Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

leosoares

Construção De Caixa Dutada

Recommended Posts

Bom galera, tava pensando em fazer ela em compensado de 20mm pois mdf é muito caro aqui.

Eu tenho uma caixa com 1 upgrade 12", ela é retangular mas da um grave bem legal porém nunca testei em uma trapezional.

Agora vou montar p 2 up grade 12", com camaras separadas.

Tava querendo montar eu mesmo a caixa pq me pediram R$350,00 nna caixa mais o tampão com corneteira. É um absurdo...

Bom, qual a diferença entre trapezional e retangular? Será que consigo fazer uma caixa bem vedada? o que utilizar?

Essa eu acho que é minha última dúvida.

Valeu...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compensado é muito ruim pra caixa, mas se relamente for usar, faça umas cruzetas para travar a caixa. Compre cola branca e misture com serragem e besunte sem dó as paredes da caixa, bem como colar as paredes. Vale a pena lembrar de fazer os encontros da madeira a mais perdeita possível para evitar vazamentos. Flw

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa trapezoidal tem menos ondas estacionárias do que uma retangular, por isso o som dela é mais claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz Leo? Eu tb passei algumas aventuras fazendo caixas por achar mto caro o preço cobrado. Vou te dizer uma coisa, agente economiza uns trocados, mas entende pq se cobra tão caro por uma caixa bem feita. Recentemente consegui fazer uma que considero estar ficando com uma qualidade razoável.

Vixe o texto vai ficar grande.

Procure por ai compensado naval entao, ou então o de melhor qualidade que puder achar. Dependendo da potência que você vai aplicar, um compensado barato pode vibrar e vc vai ter um resultado pessimo qdo estiver com o som no talo. Se achar um com mais de 20mm compre.

Capriche muito nos cortes. Aproveite esse pó da serragem, guarde numa sacola ou outro recipiente, pq vc vai usar no material da vedação. Os cortes precisam ser o mais retos q vc puder cortar. Meça com mto carinho. Qualquer pequena diferença no comprimento de início e o final das peças vai te dar trabalho na montagem, deixando frestas, dificultando a vedação, e ainda pode comprometer a estética. Se puder aplainar as faces dos cortes eh melhor.

Desenhe sua caixa no papel, faça um estudo previo e veja onde vai se encaixar cada peça. Assim vc ja vai saber todas as medidas que tem que cortar. Nao se esqueça de levar em consideração a espessura da madeira.

A cola cascorex eh otima, mas sempre limpe a area q vai ser colada, deixe sem pó e humidade. Depois de tudo cortado, passe bastante cola nas faces que serão coladas e ponha uns 3 pregos, só pra fixar. O tempo de secagem da cola eh essencial. Deixe umas 12 horas secando. Eh bom fazer de um dia pro outro essa parte. Depois vc reforça com mais pregos a cada uns 5cm, pode tentar usar parafuso tb, mas compensado nao segura mto bem. Se fosse mdf parafuso seria obrigatório nessa parte. Faça reforço em cruz tb.

Depois da secagem, vc faz a mistura de cola com o pó da serragem. Ele tem q ficar parecido com um mingau grosso, nao mto grosso, pq vai indicar mta madeira e pouca cola. Vc pode aplicar com a espatula por dentro. Não é mto dificil, mas tem q caprichar nessa parte. Umas 2 horas depois ja vai estar vedadinha. Qquer falha nesse ponto pode ser corrigida depois com silicone.

No demais eh isso, procure caprichar que vai ficar boa. Soh da trabalho mas não é um bixo de 7 cabeças.

Eu acho que eh isso, quem ja fez caixa tb pode ter outras dicas pra vc. Qquer coisa tamos ai :)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... é a primeira caixa que faço...

Eu to fazendo pois é mt caro aqui e o serviço tb não é bom, se fosse bom era outra coisa.

Falaram de reforço em cruz, o que seria isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Bom... é a primeira caixa que faço...

Eu to fazendo pois é mt caro aqui e o serviço tb não é bom, se fosse bom era outra coisa.

