Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Med

Pré Projetos Dos Pezinhos!

Recommended Posts

Postado em

Resolvi fazer algo pelo bem do som no carro hoje!!!

Fiz um pré-molde dos pézinhos!!!

fotos:

img7655640ka4.jpg

img7656640ev0.jpg

Fiz em papelão mesmo, só para ver como ficaria no carro. Do jeito q está nem atrapalha para dirigir []-[]

Ficou com algo próximo de 5L e a pretenção são os CS50B.

Que tal?? Muito ruim esse pré-molde??

[]´s Medina

Postado em

blz e legal tentar construir os pezinhos, vc esta no caminho certo, qualquer duvida entre em contato sou o Vinicius que estava no encontro no sabado, um grande abraço

Postado em

Blz!!!

Será q com esses quase 5L eu consigo colocar os cs50b a tocar bem??

Outra coisa, vou ter q colocar o falante "do lado" ali onde não tem papelão ainda.

Será q fica muito esquisito??

[]´s Medina

Postado em
Será q com esses quase 5L eu consigo colocar os cs50b a tocar bem??

Aqui pelo forum o pessoal fala em 6 a 7 L. Eu tenho pré-fabricado entre 4 e 5 L e não tenho do que reclamar...

;)

Postado em
Aqui pelo forum o pessoal fala em 6 a 7 L. Eu tenho pré-fabricado entre 4 e 5 L e não tenho do que reclamar...

;)

BELEZA!!!!!

Vou tentar ver se encomendo esses falantes semana que vem.

Parrece mentira mas não achei os kits 2 vias bravox em Porto Alegre, acho q vou encomendar da leosound. Tem algum q tenha preço melhor?

[]´s Medina

Postado em

Eu fiz o meu com 6,5l. Vou te dar alguns toques que eu não fiz no meu, e por isso ficou meio mole e tals, mas pretendo reforma-los. Construir outro está fora de cogitação pois pretendo trocar de carro:

Faça uma base muito boa. Utilize fita crepe e papel aluminio para colocar no carpete. Não seja burro como eu e não espere o tempo de cura. Faça de um lado, depois do outro. Importante ter uma base bem solida. Uma base com 3 camadas de fibra (sempre aplicando dentro do carro, uma seguida da outra). Depois coloque uns pedaços de madeira e faça uma mistura de resina+massa plastica para dar uma boa endurecida. Feito a base, é fazer o resto do pezinho. Faça anel de mdf para colocar o mid. Prenda bem na base. Arrume um tecido que estique bem e que absorva bem a resina. Depois de feito tudo isso, tente fazer reforços internos para não ficar muito vãos e as paredes ficarem moles. Recomendo tbm utilizar mistura de areia e resina, o que deixa muito duro. Recomendo não economizar no material.

A maioria das dicas que eu dei eu fiz, outras eu estou dando porque não as fiz e ficou uma bosta.

Abraços

Postado em

Obrigado pela dica Gutows!!!!

Mas, estou bastante inclinado em fzer ele todo em MDF ou OSB de 10 ou 15mm resvestido de curvin ou carpete cinza.

Esses pézinhos serão facilmente removíveis :pirou: . Como o carro tem uma barra de ferro por dentro, utilizarei 2 imãs de HD pra prendê-los no lugar. Assim quando eu quiser tirar para limpar ali nos catos fica uma barbada :legal:

Nessa foto eu circulei a barra de ferro:

img6702800ob1aml8.jpg

[]´s Medina

Postado em
Como o carro tem uma barra de ferro por dentro, utilizarei 2 imãs de HD pra prendê-los no lugar. Assim quando eu quiser tirar para limpar ali nos catos fica uma barbada.

[¨] Hehehehe.... gostei da idéia .... bem pensando !!

;)

Postado em

beraldo, pois é né... acho q vai facilitar!!! [-]

working man, duto?? Ai caramba!!! O.O Eu pensei em fazer selado mesmo, não dá? :unsure:

[]´s Medina

Postado em

Buenas Pessoal!!!!

Vou encomendar hoje mesmo cs50b lá da leosound mesmo!!! Achei esse kit aqui em Porto Alegre por absurdos R$300!!!!!!! :pirou::pirou:

Alguma dicas antes de eu encomendar o kit??

[] ´s Medina

Postado em

Realmente Med, tb sou de Porto Alegre e os preços aqui estão absurdamentes caros...

Quando montar esse pezinho da sinal de vida pra combinarmos um encontro com o AutoSom-RS e ouvirmos isso!

Abraço...

Postado em

Realmente Med, tb sou de Porto Alegre e os preços aqui estão absurdamentes caros...

Quando montar esse pezinho da sinal de vida pra combinarmos um encontro com o AutoSom-RS e ouvirmos isso!

Abraço...

Postado em

Abraço...

Parece piada né Renan!!!! Aqui é tudo mais caro mesmo!!!!

Vou fazer uma pesquisa de preços esse findi e ver o que descubro, mas dúvido que ache abaixo de uns R$220.

O que está me atrsando mais no projeto, nem é a falta dos falantes. Eu ainda não sei como como vou juntar as chapas de MDF na parte de baixo do pézinho, ali onde fica em uns 30º + -.

[]´s Medina

Postado em

Outra dúvida q me surgiu agora que consegui ler nos "hot topics".

Lá diz o seguinte:

Pezinhos mínimos com Pico <=3dB de função de tranferência

CS50B

Selado = 0,76 L F3=148,23Hz

E

CS50B

Selado = 7,94 L F3=101Hz (a frequência de ressonância é 80Hz entretanto nesse volume atingimos QTC de 0,705)

Então, se meus pézinhos ficaram com ~5L, minha F3 fica entre 148 e 101 Hz É isso mesmo??

