Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pr_miguel

Alinhamento De Tempo

Recommended Posts

Fico pensando em quem tem Nakamichi ou outros players top que não dispõem desse recurso. Já ouvi falar em duas maneiras de fazer isso. A primeira seria uma quantidade consideravelmente maior de cabo para o falante esquerdo do que para o direito. A segunda seria com um direcionamento "mágico" de falantes. Até onde sei esse direcionamento mágico é apontar o tweeter ou midrange ou fullrange da direita para o centro e o outro para o motorista (ouvinte).

Existe algum processador vendido separadamente? Por exemplo, a Alpine tem o PXA, mas acredito que seja somente para aparelhos da Alpine...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem direcionamento que dê um resultado igual. Ou vc se contenta com a ausência do recurso, ou pega um processador.

 

Atualmente, com os falantes na cara o foco no centro melhorou muito, mas ainda não é tão bom. Soluções existem, eu mesmo estou correndo atrás de uma, mas prefiro evitar aquelas especulações prévias do tipo "nah, isso não funciona". Quero tentar antes de falar qualquer coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tem direcionamento que dê um resultado igual. Ou vc se contenta com a ausência do recurso, ou pega um processador.

 

Atualmente, com os falantes na cara o foco no centro melhorou muito, mas ainda não é tão bom. Soluções existem, eu mesmo estou correndo atrás de uma, mas prefiro evitar aquelas especulações prévias do tipo "nah, isso não funciona". Quero tentar antes de falar qualquer coisa.

Que não fica igual eu sei bem... já escutei carro direcionado assim. Acho que sobra mesmo o processador... existem "universais" ou seja, que servem em mais de uma marca de player?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica seria rregular os ganhos de maneira que case o seu sistema com o desejado. Essa história de colocar mais cabo não acho que seja vantagem, afinal estamos falando em quantos 50mts??? o-o-

Pra quem usa falantes direcionados o alinhamento é perfeito pra colocar a voz no centro do palco e firma-lá lá.

 

A JBL tem um processador de imagem, palco e surround o modelo é GTP4.

Ele faz um efeito semelhante ao alinhamento de tempo porém além de colocar a voz no meio e ajustar a altura tbm ele faz o palco ficar em ordem e com ajuste de largura tbm exemplo carros maiores(caminhonetes) e carros menores; é exelente pra quem tem um player bom e quer um up grade sem ter que gastar um valor maior pra ter um player com delay ou o próprio delay.

Outro recurso que pra mim é muito show é o efeito que ele cria nos canais traseiros, ele faz a ambiência(surround) coisa que nos player de hoje não tem esse recurso nos traseiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma dica seria rregular os ganhos de maneira que case o seu sistema com o desejado. Essa história de colocar mais cabo não acho que seja vantagem, afinal estamos falando em quantos 50mts??? o-o-

Pra quem usa falantes direcionados o alinhamento é perfeito pra colocar a voz no centro do palco e firma-lá lá.

 

A JBL tem um processador de imagem, palco e surround o modelo é GTP4.

Ele faz um efeito semelhante ao alinhamento de tempo porém além de colocar a voz no meio e ajustar a altura tbm ele faz o palco ficar em ordem e com ajuste de largura tbm exemplo carros maiores(caminhonetes) e carros menores; é exelente pra quem tem um player bom e quer um up grade sem ter que gastar um valor maior pra ter um player com delay ou o próprio delay.

Outro recurso que pra mim é muito show é o efeito que ele cria nos canais traseiros, ele faz a ambiência(surround) coisa que nos player de hoje não tem esse recurso nos traseiros.

Olha, eu não disse que dá certo colocar uma quantidade maior de cabo de um lado, só estou repassando o que ouvi dizer, não sei se dá certo ou não. Quanto a "regular os ganhos"... o que vc quer dizer exatamente. Que fique claro que meu Cd player tem o recurso, eu estou é buscando discutir esse assunto simplesmente por aprendizado. Não vou colocar em prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a questão não é o tempo que a corrente leva para percorrer o cabo, e sim o tempo que o ar leva para se deslocar da frente do driver até o ouvido.

 

tem que considerar a distancia e as barreiras.. sei la acho mais facil juntar uma merrequinha e trocar de cd... alias, muito mais facil...

 

 

hum.. talvez comprando um amp de 4 canais com ganhos independentes.. dê pra se ter algum resultado ao regula-los em niveis diferentes... não sei..

