Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dudu Lima

Gm Corsa Ou Ford Fiesta?

Recommended Posts

Com os 12 mil do Corsa 97 ou 98, dá pra pegar um Fiesta 2000, 2001, já com motor Zetec RoCam, que é econômico, incrivelmente resistente e espanca qualquer Corsa 1.0.

Tenho um Fiesta com motor Zetec RoCam, de pontos fortes ele tem:

Acabamento, espaço na frente, mala grande, câmbio, chassi, economia de combustível, seguro, pouco visado por ladrões, robustez, conforto, manutenção (não quebra, principalmente motor), dirigibilidade (se puder pegar um com direção hidráulica, só tome cuidado a não se viciar a fazer curvas a 100 km/h hehehehe), custo/benefício excelente.

Pontos médios:

Suspensão (bate seco por não ter batente hidráulico), ruidos no acabamento, espaço no banco de trás, custo de peças (maioria de peças mecânicas é barato perante a concorrência, mas algumas peças mecânicas e peças de acabamento interno são caros).

Pontos fracos:

Estepe externo.

Se eu fosse você, ficaria com:

1 - Fiesta com motor Zetec RoCam (de preferência, no mínimo com limpador/desembaçador traseiro, o preço é o mesmo do Fiesta básico);

2 - Corsa;

3 - Fiesta com motor Endura.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala Dudu... Meu fiesta é endura...

Bem, é um puta carrinho. Confortável ao exxtremo, silencioso, manutenção praticamente gratuita, resistente (bom... já travei o motor, e quando esfriou voltou a funcionar perfeito... o mecânico disse que não precisava nem abrir!). E por 9 mil vc consegue uns bem conservados.

Agora, quanto a consumo... 18 por litro ele não faz nem com muita reza em cima. O meu tá fazendo 13 com o ar desligado (10 a 11 com o ar ligado, ou seja, sempre), mas o meu tb tá cheio das falhas, tenho que trocar o coletor que empenou. Um bem ajeitadinho faz 14-15 na cidade se vc não forçar. Não é um motor que se estica marchas, vc vai sentir isto. Também não é potente. Mas é ótimo de curvas, até empolga...  :vts

Tem outra vantagem... ladrão não passa perto. Andei perguntando por aí, e quase não arrombam fiestas antigos.  [¨]

Já tive corsa tb... por 9 mil vc não acha um corsa mto legal aqui em Brasília não... eu pelo menos nunca encontrei.

Fala Kleber! Por isso que eu me encantei por esse carrinho! Por R$ 9.000,00 eu encontro um Fiesta ano 1997 em estado de 0Km!!! Corsa por R$ 9.000,00 só se for aqueles primeirões ano 1994 e 1995 carburado ainda! E rezando para que o estado de conservação esteja no seu agrado! Bom estou muito afim mesmo de adquirir um Ford Fiesta, aí lembrei de vc que tem um, por isso que abri o tópico também ehehhe, então o bichão é macio feito uma ave voando né ehehe, bom vou esperar uma decisão aí por parte da justiça que minha mãe pediu, aí a resposta sai em fevereiro, se der tudo certo em março se Deus quiser estarei andando de Ford Fiesta! Amei esse carrinho mesmo! Corsinha também é bom, até tô andando com um, mas vamos ver né vai que eu mude de idéia e pego um corsa também, mas de qualquer forma estou empolgado por um Ford Fiesta.

Pra se decidir totalmente, é só dirigir um. Ford Fiesta tem melhor dirigibilidade que qualquer carro da concorrência, é o mais equilibrado em conforto/estabilidade.

Quanto ao consumo que vc quer saber, não acredite muito quando dizem que o carro faz mais de 15 km/l, isso é lenda (ou o cara não sabe medir consumo), carro popular nenhum faz isso. O meu é Zetec RoCam e faz 12,5 km/l na cidade, sem ar-condicionado, com ar o consumo vai pra 11,5 km/l. Tive um Uno 2001 totalmente básico e pesando 200 kg a menos que o Fiesta e fazia 12 km/l (portanto, menos que o Fiesta). O problema todo é que a maioria gosta de medir consumo "pelo olho", olha o ponteiro caindo e já marca de cabeça. O tanque do Uno tinha 51 litros, do Fiesta são 42, portanto, 9 litros a mais. O ponteiro do marcador de combustível do Uno descia mais lento que o do Fiesta, isso dá impressão de ser mais econômico, mas vai medir tanque a tanque pra ver.

