Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alves

Bazuca

Recommended Posts

Alguém já fez testes c/bazucas? [^] Antes q perguntem qual o tipo, é p/sub mesmo o-o- Ou nem precisaram testar? ... é uma mer** mesmo e pronto. :blink:

Talvez alguns ñ tenham interesse, por serem seladas, mas ... sei lá... e se fizer um duto? o-o-[^]

Pensando em fazer peitinhos p/o painel, andei vendo alguns formatos de caixas e vi q há vantagens em caixas cilíndricas. Então, lembrei das bazucas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que bem feita funcionará bem, desde que não seja aplicada muita potência.

Acredito que as paredes tendam a 'estufar' no caso de muitos wrms.

Agora, teoricamente, seguindo a teoria de paredes desiguais, acredito que a bazuca traga vantagens.

Acho que justamente o formato dela é bom e ruim ao mesmo tempo. À medida que apresenta paredes desiguais elas são também fracas pois não são travadas como as outras caixas.

Quanto às técnicas de construção eu vejo três possilidades de uma bazuca bem feita: a primeira é a confecção de paredes grossas; a segunda é a instalação de travessas de reforço que resultariam na forma de um 'xis' do ponto de vista de quem olha pela boca da bazuca; a terceira seriam anéis de reforço (lembrando uma minhoca, vai...) colados ou envolvidos por fibra por dentro da bazuca.

Acho que esse terceiro método associado a umas paredes grossinhas fique bom.

Agora, respondendo: nunca testei e nunca tive bazuca. As que já vi vendendo eram de papelão resinado... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que bem feita funcionará bem, desde que não seja aplicada muita potência.

Acredito que as paredes tendam a 'estufar' no caso de muitos wrms.

Agora, teoricamente, seguindo a teoria de paredes desiguais, acredito que a bazuca traga vantagens.

Acho que justamente o formato dela é bom e ruim ao mesmo tempo. À medida que apresenta paredes desiguais elas são também fracas pois não são travadas como as outras caixas.

Quanto às técnicas de construção eu vejo três possilidades de uma bazuca bem feita: a primeira é a confecção de paredes grossas; a segunda é a instalação de travessas de reforço que resultariam na forma de um 'xis' do ponto de vista de quem olha pela boca da bazuca; a terceira seriam anéis de reforço (lembrando uma minhoca, vai...) colados ou envolvidos por fibra por dentro da bazuca.

Acho que esse terceiro método associado a umas paredes grossinhas fique bom.

Agora, respondendo: nunca testei e nunca tive bazuca. As que já vi vendendo eram de papelão resinado...  :rolleyes:

Idéias parecidas :legal:

Quanto ao papelão resinado, tb vi dessas. Fica duvidoso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém já fez testes c/bazucas? [^] Antes q perguntem qual o tipo, é p/sub mesmo o-o- Ou nem precisaram testar? ... é uma mer** mesmo e pronto. :blink:

Talvez alguns ñ tenham interesse, por serem seladas, mas ... sei lá... e se fizer um duto? o-o-[^]

Pensando em fazer peitinhos p/o painel, andei vendo alguns formatos de caixas e vi q há vantagens em caixas cilíndricas. Então, lembrei das bazucas.

Bazuca nada mais eh q uma caixa selada no formato cilindrico...... nada impede vc de fazer uma dutada.......... mas de pratica num tem nada...eh ruim de acomodar no malas........

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém já fez testes c/bazucas? [^]  Antes q perguntem qual o tipo, é p/sub mesmo  o-o-  Ou nem precisaram testar? ... é uma mer** mesmo e pronto. :blink:

Talvez alguns ñ tenham interesse, por serem seladas, mas ... sei lá... e se fizer um duto? o-o-  [^]

Bazuca nada mais eh q uma caixa selada no formato cilindrico...... nada impede vc de fazer uma dutada.......... mas de pratica num tem nada...eh ruim de acomodar no malas........

Se o resultado for bom, tá valendo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Como o Soundworks disse, nada mais é do que uma caixa cilindrica.

Já testei algumas, na maioria das vezes dutada.

Nunca me aprofundei muito neste formato de caixa, não fiz nenhum estudo, mas de ouvido o que sempre pareceu é que a bazuca dá um reforço maior na frequência de sintonia do duto. Ela tem um ''punch'' meio caracteristico, aparenta um rendimento(SPL) maior, porém a resposta me pareceu um pouco áspera e as vezes também não linear.

Mas isso tudo é com base em bazucas bastante precárias. Seria muito interessante construir uma no capricho e ver o que acontece...

