Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fernandoanf

Ajudem... Montagem De Trio

Recommended Posts

Galera,

Tõ montando um trio pro meu FOCUS Hatc 2006 preto e´hj eu já toco nele 2 WPU 1209, 2 cornetes D250x e 2 tweeters selenium com um módulo A500 da power systems (produzido no CE). Esse som era do meu antigo carro, um CIVIC.

Mas, agora pretendo fazer um up-grade e pra isso quero contar com a ajuda de vcs.

Minha pretenção é colocar o seguinte:

1 módulo A800 (800 wrms bridge 4 ohms)

2 WPU 1807 18"

4 Cornetas D250x

2 Tweeters Selenium

As minhas dúvidas são:

- Já li muito aqui nos outros foruns e vejo pessoal falar mau do A800 e dizer q ele consome muito... q módulo eu posso usar com a mesma potência porem q consoma menos??? (lembrando q pra isso td eu só iria usar apenas um módulo, o A800)

- Qual caixa eu devo usar pra esses 2 WPUs?? (e queria por favor q vcs me explicassem melhor esse tipo de caixa... por exemplo eu não entendo o q é uma caixa de 3 vias...)

- Esses woofers são bons mesmo ou tem melhor?? Sugestões bem vindas

Galera agradeço a ajuda assim q tirar as minhas dúvidas eu começo a montar e posto fotos.. ok??

Flwz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procura usar dois módulos,um digital,tipo banda ice,Stetsom 1k1,Soundigital,só pros WPU e um pequeno 4 canais tipo banda 2.4,pra supers e drivers.

Quanto a caixa de tres vias,é assim,vc tem woofer pra grave,driver pra médio e super pra agudo,entao,formam-se 3 vias.

E tem woofer melhor que o WPU hoje,ele é pouco potente,procura usar 2 subs de 800 RMS,tipo Eros SDS,Snake HPX,Oversound 15/800.Mas se optar por um dos que citei,terá que comprar 2 par de woofer de 10 ou de 12 pra medio grave,ai nesse caso seu som seria de 4 vias.

Compartilhar este post

Link para o post
Galera,

Tõ montando um trio pro meu FOCUS Hatc 2006 preto e´hj eu já toco nele 2 WPU 1209, 2 cornetes D250x e 2 tweeters selenium com um módulo A500 da power systems (produzido no CE). Esse som era do meu antigo carro, um CIVIC.

Mas, agora pretendo fazer um up-grade e pra isso quero contar com a ajuda de vcs.

Minha pretenção é colocar o seguinte:

1 módulo A800 (800 wrms bridge 4 ohms)

2 WPU 1807 18"

4 Cornetas D250x

2 Tweeters Selenium

As minhas dúvidas são:

- Já li muito aqui nos outros foruns e vejo pessoal falar mau do A800 e dizer q ele consome muito... q módulo eu posso usar com a mesma potência porem q consoma menos??? (lembrando q pra isso td eu só iria usar apenas um módulo, o A800)

- Qual caixa eu devo usar pra esses 2 WPUs?? (e queria por favor q vcs me explicassem melhor esse tipo de caixa... por exemplo eu não entendo o q é uma caixa de 3 vias...)

- Esses woofers são bons mesmo ou tem melhor?? Sugestões bem vindas

Galera agradeço a ajuda assim q tirar as minhas dúvidas eu começo a montar e posto fotos.. ok??

Flwz

Eu acho que está faltando um alto-falante que atue na faixa de médios.

A linha 07, é mais adequada para graves e um falante de 18", além de não ser recomendado judiciar do bichinho, é muito dificil atuar até a frequência de 1KHz, que seria o valor do inferior dos Drivers.

Compartilhar este post

Link para o post
Procura usar dois módulos,um digital,tipo banda ice,Stetsom 1k1,Soundigital,só pros WPU e um pequeno 4 canais tipo banda 2.4,pra supers e drivers.

Quanto a caixa de tres vias,é assim,vc tem woofer pra grave,driver pra médio e super pra agudo,entao,formam-se 3 vias.

E tem woofer melhor que o WPU hoje,ele é pouco potente,procura usar 2 subs de 800 RMS,tipo Eros SDS,Snake HPX,Oversound 15/800.Mas se optar por um dos que citei,terá que comprar 2 par de woofer de 10 ou de 12 pra medio grave,ai nesse caso seu som seria de 4 vias.

E se eu colocasse um taramps 2,5kwrms pra tocar tudo. Sabe tô querendo evitar de colocar 2 módulos.

