Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

drm_sound

Esse Tal De Hi-end?

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal venho acompanhando esse forum a algum tempo, e é a primeira vez que coloco em xeque algumas ideias que tenho visto por aí.

Tendo como principio deste tópico a minha opnião (e a de voces eu espero) sendo assim longe da verdade absoluta.

Canal trazeiro: Tenho visto varias pessoas instalando Kit's na parte trazeiro do seu carro de varias formas: colunas, tampão... O canal TR na minha opinião é totalmente desnecessario. Aí falam da falta de "ambiencia". Ok concordo desde que os falantes sejam equivalentes as frontais! Ex: CS 60D na frente e CS 50 D na trazeira. Tenho visto muitos usando um kit frontal de primeira linha (MB, Diamond...) e um kit qualquer na TR. EX: vi um Marea com Kit Mb top de linha na frente e na TR um kit Bravox CS 50K !?! Não que o Bravox seja ruim mas está longe de ser um MB top de linha e o que é pior são falantes de timbre, assinatura sonica e ataque (...etc) totalmente diferentes. No minimo o sistema não está equilibrado.

Outro iten: Na minha opnião preço é termometro de qualidade em 98% dos casos.

EX: Um kit Diamond 661 (R$ 1700,00) é superior que um CS60K (R$ 650,00). Oque voces acham?

Vamos trocar mais ideias na sequencia...

Postado em

Hi-end realmente não usa canais traseiros. É só ver sistemas residenciais top.

Quanto ao preço, é o que eu sempre digo:

"Tudo o que é bom custa caro, mas nem tudo que custa caro é bom". :)

Postado em
Olá pessoal venho acompanhando esse forum a algum tempo, e é a primeira vez que coloco em xeque algumas ideias que tenho visto por aí.

Tendo como principio deste tópico a minha opnião (e a de voces eu espero) sendo assim longe da verdade absoluta.

Canal trazeiro: Tenho visto varias pessoas instalando Kit's na parte trazeiro do seu carro de varias formas: colunas, tampão... O canal TR na minha opinião é totalmente desnecessario. Aí falam da falta de "ambiencia". Ok concordo desde que os falantes sejam equivalentes as frontais! Ex: CS 60D na frente e CS 50 D na trazeira. Tenho visto muitos usando um kit frontal de primeira linha (MB, Diamond...) e um kit qualquer na TR. EX: vi um Marea com Kit Mb top de linha na frente e na TR um kit Bravox CS 50K !?! Não que o Bravox seja ruim mas está longe de ser um MB top de linha e o que é pior são falantes de timbre, assinatura sonica e ataque (...etc) totalmente diferentes. No minimo o sistema não está equilibrado.

Outro iten: Na minha opnião preço é termometro de qualidade em 98% dos casos.

EX: Um kit Diamond 661 (R$ 1700,00) é superior que um CS60K (R$ 650,00). Oque voces acham?

Vamos trocar mais ideias na sequencia...

Sim... realmente isto é verdade quanto a utilizar um kit bom na frente, e um par de falantes atrás.... Por exemplo, eu utilizo um kit S500s na frente, em pezinhos dutados de 10 lts, e um kit D3 atrás, ligado diretamente no player este kit D3, que somente server quando alguem senta atrás, para não ficar sem nada de som....

Postado em
Hi-end realmente não usa canais traseiros. É só ver sistemas residenciais top.

Quanto ao preço, é o que eu sempre digo:

"Tudo o que é bom custa caro, mas nem tudo que custa caro é bom". :)

Valeu Matias! Vejo tambem que seu sistema é bem logico, todos os equipamentos estão no mesmo nivel! O que é muito bom. A galera normalmente instala cd bonitinho qualquer um amplificador Top achando que vai fazer milagre e os kit's intermediario.

Postado em

Filho, se você tá se baseando nos últimos tópicos deste sub-fórum pra dizer/contestar o que "é hi-fi/hi-end", esquece, que não passa nem longe.

