Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Lucas Mazer Em: Construindo Duas Bookshelf...

Recommended Posts

Quinta-feira, 07 de setembro de 2006

00:18 horas.

Amigos,

Ontem entrei em contato com o gente finíssima do Paulo Ramos e adquiri dois mid-woofers Akron e tweeters também. Se os Correios funcionarem (pelo menos a parte do SEDEX), os drivers chegam amanhã para mim. :)

O Paulo é um cidadão primeiríssima qualidade! Extremamente simpático, prestativo... vê-se que ele realmente é apaixonado pela coisa, tamanhos são os detalhes observados por ele em seus e-mails de resposta. Nestas trocas de e-mails, ontem ele me passou o projeto da bookshelf para o kit, em MDF 20 mm, e do crossover.

Hoje ao meio-dia fui à madeireira e comprei uma chapa grande de MDF 15 mm, medindo 1.83 x 2.75 metros. Iniciei, às 16:30, a construção da bookshelf, porém não em 20, mas sim em 30 mm (duas chapas de 15 mm juntas).

Até o presente momento, assim está a book:

cimg4675os4.th.jpg cimg4674kr3.th.jpg

cimg4683ia3.th.jpg cimg4684de3.th.jpg cimg4685pp4.th.jpg

Aproximadamente 22 litros internos. Como vocês podem perceber, há uma inclinação (base maior / base menor), e eu fiz a caca (:D) de cortar as laterais RETAS. Portanto, quando colocar a chapa frontal, vai ficar faltando uns 2 cm diagonal, de cima a baixo, que a chapa não pegará.

Pergunto: necessito realmente cortar outra chapa nas medidas corretinhas, diagonalmente, para fechar este buraco, ou eu posso aproveitar a chapa existente e parafusar o complemento que falta à chapa, para que "vede" o buraco?

Ainda tenho chapa, mas não suficiente para fazer 8 laterais (cada book leva 4 laterais, visto que são 15 + 15 mm cada). O que daria para fazer seria duas laterais corretas, lacrando todo o buraco, e "consertar" esta.

Abaixo posto uma imagem para facilitar a compreensão:

cacaev1.jpg

Fora isso, fui ao centro da cidade, comprei o material para construir os crossovers (que o Dedé falou que, pela análise, é um corte LP no mid em 2.5 KHz e HP no tweeter também em 2.5 KHz, 12 dB/oct, Linkwitz Riley). Entreguei na casa dele e pedi para que ele montasse. Não sei se os componentes são os recomendados, amanhã verei no que deu.

É isso, amigos. A caixa já está um peso ABSURDO... estou com muita vontade de ver o kit tocando. [-]

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

02:51 horas.

Agradeçam a Deus por não serem nem meus vizinhos nem a "doméstica". Exatas 02:45 AM, silêncio absoluto no bairro... aliás, ESTARIA silêncio, não fosse minha tico-tico 400W a todo vapor. Acabo de serrar o restinho da chapa de MDF, deu para fazer QUATRO laterais corretas (BM 42 cm, Bm 38 cm, A 23 cm).

cimg4689co7.th.jpg cimg4688ly9.th.jpg

Fiz quatro peças para "consertar" as chapas que estão retas, deixando-as iguais às da foto acima. A peça é a que segue:

cimg4690ln3.th.jpg cimg4691nc7.th.jpg

A idéia é a mostrada acima, na segunda foto: colar e aparafusar este pedacinho à chapa reta, fazendo com que esta se torne correta (angulada). Como cada caixa está sendo construída com paredes 30 mm (duas chapas de 15 mm sobrepostas), poderia colocar uma chapa completa e uma consertada coladas uma à outra para cada lateral.

Exatamente como fiz aqui:

cimg4692gh7.th.jpg cimg4693hu7.th.jpg

O que acham... é uma boa, pode dar certo?!

Compartilhar este post

Link para o post

18:43 horas.

Amigos,

Desde 10 AM trabalhando na caixa no térreo do prédio... estou esgotado. Literalmente exausto. E minha lombar, que não é lá essas coisas, está dando sinal de não ter gostado nada disso... !

Mas, vamos lá:

cimg4695gf8.th.jpg cimg4696ty6.th.jpg cimg4698jf0.th.jpg

cimg4699ix3.th.jpg cimg4700xt8.th.jpg cimg4701yr4.th.jpg

Está 80% pronta, pesando em média 20 Kg (sem a chapa frontal e drivers). Depois de concluídas, leva-las-ei a um marceneiro para dar o acabamento externo, que ainda não sei se será laqueado, pintado com tinta automotiva, aplicado fórmica etc. :legal:

Meu prédio e meu apartamento estão uma verdadeira oficina... o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia te dizer pra vc tirar 10cm de uma das duas chapas de cada lateral. Assim vc fica com um degrau que te permitiria fazer a emenda de forma limpa e confiável...

Compartilhar este post

Link para o post
Eu ia te dizer pra vc tirar 10cm de uma das duas chapas de cada lateral. Assim vc fica com um degrau que te permitiria fazer a emenda de forma limpa e confiável...

É uma excelente idéia! Ficou faltando fazer uma lateral (duas chapas 15 mm), esta eu faço como você falou, Kleber. Muito melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

parabens !!! gostei do trampo... :legal:

se eu mexer com isso no meu predio a sindica dá um tiro de 12 em mim...heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkk Lucas, o que tu ta aprontando em?

isso são horas de pertubar os vizinhos?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

gyhuhuhu

tao ficando fo**!

parabéns mesmo bilau!

nao entendi o crte que deu errado.. besteira!

Ei.. quanto ao cross... eu não sei se os indutores são esses mesmo... =\ Acho melhor ter escolhido os bobina, com núcleo a ar. E os capacitores foram os errados. Não era pra ter sido eletrolíticos. No máximo, com esses componentes dá pra um quebra galho, e talvez nem pra zobel dê. Depois eu procuro e te mostro direitinho.

[ ]'z

Compartilhar este post

Link para o post

Chegaram! smile.gif

Abaixo, fotos. Minha única preocupação é que a carcaça dos midbasses vieram um pouco amassadinhas em algumas partes (vide fotos). Espero que não tenha danificado nada no transporte... :(

cimg4702gr1.th.jpg cimg4703gj2.th.jpg cimg4704nu7.th.jpg

cimg4705qt6.th.jpg cimg4706gi3.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Dedé, então vamos logo resolver isso, pois esse fim-de-semana que vem eu queria estar com tudo resolvido para curtir uns filmes! :)

Compartilhar este post

Link para o post

E, sobre o amaciamento dos Akron, vamos lá:

Liguei cada mid em um canal do Cygnus PP-800 com o WinISD gerando 25 Hz. Está amplificando com o ganho bem baixo, pois eu não sou muito confiante com alto-falante em free-air.

cimg4737bh7.th.jpg cimg4738dj7.th.jpg cimg4741qs9.th.jpg

E olha que, mesmo assim, algumas vezes perdidas eles fazem um "tcheck", "toc", algo assim. Essa onomatopéia me mata de tensão!... :P

Compartilhar este post

Link para o post

hummm muito interessante! deve ser muitissimo interessante de se ver, e principalmente de se ouvir!

Dolphin's man!!! kkk Não resistiu à tentação né safado? :P

Já falou com vovo lucio? Que que ele diz?

Compartilhar este post

Link para o post

Ixi... agora foi a TV que deu pau! =(

O serviço da assistência tem garantia não? Ela devia voltar 100%!

Bilau, botei aqueles indutores que comprastes no impedancímetro... são de 1uH e não 1mH.

Notícias do cross do Paulo? Não achei pra vender lá na Farnell... Tem que enrrolar, ou mandar fazer... ou aqueles amerikanishen...

Compartilhar este post

Link para o post

Lucasss....

pq escolheu este Receiver??

só curiosidade...

e para Central, Traseiras e Sub? o que vai aprontar...

acompanhando viu...

Compartilhar este post

Link para o post

Bilau, fui na concórdia...

Indutor realmente é difícil... Não deu tempo de procurar direito, mas não duvido que ache não. O problema é ser de núcleo de ar... com valores altos fica difícil.

Comprei teus capacitores. Todos eles... hehehe

4,7uF bipolar (só tinha eletrolítico, fica como quebra galho se quiser testar)

1,5mF pro cross do tw, e 10mF pro zobel... Os resistores não tinham, mas como da vez passada tu tinha comprado, então eles tão aqui, sobrando.

Comprei também as plaquinhas, pra montar o circuito em cima delas.

E também comprei umas coisas pra eu fazer meus cabos. Só não achei aquela corda organizadora =(

Os indutores fica pra ir visitar lá depois, ou ver na net... eita, acho que faltou conectores pra placa também... mas isso a gente gambiarreira um pouco!

Por enquanto dá pra fazer cross pro tw, e zobel!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

po*** dedé... eu tava te esperando pra ir la comprar as coisas pra fazer o cabo tb.. e tu nao me ligou... FULEIROOOOOOOOO

Compartilhar este post

Link para o post
po*** dedé... eu tava te esperando pra ir la comprar as coisas pra fazer o cabo tb.. e tu nao me ligou... FULEIROOOOOOOOO

Oxe... tu num me dissesse que tava agoniado e ia naquele dia??

Pensei que tu já tinha ido po! :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Quinta-feira, 21 de setembro de 2006, 16:41

Fazendo um post bem rápido aqui...

...caixas finalizadas! Foram revestidas na cor TABACO e, para meu gosto, ficaram bem bonitas.

cimg4848yv8.th.jpg cimg4852ud8.th.jpg

cimg4850qi6.th.jpg cimg4851jg2.th.jpg

Só teve um probleminha: percebam o corte "extra" que tem no buraco do tweeter. Este corte era para ter sido bem leve, para poder entrar os terminais do tweeter Akron. Infelizmente o marceneiro deu uma bela "entrada" e fez o semicírculo bastante acentuado, o que faz com que o buraco fique maior do que o tweeter. Terei que passar uma massa plástica para fechar um pouco isso. Acontece... e eu desculpo o coitado do marceneiro, ele pegou minha caixa toda "Frankenstein" e deu uma bela de uma aprumada. :concordo:

cimg4855uu1.th.jpg

Ainda hoje pretendo colocá-las para tocar. Como estou sem crossover, vão tocar apenas mid em full... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Quinta-feira, 21 de setembro de 2006, 18:35

Pois bem, amigos... isso foi o que deu pra fazer:

cimg4860cj4.th.jpg cimg4858eh7.th.jpg

Não ficou lá essas coisas e também acho que acabou com a frente da caixa, mas... fazer o quê? Como meu sistema será 7.1, acredito que mais 4 caixas destas virão. De repente, no embalo refaço estas duas... quem sabe?! :legal:

cimg4862op5.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...