 

 

bah

esquece o que falei, compra um player novo e resolve teu problema hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando q a corrente elétrica caminha a velocidades extremamente altas, uma vez fiz ums calculo estimado e pecisaria de algumas centenas de metros hehe, mesmo q tivesse o tanto d cabo requerido a perda qualitativa de sinal seria absurda. Para carros q não possuem delay, a melhor maneira seria fazer pezinhos para manter o falante o mais distante possível. Agora os tweeter vc entra num dilema terrível, colocar nos pezinhos mesmo, palco e alinhamento corretos porém muito baixo, tweeters na coluna, palco levantado, porém a transiencia muito prejudicada, o resto do acerto fica por conta do balance. Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Considerando q a corrente elétrica caminha a velocidades extremamente altas, uma vez fiz ums calculo estimado e pecisaria de algumas centenas de metros hehe, mesmo q tivesse o tanto d cabo requerido a perda qualitativa de sinal seria absurda. Para carros q não possuem delay, a melhor maneira seria fazer pezinhos para manter o falante o mais distante possível. Agora os tweeter vc entra num dilema terrível, colocar nos pezinhos mesmo, palco e alinhamento corretos porém muito baixo, tweeters na coluna, palco levantado, porém a transiencia muito prejudicada, o resto do acerto fica por conta do balance. Boa sorte.

Na verdade os eletrons se deslocam numa velocidade pequena, o que se propaga rapidamente sao as ondas.

 

 

Mas enfim, seriam centenas e centenas de metros pra dar alguma diferenca significativa, mas preciso falar que com isso vc construiu um indutor enorme ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fico pensando em quem tem Nakamichi ou outros players top que não dispõem desse recurso. Já ouvi falar em duas maneiras de fazer isso. A primeira seria uma quantidade consideravelmente maior de cabo para o falante esquerdo do que para o direito. A segunda seria com um direcionamento "mágico" de falantes. Até onde sei esse direcionamento mágico é apontar o tweeter ou midrange ou fullrange da direita para o centro e o outro para o motorista (ouvinte).

Existe algum processador vendido separadamente? Por exemplo, a Alpine tem o PXA, mas acredito que seja somente para aparelhos da Alpine...

Cara, essa pergunta eh punk!!

 

Particularmente, prefiro os sistemas 100% analogicos; mas eh indiscutivel q o trabalho sera "1 cadinhu maior..." ehehehe Por outro lado, o timbre eh privilegiado num sistema analogico, talvez voce tenha q optar por timbre ou palco.

 

Mas so pra complicar 1 pouco mais, nosso amigo tauonline ja utilizou o PXA da Alpine conectado ao Nakamichi TA25 via entrada analogica e posso garantir q naum eh todo dia q se ouve 1 sistema com tanta qualidade como akele... Se bem que os equipos sofreram algumas modds "suaves"... eheheh

 

Acho q o negocio eh optar pelo tipo de projeto mais adequado a sua situaçao e tentar extrair o maximo dele. Com certeza, se for muito bem executado, qualquer q seja o projeto escolhido devera ser satisfatorio.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na verdade os eletrons se deslocam numa velocidade pequena, o que se propaga rapidamente sao as ondas.

 

 

Mas enfim, seriam centenas e centenas de metros pra dar alguma diferenca significativa, mas preciso falar que com isso vc construiu um indutor enorme ?

O elétron se desloca a centésimos de milímetro por segundo, mas se considerar o efeito "escravos de jó", ele chega à velocidade da luz hehe. Não precisa falar da indutancia causada já implícita em "degradação do sinal", mas obrigado mesmo assim pela aula d elétrica, vou até ler d novo física do Halliday e Resnick. Dados do Valhalla DC Resistance: 2.6ohms/1000ft (304M)

Speed: 96% speed of light

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Assim se voçe colocar um ganho um pouco mais fortinho no falante mais distante; vai melhorar um pouco.

 

http://www.autosom.net/artigos.asp

 

ESSE ARTIGO SE CHAMA: * TENHA BOA IMAGEM SONORA

Bom, acho que isso não adiantaria praticamente nada, mas considerando que seria um começo, seria mais fácil usar o Balance, não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na verdade os eletrons se deslocam numa velocidade pequena, o que se propaga rapidamente sao as ondas.

 

 

Mas enfim, seriam centenas e centenas de metros pra dar alguma diferenca significativa, mas preciso falar que com isso vc construiu um indutor enorme ?

O elétron se desloca a centésimos de milímetro por segundo, mas se considerar o efeito "escravos de jó", ele chega à velocidade da luz hehe. Não precisa falar da indutancia causada já implícita em "degradação do sinal", mas obrigado mesmo assim pela aula d elétrica, vou até ler d novo física do Halliday e Resnick. Dados do Valhalla DC Resistance: 2.6ohms/1000ft (304M)

Speed: 96% speed of light

Era esse tipo de discussão que eu queria inspirar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bah

esquece o que falei, compra um player novo e resolve teu problema hehehe

É uma discussão teórica apenas, já tenho player com TA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um ajuste de ganho independente R + L nada mais é que uma regulagem de balance, guardadas proporções. Pra conseguir algo razoável no alinhamento temporal sem ajuda de DSP vão no mínimo 800 metros de cabo (trazendo, como disseram tatu e mogar, VÁRIAS degradações no áudio, fora uma possível interferência no alternador/sistema elétrico do carro, e não do alternador no "som", ...) ou alguns truques, ainda por vir! Não é segredo, por favor, e sim inconclusão!

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no DIY tinha alguem lah discutindo sobre montar um delay... só o delay e seria fixo o valor... tipo acho q ele ia colocar um player com delay, ajustar, ver qtos ms ele ia ter q atrazar o AF esquerdo e colocar esse delay!