E tô falando de alguns meses...

Abraços

Postado em
Filho, se você tá se baseando nos últimos tópicos deste sub-fórum pra dizer/contestar o que "é hi-fi/hi-end", esquece, que não passa nem longe.

E tô falando de alguns meses...

Abraços

Acho q é mais um tópico q só gera discussão. [^]

Postado em

Ih rapaz... se eu te dissesse que o kit mais barato e vagabundo da bravox (CS50B) toca melhor que toda a linha da bravox que já ouvi (só não ouvi os CF, e o CS-S). Vc ficaria surpreso...

Dinheiro não traz felicidade, já dizia o clichê provérbio popular... dinheiro manda trazer, quando vc sabe o que quer como "felicidade". De outra forma, pura e simplesmente, não traz não.

Quanto a canais traseiros... Bem, há quem queira ambiência (usando os traseiros MUITO atenuados pra não atrapalhar nada), há quem queira SPL (usando os traseiros a todo vapor), e há quem não queira nada, e não usa nada lá atrás.

Pra quem quer apenas ambiência, até um coaxial rasoável pode quebrar o galho. Pra quem quer SPL, é bom usar um kit igual.

Já ouvi um marea com Oz na frente e CSK na traseira, e não havia nada de absurdo ali em usar kits diferentes.

A grande verdade, como eu sempre digo, é que não há verdade nenhuma. Hi-End é puro marketing. Hi-end não existe.

Postado em

Discussão é bom. Mas fundamentada.

As questões levantadas no início não chegam perto de uma discussão ampla sobre hi-fi ou hi-end.

Canais traseiros são inúteis para uma audição de quem busca fidelidade de audio (excluindo subwoofer, claro) Não importa o que colocar, pode colocar uma nautilus que vai ser inútil atrás do ouvinte.

Preço é o termômetro para qualidade em 98% dos casos de quem não entende/nao tem experiência para selecionar algum equipamento.

pois para quem entende, quem já experimentou, já se ESFORÇOU para buscar algo de qualidade, sabem que preço é um fator apenas limitante, e não determinante. Determinante é testar, experimentar, estudar, ouvir.

Uma discussão que acho interessante sobre preço x performance é:

a relação preço x performance tende a ser inversamente proporcional na medida em que o eixo "experiência" se move. Porém o Custo absoluto para encontrar uma solução de Preço baixo e alta performance deve ser levado em consideração, para quem leva tudo isto a sério.

Postado em

Sobre falantes traseiros:

Falantes traseiros são dispensáveis ao hi-fi? Sim, pois valoriza-se uma reprodução onde o foco e palco sonoro, principalmente, são essenciais.

Porém (aqui que entra minha opinião) o carro está sujeito a inúmeros fatores que influenciam na "audição" do som... fontes de ruídos por todos os lados: barulho do motor, pneus em alta-velocidade, trânsito, motoboy passando a milhão com a CGzinha de escapamento furado, etc...

Trafego muito em estradas, ou seja, acima dos 100Km/h. Isso sempre atrapalha no som em geral. Não importa o quanto vc consiga isolar acústicamente o ambiente do carro, sempre será um fator presente o ruído gerado pelo movimento do carro.

Logo, com uma reprodução atenuada, vejo que falantes traseiros só tem a beneficiar toda essa história aí.

Postado em
Preço é o termômetro para qualidade em 98% dos casos de quem não entende/nao tem experiência para selecionar algum equipamento.

pois para quem entende, quem já experimentou, já se ESFORÇOU para buscar algo de qualidade, sabem que preço é um fator apenas limitante, e não determinante. Determinante é testar, experimentar, estudar, ouvir.

X_____________________________________

Postado em
O post não teve um título muito bom, mas a discussão sobre falantes traseiros é até interessante.

Agora sim, eu concordo. Pq se o contexto é hi-fi, por mim, os traseiros ficam de fora.