Aqui onde eu moro (São Luis - MA) é mto comum o pessoal colocar apenas isso q eu citei... mas, quero fugir desse regionalismo e tb aqui td mundo acho q o A800 da power systems é o melhor modulo do mundo... rssss...

Eu não conheço e nem tem aqui pra comprar nenhum desses sub q vc citou, mas, e se eu colocar 2 bicho papão de 15" 800wrms???

Ahhh... qnto a explicação da caixa... mto obrigado... vlw

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

A linha 07, é mais adequada para graves e um falante de 18", além de não ser recomendado judiciar do bichinho, é muito dificil atuar até a frequência de 1KHz, que seria o valor do inferior dos Drivers.

Amigo,

Não entendi direito o q vc quiz dizer com 1Khz inferior dos drives.???

Sabe eu sou um pouco leigo nesses números.

Flwz

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,

Não entendi direito o q vc quiz dizer com 1Khz inferior dos drives.???

Sabe eu sou um pouco leigo nesses números.

Flwz

Vou tentar explicar, mas acho difícil sem uma leitura complementar.

Isso daí é o seguinte. O assunto está relacionado à divisão de frequência. Dê uma lida no assunto, que vai ajudar a entender.

Pois bem, de acordo com a leitura, você vai saber depois que cada falante atua melhor em determinada de frequência. O negócio é esse: Cada um na sua praia.

O objetivo da divisão de frequência, é fazer com que cada falante "trabalhe" onde é mais indicado e assim não ter estar exposto, por exemplo, a danos.

Fundamentalmente, todo sistema sonoro, tem por objetivo ter falantes que atuem em todo o espectro audível ou pelo menos a maior parte dele seja coberto.

Nenhum falante é capaz de responder a toda a faixa audível, mas alguém poderia citar os coaxiais, mas aí a estória é outra.

Pois bem, pelo simples fato de ter citado 03 diferentes tipos de falantes, já é para atender essa questão de que falante vai atuar numa determinada faixa, mas configura-se pela experiência, de que há uma indicação de uma faixa que será deficitária, ou seja, que não será coberta por nenhum dos 03 falantes citados e deve girar em torno desse valor (1Khz). Genericamente falando, essa faixa não coberta, é comunente designada de "buraco no som".

Então quando se fala, que o seu tem uma "buraco", é que em função da escolha errônea dos tipos de falantes, isso acabou acontecendo.

O mais fácil, claro, é quando a pessoa ainda não tem os itens e ainda está na fase de projeto e outra coisa, é quando a pessoa já possui os itens e quer corrigir.

Em outras palavras o que eu disse foi isso:

Baseado nesse assunto que eu falei, de que cada um na sua praia, os falantes de 18" dificilmente atuam bem nessa faixa de frequência (1Khz). Isso daí é função de vários fatores que não convém explicar aqui, para não complicar.

Por essa razão, o falante de médios ao qual me referi iria atuar bem nessa faixa de 1 Khz, porque é a praia deles e seria justamente para cobrir a deficiência. ao o falante de 18".

Então tudo se encerra nessa pergunta:

Você não vai querer por exemplo, que STW atue na faixa de grave ou um Sub atue na faixa de agudos?

A propósito somos da mesma cidade.

Compartilhar este post

Link para o post

fernandoanf, a menos que você vá tirar o tampão e fazer a caixa até o vidro, não ter litragem suficiente pros WPU 18".Digo isso pois meu primo usava 2 WPU de 15" com 80L pra cada Woofer e já pegava a mala quase toda.

E WPU de 15" o minimo é 90L e recomendado 110L, imagina pros de 18".

Depende agora de quanto você quer gastar no seu projeto!!!

E pra usar de 18", seria bom usar pelo menos 2x8" ou 2x10" pra médio, se não o som não fica muito legal, então arriscaria nos de 15" de maior potência que o WPU.

E com relação a módulo, tem muitos modelos quase que no mesmo preço hoje em dia, uns melhores em algumas coisas e outros melhores somente no preço.

Compartilhar este post

Link para o post
Vou tentar explicar, mas acho difícil sem uma leitura complementar.

Isso daí é o seguinte. O assunto está relacionado à divisão de frequência. Dê uma lida no assunto, que vai ajudar a entender.

Pois bem, de acordo com a leitura, você vai saber depois que cada falante atua melhor em determinada de frequência. O negócio é esse: Cada um na sua praia.

O objetivo da divisão de frequência, é fazer com que cada falante "trabalhe" onde é mais indicado e assim não ter estar exposto, por exemplo, a danos.

Fundamentalmente, todo sistema sonoro, tem por objetivo ter falantes que atuem em todo o espectro audível ou pelo menos a maior parte dele seja coberto.

