literatura, a Studio R e também o site audiolist do Edu Silva.Basta baixar os pdfs e ler.A informação está ae pra quem quiser.

Senhor Paulo.Não conheço o senhor pessoalmente, mas lhe digo que seus comentarios debochados, que colocam a questão a inteligencia dos usuarios, são um tanto arrogantes.

sobre o que eu estava falando sobre fator de crista, compressão e etc.

esse pdf é uma boa leitura para os interessados.

http://www.studior.com.br/powerlim.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Pois é.. infelizmente são pessoas como vc que fazem cada vez mais a Selenium fugir do mundo automotivo, continuaremos insistindo nesse ramo por acreditar que ainda exitem consumidores que sabem bem como aproveitar um produto.

Só lembrando.. Selenium é sinônimo de som profissional, sem falar que já temos um status bem renomado no comercio exterior justamente por no Brasil ainda existir pessoas que pensam como vc. Na ultima feira da WNAMM nosso Line Array foi destaque de todo evento, além dos novos falantes de neodimium.. E pq eles não vendem tanto aqui? Pq brasileiro quer volume, estamos reduzindo o tamanho dos nosso Line mais uma vez.. e ainda querem peso, já pegou num falante de neodimium?

A ultilização dos produtos profissionais no automotivo foi uma alternativa iniciada principalmente pelo consumidor.

Desculpa qualquer coisa.. admito sim, que a Selenium tem falhas assim como qualquer empresa, não da pra agradar gregos e troianos.

Renan,

Trio automotivo é furada... Já disse ao cicero da over... Diga ai pra gente a quantidade de gente que tem PA ou TRIO que fica reclamando dos WPU...

O que todos nós queremos não existe... é fisicamente impossivel...

A cada dia que passa os foristas estão vendo isso... Pode reparar nos tópicos as quantidades de auto-falantes queimados... amplificadores... é cada vez maior...

Vamos por 2 etapas...

1a ETAPA: ENERGIA.

A cada dia tem amplificadores mais potentes no mercado... agora já achamos amplificadores de 5000w rms a 7000w rms... nenhum fabricante indica a quantidade de bateria necessária pra ele funcionar sem distorcer... pois se eles dissessem que nós precisariamos de uns 500A ou 800A os amps nao vendiam...

é lindo ter um SD5000 no banco traseiro... Mas, ter 4 baterias de caminhão não é bonito. Sem energia suficiente esses amplificadores só distorcem...

2a ETAPA: Nivel de pressão sonora ou seja, Volume de som

Não tem como um som com 2x 15" + 2x 10" + tw e driver tocar como uma torre de PA... é fisicamente impossivel...

Já disse antes aqui e Repito: Nenhum subwoofer ou woofer pra trio suporta mais de 450w rms LIMPO... alem disso é questao de tempo pra ele morrer...

Podemos assim: durante uma musica, 2 musicas ou 3... aumentar o volume... mas, depois tem que baixar... se nao vai pro saco.

Soluções: No meu som, já estou vendo a viabilidade dos amps 220v, ou seja... questão de problemas com amplificadores vou eliminar...

Quem quiser som brabo mesmo... pode comprar uma carroça... duplicar, triplicar, quadruplicar a quantidade de auto-falantes...

[^]

Compartilhar este post

Link para o post

Carlos ... Hoje em dia é um CRIME vc dizer que não vai passar o compressor na música pra tocar mais alto , Músicalidade ??? Dinâmica ??? que nada , quéro saber mesmo é de TOCAR pra ca***** !

Infelizmente é isso ...

Tanto é , que quando faço meus Sets de mixagem , não tem como , SEMPRE tenho que comprimir , e dar um gás no Bass , sempre em torno de 60 ou 50 hz , é o que o pessoal gosta de escutar , e diz que isso vem a ser qualidade de graves ! Meu GRANDE aliado na msterização tb é o Famoso L2 da Waves , se não tiver lascou hahaha . Música com Dinamica hoje em dia , só um BOM e PURO Jazz capitado em vigura L R mesmo ... e a música clássica ... Ai sim vão descobrir o que é dinâmica de 10DB !

Marcelão ... Realmente o que vc disse eu já CANSEEEEEEEEEEEEI de falar aqui ... Mais cansei mesmo ...

Os nego pensa que quanto mais DIGITOS tiver seu som (em todos os termos) , MELHOR ...

Pq meu trio com miseros 500 RMS de caixaria tóca ALTO e com claresa ???

Pq eu sou mágico , ou pq sou doido de socar 1700 RMS num par de caixas ?

Não !

Pq eu simplesmente SEI o que tô fazendo e sei como funciona CADA componente de meu sistema de som ...

Mais o pessoal aqui se preocupa em pesquisar ??? Não senhor , nem pensar , TEM O FORUM , eles me ajudam por lá mesmo !

Tem uns aqui que tiro meu chapéu que entendem MUITO de trio e com isso ajudam o forum a crescer ...

Mas se for 25% é muito !

Eu faço meus tópicos mais pra ajudar a discução construtiva , do que pedir ajuda , mais veja se alguém participa ? participa se é pra falar qual bate mais !

O ultimo tópico que fiz de pico de freq. vê se alguém ajudou ??? EU que tive que respodner as perguntas dos caras ,s endo que EU que pedi ajuda , vê se pode isso ? !

Mas tudo bem ...

enquanto vcs não fazem questão de aprender como funciona , eu acabo ganhando meu dinheiro pro leitinho das crianças , fazendo som para os outros !

Compartilhar este post

Link para o post

Depois dessas broncas com os WPU...

A bronca que o Igor teve... e outras 1000 broncas aqui...

Desisti de trio 12v

Agora vai ser

Cross-over CICLOTRON 220v

Equalizador CICLOTRON 220v

Amplificadores STUDIO R

Tudo 220v

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis