Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

Passando Fiação Para Caixas Satélites

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, estou fazendo reforma na casa e vou preparar a sala pra um bom som.

Já pretendo embutir a fiação para as caixas satélites.

Preciso de ajuda pra definir fiação e blindagem, pois os cabos vão passar perto da rede elétrica.

Pensei em cabo trançado e blindagem com papel alumínio e fita isolante por cima.

Talvez cabo de rede de computador?

Alguém já passou por esta situação?

Postado em

Pelos meus últimos testes, eu usaria cabo coaxial... 2 vias em paralelo/cruzado. O positivo é a malha do cabo 1 e o miolo do 2, e o negativo é o miolo do cabo 1 e a malha do 2.

Os dois cabos tem que ser enrolados com fita, para manterem-se juntos, pra não alterar os parâmetros.

Como vc tem espaço, dá pra passar RGC6 numa boa. 2 por caixa em paralelo, como eu exemplifiquei. Use cabo de boa qualidade, como o KMP. O CAT5 eu não recomendo de forma alguma. A distância é muito grande pra um cabo tão capacitivo.

Usei uns que montei com RGC58 da KMP, pro carro, entre o receiver e as caixas, e gostei do resultado. Um pouco mais magro, de fato, mas com agudos MUITO legais (ainda mais pra um cabo de seus 3,40/metro aproximadamente. De fato, uma pechincha pelo resultado final).

Postado em
interessante.

só para complementar, vai pelo menos uns 12 metros de cabo, pois a fiação vai subir a parede e dar volta na sala pelo teto. (não dá pra ir reto no teto)

A área "efetiva" do condutor pra essa montagem deve ficar por volta de 2mm... então creio que 12m não serão problema de maneira alguma. Só vai dar um pouco de trabalho pra montar os cabos... :vts

Postado em

Neste caso eu partiria para cabos comuns de HT. Pelo comprimento a ser utilizado, acho que a melhoria de ter um cabo mais "especial" é muito pequena em relação ao custo extra (inclusive custo de produção).

Utilizaria a grana e o tempo que sobra para a pesquisa e compra dos cabos "principais" :)

Postado em

a ideia nao é gastar absurdo nesses cabos, mas também nao quero passar cabos simples.

cabos coaxiais trançados? acho que vai ficar muito grosso....

cabos comuns de HT? nunca vi isso. o que é isso? onde tem?

Postado em
Neste caso eu partiria para cabos comuns de HT. Pelo comprimento a ser utilizado, acho que a melhoria de ter um cabo mais "especial" é muito pequena em relação ao custo extra (inclusive custo de produção).

Utilizaria a grana e o tempo que sobra para a pesquisa e compra dos cabos "principais" :)

Quanto maior o cabo, maior a influência da indutância e da capacitância sobre o áudio, pois maiores se tornam estes valores.

O RGC em paralelo é um cabo que consegue manter a indutância num nível baixíssimo, a capacitância é mais digerível que num Sintenax, por exemplo, e o custo é bem mais baixo que um rolo (30m) de um Monster, por exemplo.

Postado em

Kleber, o custo é em São Paulo. Lá é mais barato mesmo, aqui só na W de Oliveira que tem fácil, aí são [""] da cara mesmo.

Abraços

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...