Nenhum falante é capaz de responder a toda a faixa audível, mas alguém poderia citar os coaxiais, mas aí a estória é outra.

Pois bem, pelo simples fato de ter citado 03 diferentes tipos de falantes, já é para atender essa questão de que falante vai atuar numa determinada faixa, mas configura-se pela experiência, de que há uma indicação de uma faixa que será deficitária, ou seja, que não será coberta por nenhum dos 03 falantes citados e deve girar em torno desse valor (1Khz). Genericamente falando, essa faixa não coberta, é comunente designada de "buraco no som".

Então quando se fala, que o seu tem uma "buraco", é que em função da escolha errônea dos tipos de falantes, isso acabou acontecendo.

O mais fácil, claro, é quando a pessoa ainda não tem os itens e ainda está na fase de projeto e outra coisa, é quando a pessoa já possui os itens e quer corrigir.

Em outras palavras o que eu disse foi isso:

Baseado nesse assunto que eu falei, de que cada um na sua praia, os falantes de 18" dificilmente atuam bem nessa faixa de frequência (1Khz). Isso daí é função de vários fatores que não convém explicar aqui, para não complicar.

Por essa razão, o falante de médios ao qual me referi iria atuar bem nessa faixa de 1 Khz, porque é a praia deles e seria justamente para cobrir a deficiência. ao o falante de 18".

Então tudo se encerra nessa pergunta:

Você não vai querer por exemplo, que STW atue na faixa de grave ou um Sub atue na faixa de agudos?

A propósito somos da mesma cidade.

Vlw mano pela explicação. Eu já tinha noção desse negócio de faixas só não tinha entendido q se referia a isso por causa do 1Khz... entende?? Ingnorancia mesmo...

Sabe... eu já tou pensando em colocar 2 WPU de 15" no lugar dos de 18", isso pq me chamou a atenção pro espaço... acho q não tenho sificente na traseira do meu focus.

Mas, me diga se fosse vc q fosse colocar esse som e quissese faze um som bom... porém não excepcional... tipo o meu projeto inicial que equipamento vc usaria??

Acho q posso contar com tua ajuda... ok??

Ahhh...

Legal encontrar pessoas de SLZ por aqui... blz...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
fernandoanf, a menos que você vá tirar o tampão e fazer a caixa até o vidro, não ter litragem suficiente pros WPU 18".Digo isso pois meu primo usava 2 WPU de 15" com 80L pra cada Woofer e já pegava a mala quase toda.

E pra usar de 18", seria bom usar pelo menos 2x8" ou 2x10" pra médio, se não o som não fica muito legal, então arriscaria nos de 15" de maior potência que o WPU.

E com relação a módulo, tem muitos modelos quase que no mesmo preço hoje em dia, uns melhores em algumas coisas e outros melhores somente no preço.

Amigo DRQuilherme,

Obrigado pela ajuda... vlw mto...

Mas, que alto-falantes de 15" vc usaria?? Aliás, que equipamento vc montaria??

Qual a sua opnião de módulo??

Obrigado

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo DRQuilherme,

Obrigado

Abraços

2 15" 15SW3A da selenium 1100rms empurrados por um SD 2300 a 2 ohms

2 10" 10 MB1P da selenium 8 ohms

2 drivers de titânio D3300TI da selenium 8 ohms

1 Roadstar Power one, com os 10" em um bridge e os drivers em outro bridge

2 cornetas Hl14-50 aluminio

crossover STX84 stetsom

1 bateria de 380 A

daria pra brincar legal

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo DRQuilherme,

Obrigado

Abraços

Teu Focus é um preto com roda 17" socado sem fumê?

Bicho, se eu fosse você, aproveitava e dava uma olhada em alguns woofers da Keybass, se for um módulo de 1.000w tipo o SD1000, pegaria 2 Keybass KSPA 15" 650w, são melhores que os WPU e o mesmo preço, sendo as vezes com promoção mais baratos ainda.Dá uma passada na Artsom...

Tenta pelo menos dá uma base de gasto, pois com um módulo tipo o SD1000, você pode usar 2 woofers de até 650w que vão tocar bem, mas se quiser usar woofers de 800w(onde começam os Tops), teria que usar do SD2300 pra cima.