E eu ando muito mais rápido no Fiesta que andava no Uno.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, é um puta carrinho. Confortável ao exxtremo, silencioso, manutenção praticamente gratuita, resistente (bom... já travei o motor, e quando esfriou voltou a funcionar perfeito... o mecânico disse que não precisava nem abrir!). E por 9 mil vc consegue uns bem conservados.

Agora, quanto a consumo... 18 por litro ele não faz nem com muita reza em cima. O meu tá fazendo 13 com o ar desligado (10 a 11 com o ar ligado, ou seja, sempre), mas o meu tb tá cheio das falhas, tenho que trocar o coletor que empenou. Um bem ajeitadinho faz 14-15 na cidade se vc não forçar. Não é um motor que se estica marchas, vc vai sentir isto. Também não é potente. Mas é ótimo de curvas, até empolga...  :vts

Tem outra vantagem... ladrão não passa perto. Andei perguntando por aí, e quase não arrombam fiestas antigos.  [¨]

Já tive corsa tb... por 9 mil vc não acha um corsa mto legal aqui em Brasília não... eu pelo menos nunca encontrei.

Fala Kleber! Por isso que eu me encantei por esse carrinho! Por R$ 9.000,00 eu encontro um Fiesta ano 1997 em estado de 0Km!!! Corsa por R$ 9.000,00 só se for aqueles primeirões ano 1994 e 1995 carburado ainda! E rezando para que o estado de conservação esteja no seu agrado! Bom estou muito afim mesmo de adquirir um Ford Fiesta, aí lembrei de vc que tem um, por isso que abri o tópico também ehehhe, então o bichão é macio feito uma ave voando né ehehe, bom vou esperar uma decisão aí por parte da justiça que minha mãe pediu, aí a resposta sai em fevereiro, se der tudo certo em março se Deus quiser estarei andando de Ford Fiesta! Amei esse carrinho mesmo! Corsinha também é bom, até tô andando com um, mas vamos ver né vai que eu mude de idéia e pego um corsa também, mas de qualquer forma estou empolgado por um Ford Fiesta.

Pra se decidir totalmente, é só dirigir um. Ford Fiesta tem melhor dirigibilidade que qualquer carro da concorrência, é o mais equilibrado em conforto/estabilidade.

Quanto ao consumo que vc quer saber, não acredite muito quando dizem que o carro faz mais de 15 km/l, isso é lenda (ou o cara não sabe medir consumo), carro popular nenhum faz isso. O meu é Zetec RoCam e faz 12,5 km/l na cidade, sem ar-condicionado, com ar o consumo vai pra 11,5 km/l. Tive um Uno 2001 totalmente básico e pesando 200 kg a menos que o Fiesta e fazia 12 km/l (portanto, menos que o Fiesta). O problema todo é que a maioria gosta de medir consumo "pelo olho", olha o ponteiro caindo e já marca de cabeça. O tanque do Uno tinha 51 litros, do Fiesta são 42, portanto, 9 litros a mais. O ponteiro do marcador de combustível do Uno descia mais lento que o do Fiesta, isso dá impressão de ser mais econômico, mas vai medir tanque a tanque pra ver.

E eu ando muito mais rápido no Fiesta que andava no Uno.

Brasília é percurso semi-rodoviário... aqui os carros costumam consumir menos, até pq não tem cruzamento a cada 100 metros... Meu uno fire fazia 17 por litro, calculado toda vez que eu abastecia.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas, excluindo Brasília e outros distritos com percursos planos, o consumo é bem abaixo disso, então acho que em Brasília o consumo deve ser tomado como rodoviário.

Dito isso, espero que não tenha me entendido mal, não quis dizer que você não sabe calcular consumo, mas sim que a grande maioria não sabe.

Compartilhar este post

Link para o post

dudufuddellys, você deve saber uma coisa IMPORTANTÍSSIMA se escolher o Fiesta.

Veja se o carro tem alarme não original de fábrica. Se tiver, fique atento, pois há um lugar específico onde passa os fios do alarme (da sirene no cofre do motor à caixa de fusíveis, dentro do carro), mas os "estaladores" fazem o favor de deslocar ou rasgar uma borracha de vedação no cofre do motor. Feito isso, quando chove, molha mais dentro do carro que fora. Presta atenção.

Outra coisa, o Fiesta com motor Zetec RoCam tem um defeitinho crônico. Em alguns casos, quando você liga o motor pela primeira vez no dia (ou quando o motor está frio), a rotação fica baixa, parece que o carro vai morrer, mas é só você pisar no acelerador que a rotação volta ao normal. Se eu não me engano, isso é o motor de partida.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu endura tb não acerta o giro de cara não... já até acostumei a dar uma bombada no acelerador na hora da partida... o bicho já liga "esperto".