[]´s Medina

Postado em

F3 sem reforço de cabine...

Pela localização, com pezinhos sempre temos uma influência muito grande do habitáculo do carro, fazendo as vezes aparecer picos e as vezes extender mais a resposta.

Um bom pezinho é feito tendo em vista todos estes ganhos, mas exige uma mão de obra gigante para medir a influência do ambiente "carral" (by Sepa) e ter um resultado bem próximo do ideal...

Minha sugestão para dutar o pezinho foi para extender mais a resposta dos médio-graves e graves, uma vez que o CSB não é bom de médios por natureza... Selado pode ter um bom ataque, mas não vai descer...

O melhor é: Depois de feito o pezinho, mete um furo e coloca um duto para ver como fica... testa diversos comprimentos, de 5 em 5 cm, e vê o que fica com a melhor extensão e a melhor resposta, sem embolar. Não gostou? Tapa o furo e dá o acabamento!

:legal:

Postado em

Definitivamente, estou precisando ler mais :( ...

Mas tudo bem.

Ontem meu pai me "roubou" o molde, e disse que vai fazer, :blink: ter pai marceneiro é bom as vezes :rolleyes:

Quando ele me devolver, vou testar o kit instalado e ver como fica... se não agradar sigo a tua indicação working man

Agora falta encomendar o kit mas, não consegui contato com o pessoal da leosound, será q estão de férias??

[]´s Medina

Postado em

Outra coisa.

Atrás, o Del Rey tem 2 6x9 triax da bomber, um modelo chamado de o-o- "sub".

Quando chegarem os pézinho, desligarei os tweeters deles, deixando só o "sub" ligado.

Vale trocar eles por alguma outra coisa? :huh:

Não pretendo colocar um sub na mala, _parece_ que passar fio lá para trás é meio complicado. pasmafaute

[]´s Medina

Postado em
Outra coisa.

Atrás, o Del Rey tem 2 6x9 triax da bomber, um modelo chamado de o-o- "sub".

Quando chegarem os pézinho, desligarei os tweeters deles, deixando só o "sub" ligado.

Vale trocar eles por alguma outra coisa? :huh:

Não pretendo colocar um sub na mala, _parece_ que passar fio lá para trás é meio complicado. pasmafaute

[]´s Medina

acho que não tão dificil não medina, ja que o proprio 6x9 tem que ter fios né. mas eu tentaria desmontar o encosto e o assento do banco traseira pra ver como podem ser passados fios lá para tras. de repente é facil, e vc pode remover os 6x9, para que o som da caixa de subgraves passe para frente. ou vc pode fazer uma caixa para seus 6x9, que que a area deles é quase igual a de um sub de 8 polegadas

Abraços

Gustavo

Postado em

Bah, Medina tá em todas! []-[]

Conseguiu vender aquela Canon?

Com todo respeito à opinião dos camaradas de fórum, sou mais pezinhos selados. Deixo o duto para o sub. ;)

(E só porque comprei um UXP e já fiz a caixa...senão, compraria um sub que rendesse em selada e usaria uma.)

Esses tapetes da barca são novos, não? Não me lembro de tê-los visto quando tu me deu carona. Mandaste fazer aonde?

Teu pai faz serviços para fora? Trabalha com MDF?

Ah, pezinhos em fibra em POA, esquece. Custa os olhos da cara.

Instaladores, tb estou decepcionado. Os caras são sempre uns abobados. Ou puxam a qualidade pra baixo porque te acham um chinelão (ou porque não sabem fazer nada direito mesmo), ou começam a querer empurrar equipos caríssimos que sabem que tu não vai comprar, só pra te fazer parecer um chinelão. E, se tu aparece com um projeto pronto e os equipamentos já comprados, então, só piora. A verdade é que, em geral, pra mandar instalar som, só não tem dor de cabeça quem não sabe nada do assunto e não se importa com qualidade... [o_]

Mandei instalar o meu som na Overdrive e me arrependi. Paguei caro por um serviço meia-boca, e deu um trabalhão pra ajeitar os problemas... :(:unsure:

Abração brother!

Postado em

E ai Dr. FerAbreu!!!!!! []-[] Até tu por aqui é o-o-

No fim, acabei ficando com a Canonzinha mesmo, MAS peguei uma S9100!!!!!! To apanhando horrores da camera!! Ela é muito boa o fotógrafo é q é complicado :rolleyes:

Os tapetes do banheirão, são novos mesmo!!! Faz uns 2 ou 3 meses que tenho eles!!

Quanto aos pézinhos, vou testar selado mesmo, se não agradar meto um furo nele e vou atrás da sintonia!!!

"MoLéstia" a parte, o pai trabalha TRI bem com MDF, fez o móvel do meu aquário, inclusive, ficou show!!! Se quiser o fone dele me avisa!!!

Agora sobre os "estaladô" aqui de Porto Alegre, é piada né.... liguei pra meia dúzia, procurando o kit bravox, tentaram me empurrar de tudo!!! Complicado mesmo. e Pézinhos, nem se fala!!! os caras já queriam abrir a porta do carro e meter um deca-axial lá dentro. :pirou:

[]´s Medina

Postado em

Atualizando as novidades.

Chegaram os falantes e consegui testar o protótipo versão 2 no carro.

Ficou uma M**** :banghead:banghead

Não encaixou direito, e ficou absurdamente feio!!!! [^]

Vou ter q procurar alguma outra solução.

Pergunta: Pézinho pequenos, tipo 1 ou 2L, podem estragar os mids? ou "só" terei menor qualidade de som?

[]´s Medina

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...