Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

julianflor

Ajuda Com Caixa Para 16 Pro De 12"

Recommended Posts

Blz pessoal !

Essa semana estou pegando 16 PRO de 12" da spyder. Preciso de uma ajuda na caixa que dessa área eu não entendo nada mesmo.

Primeiro é em relação a usar 4 woofers por camara, teria problema ? Porque fazer uma caixa com 16 camaras separadas fica impossivel pelo volume que as paredes vão ocupar, pelo peso e pela dificuldade em acertar as cameras do mesmo tamanho tendo as caixas de roda da caçamba para atrapalhar. Se dividir a caixa em 4 partes ficaria ótimo, mas teria o mesmo resultado de que se fossem 16 camaras ? Sendo que 1 amplificador SD5000.1D vai tocar todos juntos.

Alguem poderia simular se tem diferença ?

os parametros do PRO modelo 12PRW8:

FS: 46 hz

QTS: 0,28

QES: 0,31

QMS 2,89

VAS: 114L

SENSE: 97 dB

POT. RMS: 750W

LE: 1,94 mH

BL: 15,4

SD: 495

X-MAX: 4,5mm

Caixa recomendada:

42L

2 dutos de 4" x 21 cm

F3: 82,7 Hz

Fb: 54,8 Hz

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se vai tocar todos juntos, não tem problema não! O problema é que se queimar um, dependendo da ligação param todos da câmara, ou então pode forçar os outros que estejam na mesma câmara por excesso de excursão.

Estou sem soft. de simulação aqui, daqui a pouco alguém simula pra vc com as respostas!

[]

Doug

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o Diâmetro da bobina desse alto-falante?

12.000 WRMS de alto falante para 5.000W RMS de modulo.

É como colocar 5 pessoas andando em 1 só bicicleta.

É para grave ou médio grave esse falante? com esse FS: 46Hz tá mais para medio-grave.

Ele vai ficar melhor se você ligar ele em full-range voz e grave tudo junto, já que falantes de 12 polegadas profissionais são para essa finalidade.

Só se a Spyder lançou esse ai para outra finalidade. mesmo assim a FS: tá alta para grave.

Para grave o certo é camaras separadas, para medio-grave pode colocar 2 por cámara.

Já que trio para carro é uma cópia de trio eletrico profissional e PA' zeiros...

Todos querem chegar proximos...

Esse seria o certo.

Lucindo

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se ajudo.....

Normalmente em software tanto faz usar em camaras separadas ou não, o resultado é o mesmo..... mas na pratica é um pouco diferente.....

Eu usaria 2 falantes por camara.......

Tela 1 - SPL com 1w aplicado

Linha amarela - Caixa unica com 4 falantes (camara unica para os 4)

Linha branca - 1 falante

Como da para notar a linha amarela esta exatamente 6dB acima da branca....

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa que me chamou a atenção foi a facilidade que o falante ultrapassa sua xmax com 750rms aplicados.......

Compartilhar este post

Link para o post

Simulei um pouco na pressa, pois não estou em casa....... caso tenha algum erro favor me desculpar......

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à caixa, vc pode botas 1, 2 ou 4 falantes, se quiser. Não tem esse negócio de pra grave é 1 por c6amara, até pq tem muita (e bota muita nisto) caixa de PA com câmara única.

Ah, e se queimar um deles?

Simples: Cada um ocupa 25% da caixa, certo? Se sobrarem 3, vão ocupar 33% da caixa. Em uma caixa de 160 litros, é mudar de 40 pra 53 litros por falante. Muda um pouco a sintonia, muda um pouco o comportamento, mas não é o suficiente pra mandar os outros 3 embora do nada... vc vai ter tempo de sobra pra ver.

Se for trio, a Fs não está tão alta... Em sistemas que possuem sintonias altíssimas, subs com Fs baixa só servem pra reduzir o SPL, afinal, a baixa Fs não vem de graça.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a ajuda pessoal, acho que vou fazer com 4 woofers por camara mesmo, não vou ter problema com falhas porque os spyder todo mundo sabe que são muito confiáveis.

Teria como simular com os 16 tocando junto ?

E outra ? como ficariam os dutos para cada uma das 4 camaras com 4 woofers ? Acho que vou fazer duto retangular ou triangular porque não vai ter muito espaço.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz juliano?

Tava dando uma olhada no projeto "16 spyder PRO 12" + 6 D250X + 4 ST selenium" e nao vi muita "lógica" nessa config...

Penssando rapidamente, 16 falantes para "grave" "contra" apenas 6 drivers e 4 tw, sendo que os drivers em questão são os 250x, que nao são muito fortes...16 falantes tocando até uma frequencia de 800 hz ou 1khz,digamos, e 6 drivers acima e 4 tw acima disso, acho que vai ter sobra de frequncias grave/medio gravess e uma grande deficiencia em médios e agudos.