 

se naum me engano existem CIs q fazem isso, dai o delay depende do valor deu um outro componente lah... como o corte do cross ativo depende do resistor...

 

essa seria a solução mais barata para o problema! e dependendo da qualidade do projeto e dos componentes teria uma qualidade bem interessante!

 

Só uma pergunta off.. os plyers da Nakamichi são totalmente analógicos??? é por isso q naum tem TA... eh isso q deu a impressão lendo o tópico

 

acrescentando... essa quantidade de cabo necessaria para o atraso é um mega indutor! dependendo da quantidade de corrente isso vira um perigo! do nivel de alterar rota de satelite huaehuaeheuaheuah

 

Gabriel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem souber, por favor me esclareça uma coisa. O mecanismo de funcionamento de TA de player como Alpine, por exemplo, funciona por giro de fase elétrica ou não tem nada a ver?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só uma pergunta off.. os plyers da Nakamichi são totalmente analógicos??? é por isso q naum tem TA... eh isso q deu a impressão lendo o tópico

Não não, Gabriel, absolutamente todos os tocadores de CD possuem DAC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah tah... achei bizarro isso!

 

afinal no CD soh tem 0 e 1 gravado....

 

achei q eu tinha perdido alguma coisa MTO revolucionaria ai!

 

putz... agora q eu vi quão retardada eh a minha pergunta! :banghead

 

Gabriel

 

[EDIT] msm assim... pq afinal a NAKA naum tem TA... tem algum motivo especial ou é só uma coisa q eles naum tem?

 

então oq o Dr hi end kis dizer por um sistema 100% analógico? se já estamos decodificando um CD pq não decodificar ele atrasando em 7ms o canal esquerdo? não tem perda em se tratando de digital.. certo? ou isso seria usando as saidas analogicas, entrando em um processador?

 

ixe o edit virou outro post!

 

Gabriel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, iluminado por canecas e mais canecas de chopp escuro by Fridays (aquele pier 21 hoje tava um inferno), vamos às colocações de praxe, no bom sentido, é claro.

 

Primeiro, a forma mais barata (que, na realidade, não custa um centavo sequer) de se ter um TA, se chama Cool Edit 2000, SoundForge, ou algum outro programa de edição que lhe permita tratar os canais de forma diferente. Aí vc simplesmente desloca a trilha L a quantidade de milésimos necessária... pra isto basta extrair o disco como uma única imagem WAV, gerando o .cue também. Depois é só gravar no Alcochol e pronto.

 

Dá trabalho, mas quem quiser brincar... :vts

 

Agora vamos às outras conclusões: TA pra mim é um grande "enganador". Pra mim é um efeito um tanto forçado, ele te convence que o centro do palco existe, mas não é natural. Quem tem dúvidas faça um teste A/B. Escute com TA, depois desligue o TA e incline seu corpo para o lado, de modo que sua cabeça fique no centro. Se o TA lhe pareceu mais legal, é pq o seu TA é uma enganação, o centro do palco é um fruto da sua imaginação. Se ficou igual, parabéns, seu TA, posicionamento de falantes e etc estão perfeitos, e eu terei queimado minha língua (ou meus dedos).

 

Fora isto, quem já teve a curiosidade de fazer o teste da cabeça percebe que o que acontece, na realidade, é que o meio do carro simplesmente foca. Existe um método, mas só irei falar dele mais pra frente, assim que tiver funcionando. O tiba sabe o que é. Eu só não digo agora pra evitar a maré pessimista. Eu sou louco, todo mundo sabe. :vts

 

Só queria dizer que andei fazendo o teste da cabeça hoje, e a diferença ainda existe, mas é infinitamente menor que era antes. Sutil mesmo. E assim será pelo resto da vida, pois meus planos para breve são de importar um TDA1541 (DAC 1bit sem oversampling) e montar um DAC externo pra ligar sa saída digital da disqueteira... e este será meu HU. Apenas ela e o DAC. TA, quem sabe um dia muito no futuro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

my head won´t leave my head alone!

 

é, vamos dormir hehe não de chop, mas de pinot e malbec.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se alguém quiser gastar um pouquinho mais, tem a opção de se comprar uma McLaren F1 e ter um "TA natural" perfeito. :vts

 

Fiquem bravos comigo não... É só para relaxar....

 

mclaren-bancos.jpg

 

mclaren-lm-4g.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Kleber tá sentando no freio de mão do fiestinha e disse que além do t.a. natural ainda dá uma lombra diferente, inusitada! Não reparou que toda hora ele vem com essa de testando palco, foco?! hehehehe Sei...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Kleber tá sentando no freio de mão do fiestinha e disse que além do t.a. natural ainda dá uma lombra diferente, inusitada! Não reparou que toda hora ele vem com essa de testando palco, foco?! hehehehe Sei...

Mas é um viadinho mesmo... o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas é um viadinho mesmo... o-o-

ai eh o sujo falando do mal lavado.... aeheahuhaeuhaeuhae

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...