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Fiesta é mais carro, mas se nao me engano endura 1.0 tem 53hp

pelo menos tava no documento do meu ex ka endura

procura um ford ka, mto mais carro que corsa, o fiesta eh mais carro, mas eh mto pesado e se torna mt fraco

mas de fato, se o motor for maltratado ele incomoda

eu tinha um ka, rodei 1 ano e meio com ele, era carro de frota, por isso paguei barato, e rodei mais uns 30 mil km sempre metendo pau...

na cidade fazia seus 12km/l, na estrada 15 por litro pisando mto bem...

era mto estavel, corsa mpfi, eu ando com da minha namorada, apesar dos 60hp é manco ao extremo (na cidade ta suficiente, mas pra estrada que nao é duplicada nao tem condicoes de ultrapassagem)

mas o meu ka, qndo comecou a incomodar passei pra frente...

o forte da ford é acabamento, design e estabilidade...

já chevrolet eu acho o carro feio pra burro, apesar de ter um mercado bom....

edit: po, eu falando que corsa mpfi acho manco, mas corsa efi é manco ao extremo, mais que o fiesta...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Fiesta é mais carro, mas se nao me engano endura 1.0 tem 53hp

era mto estavel, corsa mpfi, eu ando com da minha namorada, apesar dos 60hp é manco ao extremo (na cidade ta suficiente, mas pra estrada que nao é duplicada nao tem condicoes de ultrapassagem)

o forte da ford é acabamento, design e estabilidade...

já chevrolet eu acho o carro feio pra burro, apesar de ter um mercado bom....

edit: po, eu falando que corsa mpfi acho manco, mas corsa efi é manco ao extremo, mais que o fiesta...

abraços

Cara, concordo com um monte de coisas que vc disse, mas dizer que o Ka é mais carro que o Corsa? sem chance

Conheço os dois, temos em casa dois corsa mpfi e um Fiesta do novo com motor Rocam (antes minha mãe tinha um com motor Endura 1.3, o espanhol, ótimo carrinho)

Primeiro que o corsa é muito mais bonito que um KA, sem comparação, o Ka todo mundo sabe que só não vende mais pq é feio pra burro (se bem que com a última leva de remodelagens das montadoras, ele ficou lindo perto de Uno, Gol e Celta)

Segundo que o corsa é muito mais confortável, tem mais espaço e a suspensão é mais macia, pode perguntar pra qualquer um que teve os dois

O Ka realmente é econômico, pqp, isso não se discute, e anda bem por ser muito leve

Agora, meu corsa 98 tem 60cv, o Fiesta 2005 da minha mãe com motor Rocam tem 65cv, e te garanto uma coisa: o Corsa anda mais e é muito mais econômico

O Fiesta fez 12,7 km/l na estrada daqui até Presidente Prudente, sem movimento na estrada, sem subidas, só eu, minha mãe + bagagem (e sem ar ligado, era noite)... meu corsa há 3 anos atrás fez 15 e andando mais chutado e de dia, com movimento

Podem perguntar pra qualquer um como esse Fiesta novo é beberrão

Os antigos eram econômicos sim, mas andavam tanto quanto o Corsa EFI de 50 cv que tb era muito econômico...

O forte da Ford é acabamento? ERA hehehe... entre num Fiesta 2005 e depois entre num Corsa 2005 (modelo novo), passe a mão por baixo dos bancos e veja em qual você cortará a mão.. Design?? sei não... Estabilidade: Com certeza, os carros da Ford são muito bons de curva, em parte pela regulagem mais dura da suspensão desses populares, o Focus Sedã é o sedã mais estável do país (Fonte: Quatro Rodas, tenho a revista em casa)

Enfim... Gosto dos Ford, mas alguns elogios relativos aos GM não cabem aos Ford, assim como outros aos GM, VW, FIAT não cabem a eles em relação aos Ford

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

tipo...

sempre achei horrivel ford ka

quando minha mae tinha eu odiava...

mas o corsa tem um design muito antigo, e depois que tive o meu ká peguei paixao por ele... ele tem uma dirigibilidade muito boa, melhor que do corsa em muitos sentidos... apesar do corsa ter um banco mais confortavel...

