Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cirso

Transformando Coaxial Em "2 Vias"

Recommended Posts

Bom pessoal, eu tinha levantado uma dúvida sobre como melhorar o som do meu carro com a galera

A solução, "óbvia" foi: coloca Kit 2 vias da Bravox, que indiscutivelmente é muito bom

Mas, como eu esou dando um tapa no som e comprei meu primeiro módulo mosfet, a grana não daria, e pra não comprar um triaxial melhorzinho pra depois aposentá-lo com a vinda do meu futuro Kit 2 vias, decidi arriscar uma coisa que não me aconselharam a fazer: DESMONTAR meu excelente coaxial (indicado pela Autosom até) Power System da Selenium (http://www.selenium.com.br/site2004/catalogo/pdf/Power%20Coaxial.pdf)

Seguem algumas especs dos dianteiros:

Potência

1 Máxima . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . W 90

2 RMS (NBR 10.303) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . W 45

Sensibilidade (1W@1m). . . . . . . . . . . . . . . . . . dB SPL 90

Resposta de freqüência @ -10 dB. . . . . . . . . . . . . . Hz 70 a 20.000

Freqüência de ressonância (±15%). . . . . . . . . . . . . Hz 66

Volume ocupado pelo falante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . l 0,25

Peso do ímã do woofer . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . g 340

Diâmetro da bobina do woofer . . . . . . . . . . . . . . . . mm 24,5

Peso líquido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . g 910

Bom, o que é o coaxial? é um falante que une em um só o mid bass e o tweeter, o que barateia custos e facilita a instalação, depois deles vieram os triaxiais, quadriaxais, "n" coaxiais, etc...

Parte 1 - desmontagem e montagem:

O que fiz? separei o tweeter do Mid Bass de tal forma que se quisesse reverter o processo depois bastaria resoldar o tweeter na cordoalha, por isso desoldei a cordoalha no tweeter, mas pode-se cortar a cordoalha bem rente ao conector do tweeter também... seguem as fotos:

Falante retirado da porta:

dsc00450kl3.jpg

Na parte traseira do falante, bem no meio, tem um parafuso que fixa o tweeter na carcaça do falante:

dsc00451cy1.jpg

Aqui vemos o parafuso que fixa o tweeter, e o tweeter separado da carcaça do falante, preso apenas pela cordoalha:

dsc00452pi9.jpg

Agora coloco uma proteção (que nesse caso foi um folder de propaganda que estava por ali hehehe) entre o tweeter e o cone do falante pra poder desoldar a cordoalha sem que haja risco de respingar solda no cone:

dsc00453jr8.jpg

Aqui vemos o tweeter já separado da cordoalha (reparem que a cordoalha fica solta):

dsc00454vc6.jpg

Agora prendo a cordoalha no cone do falante, para que caso algum dia queira voltar a transformá-lo num coaxial, só resoldar o tweeter, nesse caso usei fita isolante mesmo, mas acho que o ideal seria cola quente, um pingo em cada cordoalha pra evitar que ela fique solta batendo e fechando curto uma com a outra:

dsc00455mi4.jpg

Passando a fiação na porta do corsa pra acomodar o tweeter no espaço original:

dsc00456vm5.jpg

Tweeter já devidamente conectado ao fio (usei conectores, mas pode ser soldado com cuidado):

dsc00457xb4.jpg

Tweeter encaixado no lugar original e Mid parafusado no local original também, só falta colocar o acabamento da porta:

dsc00458rp8.jpg

Pronto, tudo no lugar, fios conectados, parafusos apertados, acabamento no lugar:

dsc00459qj8.jpg

Parte 2- As impressões sobre como ficou:

O som melhorou Muito, afinal, os agudos não são mais direcionados à canela dos passageiros, ficou um efeito legal onde parece que batidas de pratos de bateria por exemplo, vem da frente do carro, próximo ao parabrisas, perto da coluna (e não na porta onde os tweeters estão), o som ganhou mais volume e clareza

E o melhor de tudo: Alguns aqui vão me xingar hahaha, mas meu irmão curtiu mais esse som do meu carro do que o o-o- CS60D dele, pq ele acha que mesmo com atenuação de -3db o dele está com os tweeters muito fortes ainda, no meu ficou mais suave, menos gritante (Mas aposto que um atenuador no som dele fica massa).

