Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gutows

Finalizando Projeto - Duvida No Estereo

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal. Li muito durante esse tempo o fórum para decidir meu Set-up fizando a qualidade pelo preço que eu podia pagar.

Estou finalizando o projeto, ou a compra dos equipamentos:

Os que eu tenho e seus respectivos preços:

Alpine 7892 (R$600,00)

Kit Bravox CS50B (R$170,00)

Amplificador para grave: Fosgate 60ix (R$260,00)

Pezinhos de 6,5L feitos por mim (cerca de R$100 - Massa, fibra)

robinhosom006rf1.th.jpg

Lado Direito

robinhosom008un9.th.jpg

Lado Esquerdo (A Fita crepe dele é para segurar =|. Eu qdo coloquei o velcro embaixo dele esqueci de uma parte que não é carpete, então... preciso reposicionar o velcro para ele grudar no carpete. Do lado direito (como vemos na fotos) está tranquilo)

robinhosom012rr4.th.jpg

Direcionamento

Sub JL 10W1v2 (R$435,00)

robinhosom004nm2.th.jpg

robinhosom005zj8.th.jpg

Coaxias JBL (ligados no player e atenuados, preciso ver)

Cabo RGC59 para os mids, RGC60 para os graves, Cat5E para os TwT com conectores Sto Angelo

O que estou na duvida de comprar:

Amplificador

-que alimente o Kit 2 Vias Quero que ele tenha folga para um futuro up-grade (Kit 2 Vias mais provavel, um com mais potência. Alguma sugestão para um amplificador para o estéreo?

Essas são minhas duvidas. Importante salientar que quero gastar o menos possivel e ter uma qualidade boa. Não almejo ter a qualidade de sistemas caros nem nada. Só almejo a qualidade que o dinheiro que eu estou pagando possa me dar. E espero o melhor custoXbeneficio.

Pretendo ver se compro o BLAUPUNKT GTA-475, alguém tem opiniões sobre ele? Vale a pena arriscar pelo nome da marca?

Abraços e grato

Postado em
Olá pessoal. Li muito durante esse tempo o fórum para decidir meu Set-up fizando a qualidade pelo preço que eu podia pagar.

Estou finalizando o projeto, ou a compra dos equipamentos:

Os que eu tenho e seus respectivos preços:

Alpine 7892 (R$600,00)

Kit Bravox CS50B (R$170,00)

Pezinhos de 6,5L feitos por mim (cerca de R$100 - Massa, fibra)

Coaxias (ligados no player e atenuados)

O que estou na duvida de comprar:

Amplificador

-que alimente o Kit 2 Vias e um sub de 10 ou 12 polegadas. Quero que ele tenha folga para um fuuro up-grade (Kit 2 Vias mais provavel, um com mais potência.

Alguns pretendetes:

-Simply Audio Direct 200 HE (R$600)

Levando pela marca, muito recomendada no forum, pode ser um bom amplificador. O que eu não gostei dele é que eu posso usar ele Tri-mode só que teria que colocar um Cross, o que já encareceria o preço do projeto e me fez pensar que eu não poderia pegar algo que já tenha uma saida para o Bridge do Sub independente.

-Clarion APA450 (R$420,00 a R$555,00)

Li o topico todo que postaram dele aqui e não consegui tirar uma boa conclusão sobre o uso dele com um Sub. Pelo que entendi ele parece ser meio fraco para graves =|.

-Simply Audio CleanSPX (R$900 a 1000)

Seria o ideal. Pelo que li com muita qualidade e seria ideal pro meu projeto O porém fica pelo o custo dele, um tanto alto o que impossibilitaria eu comprar logo de cara o sub =|, teria que esperar mais um pouco (digo Sub e caixa)

-Audiobank KA-4100 (R$470 reais)

Esse seria uma boa opção mas que me deixa com o pé atras. Dizem que ele é pior que o Clarion, e o preço não é tão atrativo se isso for verdade.

Subwoofer

-NAR Subwoofer 10SW3D6 300WRMS (R$240)

Não sei qual seria o melhor volume para que o Sub tivesse um bom desempenho voltado para qualidade.