Mas, se é p/falar sobre eles, pode se pensar até em um modo melhor de acomodá-los, como já vi em outro tópico, onde alguém falou de pezinhos p/quem anda atrás... quem sabe até usar o encosto de cabeça dos bancos dianteiros :P (alguém já tentou isso?)

Quanto ao uso de modelos top na frente e básicos atrás, acho q é pq os traseiros ñ são usados sempre, então, pesa muito gastar em um kit top p/ser usado uma vez ou outra. Mesmo assim, o certo é q os falantes traseiros atrapalhem o mínimo possível o trabalho feito p/quem vai no banco da frente.

Postado em
Agora sim, eu concordo. Pq se o contexto é hi-fi, por mim, os traseiros ficam de fora.

Mas, se é p/falar sobre eles, pode se pensar até em um modo melhor de acomodá-los, como já vi em outro tópico, onde alguém falou de pezinhos p/quem anda atrás... quem sabe até usar o encosto de cabeça dos bancos dianteiros :P (alguém já tentou isso?)

Quanto ao uso de modelos top na frente e básicos atrás, acho q é pq os traseiros ñ são usados sempre, então, pesa muito gastar em um kit top p/ser usado uma vez ou outra. Mesmo assim, o certo é q os falantes traseiros atrapalhem o mínimo possível o trabalho feito p/quem vai no banco da frente.

Eu tenho um Kit Bravox CS50B na traseira..

Se ele ficar na mesma altura que o da frente atrapalha sim, já que a diferença de qualidade dos 2 é gritante..

Mas eu deixo ele ligado direto no player, baixinho, só pra quem está atrás não ouvir apenas o sub tocando e o kit vindo da frente..

Eu ando sempre com mais gente no carro, e ja que ja tinha esse kit, coloquei atrás..

Se não tivesse eu colocaria qualquer coaxial mesmo, mas sempre bem atenuado..

Eu nunca gastaria R$1000,00 pra um kit na frente, e mais R$1000,00 pro de trás..

Com R$2000,00 eu colocaria um muito melhor na frente que me traria muito mais beneficios..

Abraços..

Postado em

As questões levantadas no início não chegam perto de uma discussão ampla sobre hi-fi ou hi-end.

Canais traseiros são inúteis para uma audição de quem busca fidelidade de audio (excluindo subwoofer, claro) Não importa o que colocar, pode colocar uma nautilus que vai ser inútil atrás do ouvinte.

a relação preço x performance tende a ser inversamente proporcional na medida em que o eixo "experiência" se move. Porém o Custo absoluto para encontrar uma solução de Preço baixo e alta performance deve ser levado em consideração, para quem leva tudo isto a sério.

Realmente as questões citadas não são amplas, tem muito pano pra manga...

Preço, realmente é termometro de qualidade. E se digo isso é porque já testei e me esforcei para tirar o melhor de entrada (custo mais baixo) e o resultado não chega perto de equipamento intermediario. Deixo de crer nisso até que me provem o contrario. EX: um Bravox Premiun 12" (R$ 200,00) ou um UXP 12" (R$ 320,00) tem condição de tocar o mesmo (qualidade, timbre, performance...) que um JL Audio linha W0 ou W1 (R$ 500.00). Pode até tocar mais SPL, mais a qualidade de audio...? Outro caso um kit Bravox "K" (R$600,00) tem a mesma resolução de um kit de R$ 1200,00. Nesses casos o preço é determinante. Uma coisa é fato, escolher bem os equipamentos é de total importancia, porem dependendo do nivel que se queira chegar o investimento é fundamental.