Os tweeters dos coaxiais têm o corte que foi projetado pra eles, o mesmo que seria utilizado no coaxial, então respondem satisfatoriamente com o corte de 6db/oitava que os acompanha, e tendo a potência máxima aplicada igual ou inferior à nominal do falante, sem distorções, eles devem ter uma vida útil bem longa...

É isso aí pessoal, para quem tem os coaxiais, um lugar original no carro pra esconder os tweeters (Pq pelo menos os meus são feios para ficarem expostos), não conheço "2 vias" mais barato do que esse hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal cirso, isso reforça ainda mais a minha impressão, que esses kits 2 vias, apesar de que devem ser bons, não são tb. os reis da cocada preta como falam poraqui, alguns deles no fim das contas não passam disso mesmo, simplesmente colocam o tweeter separado do mid, colocam um crossover e cobram os olhos da cara por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o auge do kit 2 vias eh justamente como ele falou! O tweeter melhor posicionado! Quer ver um coaxial surpreender mesmo? Separa o tweeter dele e coloca num pezinho com boa litragem! :legal: Sei que nunca vai chegar a um 'focal' mas nao passa feio perto dos 2 vias bravox! ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Mas o auge do kit 2 vias eh justamente como ele falou! O tweeter melhor posicionado! Quer ver um coaxial surpreender mesmo? Separa o tweeter dele e coloca num pezinho com boa litragem! :legal: Sei que nunca vai chegar a um 'focal' mas nao passa feio perto dos 2 vias bravox! ;)

Vc não estão exagerando não!?

Quer dizer q crossover não eh + importante no kit!?

Pode coloca todas as frequencias tocando nos 2 q vai fikar uma maravilha de som... Por favor neh... <_<

Compartilhar este post

Link para o post
Vc não estão exagerando não!?

Quer dizer q crossover não eh + importante no kit!?

Pode coloca todas as frequencias tocando nos 2 q vai fikar uma maravilha de som... Por favor neh...  <_<

Acho q não foi isso que ele quis dizer

O que ele quis dizer é que a "mágica" principal está na diferença de posição dos tweeters, e que se instalarmos adequadamente um coaxial "2 vias" ele vai se comportar melhor do que original, por motivos óbvios

O crossover continua e é muito importante no sistema, a diferença é que nos 2 vias prontos (como os bravox) ele é um crossover de 12db/oitava, enquanto no tweeter do coaxial o crossover é de 6db/oitava.

O propósito do tópico não é dizer que essa adaptação é melhor que um Kit 2 vias, longe disso, mas que a adaptação é melhor que a montagem original do coaxial, entendeu? Ou seja, um intermediário por muito menos.

Pensei mais ainda: Acho que dá pra pegar um bom triaxial tipo Bomber Top ou Selenium, com uns 60wrms e que bata legal, tirar o centro com os tweeters, e comprar separado um tweeter legal, bravox ou selenium (o 3/4 tw1 sai 70 reais e o 1tw1 sai 125 reais), esses tweeters têm o corte em 12db/oitava e o sistema ficará praticamente um 2 vias "comum".

Faça as contas:

2 triaxiais Bomber TOP ou Selenium 6tr4: 70 reais (35 reais cada Mid) são baratos pq vendem muito desses no Brasil.

Tweeter 3/4tw1 selenium: 75 reais

Total: 145 reais, num kit de 60wrms que cabe na porta e com bom tweeter com crossover 3/4tw1 (o csb da Bravox sai 190 reais, e tem menos potência e segundo alguns um tweeter pior)

Ou substituindo o 3/4tw1 pelo 1tw/1 dá 195 reais, com um tweeter ótimo e melhor que os Bravox, esse tweeter desce até 2,5khz

Se queimar o Mid, a reposição fica em conta :D

E ainda sobram os tweeters dos triaxiais para fazer alguma coisa rs (eu não usaria)

Outra vantagem: dessa forma você monta o som aos poucos, ideal pra quem está começando, você pode comprar os triaxiais e ir ouvindo eles, depois compra os tweeters e faz a adaptação nos mids... pronto

Me corrijam se eu estiver errado na idéia aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
O que ele quis dizer é que a "mágica" principal está na diferença de posição dos tweeters, e que se instalarmos adequadamente um coaxial "2 vias" ele vai se comportar melhor do que original, por motivos óbvios

O crossover continua e é muito importante no sistema, a diferença é que nos 2 vias prontos (como os bravox) ele é um crossover de 12db/oitava, enquanto no tweeter do coaxial o crossover é de 6db/oitava.