Essas são minhas duvidas. Importante salientar que quero gastar o menos possivel e ter uma qualidade boa. Não almejo ter a qualidade de sistemas caros nem nada. Só almejo a qualidade que o dinheiro que eu estou pagando possa me dar. E espero o melhor custoXbeneficio.

Cabos RCA pretendo usar a receita do RGC+ conectores Sto Angelo. Pretendo usar cabos paralelos da Sto Angelo para os falantes e os subs. Cabos de Força pretendo usar de 21mm (preciso calcular melhor, dependendo do amplificador) da marca Pompeia, dijuntor logo apos a bateria e fusivel antes do amplificador.

Creio que seria esse meu projeto. Conto com ajuda de vocês para resolver as duvidas que eu tenho. Friso que pretendo fazer tudo com o menor preço possivel, mas se os amplificadores tiverem desempenho muito ruim, acho que tereu que ir de CleanSPX.

Abraços e grato

Complicado

O Audiobank é legal sim

Eu estou com um problema parecido, hehe, vc mesmo postou no meu tópico, por isso que vim aqui.

Tem msn? se tiver me add ai rlrosada@yahoo.com.br

o clarion é bem legal, mas eu nao encontro mais ele.

Postado em

Obrigado pelas respostas.

Eu estou tendendo a querer pegar amplificadores novos, mas dependendo da oportunidade pode ser usado mesmo.

O problema é achar usado em boas condições de compra e principalmente no caso sem um valor que tende a inflacionar por todo mundo querer o amplificador (o que eu acho que acontece muito no classificado do fórum, mas tendo comprador o mercado gira).

Gostei desse fosgate 400.4 (novo está por 712 mais frete). Ele faz bridge?

Ou é igual o Clean 4X100W?

Há algumas outras sugestões?

Abraços

Postado em
Obrigado pelas respostas.

Eu estou tendendo a querer pegar amplificadores novos, mas dependendo da oportunidade pode ser usado mesmo.

O problema é achar usado em boas condições de compra e principalmente no caso sem um valor que tende a inflacionar por todo mundo querer o amplificador (o que eu acho que acontece muito no classificado do fórum, mas tendo comprador o mercado gira).

Gostei desse fosgate 400.4 (novo está por 712 mais frete). Ele faz bridge?

Ou é igual o Clean 4X100W?

Há algumas outras sugestões?

Abraços

720?? acho q vc está falando do P4004....

vá atrás de um punch 400a4 (pode ser .4 e derivados, rs), é mais barato e dizem ser melhores q os novos, vc poderia pegar um 4.6x q se acha em bom estado e um 100ix ou até mesmo um 200ix, ficaria muito bom, e mais barato q o clean spx....

o q vc já tem junto com:

amp 4.6x para o kit 2 vias +- 350

amp 100ix/200ix +- 400/500

sub JL 10w0

ficaria muito bom, depois é só dar um upzinho no kit, mais nada!

espero ter ajudado!

Flw!!!

Postado em

FGCB_SPL, obrigado pela a resposta. Heheh surgiu para me colocar mais duvida ainda e isso é bom =)).

O problema é que eu vi que tem alguns no classificados, mas fica dificil comprar algo usado pela internet, principalmente de outra localidade aonde os testes e o correio demoram muito. To tentando pegar algo novo e com um bom custo beneficio.

O Fosgate que eu vi, foi no dutishop, só que há poucas specs ali:

Fosgate 400.4

CEA 2006 Ratings for Real-World Power and No Bogus Specs

Variable 40-400 Hz Low-Pass or High-Pass Crossover

12 dB / Octave Butterworth Crossover Alignment

Variable 0 - 18 dB Punch Bass EQ at 45 Hz

Removable Chrome Shroud

4 Gauge Power and Ground Connections

Built-In ATC Fusing

Preamp Outputs

Illuminated RF Logo with Output Level Display

Wired Remote Punch Bass Control

Acho que tenho que começar abrir mais o leque de opções.

Espero mais comentários. Grato

Abraços

Postado em
FGCB_SPL, obrigado pela a resposta. Heheh surgiu para me colocar mais duvida ainda e isso é bom =)).

O problema é que eu vi que tem alguns no classificados, mas fica dificil comprar algo usado pela internet, principalmente de outra localidade aonde os testes e o correio demoram muito. To tentando pegar algo novo e com um bom custo beneficio.

