Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

peagaah

Fibra X Mdf - Muda Muita Coisa?

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, belezinha?

Estou na grande dúvida entre mandar fazer uma caixa de madeira ou uma de fibra pro Alpine que deve chegar esta semana.

A caixa de fibra posso fazer na lateral e ocupar menos espaço do que uma de madeira no fundo.

A experiência que tive com caixas de fibra foram muito boas, pelo menos não tenho do que reclamar do último setup. Ela era grossa e 'cimentada' por dentro.

Já caixa de madeira tive alguns subs, mas nunca pude comparar.

Caixa de fibra também tem o lance de não ter paredes paralelas, aquela coisa de ondas estacionárias, etc.

O que vocês me sugerem?

Valeu!

Raphael

Postado em

Fibra + madeira!

Faça a frente, topo, base e a lateral (onde ela encosta no banco) em madeira, e a outra lateral e o fundo em fibra + "concreto" (massa + carga). A caixa fica com ótima relação peso x rigidez x custo.

A caixa em fibra consegue ser mais resistente que em madeira, mas o peso final é coisa pra fazer kit GNV parecer peso de papel... :vts

Postado em
Fibra + madeira!

Faça a frente, topo, base e a lateral (onde ela encosta no banco) em madeira, e a outra lateral e o fundo em fibra + "concreto" (massa + carga). A caixa fica com ótima relação peso x rigidez x custo.

A caixa em fibra consegue ser mais resistente que em madeira, mas o peso final é coisa pra fazer kit GNV parecer peso de papel... :vts

:+1

O peso é a parte ruim do projeto! Hehehe...

Postado em
Fibra + madeira!

:+1

O peso é a parte ruim do projeto! Hehehe...

Peso?

A caixa que tinha feito de fibra da ultima vez tinha uns 25mm em algumas partes, no fundo também, algumas partes eram mais finas, e eu achei levinha.

Mas indo pra questão qualidade, como comentei no post, teria mais qualidade numa caixa de fibra? Imaginando que eu não teria paredes paralelas como na de MDF?

Valeu!

Raphael

Postado em

Minha caixa é mista: toda parte que encosta no carro, atrás, lateral e embaixo é de fibra. na frente, fiz toda de mdf duplo de 20mm. Quando ficou pronta, levei numa fábrica de piscinas de fibra e mandei laminar ela com 2 demãos internamente. Lembro-me que ficou em 100 paus só a laminação interna!! Mas, ficou muito rígida!! Aprovo a caixa de fibra, desde que bem feita!! Na minha opinião ficou melhor do que a de mdf, visto que ela ocupa pouco espaço e na de mdf o porta malas se perdia.....

abraço

Postado em
Minha caixa é mista: toda parte que encosta no carro, atrás, lateral e embaixo é de fibra. na frente, fiz toda de mdf duplo de 20mm. Quando ficou pronta, levei numa fábrica de piscinas de fibra e mandei laminar ela com 2 demãos internamente. Lembro-me que ficou em 100 paus só a laminação interna!! Mas, ficou muito rígida!! Aprovo a caixa de fibra, desde que bem feita!! Na minha opinião ficou melhor do que a de mdf, visto que ela ocupa pouco espaço e na de mdf o porta malas se perdia.....

abraço

É por este motivo eu gostaria de fazer de Fibra, pq o sub é muito grande, e fazendo uma caixa de madeira eu perderia o PM.

Já uma caixa de fibra lateral vai ocupar menos espaço pois vai aproveitar a parte lateral toda do PM.

Valeu!

PM = Porta malas :legal:

Postado em

abraço

É por este motivo eu gostaria de fazer de Fibra, pq o sub é muito grande, e fazendo uma caixa de madeira eu perderia o PM.

Já uma caixa de fibra lateral vai ocupar menos espaço pois vai aproveitar a parte lateral toda do PM.

Valeu!

PM = Porta malas :legal:

então peagaah, utilizei a princípio o fundo dessas que voçe compra no comércio, só o fundo. o restante foi com massa plástica e mdf, e por fim a laminação. Olha na foto com ficou! detalhe o sub que estou usando hoje é um UXP!!

Postado em

ué, dá tbém, engrosse bem as paredes da caixa e já era....A que eu citei acima, ficou muito forte, fato é que eu já havia usado dessas prontas e ñão obtive sucesso com sub na ordem de 400wts!!! ela realmente vibrava!!

analise aí, dê algumas demãos de fibra e é só correr pro abraço!!!

Postado em
ué, dá tbém, engrosse bem as paredes da caixa e já era....A que eu citei acima, ficou muito forte, fato é que eu já havia usado dessas prontas e ñão obtive sucesso com sub na ordem de 400wts!!! ela realmente vibrava!!

Eu vou fazer um orçamento de ambas, pra ver como fica.

Mas ainda não me responderam sobre a qualidade dos graves, principalmente sobre as tais ondas estacionárias...

Valeu!

Raphael

Postado em

Mas ainda não me responderam sobre a qualidade dos graves, principalmente sobre as tais ondas estacionárias...

Valeu!