Compartilhar este post

Link para o post

Engrossando o coro... apenas uma caixa selada ou dutada... nada demais. Quanto ao formato, nada demais também, exceto pelo fato de atrapalhar mais que qualquer outra caixa, afinal, além de ter um formato nada "encaixável" no porta-malas, o fato de ser cilíndrica acaba aumentando a largura e comprimento mínimo.

Vantagens sônicas? Nenhuma... temos os mesmos problemas de uma caixa quadrada. A única vantagem é construtiva... vc pode usar desde concretubo até tonel de leite pra fazer uma... vaso de planta, balde, tonel velho de cachaça e o que mais sair da sua cabeça.

Já ouvi uma de tonel de leite... e tocava bem até.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que uma das vantagens da bazuca é a de evitar a difração, se isso for necessário no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que uma das vantagens da bazuca é a de evitar a difração, se isso for necessário no projeto.

Talvez o amigo esteja se referindo às ondas estacionárias?

Não sei não, mas as perspectivas sônicas do canhão não parecem excessivamente promissoras, talvez só uma caixa com formato diferente e acusticamente não acrescente nada tão extraordinário.

A parede cilíndrica pode nos sugerir minimizar relexões? Parece.

Qqr alteração geométrica traz novas relações e implicações na sonoridade.

Sabe-se que um trabalho profundo e extenso vai ponderar coisas como relação comprimeto / diâmetro do cilindro, e o próprio comprimento de onda ressonante dentro deste tubo, que pode imprimir algumas características sônicas marcantes.

Vantagem? Hum... estamos no escuro.

Mas enfim, como não dominamos isto, fica um pouco difícil analisar. Só dá para imaginar as variáveis do problema.

Abs

dn_mosfet

Compartilhar este post

Link para o post
Como assim?

Existem algumas medidas basicas para construção de caixas acusticas e dentre delas esta a distancia do falante das paredes da caixa.

No caso de profundidade, as caixas comuns vistas normalmente por ae, não respeitam tal medida; já ao se fazer uma bazuca a distancia do imã até o fundo da caixa fica maior, visto que nunca vi uma bazuca que o fundo estivesse colado ao ima ou algo do tipo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Como assim?

na verdade ela possui algumas vantagens em relação a uma caixa quadrada em relação a evitar ondas estacionárias.

sobre a profundidade citada pelo gustavo, bem, o esquema é o seguinte, todo sub tem uma distancia minima do imã pra parede traseira pra ventilação da bobina, se vc fizer uma caixa com a distância menor q esta, vc obtém um grave mais seco, além de estar sobreaquecendo a bobina e diminuindo a vida util do alto falante. isso não importa se a caixa tem 15L ou 61L. quer dizer, importa, vc sabe q a resposta muda em relação a litragem, mas tb muda em relação a profundidade. ao mesmo tempo percebe-se q aumentando o coef. de ca.gas.so para aumentar a ventilaçao da bobina vc obtem um grave mais macio e preserva mais a bobina, alem de precisar aplicar menos potencia ao alto falante

Compartilhar este post

Link para o post
na verdade ela possui algumas vantagens em relação a uma caixa quadrada em relação a evitar ondas estacionárias.

sobre a profundidade citada pelo gustavo, bem, o esquema é o seguinte, todo sub tem uma distancia minima do imã pra parede traseira pra ventilação da bobina, se vc fizer uma caixa com a distância menor q esta, vc obtém um grave mais seco, além de estar sobreaquecendo a bobina e diminuindo a vida util do alto falante. isso não importa se a caixa tem 15L ou 61L. quer dizer, importa, vc sabe q a resposta muda em relação a litragem, mas tb muda em relação a profundidade. ao mesmo tempo percebe-se q aumentando o coef. de ca.gas.so  para aumentar a ventilaçao da bobina vc obtem um grave mais macio e preserva mais a bobina, alem de precisar aplicar menos potencia ao alto falante

É isso aee meu, lembrando tbm que o formato da caixa muda a resposta e não só a litragem!!! Quanto mais irregular seja o formato interno da caixa melhor será a resposta; antigamente o carro do rodrigo na iasca usou caixa esférica com um jl10w0 e ficou show.

Não adianta termos uma caixa de boa litragem mas com a profundidade precária ou seja> * quase o imã encostando no fundo da caixa, isso muda tudo.

Inclusive os projeto da caixa caracol é mais ou menos por aee, é como se fosse uma bazuca em formato de caracol, mas claro com algumas mudanças , como por exemplo ela fica como um cone.