O Fosgate que eu vi, foi no dutishop, só que há poucas specs ali:

Fosgate 400.4

CEA 2006 Ratings for Real-World Power and No Bogus Specs

Variable 40-400 Hz Low-Pass or High-Pass Crossover

12 dB / Octave Butterworth Crossover Alignment

Variable 0 - 18 dB Punch Bass EQ at 45 Hz

Removable Chrome Shroud

4 Gauge Power and Ground Connections

Built-In ATC Fusing

Preamp Outputs

Illuminated RF Logo with Output Level Display

Wired Remote Punch Bass Control

Acho que tenho que começar abrir mais o leque de opções.

Espero mais comentários. Grato

Abraços

É o P4004 esse aí.....

olha, sinceramente, tem um 100ix à venda nos classificados, acho q está 300 reais, conversa com o vendedor, as vezes vc são da mesma cidade, podem negociar pessoalmente, caso não sejam, alguém do fórum q more perto pode ajudar.... Daí vc comprando o 100ix, vai faltar só o estéreo, um 4.6x ficaria muito bom, e está na mesma faixa de preço, vai sair os 2 amps por volta de 600-650 reais, com 1000 vc compra tudo, sub e módulos, da pra vc procurar um JL 10w0 ou algum outro semelhante, ficaria muito bom, tem um 12w1 a venda nos classificados, da uma olhada lá.....

é um excelente custo x benefício, o 100ix pra graves é excelente, vc tem um excelente player, vai ficar muito bom, depois vc troca o kit, e já era, não mexe mais!

:legal:

Postado em
Tem que ser novo mesmo?

Se não tiver, um fosgate 4.6x ou um 4600x ficam ótimos. Há muitos outros fosgates que "encaixam", como o 400.4 (mais forte), 200.4, etc e etc.

Tem alguns fosgates pra vender nos classifcados, eu to vendendo 2 pra um amigo meu, um 400x4 e um 4600x.

Ambos revisados pelo zé..

Se puder pegar um da linha dsm pegue, putz, peguei um 200dsm e amei o módulo.

E outro detalhe, prefira os old school.. não boto muita fé na linha P da fosgate.

Valeu!

Raphael

edit: dsm e ix é praticamente mesma coisa, oq muda eh que dsm não tem X-card, ix tem. :legal:

Postado em

E ae Pessoal. Acabei de adquirir um Sub JL 10W1v2.

Primeira duvida:

O manual recomenda que a caixa seja de 17,7L; mas só que ela é em forma retangular (sei que a nomenclatura está errada, mas falar o nome correto da forma geometrica ia ser horrivel).

Posso fazer ela trapezoidal? Com os mesmos 17,7l; alterando a bases? Alguem poderia postar algum projeto ou simulação de caixa?

Segunda duvida:

Ainda estou na busca de um amplificador. Os Fosgate que eu pesquisei parecem ser bons amplificadores, mas o problema é aquele: amplificadores antigos, que a maioria já foi revisada e tals. O que me deixa meio com o pé atras. Espero mais sugestões para um amplificador que toque um 2vias e um sub.

Abraços

Postado em
Segunda duvida:

Ainda estou na busca de um amplificador. Os Fosgate que eu pesquisei parecem ser bons amplificadores, mas o problema é aquele: amplificadores antigos, que a maioria já foi revisada e tals. O que me deixa meio com o pé atras. Espero mais sugestões para um amplificador que toque um 2vias e um sub.

Pois então Guto...

Eu comprei um 800a2 pelo forum, faz uns 10 meses eu acho, talvez 1 ano... ele já é meio antigo, deve ter sido fabricado no máximo até 2000 e toca que é uma maravilha até hoje.

Comprei um 200dsm, putz, esse é velho, era revisado pelo zé a uns anos, tava mais de 1 ano parado, instalei, funcionou que era uma beleza... mas depois deu alguns problemas que é coisa de tempo mesmo e mandei pro zé revisar novamente e vai ficar 100%.

To vendendo 2 lá, se tiver interesse podemos trocar algumas idéias pelo msn, tem mais gente vendendo fosgate lá, tanto faz comprar o meu ou outro, oq interessa é que sirva pra vc e que te agrade.