Procurei no site algo sobre esses falantes e nao encontrei nada sobre eles, mas imagino ser um modelo "ao estilo" 12pw3 da selenium, ou seja, nao é um falante que toca muito bem em frequencias graves...

Eu não faria um projeto assim, nao sei se vai ter algum patrocinio da spyder no meio para usar esses falantes e tal, nao sei se é uma condição obrigatória o trio ficar "escondido" na caçamba ou se ele pode ser empilhado quando vc for usar... Mas sinceramente eu nao faria dessa forma o projeto.

vc usava os sub800 que deram problema, quer trocar pq nao gostava de como eles tocavam ou simplesmente nao quer mais se incomodar com garantia e tal?

se vc gostava da config de grave eu acho melhor fazer um upgrade na ideia daquele projeto.

Faria algo assim usando apenas SELENIUM

x6wpu18hq6.jpg

trocaria os wpu por 18sw2p e usaria 3 sd 2300 4 ohms para eles, nas medias são 4 10pw3, eu colocaria 2 ou 4 d3300Ti em corneta hl47-50r

se vc quiser manter a ideia do tipo "16 de 12" eu trocaria por outro tipo de falante e faria algo do tipo que os "goianos" fazem. colocaria uns 12 UXP ou Street bass,selenium Bass ou pioneer ou outro sub do tipo,ao invés de colocar as pencas de triaxiais que eles usam eu usaria 4 medio graves legais, tipo o over 300W ou o 10mb2p e colocaria 2 ou 4 drivers d3300 Ti com Hl47-50.

Ps: se for mesmo fazer com os spyder eu colocaria mais um SD5.000 para deixas os falantes realmente alimentados.tenho certeza que alguém que mange de caixas vai te ajudar com um bom projeto.

Abraço e espero de alguma forma ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw pelas dicas biga.

Vou testar esse Pro porque ele promete, não esta para PW3 não, esta mais para WPU, muito pesado e o pessoal da spyder me falou que esta com sensibilidade melhor que a do WPU, isso eu vou testar.

Vou montar esse paredão porque é um saco ficar empilhando caixas nos campeonatos, e eu não conseguia andar com todo o meu trio montado.

Quanto ao medio-agudo eu sei que vai ficar fraco, mas é só para fazer um barulho enquanto o carro estiver andando, quando for a um campeonato não precisa dar toda força no grave, se precisar eu levo junto uma ou duas das minhas caixas com cornetão e drive de 2" e faço a gritaria. Esse projeto não esta visando tanto um trio equilibrado, tocando todas as frequencias certinhas como era o trio que eu tinha, esse é para tocar forte.

Quero usar apenas 2 amplificadores para tocar todo o sistema, fazer um trio com um monte de amplificadores é muito fácil, mas com 2 amplificadores fica mais difícil. Vou experimentar os 16 de 12" tocando com 5000W, se eles não forem tão sensiveis quanto eu penso colocarei outro sim, mas a principio quero usar apenas um.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
Valeu a ajuda pessoal, acho que vou fazer com 4 woofers por camara mesmo, não vou ter problema com falhas porque os spyder todo mundo sabe que são muito confiáveis.

Teria como simular com os 16 tocando junto ?

E outra ? como ficariam os dutos para cada uma das 4 camaras com 4 woofers ? Acho que vou fazer duto retangular ou triangular porque não vai ter muito espaço.

Abs !

Juliano.

Seguindo a recomendação de sintonia do fabicante vc poderia usar 2 dutos de 40x10x20 (LxAxP)........ manda o espaço que tu vai ter disponivel para os dutos que fica mais facil de calcular alguma coisa mais definitiva pra ti.......

Compartilhar este post

Link para o post

putz juliano.. 2 SD5000.1.... e baterias, alternadores... já pensou n isso? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá julianflor,

Simulei esses falantes e espero que não se decepcione pois com uma f3 perto de 70hz, vai perder muito conteudo musical que existe abaixo disso. Só para efeito de comparação os sub 800 da oversound desciam até os 50hz em caixas com ao redor dos 100 litros que eu lembro que usavas, com 200l vão para 40hz.

Com 1 SD5000 para os 16 falantes ele já ultrapassa a xmax facilmente, supondo que o xlim seja o dobro, ficaria muito perto de ocorrer dano mecanico mesmo com o subsonico em 50hz , pensaria até no caso de cortar diretamente pelo player em 63hz com 18db/8ª.

O mesmo ocorre (levemente) entre 80hz e 140hz aonde seria a faixa de trabalho utilizavel dele.