Raphael

Acredito que as ondas estacionárias, criam-se qdo a caixa é quadrada, ou seja lados iguais, paralelos. Por isso quando fizer uma em MDF, não poderá ser quadrada, e sim no mínimo com uma lateral inclinada. Na caixa de fibra, essas ondas não são criadas devido as paredes não serem paralelas, mas, a caixa necessariamente deverá ser expessa, caso contrário a vibração das paredes detonará os graves! acho que é isso!! se puder ajudar mais, só falar!!!

abraço

Postado em

Valeu!

Raphael

Acredito que as ondas estacionárias, criam-se qdo a caixa é quadrada, ou seja lados iguais, paralelos. Por isso quando fizer uma em MDF, não poderá ser quadrada, e sim no mínimo com uma lateral inclinada. Na caixa de fibra, essas ondas não são criadas devido as paredes não serem paralelas, mas, a caixa necessariamente deverá ser expessa, caso contrário a vibração das paredes detonará os graves! acho que é isso!! se puder ajudar mais, só falar!!!

abraço

Então devo concluir que com a caixa em fibra teria um melhor aproveitamento?

Raphael

Postado em

Valeu!

Raphael

Ondas estacionárias vão ocorrer em qualquer ambiente fechado, com paredes reflexivas (paredes que não absorvam as ondas sonoras). Gabinetes esféricos espalham as reflexões, mas a partir do momento que vc tem 2 ondas iguais se "encontrando", tá feita a "mer**"... :vts

A qualidade do gabinete é muito boa, não vai mudar o timbre nem velocidade. De fato, não há como dizer de cara o efeito de ondas estacionárias dentro da sua caixa. Pode ser que um cubo perfeito não sofra qualquer efeito audível... logo, não dá pra dizer que "fez com paredes não-paralelas fica melhor" é MUITO perigoso. Pior não fica, mas também não é garantido ficar melhor.

Postado em

Valeu!

Raphael

Ondas estacionárias vão ocorrer em qualquer ambiente fechado, com paredes reflexivas (paredes que não absorvam as ondas sonoras). Gabinetes esféricos espalham as reflexões, mas a partir do momento que vc tem 2 ondas iguais se "encontrando", tá feita a "mer**"... :vts

A qualidade do gabinete é muito boa, não vai mudar o timbre nem velocidade. De fato, não há como dizer de cara o efeito de ondas estacionárias dentro da sua caixa. Pode ser que um cubo perfeito não sofra qualquer efeito audível... logo, não dá pra dizer que "fez com paredes não-paralelas fica melhor" é MUITO perigoso. Pior não fica, mas também não é garantido ficar melhor.

Assim como indicaram, faz de Madeira e faz o acabamento em Fibra e com uma Pintura legal. Fica bacana. Igual meu antigo Porta-Malas ( http://img160.imageshack.us/img160/5308/my...ysom2du5lm5.jpg )

:legal::legal:

Postado em
Devo fazer algo assim:

audi0337.jpg

Com o Hifonics no fundo e o 400.4 na lateral.

Raphael

Fica show de bola!!!! Manda ver e cuidado com a litragem da caixa. :legal:

Pra ter mais Litragem pelo tamanho do sub devo deixar ele invertido.

E pretendo ter a mesma litragem livre recomendada pelo manual

Raphael

Postado em

Achei no site da Alpine:

subwoofer_enclosure_800.jpg

Então, selada pra SPL daria 22,7L O.O minúscula a caixa!!!!

Pra qualidade seria 35,4 e a recomendada seria 25,5L, creio que a recomendada fica entre SPL e SQ que seria o meu genero.

Agora temos a dutada, com volume recomendado de 51L O.O e pra qualidade 59,5L O.O

Penso em fazer a selada recomandada de 25,5L, o que vocês acham?

Postado em

Eu iria na dutada, aproveitando melhor os subgraves deles..... já colocou os dados dessa caixa (recomendada) no winisd? viu como fica a resposta?

Ouvir ele descendo na dutada é ooouuutra coisa... para o meu gosto...

Postado em

Ao que me parece, quase todos os subs Alpine funfam melhor em "dutada" ...

E eu não deixaria invertido não viu, pode até economizar espaço denstro da caixa, mas ocupa lugar dentro do porta-malas.

Postado em
Ao que me parece, quase todos os subs Alpine funfam melhor em "dutada" ...

E eu não deixaria invertido não viu, pode até economizar espaço denstro da caixa, mas ocupa lugar dentro do porta-malas.

Então, os reviews que li falaram que ele toca um pouco melhor em selada do que em dutada em relação a qualidade, dutada fica mais ignorante.

Mas o problema ai vem com o tamanho da caixa, tentei usar o winISD mas não consegui todos os parametros que ele pede pra fazer um cálculo correto.

Sobre deixar invertido vai ser decidido quando eu ver qual tamanho vai ficar a caixa. O invertido ocupa um pouco menos de espaço e tem a estética, mas eu não estou com muita vontade de deixar ele invertido hehhe, vamos ver.

A dúvida maior mesmo é em relação a caixa, qual destas fazer:

subwoofer_enclosure_800.jpg

Valeu!

Raphael

Postado em
procura na busca um topico do gladsom lah no DIY... ele fez um portamalas que vc descreveu bem parecido!!

Ficou show o trabalho do cara... é +/- nesta linha que quero fazer meu porta malas.

Agora a dúvida é na caixa mesmo, tá phoda decidir algo.

O sub deve chegar quarta a tarde ;)

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...