Falaram de reforço em cruz, o que seria isso?

Vc corta duas ripinhas de uns 5cm de largura pra colocar uma no sentido horizontal e outra vertical na caixa, passa cola e parafusa. Elas ficam formando uma cruz. Tenta colocar mais ou menos no meio, esses reforços. Mais ou menos como ta sendo feito nesse tópico http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=73651 , la pela metade da página tem fotos boas pra vc ver uns detalhes. Essa caixa ainda ta em testes.

Outro reforço interessante seria vc fazer uma trava em cada parede. Como essa aqui my.php?image=f10gk7.jpghttp://img244.imageshack.us/my.php?image=f10gk7.jpg

Boa sorte na construção. Não tenha medo pq o negocio não é dificil, só precisa de atenção nos detalhes. Mesmo que não fique um primor, ainda assim vai ficar bom. Se agente for pensar uma caixa dessas são só 7 peças de madeira com cola, prego e parafuso, e uns furos no meio ;).

Compartilhar este post

Link para o post
:rever1: ... amigo, acho q o maior problema que eu e você temos, é o que você comentou!!! Não que 350 reais seria um valor muito alto!! o problema da minha cidade também é a qualidade dos serviços das montadoras!!! porque eu mesmo nunca fiz uma caixa e vo me aventura logo. Só to esperando meus over chega!! E pelo pouco que vi da um trabalha grande pra montar e o basico é muita paciencia!!!! mas estamos ai boa sorte na sua caixa !! tem q meter a cara mesmo se não da certo faze denovo !! e boa !!!

Compartilhar este post

Link para o post

caras ... tive uma idéia fodastica ...

ja que eu não tenho as ferramentas pra fazer a caixa , e as estaladoras aki não fazem um serviço bom , resolvi falar com um amigo meu que é marceneiro , ele vai fornecer a madeira , cortar do jeito que eu quero , montar os suportes , enfim , fazer a mala do golzim , e me disse que dava pra fazer com material ( fora carpete ) uns 170 pilas ( fundo + caixa 20mm + laterais ) ele corta , aparafusa e monta tudo , eu só encarpeto e coloco no carro ...

pode ser uma alternativa legal pra galera que não tem as manhas e nem as ferramentas . é só passar as medidas e pronto ...

abçs , té mais ...

Compartilhar este post

Link para o post
caras ... tive uma idéia fodastica ...

ja que eu não tenho as ferramentas pra fazer a caixa , e as estaladoras aki não fazem um serviço bom , resolvi falar com um amigo meu que é marceneiro , ele vai fornecer a madeira , cortar do jeito que eu quero , montar os suportes , enfim , fazer a mala do golzim , e me disse que dava pra fazer com material ( fora carpete ) uns 170 pilas ( fundo + caixa 20mm + laterais ) ele corta , aparafusa e monta tudo , eu só encarpeto e coloco no carro ...

pode ser uma alternativa legal pra galera que não tem as manhas e nem as ferramentas . é só passar as medidas e pronto ...

abçs , té mais ...

ehehe .. eh verdade, eu jah montei minha caixa, mas levei num marceneiro ele me cobro 10 reais pra corta tudo pra mim foi bem mais facil qu fica cortando e fico bom. .. .

http://autoforum.com.br/index.php?showtopi...ic=73097&st=40&

podem verificar ai se tiverem afim a noite tem fotos agora ta sem ainda

Compartilhar este post

Link para o post

oq seria essas coisas dentro da caixa (essa cruz, e uns pedaços de madeira)????

eu ainda n entendi isso, lembrando q é minha primeira caixa q vou fazer e a minha caixa q ja tenho n tem nada dentro....

p q serve???? e se eu colocar eu tenho q aumentar o volume da caixa????

alguem pode me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

essa cruz eh literalmente uma cruz... uma madeira na vertical outra na horizontal.. sendo q as duas sao parafusadas entre si e nas extremidades da caixa, fazendo com que a caixa fique mais 'reforçada' :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...