Compartilhar este post

Link para o post

sobre a profundidade citada pelo gustavo, bem, o esquema é o seguinte, todo sub tem uma distancia minima do imã pra parede traseira pra ventilação da bobina, se vc fizer uma caixa com a distância menor q esta, vc obtém um grave mais seco, além de estar sobreaquecendo a bobina e diminuindo a vida util do alto falante. isso não importa se a caixa tem 15L ou 61L. quer dizer, importa, vc sabe q a resposta muda em relação a litragem, mas tb muda em relação a profundidade. ao mesmo tempo percebe-se q aumentando o coef. de ca.gas.so  para aumentar a ventilaçao da bobina vc obtem um grave mais macio e preserva mais a bobina, alem de precisar aplicar menos potencia ao alto falante

Visto que o grave mais afude que já ouvi na vida, foi a caixa que tu e o osni fizeram (nautilus-caracol). :rever1:

Quanto tempo foi mesmo pra terminar o projetinho???mais de ano eu acho.Mas valeu cada dia tenho certeza. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Existem algumas medidas basicas para construção de caixas acusticas e dentre delas esta a distancia do falante das paredes da caixa.

No caso de profundidade, as caixas comuns vistas normalmente por ae, não respeitam tal medida; já ao se fazer uma bazuca a distancia do imã até o fundo da caixa fica maior, visto que nunca vi uma bazuca que o fundo estivesse colado ao ima ou algo do tipo. :legal:

Não existem medidas áureas em gabinetes, exceto quando uma de suas medidas passa a ter tamanho suficiente para criar alguma ressonância indesejada. Isto explica pq alguns tweeters possuem uma rabeta atrás do domo. Outros, como o que eu uso no carro, possuem um tipo de lã para absorver as ondas traseiras. Outros, sequer possuem fundo... são abertos.

A questão do fundo é a ventilação da bobina. Respeitando o limite de 10cm, não existem vantagens entre 20 e 100cm, por exemplo.

Quanto à resposta a transientes, ela tende a piorar quando o formato da caixa causa algum gargalo, por exemplo. Melhorar, por si só, não melhora, cada tipo de caixa possui sua característica quanto a respostas transitórias. Vi vc citando aquela caracol... bem, a nautilus é uma linha de transmissão... outro conceito. Se for aquela nautilus dutada... aí a questão é diferente... nem o projetista sabe o que fez (de fato, espiralação não existe), mas na realidade ele mudou a sintonia da caixa com aquele duto.

Compartilhar este post

Link para o post
Não existem medidas áureas em gabinetes, exceto quando uma de suas medidas passa a ter tamanho suficiente para criar alguma ressonância indesejada. Isto explica pq alguns tweeters possuem uma rabeta atrás do domo. Outros, como o que eu uso no carro, possuem um tipo de lã para absorver as ondas traseiras. Outros, sequer possuem fundo... são abertos.

A questão do fundo é a ventilação da bobina. Respeitando o limite de 10cm, não existem vantagens entre 20 e 100cm, por exemplo.

Quanto à resposta a transientes, ela tende a piorar quando o formato da caixa causa algum gargalo, por exemplo. Melhorar, por si só, não melhora, cada tipo de caixa possui sua característica quanto a respostas transitórias. Vi vc citando aquela caracol... bem, a nautilus é uma linha de transmissão... outro conceito. Se for aquela nautilus dutada... aí a questão é diferente... nem o projetista sabe o que fez (de fato, espiralação não existe), mas na realidade ele mudou a sintonia da caixa com aquele duto.

mas tweter é outro caso, não se faz uma caixa especifica pra tweter pq ele não precisa descer a baixissimas frequencias, o que precisa ser feito no tweter vc já falou, é evitar colorações indesejadas, e nisso eles já vem com as otimizações necessárias

estamos falando de caixas pra mids, woofers, subs.... esses precisam de um tratamento especial..... sobre a nautilus ser uma TL, bem, na verdade ela usa a teoria do bafle infinito, de que a onda se propaga em 2 sentidos do alto falante, e por isso possui sua resposta interessante, a TL tb usa a teoria do bafle infinito...as 2 caixas usam a idéia do duto com 1/4 de onda pra tirar o máximo da caixa, e calcular o tunel esse 1/4 de onda q é o Q da questão, tanto selada qto dutada.... imagine q vc precise de 2m de duto pra fazer a frequencia desejada bater no painel, e não 4 metros a frente do carro, esse duto irá render mais se vc fizer diretamente pra parte traseira do alto falante, claro q vc não vai fazer uma caixa com 3m de comprimento.... ao mesmo tempo, vc tem uma litragem de rendimento limite, onde não importa se vc dobrar, triplicar, ou quadruplicar o volume da caixa, ela vai tocar a mesma coisa....