Qq dúvida estamos ai..

Raphael

Postado em

Segunda duvida:

Abraços

Gutows, eu acho que arriscaria este Fosgate novo a 720 dinheiros, se ele render pelo menos 4x50w rms. Ruim não deve ser, talvez não seja tão bom quanto os antigos modelos "radiador", mas ruim não acredito que seja. A Fosgate costuma fabricar amps bem feitos, de áudio limpo, práticos e resistentes, daqueles para se usar por muito, muito tempo (vide o número enorme de "sobreviventes"). Resolve seu sistema (kit+sub), está zerinho e dentro do orçamento; eu estava na mesma dúvida sua há uns 2 anos e peguei um MTX com o SomCuritiba (Wagner), nada a reclamar. Para o setup que eu tenho, dá e sobra (em termos de qualidade, quero dizer); o dia em que eu estiver usando um kit e cabeamento realmente refinados (sei lá, Seas, B&W, crossover artesanal, cabos RCA de primeiríssima, etc e tal) eu penso em upgrade - se eu chegar a este ponto, acho que o amp se tornaria realmente o "elo fraco" do sistema. Até lá, ele vai tocando meu sisteminha de boa, equilibrado e dentro da proposta.

um abraço, e boa sorte aí com seu som!!!

editado: alguns errinhos de digitação... teclar rápido dá nisso.

editado 2: só complementando o post do Peagah, já que de repente vc. não conhece o Zé: o Zé Fosgate que eles falam aqui no Forum é o Zé Chedid, técnico de Floripa-SC, provavelmente o cara que mais manja de Fosgate no Brasil. Até daqui de MT já ouví gente falando em arrumar amp com ele... dizem que Fosgate revisado pelo cara é novo. Se vc. topar um amp usado, este 400.4 talvez seja uma saída legal tbem, e mais barata.

Postado em

Uma coisa eu sei, o engenheiro que fabricou os novos módulos da fosgate não é o mesmo das linhas anteriores a P* :P

Este se encontra na MTX agora, fazendo brinquedinhos novos...

Raphael

Postado em
Uma coisa eu sei, o engenheiro que fabricou os novos módulos da fosgate não é o mesmo das linhas anteriores a P* :P

Este se encontra na MTX agora, fazendo brinquedinhos novos...

Raphael

... de fato, tanto uma como outra (Fosgate e MTX) já primaram mais por áudio, mas ainda são opções muito boas pra amp zero, junto à Kicker. :legal:

um abraço,

Postado em

Voce ja pensou em pegar um modulo para o kit e um para o sub?

Porque se voce pegar um modulo como um fosgate, acredito que no estereo ele vai pecar um pouco, agora se voce pegar um JVC 7300 por exemplo, que terá uma qualidade boa no estereo, ele não vai ser tão forte para o sub..

O que eu faria com esse dinheiro?

Pensaria mais na qualidade do meu estereo e depois compraria, pode ser um Punch 200ix pra esse sub, ou algum outro modulo só pra ele..

Abraços..

Postado em

Bom pessoal, ainda não decidi o modulo. Hehehe tah sendo dificil escolher mesmo, porque a grana está meio curta por alguns problemas que ocorreram. Tem o medo de pegar um usado e tals. Mas acho que vou acabar pegando usado mesmo. Primeiro um que toque bem o estereo e que de para utilizar o sub. Depois algo mais de qualidade só para o sub.

Estou precisando de alguma ajuda, como é o primeiro som que monto, não quero errar na hora de comprar as coisas

Cabeamento

-Vou utilizar cabos RCA DY recomendado pelo pessoal do fórum. Conectores Sto Angelo e RGC-59. 5 metros de cabo.

-Cabo de força estou na duvida: Creio que será da Pompéia de 21mm^2. 5 a 6 metros para o positivo, e 1 m para o negativo (conectarei ele no cinto de segurança, com um conector que vi para vender: Conector). A marca eh boa? A algo melhor com um bom custoXbeneficio?

-5 metros de cabo para o remote

-10 metros do cabo Santo Angelo 2,5mm² PSW-XP12 (Oxigem Free) para ligar os pezinhos ao amplificador.