Tem um primo meu que acabou de montar 2 WPU de 15" num Polo Sedan novo(era a mesma caixa que ele usava no focus dele, tá com litragem de 64L, mas até que toca bonzinho, e tá usando o Módulo que é feito aqui em São Luís mesmo, da Microturbo, digital, gostei do módulo), agente vai trocar de caixa por uma com litragem de 90L pra cada um e ver se vai ficar filé...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo DRQuilherme,

Obrigado

Abraços

Bicho, se eu fosse você, aproveitava e dava uma olhada em alguns woofers da Keybass, se for um módulo de 1.000w tipo o SD1000, pegaria 2 Keybass KSPA 15" 650w, são melhores que os WPU e o mesmo preço, sendo as vezes com promoção mais baratos ainda.Dá uma passada na Artsom...

Tenta pelo menos dá uma base de gasto, pois com um módulo tipo o SD1000, você pode usar 2 woofers de até 650w que vão tocar bem, mas se quiser usar woofers de 800w(onde começam os Tops), teria que usar do SD2300 pra cima.

Tem um primo meu que acabou de montar 2 WPU de 15" num Polo Sedan novo(era a mesma caixa que ele usava no focus dele, tá com litragem de 64L, mas até que toca bonzinho, e tá usando o Módulo que é feito aqui em São Luís mesmo, da Microturbo, digital, gostei do módulo), agente vai trocar de caixa por uma com litragem de 90L pra cada um e ver se vai ficar filé...

aproveitando a deixa, to vendendo meu modulo microturbo com fonte... se interessado me manda uma mp... sou de sao luis tambem

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo DRQuilherme,

Obrigado

Abraços

aproveitando a deixa, to vendendo meu modulo microturbo com fonte... se interessado me manda uma mp... sou de sao luis tambem

realmente seria bom o colega expor o qnto poderia gastar.

pq ai poderiamos dar uma força com mais precisao.

mas te digo logo, te sai de A-800.

vc tara q usar dois modulos pra ter um som bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente os falantes WPU1807, não são indicados pra essa tua finalidade, se pretendes usar falantes seco da linha WPU procura os 1809, mas poderia te sugerir falantes da linha SW, subwoofers, acompanhados de falantes pra medio grave.

Dependendo das tuas condições financeiras:

- 18SW1P, 18SW3P ou 18SW3A

- 10MB1P ou 10PW3

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo DRQuilherme,

Obrigado

Abraços

crossover STX84 stetsom

1 bateria de 380 A

daria pra brincar legal

Esse sistema está ótimo e eu faria algumas ressalvas. Está bem dimensionado. Pode haver algumas modificações, mas pode manter a mesma base.

** 2 15" 15SW3A da selenium 1100rms empurrados por um SD 2300 a 2 ohms

Fernando: Eu não conheço e tem concorrentes à altura e até melhores.

** 2 10" 10 MB1P da selenium 8 ohms

Fernando: Apesar de saber que é um excelente falante, é muito e tem concorrentes com ótimo rendimento. Entre os concorrentes estão:

Oversound MG300 de 10", Snake ESX 310, Eros 310H

Fernando: Excelente sugestão. O Snake SD 375, também é uma boa opção.

Fernando: Minha maior ressalva. Pode ser o Power One que gera brigde com 360w a 4 ohms, mas ficaria 180w para cada falante contra 300w de nominal do falante. Quer dizer ficaria bem aquém do ideal, mas acabaria rendendo bem pelo fato de que os falantes acima tem uma boa sensibilidade.

Então se é para receber menos, então escolha falantes um pouco mais baratos, entre eles os 10PW3 e só tem 3 dB a menos de sensibilidade e são praticamente a metadoe do preço. Com relação 10 MB1P por exemplo, com o preço dele, acho que dá pra comprar uns 3 ou 4 10PW3.

crossover STX84 stetsom

1 bateria de 380 A

F.: Será que tem bateria com essa especificação de 380 Ah e não 380 A?

O problema seria carregar.

Compartilhar este post

Link para o post

Fernandoof, teu Microturbo é dos antigos Classe AB ou já é dos novos Digitais?

Ele não é nenhuma maravilha em qualidade, mas o do meu primo ele pôs 2 cross, um pra ST e outros pros Drives e ficou legal, e fora, onde voc~e encontra um Módulo por R$600,00 com 1 canal de 800w e outros 2 canais pra st e drives, com regulagem independente pra st e drives, é um ótimo custo benefício pra trios que usam woofers de até 550w, mas o cara tem que ser de perto, pois volta e meia ele tem que pintar lá pra ajeitar alguma besteirinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele não é nenhuma maravilha em qualidade, mas o do meu primo ele pôs 2 cross, um pra ST e outros pros Drives e ficou legal, e fora, onde voc~e encontra um Módulo por R$600,00 com 1 canal de 800w e outros 2 canais pra st e drives, com regulagem independente pra st e drives, é um ótimo custo benefício pra trios que usam woofers de até 550w, mas o cara tem que ser de perto, pois volta e meia ele tem que pintar lá pra ajeitar alguma besteirinha.

eu tenho dois microturbos, todos os dois sao digitais... sendo um com fonte e o outro sem...