Compartilhar este post

Link para o post
mas tweter é outro caso, não se faz uma caixa especifica pra tweter pq ele não precisa descer a baixissimas frequencias, o que precisa ser feito no tweter vc já falou, é evitar colorações indesejadas, e nisso eles já vem com as otimizações necessárias

Sim, se faz... os fabricantes já destinam o espaço necessário, que, de fato, é muito menor que um midrange. Só que, por conta do comprimento de onda envolvido, qualquer 1 centímetro fora da medida pode estragar a resposta. Para um sub, a coisa já vai ficar na casa dos metros.

sobre a nautilus ser uma TL, bem, na verdade ela usa a teoria do bafle infinito, de que a onda se propaga em 2 sentidos do alto falante, e por isso possui sua resposta interessante, a TL tb usa a teoria do bafle infinito...

Todo gabinete forma um baffle infinito, ou, em alguns casos, baffle finito. Se não formasse, não seria um gabinete (ou caixa, como preferir).

as 2 caixas usam a idéia do duto com 1/4 de onda pra tirar o máximo da caixa, e calcular o tunel esse 1/4 de onda q é o Q da questão, tanto selada qto dutada....

Veja bem... não é questão de tirar o máximo da caixa... Cada tipo de caixa tem um princípio de funcionamento. Seladas valem-se da suspensão acústica. Dutadas, da ressonância entre caixa e duto. LTs, do efeito causado pela transmissão de ondas por um meio... aquela velha teoria da corda.

Uma LT nada tem a ver com uma selada ou uma dutada. A única semelhança entre elas é que usam madeira e ficam parafusadas no falante, e nada mais. As LTs se dividem em abertas ou fechadas, e não em seladas e dutadas. A Nautilus é uma LT fechada. O túnel só precisa ter o comprimento equivalente a 1/4 ou metade do comprimento de onda da frequência que se deseja reforçar. (343/F)*0,25

imagine q vc precise de 2m de duto pra fazer a frequencia desejada bater no painel, e não 4 metros a frente do carro, esse duto irá render mais se vc fizer diretamente pra parte traseira do alto falante, claro  q vc não vai fazer uma caixa com 3m de comprimento.... ao mesmo tempo, vc tem uma litragem de rendimento limite, onde não importa se vc dobrar, triplicar, ou quadruplicar o volume da caixa, ela vai tocar a mesma coisa....

Bater no painel? Como assim?

O duto não tem rendimento maior se colocado atrás do sub... simplesmente porquê ele não serve como "respiro" ou buraco de passagem do ar que "sai do sub". Sua função ali é outra... ressonar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, se faz... os fabricantes já destinam o espaço necessário, que, de fato, é muito menor que um midrange. Só que, por conta do comprimento de onda envolvido, qualquer 1 centímetro fora da medida pode estragar a resposta. Para um sub, a coisa já vai ficar na casa dos metros.

Todo gabinete forma um baffle infinito, ou, em alguns casos, baffle finito. Se não formasse, não seria um gabinete (ou caixa, como preferir).

Veja bem... não é questão de tirar o máximo da caixa... Cada tipo de caixa tem um princípio de funcionamento. Seladas valem-se da suspensão acústica. Dutadas, da ressonância entre caixa e duto. LTs, do efeito causado pela transmissão de ondas por um meio... aquela velha teoria da corda.

Uma LT nada tem a ver com uma selada ou uma dutada. A única semelhança entre elas é que usam madeira e ficam parafusadas no falante, e nada mais. As LTs se dividem em abertas ou fechadas, e não em seladas e dutadas. A Nautilus é uma LT fechada. O túnel só precisa ter o comprimento equivalente a 1/4 ou metade do comprimento de onda da frequência que se deseja reforçar. (343/F)*0,25

Bater no painel? Como assim?

O duto não tem rendimento maior se colocado atrás do sub... simplesmente porquê ele não serve como "respiro" ou buraco de passagem do ar que "sai do sub". Sua função ali é outra... ressonar.

desculpe kleber, me expressei mal, mas na parte do tweter nós temos a mesma opinião, o q eu quis dizer é q nós, usuários finais não fazemos a caixa pois a fábrica já a construiu no próprio tweter.

sim, todo gabinete forma um bafle infinito, ou finito, basta a forma como vc trata o gabinete, se não, não seria gabinete, tb concordo contigo, novamente 2 maneiras de ver a mesma coisa....