-2m de cabo Santo Angelo 2,5mm² PSW-XP12 (Oxigem Free) para ligar o sub

Caixa do sub

Madeira

Meu sub necessita de 17l, tendo uma potnecia de 150wrms. Para uma caixa sólida, qual seria a espessura do mdf que teria que usar? Um de 15mm ou 18mm já está bom? Ou tenho que partir logo para os de 20mm? O que me assusta é o preço deles hehee.

Formato

O manual recomenda ela "retangular", mas lendo muito por aqui o pessoal dala da trapezoidal para acabar com ondas estacionárias. Acho que farei ela trapezoidal

Conector da caixa

Gostaria de saber como fazer um tipo de conectar para caixa, para que a mesma torne-se movel, para quando tiver que usar o porta malas com algo sujo ou grande eu desconectar o sub. Conectores igual de caixas profissionais.

Acho que é isso, se tiver mais duvida posto por aqui. Aguardo comentários.

Alguem tem recomendação de um bom twt com um bom custo beneficio? O meu acabou de queimar por cagada minha, e preciso comprar um, pois está horrivel o som.

Obrigado

Postado em

Vc vai usar apenas 17 litros para o JL?? Eles recomendam mas não fica muito bom não, seria 17 litros selado?

A madeira para os 150w pode ser 18mm.

Já decidiu qual ampli vai usar?

Postado em
Conector da caixa

Gostaria de saber como fazer um tipo de conectar para caixa, para que a mesma torne-se movel, para quando tiver que usar o porta malas com algo sujo ou grande eu desconectar o sub. Conectores igual de caixas profissionais.

Aqui Conector Speakon Neutrik

Eu comprei um desses. E instalei na caixa. E tô gostando. E me falta botar pra tocar. E me falta uma máquina digital, pra poder mostrar o monstro de caixa que fiz pros JL 10W0... ;)

Postado em

Obrigado a todos que responderam.

Mdiana, eu pretendo utilizar um 4.6X como amplificador. Surgiu um bom negocio (creio eu) e acho que vou pega-lo. No começo irei utilizar ele, mas depois pretendo dar um upgrade no modulo e no kit 2vias. Agora sobre a caixa, qual volume você recomenda para esse JL? O manual recomenda 17,7l selados. E era o que eu pretendia usar até voce me por em duvida =P

Moska, obrigado, era mais ou menos isso que eu estava pensando. Você comprou o teu na Sta ifigênia né? Tem como passar o endereço e o valor do kit? Seria um femea e outro macho certo?

Abraços e obrigado pelas respostas

Postado em
Obrigado a todos que responderam.

Mdiana, eu pretendo utilizar um 4.6X como amplificador. Surgiu um bom negocio (creio eu) e acho que vou pega-lo. No começo irei utilizar ele, mas depois pretendo dar um upgrade no modulo e no kit 2vias. Agora sobre a caixa, qual volume você recomenda para esse JL? O manual recomenda 17,7l selados. E era o que eu pretendia usar até voce me por em duvida =P

Moska, obrigado, era mais ou menos isso que eu estava pensando. Você comprou o teu na Sta ifigênia né? Tem como passar o endereço e o valor do kit? Seria um femea e outro macho certo?

Abraços e obrigado pelas respostas

Gutows, comprei na Santa sim. Só que garimpei. Foi chato pra achar. E mesmo assim consegui o macho em uma loja e a fêmea em outra.

A fêmea foi na Ninja Som, nº 562 e o macho na Tango Instrumentos Musicais, nº 198

Postado em

Dendende o que vc vai querer, segue aí o gráfico da selada com 18 litros e uma dutada de 45 litros.

Espero que com isso alguém possa dar alguma opinião melhor também, para o meu gosto eu iria de duatada, apesar da resposta da selada me parecer muito interessante com pouco volume.

Max. SPL

maxsplqt7.th.jpg

Cone Excursion

coneexcursionik1.th.jpg

Group Delay

delaylt9.th.jpg

Espero que ajude!

Postado em

Acho que vou fazer ela selada mesmo com a litragem recomendada e ver no que vai dar. Acho que o que atrai nessa selada é seu baixo volume.

Agora só falta comprar o amplificador.

Pergunta, o que significa Group Delay?

Abraços

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...