O propósito do tópico não é dizer que essa adaptação é melhor que um Kit 2 vias, longe disso, mas que a adaptação é melhor que a montagem original do coaxial, entendeu? Ou seja, um intermediário por muito menos.

Sim, eu entendi e concordo que com essa adaptação, o som deve fikar mto melhor q 1 coaxial na posição original, como vc disse, os agudos não fikam direcionados pra canela da gente, e eh uma opção mto + barata q 1 kit 2 vias.

Sim, o propósito do tópico não é dizer que essa adaptação é melhor que um Kit 2 vias, mas foi oq pareceu pelo comentario de 1 dos nossos colegas, como vc disse, essa eh uma boa adaptação, mas como um intermediário entre o coaxial e o kit 2 vias, por muito menos.

Sobre a sua idéia de seprar um triaxial, acho q pode ser funcional sim e teria + qualidade q 1 coaxial.

:legal:

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a questão mais importante não foi levantada...

Afinal, em quê isto melhora?

Tirando o melhor posicionamento do tweeter, não melhora em mais nada. Continua tocando igual, afinal, o tweeter e o woofer não vão mudar seu timbre por conta do posicionamento...

É, sim, uma boa idéia pra um upgrade sem custos... mas não substitui um kit 2 vias de boa qualidade. Há kits vagabundos, e os kits legais que custam barato (CSD, CSB, etc).

Compartilhar este post

Link para o post
É, sim, uma boa idéia pra um upgrade sem custos... mas não substitui um kit 2 vias de boa qualidade. Há kits vagabundos, e os kits legais que custam barato (CSD, CSB, etc).

Exato!!!

Para pessoas que muitas vezes acham que o som de um "oct"axial é uma maravilha, essa adaptação é o céu, porque para muitos que se contentam com um som melhorado, nada top, um kit 2 vias, mesmo que o csd (que não é o suprasumo dos 2 vias), é demais, "sobra" som e no fim falta dinheiro pq investiu 300 mangos num csd da vida (Temos que contar fretes e tal).

Talvez assim acabamos, de certa forma, com a única opção de som: CSD, CSB, CSK Acho que demorou pra Selenium tb fazer kits 2 vias, e a Bomber também fazer kits com menos potência que os two way, para brigarem com a bravox

Kleber, e o que você me diz da idéia do Mid adaptado, tipo de um Bomber top (lembrando que uma vantagem dele é caber no lugar original), e o tweeter selenium (Acredito que o tweeter é o elemento mais importante dos falantes 2 vias)?

Valeu e abraços

Compartilhar este post

Link para o post

legal, bem interessante, uma forma econômica de melhorar o som!

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Bom pessoal, eu tinha levantado uma dúvida sobre como melhorar o som do meu carro com a galera

A solução, "óbvia" foi: coloca Kit 2 vias da Bravox, que indiscutivelmente é muito bom

Mas, como eu esou dando um tapa no som e comprei meu primeiro módulo mosfet, a grana não daria, e pra não comprar um triaxial melhorzinho pra depois aposentá-lo com a vinda do meu futuro Kit 2 vias, decidi arriscar uma coisa que não me aconselharam a fazer: DESMONTAR meu excelente coaxial (indicado pela Autosom até) Power System da Selenium (http://www.selenium.com.br/site2004/catalogo/pdf/Power%20Coaxial.pdf)

Seguem algumas especs dos dianteiros:

Potência

1 Máxima . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . W 90

2 RMS (NBR 10.303) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . W 45

Sensibilidade (1W@1m). . . . . . . . . . . . . . . . . . dB SPL 90

Resposta de freqüência @ -10 dB. . . . . . . . . . . . . . Hz 70 a 20.000

Freqüência de ressonância (±15%). . . . . . . . . . . . . Hz 66

Volume ocupado pelo falante. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . l 0,25

Peso do ímã do woofer . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . g 340

Diâmetro da bobina do woofer . . . . . . . . . . . . . . . . mm 24,5

Peso líquido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . g 910

Bom, o que é o coaxial? é um falante que une em um só o mid bass e o tweeter, o que barateia custos e facilita a instalação, depois deles vieram os triaxiais, quadriaxais, "n" coaxiais, etc...