Postado em
Preço, realmente é termometro de qualidade. E se digo isso é porque já testei e me esforcei para tirar o melhor de entrada (custo mais baixo) e o resultado não chega perto de equipamento intermediario. Deixo de crer nisso até que me provem o contrario. EX: um Bravox Premiun 12" (R$ 200,00) ou um UXP 12" (R$ 320,00) tem condição de tocar o mesmo (qualidade, timbre, performance...) que um JL Audio linha W0 ou W1 (R$ 500.00). Pode até tocar mais SPL, mais a qualidade de audio...? Outro caso um kit Bravox "K" (R$600,00) tem a mesma resolução de um kit de R$ 1200,00. Nesses casos o preço é determinante. Uma coisa é fato, escolher bem os equipamentos é de total importancia, porem dependendo do nivel que se queira chegar o investimento é fundamental.

Eu te digo que vc está errado.

E se digo isso é pq já testei e me esforcei para tirar o melhor de entrada (custo mais baixo) e o resultado superou E MUITO os equipamentos intermediários. Aliás, dava p/ ir brigar com os top de linha.

Ou você fez uma escolha infeliz de produtos, ou fatou técnica/conhecimento para fazer tocar p/ valer.

Tem muita gente aqui que já andou brincando a baixo custo com bons resultados.

Desde sistemas mais simples até mais elaborados.

Dê uma pesquisada. :legal:

Postado em

Complementando a opinião do Crasher (depois ele ratifica ou não): se você pegar um produto de entrada e levá-lo ao limite, seja por modificações no próprio produto, no crossover, lançando mão de uma instalação esmerada (ou todas as anteriores) em muitos casos ele pode se equiparar a um modelo intermediário ou mesmo de topo de linha.

Em outros casos, simplesmente o produto dito topo de linha (e com preço cobrado de acordo) não entrega o que promete.

Claro que, quanto melhor for a combinação entre qualidade do equipamento (que não necessariamente é medida pelo preço) x qualidade técnica do usuário, melhores os resultados.

Quanto mais caro melhor? Não concordo também.

Postado em

Realmente as questões citadas não são amplas, tem muito pano pra manga...

Discordo totalmente.

Acho que falta um pouco mais de "testar, experimentar, estudar, ouvir." e para isto, aí sim, vai grana (ou pelo menos uma boa rede de contatos, como o fórum promove).

sugiro procurar ampliar seus conhecimentos com base nisto.

:legal:

ps. complementando com o seu proprio exemplo:

Um JL audio 10w6v2, da linha nova, e mais caro que um jl 10w0 antigo, não rende tanto como este, para fidelidade.

Mas para chegar a esta conclusão, pelo menos ouvir os dois é necessário, e nisto vai ou grana ou a ajuda de amigos

Postado em
Preço, realmente é termometro de qualidade.

Será que isto é realmente uma regra (aquelas que possuem raríssimas excessões)?

Pega um Eclipse da linha anterior, joga do lado de um audiobank, ouve bem direitinho, depois levanta esta questão de novo... Te garanto que, ao menos uma boa decepção, vc vai ter.

Postado em
Será que isto é realmente uma regra (aquelas que possuem raríssimas excessões)?

Pega um Eclipse da linha anterior, joga do lado de um audiobank, ouve bem direitinho, depois levanta esta questão de novo... Te garanto que, ao menos uma boa decepção, vc vai ter.

Tinha uma 355 amarela antes de ontem, em frente à minha casa... o cara tava numa cigarreira que virou bar :angry: (bar só presta na frente da casa dos outros)... Ñ nego q uma 355 é show, mas acho q o carro q o cara tinha antes era melhor (911)

Ferrari é mais caro do que Porsche, mas eu prefiro Porsche :P:rolleyes:

Postado em

E se digo isso é pq já testei e me esforcei para tirar o melhor de entrada (custo mais baixo) e o resultado superou E MUITO os equipamentos intermediários. Aliás, dava p/ ir brigar com os top de linha.

Ou você fez uma escolha infeliz de produtos, ou fatou técnica/conhecimento para fazer tocar p/ valer.