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho dois microturbos, todos os dois sao digitais... sendo um com fonte e o outro sem...

fcoelhogomes

esse setup que você comentou, foi eu que sugeri.Sei que os 10mb1p estariam subalimentados pelo pone,mas foi o que me veio a cabeça.poderia se usar então que tal um SD200.AB para os d3300TI e outro modulo para os 10mb1p.Ai sim o negocio ficaria fino.Só que esse setup não é nada barato hehe

Compartilhar este post

Link para o post

fcoelhogomes

esse setup que você comentou, foi eu que sugeri.Sei que os 10mb1p estariam subalimentados pelo pone,mas foi o que me veio a cabeça.poderia se usar então que tal um SD200.AB para os d3300TI e outro modulo para os 10mb1p.Ai sim o negocio ficaria fino.Só que esse setup não é nada barato hehe

Ok!

Entendi sim. Nem sempre a gente lembra de todos os itens, quando se está projetando.

Compartilhar este post

Link para o post

crossover STX84 stetsom

1 bateria de 380 A

daria pra brincar legal

Amigo Carlos Kbsom,

Vlw muito pela força, mas, esse equipamento já tá muito pesado, será q daria pra trepar isso tudo na garupa de um focus??? rsss...

Minha pretenção é um som mais ameno... porém, sem fazer feio entende??

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo DRQuilherme,

O meu carro ainda não tem roda, comprei só faz 15 dias, mas, é preto sem fumé e tem farois de neblina na frente... eu moro no vinhais.

Quanto ao esses autofalantes da Keybass, vou dá uma pssada lá na Artsom e dá uma olhada nos KSPA de 15"... mas, acho q vou colocar os de 800wrms. Me manda o link de do site do fabricante de módulo SD2300 por favor. Não conheço, só ouço falar aqui.

Tem pra vender aqui em SLZ?? Aonde??

Vc acha que se eu colocar 2 desses KeyBass eu vou ter de colocar 2 de 10" pra mid???

vlw pela força

Flwz

Compartilhar este post

Link para o post
2 15"  15SW3A da selenium 1100rms empurrados por um SD 2300 a 2 ohms

crossover STX84 stetsom

1 bateria de 380 A

daria pra brincar legal

Amigo Carlos Kbsom,

Vlw muito pela força, mas, esse equipamento já tá muito pesado, será q daria pra trepar isso tudo na garupa de um focus??? rsss...

Minha pretenção é um som mais ameno... porém, sem fazer feio entende??

Abraços

E aí chará. É focus Sedan ou Hatch?

Falantes de 18", já está descartado por causa do espaço que ocupa.

Estou em negociação com uma loja na nossa cidade sobre alguns falantes Snake.

Se quizer a gente pode formar um pacote e pedir juntos se for o caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo Alexandre,

Vc sabe com é essas coisas de gastar... a gente planeja gastar R$ 2 mil acaba gastando R$ 3 mil... mas, é nesse intervalo de valores q pretendo gastar.

Quanto ao A-800... vlw pela dica... mas, vc poderia me justificar melhor pq não o A-800, já que td mundo aqui usa e vendem até a mãe pra comprar um... rssss...

vlwz

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo Alexandre,

Vc sabe com é essas coisas de gastar... a gente planeja gastar R$ 2 mil acaba gastando R$ 3 mil... mas, é nesse intervalo de valores q pretendo gastar.

Quanto ao A-800... vlw pela dica... mas, vc poderia me justificar melhor pq não o A-800, já que td mundo aqui usa e vendem até a mãe pra comprar um... rssss...

vlwz

Há muitos motivo para aderir ao A-800.

1 - não se escolhe amplificador apenas pelo rendimento.

2 - tem amplificadores que promovem muito mais qualidade e muito mais potência e mais baratos.

3 - alguns desses mais baratos consomem bem menos.

4 - a qualidade do A-800 é inferior a muitos dos mais citados para a mesma finalidade.

5 - Que seja os 800w mesmo promovidos pelo A-800, nesse caso você resume muito as opções de falantes a serem indicados. Embora muitos aqui usem 02 WPU de 500w num A-800, não é o recomendado para esse falante.

E para complementar já existem alguns tópicos sobre os Power System. É só pesquisar.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...