Parte 1 - desmontagem e montagem:

O que fiz? separei o tweeter do Mid Bass de tal forma que se quisesse reverter o processo depois bastaria resoldar o tweeter na cordoalha, por isso desoldei a cordoalha no tweeter, mas pode-se cortar a cordoalha bem rente ao conector do tweeter também... seguem as fotos:

Falante retirado da porta:

dsc00450kl3.jpg

Na parte traseira do falante, bem no meio, tem um parafuso que fixa o tweeter na carcaça do falante:

dsc00451cy1.jpg

Aqui vemos o parafuso que fixa o tweeter, e o tweeter separado da carcaça do falante, preso apenas pela cordoalha:

dsc00452pi9.jpg

Agora coloco uma proteção (que nesse caso foi um folder de propaganda que estava por ali hehehe) entre o tweeter e o cone do falante pra poder desoldar a cordoalha sem que haja risco de respingar solda no cone:

dsc00453jr8.jpg

Aqui vemos o tweeter já separado da cordoalha (reparem que a cordoalha fica solta):

dsc00454vc6.jpg

Agora prendo a cordoalha no cone do falante, para que caso algum dia queira voltar a transformá-lo num coaxial, só resoldar o tweeter, nesse caso usei fita isolante mesmo, mas acho que o ideal seria cola quente, um pingo em cada cordoalha pra evitar que ela fique solta batendo e fechando curto uma com a outra:

dsc00455mi4.jpg

Passando a fiação na porta do corsa pra acomodar o tweeter no espaço original:

dsc00456vm5.jpg

Tweeter já devidamente conectado ao fio (usei conectores, mas pode ser soldado com cuidado):

dsc00457xb4.jpg

Tweeter encaixado no lugar original e Mid parafusado no local original também, só falta colocar o acabamento da porta:

dsc00458rp8.jpg

Pronto, tudo no lugar, fios conectados, parafusos apertados, acabamento no lugar:

dsc00459qj8.jpg

Parte 2- As impressões sobre como ficou:

O som melhorou Muito, afinal, os agudos não são mais direcionados à canela dos passageiros, ficou um efeito legal onde parece que batidas de pratos de bateria por exemplo, vem da frente do carro, próximo ao parabrisas, perto da coluna (e não na porta onde os tweeters estão), o som ganhou mais volume e clareza

E o melhor de tudo: Alguns aqui vão me xingar hahaha, mas meu irmão curtiu mais esse som do meu carro do que o o-o- CS60D dele, pq ele acha que mesmo com atenuação de -3db o dele está com os tweeters muito fortes ainda, no meu ficou mais suave, menos gritante (Mas aposto que um atenuador no som dele fica massa).

Os tweeters dos coaxiais têm o corte que foi projetado pra eles, o mesmo que seria utilizado no coaxial, então respondem satisfatoriamente com o corte de 6db/oitava que os acompanha, e tendo a potência máxima aplicada igual ou inferior à nominal do falante, sem distorções, eles devem ter uma vida útil bem longa...

É isso aí pessoal, para quem tem os coaxiais, um lugar original no carro pra esconder os tweeters (Pq pelo menos os meus são feios para ficarem expostos), não conheço "2 vias" mais barato do que esse hehehehehe

Falae!!! vc naun colocou nenhuma proteção no centro do cone? naun tem problema ficar sem? [-]

Compartilhar este post

Link para o post
Falae!!! vc naun colocou nenhuma proteção no centro do cone? naun tem problema ficar sem? [-]

Não coloquei porque creio não haver necessidade, até onde sei ela tem função apenas estética, se o coaxial já foi projetado com a área central daquele jeito, vazada, é porque não tem problema (pelo menos é o que penso hehehe)

Acho que colocar algo alia seria só pra melhorar a estética (que no caso não muda nada pq o falante fica escondido ali na porta), e talvez melhorar a propagação do som já que ali possui um "furo", uma área vazada, que seria preenchida e consequentemente deslocaria mais ar