Dê uma pesquisada. :legal:

Concordo em partes com voce! Se voce pegar um equipamento de entrada e trabalhar (box, tratamento, corte...) nele o resultado vai ser melhor do que o esperado. Agora analize de outra forma: Voce compra um kit de entrada (valor na casade R$600,00), faz pezinho (litragem ok, posição dos falantes...)fiação de primeira. Liga o sistema e o resultado não foi o esperado, então parte para alterar o crossover, volume (duto talvez), posição dos falantes, analisa o amp. e põe para tocar novamente, resultado: Melhorou? É claro, mais o quanto melhor ...? Nesse meio tempo foi gasto com massa plastica/fibra, correria para encontrar componentes para o crossover...

Quando afirmo que um equipamento de entrada jamais vai tocar como um top de linha, é porque já testei, testei, mexi, mexi, troquei ideias e infelismente cai na mesma. O kit não responde o que eu espero.

Concordo totalmente com voce que a mão do instalador é fundamental para um bom resultado.

Analize de outra forma:se todo produto de entrada (segundo sua opnião) tem potencial de alcançar a performance de um top de linha, porque existem os tops?

Postado em

Aí voce misturou as bolas.

Ninguém disse que TODOS os produtos baratos podem dar um bom resultado, se trabalhados.

tem produtos que são R.I.P mesmo

O que se discute é que é errado colocar preço como Determinante

Postado em

Dê uma pesquisada.  :legal:

Concordo em partes com voce! Se voce pegar um equipamento de entrada e trabalhar (box, tratamento, corte...) nele o resultado vai ser melhor do que o esperado. Agora analize de outra forma: Voce compra um kit de entrada (valor na casade R$600,00), faz pezinho (litragem ok, posição dos falantes...)fiação de primeira. Liga o sistema e o resultado não foi o esperado, então parte para alterar o crossover, volume (duto talvez), posição dos falantes, analisa o amp. e põe para tocar novamente, resultado: Melhorou? É claro, mais o quanto melhor ...? Nesse meio tempo foi gasto com massa plastica/fibra, correria para encontrar componentes para o crossover...

Quando afirmo que um equipamento de entrada jamais vai tocar como um top de linha, é porque já testei, testei, mexi, mexi, troquei ideias e infelismente cai na mesma. O kit não responde o que eu espero.

Concordo totalmente com voce que a mão do instalador é fundamental para um bom resultado.

Analize de outra forma:se todo produto de entrada (segundo sua opnião) tem potencial de alcançar a performance de um top de linha, porque existem os tops?

Acho que o erro é conceitual.

Nem tudo que é barato é ruim, muito menos tudo que é caro é bom.

Não é questão de excessão ou não... há o caro bom, e há o caro ruim... e há o barato muito bom, o barato rasoável e o barato ruim com força.

Sabendo trabalhar o barato muito bom, vc pode ter certeza que tem mais potencial de tocar melhor que o caro bom instalado "plug and play".

A questão é como vc investe. Muito mais válido ter um Bravox CSB num pezinho bem trabalhado, que um Mbquart de entrada na porta. O custo, ao final, ainda é menor para o CSB + pezinho + boa fiação.

Pra quem tá acostumado a ouvir de tudo, testar tudo e mais um pouco, tem uma forma de gastar dinheiro completamente diferente daquele que se guia por marcas. No final, geralmente, vc tem um setup vira-latas que bate em muito setup de pedigree.

E não é lá tão difícil bater no setup de pedigree.

Postado em
Aí voce misturou as bolas.

Ninguém disse que TODOS os produtos baratos podem dar um bom resultado, se trabalhados.

tem produtos que são R.I.P mesmo

O que se discute é que é errado colocar preço como Determinante

A questão de preço fica difícil mesmo de generalizar, mas alguns produtos medianos de algumas marcas são melhores do q produtos tops de outras marcas.

Já vi caso até de um kit top ter tweeters inferiores aos do kit mediano da mesma marca.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...