Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafaelsound

Novo Artigo No Autosom.net - Bobinas Móveis

Recommended Posts

Postado em

Este tópico é destinado a discussões, sugestões e criticas, referente ao artigo que eu estou escrevendo referente a bobinas móveis.

O artigo está disponível no site autosom.net e ainda está em construção, mas resolvi postar mesmo sem ter terminado, assim o pessoal pode ir opinando e me ajudando a terminar o artigo.

Alguns amigos já estavam me ajudando na construção do artigo e gostaria de deixar um agradecimento a colaboração deles aqui:

Paulo Duto, Sandro Café e Murilo Alvares.

Link direto para o artigo: http://www.autosom.net/artigo.asp?cod=96

Abraços

Rafael

Postado em
parabéns rafael!

o forum precisa de pessoas como vc, que tenham iniciativa e que saibam o que escrevem.

vou dar uma lida agora e depois posto alguma dúvida.

continue assim! :legal:

Fica a vontade Felipe, o intuito desse tópico é esse mesmo!!!

Abraços

Rafael

Postado em

MUito bom o artigo, eu procurava algo assim quando inventei de reformar um falante residencial só por curiosidade, ficou até bom , mas dependendo do volume ouço um rangido, possivelmente não deve ter sido bem centrada, usei a dica do filme para centrar a bobina mas não deu tão certo, coisas de iniciante

Postado em
rafael, já li e tenho uma dúvida: é verdade mesmo que um falante só aproveita 5% de sua potência declarada?

gostei bastante e estou à espera dos próximos artigos.

Não exatamente dessa maneira.

Mas pode considerar os melhores falantes. mas os melhores mesmo, conseguem transformar 5% da potencia elétrica aplicada nos bornes em potencia acustica.

A grande maioria dos falantes que nós conhecemos, não passam de 2%!!!

Pense que dos 1000W aplicados num falante, 980W são "jogados fora" em forma de calor na bobina móvel.

Detalhe é que essa eficiência que já é pequena, se reduz ainda mais a medida em que o falante trabalha fora da região linear (acima do X-max).

Abraços

Rafael

Postado em

vo le,,,depois comento algo...

otima iniciativa rafael =)

:legal:

--------------------------------

Cara,,muitooooo bom o artigo. aguardo o termino do mesmo...

tenho uma duvida o que é ßL.

uma sujestão,,quando pinta simbolos como "ßL" ou qualquer outro,,tenta dizer o que ele significa ( )

mais,,,rafael,,tais de parabens pelo artigo e pela iniciativa

Postado em
vo le,,,depois comento algo...

otima iniciativa rafael =)

:legal:

--------------------------------

Cara,,muitooooo bom o artigo. aguardo o termino do mesmo...

tenho uma duvida o que é ßL.

uma sujestão,,quando pinta simbolos como "ßL" ou qualquer outro,,tenta dizer o que ele significa ( )

mais,,,rafael,,tais de parabens pelo artigo e pela iniciativa

BL é o parametro que indica o fator força do alto falante, isto representa o quão forte é o conjunto magnético + a bobina.

O BL é o produto da intensidade do campo magnético pelo comprimento do fio da bobina dentro do GAP. BL alto indica falantes de grandes imãs e mais caros, ou com imãs fortes (neodimium por exemplo).

Obrigado pela dica, vou juntar todas e tentar por todas na continuação do arquivo.

Abraços

Rafael

Postado em
Meus parabéns rafael , gostei MUITO !

uma dica , acho que seria legal dizer a verdadeira mudandça no falante quanto a fios achatados , retangulares e etc.

tá ficando bem legal !

Guto;

Obrigado pelo apoio.

Só não entendi o que vc quiz dizer com "a verdadeira mudandça no falante quanto a fios achatados , retangulares e etc." .

Abraços

Rafael

Postado em
muito bom o artigo, enquanto vc não termina ele pode me responder pq distorção queima a bobina?

Caro amigo CSR

Não que eu queria fazer algum tipo de suspense ou algo assim. Mas para lhe explicar isso de uma forma realmente "clara", precisaria de muitas linhas, algumas tabelas e um bom tempo escrevendo......

Mas olha em breve isso será abordado no artigo, é só esperar um pouquinho, eu demoro um pouco para escrever, por que tento achar a forma mais simplificada para explicar esses efeitos, da forma mais pratica possivel, como faz o nosso amigo Marcelo Lacerda em seu livro por exemplo.