agora sim, tenho q discordar de vc...uma lt nada mais é q uma selada ou uma dutada otimizada ao máximo para o rendimento de cada alto falante, tanto é q nos verdadeiros trios se usam subs de 10" pra se poder fazer caixas menores, senão nem no caminhão não teria espaço... e sim, se usa sistema de LT nos subs dos caminhões trio bahianos....

uma coisa q percebo vcs dizerem muito, talvez pela nossa diferença de clima é: "frequencias baixas são não direcionais", sempre discordei disso, pois pra mim a fonte da frequencia baixa é o centro, ou epicentro, se desejares, e vc percebe a mudança de sintonia (não sei se utilizei a palavra correta, espero q tenha me entendido) de acordo com a posição q vc está, de acordo como vc se afasta ou aproxima, vc percebe essa diferença de sintonia. tratando o gabinete como uma TL vc seta essa frequencia de sintonia para o local que quiseres, seta essa frequencia de reforço na posição q vc quiser, tornando-a direcional sim, de uma forma q vc se impressiona

novamente, um erro de expressão: nas TL's, a caixa é considerada como um duto de determinado comprimento, com um unico objetivo, tirar o máximo de aproveitamento de uma determinada frequencia para determinado alto falante

Compartilhar este post

Link para o post

Escort... o próprio nome diz... LT - Linha de Transmissão. De cara, vê-se que o nome é bem diferente de uma selada ou dutada.

Quer uns exemplos de LT?

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...dpost&p=1001797

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...dpost&p=1107482

Essas duas são minhas...

Essa aí é do Renato (xMax)

http://www.mrweb.com.br/fvm/tl2/default.asp

E um "começo", pra vc entender a teoria...

http://www.diysubwoofers.org/tls/

TLs, no carnaval da Bahia?

Compartilhar este post

Link para o post
TLs, no carnaval da Bahia?

Sim ...

Claro só nos sistemas ultra caros como os que vemos em grandes eventos.

Exemplo a caixa é feita pra retirar o máximo de rendimento, muitas vezes não importando o tamanho. Teve festa rave que eu fui, que eles tinham caixas só pra tocar as frequencias perto de 40hz!!!e claro mais um monte de caixa pra tocar o resto.

Kleber sobre ter uma regra pra se construir caixas, existe sim um padrão; se não me engano o mínimo seria algo em torno de 5cm em volta do falante (anel) o resto não to lembrado, mas assim que eu achar aqui a papelada eu posto é que to di mudança e ta tudo encaixado.

Usando o exemplo da caixa trapeizoidal ou uma toda irregular o som dela teria um bom resultado, e a caixa cubo seria a de menos rendimento.

Então tem diferença viu, caixa não é tudo iqual não, isso é basico.

Tinha tbm um amigo nosso que competia na iasca, depois de vários testes ele chegou na conclusão que o sistema dele seria com caixa selada em formato esférico; o setup era um jl10w0 e um zapco empurrando + naka+dac+eqt+etc...

E as caixas tem suas caracteristicas, selada, dutada, baffle infinito(tampão),etc..

No meu caso o meu carro por ser sedã, a caixa que fiz foi a band pass, e o som vinha de cima do painel, tava muito bem acertada, foi projetada por um engenheiro da bomber; depois fiz outra com o mesmo programa e o mesmo modelo de falante, e o resultado foi bem diferente, o grave ficou duro(spl) e não passava dos bancos.Acredito que o engenheiro por ter prática no programa e projeto na hora ele corrigiu algum dado o que não ocorreu comigo, projetei uma caixa resposta plana de 37 á 90 hz e não ficou metade do grave que tinha antes.

Nesse momento eu vi que não é só lançar os dados no pc e sair montando a caixa, tem manha...

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, eu não conheço nenhuma regra sobre caixas trapezoidais ''renderem'' mais que caixas ''cubiculo''.

É uma pena que não tenho o livro do tiu Vance aqui em mãos agora...

E respeito da sonoridade também não existe nenhum tipo de regra quanto ao formato da caixa.

E quanto a TL no carnaval da Bahia, também duvido muito.

Acho mais provável que vocês tenham confundido com algum outro tipo de caixa. Existe uma infinidade de ambientes acústicos excelente para serem utilizados em trio, inclusive vários projetos antigos, da época das caixas de alto rendimento.

E para quem falou sobre a camara traseira em tweeters, é perfeitamente possivel otimizar o desempenho de um tw retirando a camara original e construindo uma nova.

A velha história a respeito das limitações a cerca do comercialmente viável.

E quanto a caixas esféricas, muito cuidado. Para graves até pode funcionar bem, mas para voz pode ser um verdadeiro desastre.

Não é a toa que a B&W desenvolveu o formato esfera/cone para a série Nautilus.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...