é minha opiniao

:)

edit: estou falando dos modelos antigos :D

os corsa/fiesta novos, eu nunca comparei um com o outro em detalhes, mas aparentemente são muito parecidos. Aqui em casa, tem o corsa 2001 mpfi hatch da minha namorada e um classic 2003 VHC

o Mpfi acho extremamente amarrado, o vhc até que apesar de nao ter potencia, tem um torque legal, na serra carregado ele não apanha... o problema do Classic, é que a suspensão dele é mole demais, na cidade é uma delicia, macio...

mas na estrada é um cu...

voce está a 100km/h com sensaçao de 160, o meu ford ka eu rodava a 140 na br sem baixar, e ele ia embora, mto estavel...

aquele abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

O.O vixi eu já andei naquele ford ka!!!

o mad não baixava de 140 naquilo.

o carro é ótimo, unico problema é a falta de espaço no bco de tráz e portamala (mesmo assim eram 2 subs de 12 naquilo o-o- )

realemente o fiesta modelo novo, os primeiros sairam com acabamento a desejar, sendo isso corrigido gradualmente...

mas em questão de desempenho, o modo com q o carro foi amaciado influencia e muito!

sei lá, dos populares nessa faixa de preço, eu ia de fiesta! se bem q a mulherada ama o ford ka pela facilidade de dirigir, e eu sou testemunha, o carro é bom mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, concordo com um monte de coisas que vc disse, mas dizer que o Ka é mais carro que o Corsa? sem chance

Conheço os dois, temos em casa dois corsa mpfi e um Fiesta do novo com motor Rocam (antes minha mãe tinha um com motor Endura 1.3, o espanhol, ótimo carrinho)

Primeiro que o corsa é muito mais bonito que um KA, sem comparação, o Ka todo mundo sabe que só não vende mais pq é feio pra burro (se bem que com a última leva de remodelagens das montadoras, ele ficou lindo perto de Uno, Gol e Celta)

Segundo que o corsa é muito mais confortável, tem mais espaço e a suspensão é mais macia, pode perguntar pra qualquer um que teve os dois

O Ka realmente é econômico, pqp, isso não se discute, e anda bem por ser muito leve

Agora, meu corsa 98 tem 60cv, o Fiesta 2005 da minha mãe com motor Rocam tem 65cv, e te garanto uma coisa: o Corsa anda mais e é muito mais econômico

O Fiesta fez 12,7 km/l na estrada daqui até Presidente Prudente, sem movimento na estrada, sem subidas, só eu, minha mãe + bagagem (e sem ar ligado, era noite)... meu corsa há 3 anos atrás fez 15 e andando mais chutado e de dia, com movimento

Podem perguntar pra qualquer um como esse Fiesta novo é beberrão

Os antigos eram econômicos sim, mas andavam tanto quanto o Corsa EFI de 50 cv que tb era muito econômico...

O forte da Ford é acabamento? ERA hehehe... entre num Fiesta 2005 e depois entre num Corsa 2005 (modelo novo), passe a mão por baixo dos bancos e veja em qual você cortará a mão.. Design?? sei não... Estabilidade: Com certeza, os carros da Ford são muito bons de curva, em parte pela regulagem mais dura da suspensão desses populares, o Focus Sedã é o sedã mais estável do país (Fonte: Quatro Rodas, tenho a revista em casa)

Enfim... Gosto dos Ford, mas alguns elogios relativos aos GM não cabem aos Ford, assim como outros aos GM, VW, FIAT não cabem a eles em relação aos Ford

Abraços

1 - O Corsa é muito mais carro que o Ka pra quem gosta de conforto. Pra quem gosta de dirigibilidade, o Ka é muito mais carro.

2 - Comparar o Corsa 98 que deve ter uns 900 kg com o novo Fiesta que tem mais de 1000 kg, é muito maior e tem coeficiente de arrasto muito maior tb é covardia.

Como estamos comparando apenas Fiesta antigo com Corsa antigo, o Fiesta é melhor na maioria dos quesitos (não que o Corsa seja um carro ruim, mas o Fiesta é um carro mais acertado).

Quanto a desempenho, Ford Ka com motor Zetec RoCam é o 1.0 mais ágil do país, o Celta VHC deve vir logo atrás. O Fiesta antigo com motor Zetec RoCam deve ser pau a pau com o Celta. Esses 3 carros dão pau em qualquer carro 1.0 do mercado de qualquer ano (acho que com excessão do Mile Fire Flex, que deve ter pelo menos uns 100 kg a menos que esses carros).

Zetec RoCam (com excessão do novo Fiesta), dentre os 1.0, é um dos mais econômicos, rápidos e duráveis entre os motores. Pegue um Fiesta antigo e um Ka, acelere com vontade e você vai ver a disposição do motor, o casamento entre motor, direção, câmbio e suspensão é de deixar feliz qualquer um. Pegue um Fiesta antigo e um Ka, acelere o carro a 35 km/h à quinta marcha, uma marcha alta em uma velocidade e rotação baixíssima, vai notar como o motor é suave. Suba de giro até o limite, veja que toda faixa de giro ele é suave em vibrações, isso não acontece com os motores da concorrência. Ligue o ar-condicionado, acelere, vai ver que o motor perde pouquíssima força. Encha o carro de gente, faça o mesmo, vai notar que o motor tem torque de sobre para não perder muito desempenho. Agora faça todos esses testes nos outros modelos 1.0.