Obs. Não tenho preteções de ser escritor não tá, nem tenho tanto jeito pra isso..........

Abraços

Rafael

Postado em

uma dica , acho que seria legal dizer a verdadeira mudandça no falante quanto a fios achatados , retangulares e etc.

tá ficando bem legal !

Guto;

Obrigado pelo apoio.

Só não entendi o que vc quiz dizer com "a verdadeira mudandça no falante quanto a fios achatados , retangulares e etc." .

Abraços

Rafael

disse com as palavras erradas ...

quiz dizer o seguinte ... quais são as vantagens dos fios diferentes na bobina entende ???

Mais durabilidade , mais espaço pra mais fio , essas coisas , ou vc acha que nem é vantagem ?

Postado em

tá ficando bem legal !

Guto;

Obrigado pelo apoio.

Abraços

Rafael

disse com as palavras erradas ...

quiz dizer o seguinte ... quais são as vantagens dos fios diferentes na bobina entende ???

Mais durabilidade , mais espaço pra mais fio , essas coisas , ou vc acha que nem é vantagem ?

Tá certo Guto, agora eu entendi o que vc quiz dizer!!!

Dá pra falar sobre isso tbm, to aproveitando todas as ideias do pessoal, assim amplio as direções do texto.

Abraços

Rafael

Postado em

UP

Pra quem ainda não leu, e para aqueles que já fizeram a leitura e não postaram.

É muito importante a opnião do pessoal para a continuação do artigo.

Abraços

Rafael

Postado em

Tô achando bem legal. Falta só dar um "tapa" no texto, só uns catados e corrigir algumas coisinhas na construção de algumas frases e parágrafos (pra deixar o texto mais limpo). De resto, tá bala.

Uma das correções mais urgentes é substituir o "forma" por "fôrma". Bem, não está incorreto, mas segundo o bom e velho "pai dos burros" Michaellis: "Embora a reforma ortográfica de 18 de dezembro de 1971, Lei nº 5765, não incluia a palavra fôrma entre aquelas cujo acento diferencial permaneceu, entendemos seja recomendável, para desfazer ambigüidade, a manutenção do acento. Ex: a forma da fôrma retangular é a melhor." Realmente, tem horas que vc não sabe se a expressão é forma ou forma... :vts

Achei confusa a parte onde vc explana sobre indutância da bobina... acho que precisa dar uma revisada, até pq bobinas de grande diâmetro possuem "mais fio", logo a indutância aumenta, e não diminui.

Bom, tem outros detalhes "estéticos", como utilizar recuo no começo de cada parágrafo (uma tabulação tá ótimo), mudar a cor/tamanho dos títulos e subtítulos pra não deixar os leitores perdidos... e usar texto justificado, acho que fica melhor em texto eletrônico.

Por hora é só... :vts

Postado em

sem duvída alguma muito bom o artigo!

parabéns!!

se quiser posso contribuir na parte de "fontes" dos amplificadores, minha área é mais eletronica de potência.

precisando de algo estamos ai :vts

Postado em
Tô achando bem legal. Falta só dar um "tapa" no texto, só uns catados e corrigir algumas coisinhas na construção de algumas frases e parágrafos (pra deixar o texto mais limpo). De resto, tá bala.

Achei confusa a parte onde vc explana sobre indutância da bobina... acho que precisa dar uma revisada, até pq bobinas de grande diâmetro possuem "mais fio", logo a indutância aumenta, e não diminui.

Bom, tem outros detalhes "estéticos", como utilizar recuo no começo de cada parágrafo (uma tabulação tá ótimo), mudar a cor/tamanho dos títulos e subtítulos pra não deixar os leitores perdidos... e usar texto justificado, acho que fica melhor em texto eletrônico.

Por hora é só...  :vts

Kleber;

Muito obrigado pela sua ajuda, será de grande valia na continuação do artigo.

Assim que a proxima parte estiver pronta, gostaria que se possivel vc desse uma revisada antes que eu disponibilize no site.

Forte Abraço

Rafael

Postado em
sem duvída alguma muito bom o artigo!

parabéns!!

se quiser posso contribuir na parte de "fontes" dos amplificadores, minha área é mais eletronica de potência.

precisando de algo estamos ai :vts

André;

Toda ajuda é bem vinda, principalmente com relação aos amplificadores, onde eu não conheço muito.

Ainda estou no começo, se já tiver algo começado por ai, podemos juntar e fazer um texto só.

Abraços

Rafael

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...