Mas como ele está ali por ora e eu pensei em talvez (mas agora não cogito não hehehe) transformá-lo novamente em coaxial, deixei assim, até com a cordoalha

Valeu amigo

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Cara,

gostei da idéia!

concordo com o Kleber q disse q naum vai melhorar mto mais q o posicionamento, mas acho uma boa opção sim!

eu faria isso em algumas condições... como: eu kero um som X com o Kit Y mas toh sem som no carro toh sem grana agora... compro um coaxial baratinho, faço isso ai... tah.. tenho um tw bem direcionado e tals! ganhei uns vintens... monto um crossoverzinho simples e com componentes baratos, nada de capacitores fodões nem nada... opa... jah temos alguma coisa decente! ganho mais uns vinténs compro o kit, remonto e vendo os coaxiais, ou melhor.. coloco uma calotinha no MB e vendo como um kit de baixa potencia EXCLUSIVO, com crossover artesanal, com isso se bobear (na conversa com o comprador CERTO ;) ) eu pago metade do custo do meu BOM kit!

LOW COST ROOOOX!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Cara,

gostei da idéia!

concordo com o Kleber q disse q naum vai melhorar mto mais q o posicionamento, mas acho uma boa opção sim!

eu faria isso em algumas condições... como: eu kero um som X com o Kit Y mas toh sem som no carro toh sem grana agora... compro um coaxial baratinho, faço isso ai... tah.. tenho um tw bem direcionado e tals! ganhei uns vintens... monto um crossoverzinho simples e com componentes baratos, nada de capacitores fodões nem nada... opa... jah temos alguma coisa decente! ganho mais uns vinténs compro o kit, remonto e vendo os coaxiais, ou melhor.. coloco uma calotinha no MB e vendo como um kit de baixa potencia EXCLUSIVO, com crossover artesanal, com isso se bobear (na conversa com o comprador CERTO ;) ) eu pago metade do custo do meu BOM kit!

LOW COST ROOOOX!

Gabriel

Subsonic, parece que vc colocou aí o meu planejamento hauhauhaua

É bem por aí que tenho em mente

Mas meu kit 2 vias estou pensando em fazer meio frankstein (pq o cs60d demanda muita adaptação no corsa, e de adaptação chega em falante baratos hahaha, além de que dizem que o tweeter dele não é o melhor)

EU penso em montar assim:

Próximo passo:

Mid Bass Bravox Premium II (80wrms, mas menos parrudo em tamanho que o mid do D)

Depois:

Tweeter (o que considero peça chave na qualidade de som do kit) 1tw1 da Selenium (crossover de 18db/oitava, salvo engano, e 70 wrms, além de ser considerado o melhor tweeter nacional pela maioria)

Esse "Kit" custaria o preço do CSD da Bravox... :D

Mas meu som tá muito bom cara (pra um ex-coaxial), montei domingo e estou me surpreendendo a cada dia, vou poder comprar as coisas com muita calma agora pq por ora não tenho pressa hahaha

Valeu... abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Vc jah ouviu o premium?

eu qdo ouvi naum gostei nadinha... em caixa ou pesinho até vai, mas pra porta... sei naum ein!?

concordo q o tweeter é definitivo, mas o mid pra mim é MUITO importante, eu gosto de medio-graves bem definidos e com pegada! estuda bem e tenta ouvir antes de montar o kit! o 1tw1 naum tem erro! é MUITO tweeter... naum se eskeça q montando o kit assim vc vai precisar de um crossover!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Vc jah ouviu o premium?

eu qdo ouvi naum gostei nadinha... em caixa ou pesinho até vai, mas pra porta... sei naum ein!?

concordo q o tweeter é definitivo, mas o mid pra mim é MUITO importante, eu gosto de medio-graves bem definidos e com pegada! estuda bem e tenta ouvir antes de montar o kit! o 1tw1 naum tem erro! é MUITO tweeter... naum se eskeça q montando o kit assim vc vai precisar de um crossover!

Gabriel

Gabriel

Tem algum outro mid, não tão parrudo como o do kit csd, que você indica?

máximo de 70wrms

Andei vendo os Mid premium, carbon fiber, da bravox tb, até tem um usuário aqui vendendo mas só pra Sampa :huh:

o crossover já tem no tweeter, e o corte high fica no amp, para o mid não estragar (praticamente fica a mesma coisa que de um kit bravox)

E os mids Arlen? Selenium?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que a questão mais importante não foi levantada...