Abraços e boa sorte no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá julianflor,

Simulei esses falantes e espero que não se decepcione pois com uma f3 perto de 70hz, vai perder muito conteudo musical que existe abaixo disso. Só para efeito de comparação os sub 800 da oversound desciam até os 50hz em caixas com ao redor dos 100 litros que eu lembro que usavas, com 200l vão para 40hz.

Com 1 SD5000 para os 16 falantes ele já ultrapassa a xmax facilmente, supondo que o xlim seja o dobro, ficaria muito perto de ocorrer dano mecanico mesmo com o subsonico em 50hz , pensaria até no caso de cortar diretamente pelo player em 63hz com 18db/8ª.

O mesmo ocorre (levemente) entre 80hz e 140hz aonde seria a faixa de trabalho utilizavel dele.

Abraços e boa sorte no projeto.

Blz !

Os over também não desciam muito não. O meu amigo Andre aqui do forum me mostrou os SDS de 15" descendo bem mais que os meus over em caixa de 130L.

Como eu ja comentei, realmente esse projeto não visa tanto qualidade, o negócio é o pancadão mesmo.

Me fala uma coisa, essa simulação foi feita com os 16, 4 ou 1 de 12" ?

Ja estou com 2 de 12 em uma caixa errada aqui testando, gostei bastante da qualidade do grave e esta tocando muito para 2 de 12" com um SD1000.1D.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Nem é tanto pela qualidade e sim por que esse falante EU utilizaria para medio-grave, sendo que a resposta dele é planissima pelo software (precisava do grafico em câmara anecóica para saber se não apresenta nenhum pico em frequencias posteriores), mas depois de pronto provavelmente encontrará o resultado que está buscando, o verdadeiro pancadão.

Foi simulado com 16, mas só para eu ter grafico de SPL final e poder comparar com os Oversound também, pois não faz diferença graficamente simular com 1 ou mais.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
putz juliano.. 2 SD5000.1.... e baterias, alternadores... já pensou n isso? :pirou:

Blz Bloom !

A principio vão ser 2 baterias de caminhão para um SD5000.1D, se resolver passar para 2 SD5000 vou dobrar as baterias. O alternado vai ficar original, quando eu quiser tocar pra valer dou uma carga lenta durante a noite para usar no outro dia.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

uahauhauahuh !

Disparei o alarme do carro do meu cunhado agora.

Ta tocando muito os 2 PROzinhos de 12". Grave bonito e mandando muito som pra fora, o grave se ouve de longe.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
uahauhauahuh !

Disparei o alarme do carro do meu cunhado agora.

Ta tocando muito os 2 PROzinhos de 12". Grave bonito e mandando muito som pra fora, o grave se ouve de longe.

Abs !

Juliano.

Juliano aonde vc axou esse falante , pra comprar ? qual a media de preços dele ?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha a Spyder lançou faz pouco tempo e pelo que sei não estão dando conta de vender, ainda não conseguiram entregar os meus 16, apenas 2.

Logo deve esta nas lojas de todo o país. Procure em uma loja que venda spyder em sua cidade.

Mas estou espantado com o que esta tocando apenas 2 de 12". E ta descendo bastante sim, não sei se é o efeito da caçamba da saveiro, mas esta muito forte. Estou bem empolgado porque estou com apenas um par tocando e o projeto vai ter 8 pares deles. [¨]

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano , é que vc já está comprando esses spyder né , pois tem um linha da NOVIK de SUB de PA de 12" que é show de bola ... se ficar interessado , coloco o link aqui !

Compartilhar este post

Link para o post
Juliano , é que vc já está comprando esses spyder né , pois tem um linha da NOVIK de SUB de PA de 12" que é show de bola ... se ficar interessado , coloco o link aqui !

Blz Guto !

Pode colocar o link sim, eu ja estou comprando os spyder sim, mas se mais alguem se interessar no novik é uma boa opção.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

tb já ouvi falar 'por altos' nessa linha.. mas nada específico! Posta o link ae Guto! :legal:

juliano.. pelo visto a pratica superou a teoria! Tudo indicava q esses pro 12' não ia dar mt grave (descer mt) e estão provando o contrário na prática! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, vai ficar fodástico.

Esse lance da união conta demais. Muitos falantes tocando igual é certeza de força.

Quanto aos drivers, vai faltar médio. Creio que poderia dobrar o número de drivers, colocando 8 e 4 Hinor Trinyum, é a única mudança que eu faria. No mais, vai ficar muito forte mesmo, pode ter certeza. Os meus 8 Street de 15" o pessoal já fica de cara tocando pra fora, imagina os 16 Spyder?

Boa sorte com o projeto e nos mantenha informado.

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano aonde vc conceguiu estes woofers, já procurei por tudo e nao achei em nenhum lugar para vender, tá pegando direto da spyder...Valeu!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...