O Zetec RoCam é o melhor motor 1.0 do mercado.

Compartilhar este post

Link para o post
1 - O Corsa é muito mais carro que o Ka pra quem gosta de conforto. Pra quem gosta de dirigibilidade, o Ka é muito mais carro.

2 - Comparar o Corsa 98 que deve ter uns 900 kg com o novo Fiesta que tem mais de 1000 kg, é muito maior e tem coeficiente de arrasto muito maior tb é covardia.

Como estamos comparando apenas Fiesta antigo com Corsa antigo, o Fiesta é melhor na maioria dos quesitos (não que o Corsa seja um carro ruim, mas o Fiesta é um carro mais acertado).

Quanto a desempenho, Ford Ka com motor Zetec RoCam é o 1.0 mais ágil do país, o Celta VHC deve vir logo atrás. O Fiesta antigo com motor Zetec RoCam deve ser pau a pau com o Celta. Esses 3 carros dão pau em qualquer carro 1.0 do mercado de qualquer ano (acho que com excessão do Mile Fire Flex, que deve ter pelo menos uns 100 kg a menos que esses carros).

Zetec RoCam (com excessão do novo Fiesta), dentre os 1.0, é um dos mais econômicos, rápidos e duráveis entre os motores. Pegue um Fiesta antigo e um Ka, acelere com vontade e você vai ver a disposição do motor, o casamento entre motor, direção, câmbio e suspensão é de deixar feliz qualquer um. Pegue um Fiesta antigo e um Ka, acelere o carro a 35 km/h à quinta marcha, uma marcha alta em uma velocidade e rotação baixíssima, vai notar como o motor é suave. Suba de giro até o limite, veja que toda faixa de giro ele é suave em vibrações, isso não acontece com os motores da concorrência. Ligue o ar-condicionado, acelere, vai ver que o motor perde pouquíssima força. Encha o carro de gente, faça o mesmo, vai notar que o motor tem torque de sobre para não perder muito desempenho. Agora faça todos esses testes nos outros modelos 1.0.

O Zetec RoCam é o melhor motor 1.0 do mercado.

E só, pq o Corsa tem mais porta malas, mais espaço, mais conforto no acabamento (incluindo aí estofamento) e é mais bonito, além de ter uma mecânica mais barata (pergunte pra qualquer mecânico)

Concordo, mas mesmo assim acho que a diferença de consumo pelo menos não justifica (15km/l no corsa a uns 140/h carregado com 3 pessoas, 12,7 no Fiesta NOVO com 2 pessoas e bagagem a 110-120) :rolleyes:

No resto concordo com tudo, realmente o Ka é um carro muito massa pra dirigir (pequeno, ágil e "duro", sendo mais esportivo), sempre tive vontade de testar o Ka mp3 ou o XR pra ver como ficou (só dirigi 1.0 até hj)

Mad: o design antigo do corsa ainda é melhor que o do Fiesta 96-00, qdo a Ford lançou aquele Fiesta nós tínhamos o Espanhol aqui (um quadradinho, carro mais T que já dirigi, a própria 4rodas falava que ele lembrava um Kart pra dirigir), e ele ainda conseguia ser mais bonito, a Ford estragou a frente do Fiesta, sempre falei que se invertessem os faróis ele ficaria da hora, com cara de "mal", não com a cara de tristonho dele...

Qto à suspensão e acerto da mesma, como falei no post anterior concordo que o Ford seja mais estável, mas como na estrada não fico andando o tempo todo a 140 (nossas estradas nem permitem isso, pelo menos aqui hehehe) e como passo mais de 14000km na cidade e menos de 3000 na estrada por ano, prefiro o conforto de uma suspensão mais macia, que tambéms e traduz em conforto em viagens mais longas (como as que faço qdo vou pro Sul todo ano)

Agora, como a diferença de um Fiesta pra um corsa do mesmo ano vai pra quase 3mil, a escolha realmente pende pro Fiesta, muita diferença...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
:+1:+1

concordo com o Bodhi :D

Só discordo de uma coisa... A ordem das coisas é Fiesta e Uno, como os mais ágeis... celta VHC fica atrás, especialmente quando vc considera uma puxada longa.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...