Afinal, em quê isto melhora?

Tirando o melhor posicionamento do tweeter, não melhora em mais nada. Continua tocando igual, afinal, o tweeter e o woofer não vão mudar seu timbre por conta do posicionamento...

Aonde que assina em baixo?

[-]:+1

Compartilhar este post

Link para o post
Vc jah ouviu o premium?

Gabriel

Gabriel

Tem algum outro mid, não tão parrudo como o do kit csd, que você indica?

máximo de 70wrms

Andei vendo os Mid premium, carbon fiber, da bravox tb, até tem um usuário aqui vendendo mas só pra Sampa :huh:

o crossover já tem no tweeter, e o corte high fica no amp, para o mid não estragar (praticamente fica a mesma coisa que de um kit bravox)

E os mids Arlen? Selenium?

valeu

Cara,

Eu toh bem por fora do mercado! Q eu saiba a selenium só tá com uma linha de mids, e são meio caros e eu nunca ouvi! os da Arlen são bons.. o pró carbon faz uma ótima dobradinha com o 1tw1... vc lembra do set antigo do Lucas Mazer??? ele gostou bstt! Como disse toh meio por fora... eu nem sabia q o 6MB2 tinha sido parado de produzir :huh: ele seria uma boa, mas eu andei peskisando e ele é achável, maspor em torno de 100 reais CADA... ai da pra comprar um CSB por menos q isso e desprezar os tweeters e ainda usar o cross dele q eh melhor q o do 1tw1 (q eh bem vagabundinho).

acho q a NAR tem uns mids... naum sei o preço, mas devem ser bons! Como disse eh soh ouvindo... e EU até hj só ouvi kits e alguns residenciais, além do e2k de 6" (toca bem nos graves, mas precisa de MUUUUUITA potencia pra ter articulação nos médios... e naum passa dos 2K nem a porretadas) e o premium.... q naum é horrendo, mas sem uma caixa naum vira naum, alem dos medios dele não serem bonitos (voz humana, por exemplo naum parece mto com voz humana ;) ) Ah.. o q eu ouvi é o de borda cinza, tem uns q eh de borda preta, esses eu naum conheço e podem ser melhores!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
poxa , onde acho esse coaxial ae ??? pra fazer umas brincadeiras em ???

Vixe cara, esse kit é de 97/98 acho

Tenho umas Revistas lá em casa, de som automotivo, da época que tem as propagandas, o símbolo lá era uma placa de estrada hehehehe

E hj em dia coaxial é difícil, pq o que mais tem no mercado é triaxial

se tiver um triaxial encostado aí, testa nele, vê se dá pra separar só o tweeter e talz... [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho umas Revistas lá em casa, de som automotivo, da época que tem as propagandas, o símbolo lá era uma placa de estrada hehehehe

se tiver um triaxial encostado aí, testa nele, vê se dá pra separar só o tweeter e talz... [¨]

se não m engano , eu vi pra vender na santa efigênia , mais não é mais SELENIUM e sim QSL (que é uma divisão da selenium) , vou ver iso no FDS !

Compartilhar este post

Link para o post

se tiver um triaxial encostado aí, testa nele, vê se dá pra separar só o tweeter e talz...  [¨]

se não m engano , eu vi pra vender na santa efigênia , mais não é mais SELENIUM e sim QSL (que é uma divisão da selenium) , vou ver iso no FDS !

Opa, testa lá e posta o resultado pra nós hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

se tiver um triaxial encostado aí, testa nele, vê se dá pra separar só o tweeter e talz...  [¨]

Opa, testa lá e posta o resultado pra nós hehehe

pódexa

Compartilhar este post

Link para o post

coaxial na Santa?

vc ira achar muito somfire, sunfire, soundfire, coisa rara algum hbuster, bbuster, arbuster, dbbuster, cbuster

do resto, grande maioria de coaxiais são de kits originais

tipo, como o kleber falou aqui e eu la em algum topico no geral...

vc só ganha um direcionamento melhor mesmo ( e em muitos casos de kitsinhos coaxiais desmontados assim, faz um grande milagre), fora isso, obvio, continua nào passando de um mero coaxial desmontado.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...