Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DiegoT

Pré-valvulado Para Carro

Recommended Posts

Pessoal, abri esse tópico com intuito de ajudar o pessoal que se interessou pelo assunto abordado no sub-fórum Hi-Fi.

Desde já adianto que não desenhei, projetei qualquer coisa que está nesse tópico. Ele serve apenas de referência e as informações aqui presentes foram coletadas na Internet e construidas por outras pessoas.

Vamos trocar informações, no que eu puder ajudar eu estou disponível.

Esse é um projeto relativamente barato, utiliza válvulas fáceis de serem encontradas e sucatas de fonte de PC.

Projeto do Pré:

6sn7kd8.jpg

Projeto da fonte:

valvewavepowersupplyschematlf7.th.gif

Referências:

http://www.safossils.com/valvewave.html

http://www.diyaudio.com/forums/showthread....1813&highlight=

Onde encontrar os componentes:

http://valvestate.fateback.com/

http://www.altanatubes.com/

http://www.mercadolivre.com.br/

http://www.multcomercial.com.br/store/

bstubes@terra.com.br

*Minha intenção não é fazer propaganda*

Espero ter ajudado :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não estou muito por dentro de fontes chaveadas, mas o projeto sugere montar uma utilizando apenas um 555? Dá pra "chutar" um valor de quanto ficaria?

Compartilhar este post

Link para o post

Se for para aproveitar os componentes da uma fonte de Pc, você teria o custo do 555, alguns resistores mais os componetes do circuito de regulagem.

Por alto uns 5 reais.

Já tenho a idéia da fonte dos heaters, depois eu mando o esquema.

Compartilhar este post

Link para o post

E o estágio de amplificação,usa quais válvulas? Os componentes desse estágio precisam ser algo "relevante" para se obter um bom resultado ou podem ser aqueles vendidos na banquinha do tio perto de casa?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu recomendo as 12AU7A que são compactas.

A coisa mais relevante são os capacitores de acoplamento, devem ser de polopropileno e, se possível, de boa marca.

Os resistores podem ser de metal film.

Para ter um bom resultado é preciso cuidado na construção.

Algumas pequenas melhorias na alimentação com certeza dará os maiores ganhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que o bridge "standard recovery" não sirva para essa aplicação. Mas só testando pra ter certeza...

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

O dono do site de onde eu peguei esse projeto já fez essa fonte e funcionou.

Veja no primeiro link das referencias.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu recomendo as 12AU7A que são compactas.

A coisa mais relevante são os capacitores de acoplamento, devem ser de polopropileno e, se possível, de boa marca.

Os resistores podem ser de metal film.

Para ter um bom resultado é preciso cuidado na construção.

Algumas pequenas melhorias na alimentação com certeza dará os maiores ganhos.

Tem um cara no ML vendendo 12AU7 usadas (não sei a marca) por R$10. É um bom negócio pra começar ou é furada?

Compartilhar este post

Link para o post

Legal o esquema, Um projeto bastante simples E BARATO !!!!!

Em algumas experiencias que tive com fontes chaveadas, posso dizer que uma das grandes preocupaçãoes , eh o lay out da placa e o lay-out de enrrolamento do trafo !!!

Neste caso principamente, pois devido a alta tensão de saída o secundário do trafo requer um grande número de voltas , assim, o trafo deverá ser feito com bastante cuidado para se evitar perdas indutivas !!!!

Outro ponto que "pega" em fontes chaveadas, eh a geração de EMI e RF ! Se o lay-out do sistema não estiver bem acertado quanto à reatância dos componentes, o nível de EMI e RF neste tipo de fonte, poderá comprometer muito a qualidade do audio !!!

Ainda não querendo desanimar , mas um outro problema das válvulas, eh que elas são muito pouco imunes à Ripple e a interferencias (EMI e RF), pois mesmo em frequencia inaldível o ripple ao redor de 1mV , já eh algo preocupante no audio em circuitos mais refinados !!!

Mas de qualquer maneira eh um projeto muito interessante , até porque a fonte ficaria bem pequema e simples, ficará faltando apenas a tensão de 6,3 V para alimentar o filamento!

Abraços,

Giovanni

Compartilhar este post

Link para o post
Legal o esquema, Um projeto bastante simples E BARATO !!!!!

Em algumas experiencias que tive com fontes chaveadas, posso dizer que uma das grandes preocupaçãoes , eh o lay out da placa e o lay-out de enrrolamento do trafo !!!

Neste caso principamente, pois devido a alta tensão de saída o secundário do trafo requer um grande número de voltas , assim, o trafo deverá ser feito com bastante cuidado para se evitar perdas indutivas !!!!

Outro ponto que "pega" em fontes chaveadas, eh a geração de EMI e RF ! Se o lay-out do sistema não estiver bem acertado quanto à reatância dos componentes, o nível de EMI e RF neste tipo de fonte, poderá comprometer muito a qualidade do audio !!!

Ainda não querendo desanimar , mas um outro problema das válvulas, eh que elas são muito pouco imunes à Ripple e a interferencias (EMI e RF), pois mesmo em frequencia inaldível o ripple ao redor de 1mV , já eh algo preocupante no audio em circuitos mais refinados !!!

Mas de qualquer maneira eh um projeto muito interessante , até porque a fonte ficaria bem pequema e simples, ficará faltando apenas a tensão de 6,3 V para alimentar o filamento!

Abraços,

Giovanni

[-]

Bravo!! Bravíssimo...

Compartilhar este post

Link para o post

Só esclarecendo, não entendi muita coisa. :(

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post

Hellmind, se elas ainda estiverem com boa emissão e forem de boa procedencia podem ser sim um bom negócio.

Uma dica, procurem na sua cidade senhores que tiveram ou tem loja que mecham com qualquer coisa relacionada a eletrônica.

Na minha cidade eu achei um ex dono de loja de componentes e um enrolador de trafo que tem muita coisa útil para quem está começando.

Compartilhar este post

Link para o post

A fonte, usando componentes novos, dá pra montar com 40-50 reais... mas isto é o básico, deve entrar aí ainda um BOM choque de filtro, além de outros métodos de filtragem. Creio eu que uma fonte dessas, se bem dimensionada, aguenta numa boa 2 canais. Do jeito que está, eu não arriscaria 2 canais não, pois 3W me parece pouco demais. Melhor trabalhar com boa folga na fonte, SEMPRE. O esquema é redimensionar o trafo e usar 2 reguladores de tensão independentes... O ripple na saída dele é baixo, mas ainda assim é bom meter um filtro.

O circuito do pré é bem simples. Dá pra montar em placa de circuito, desde que se utilize o soquete apropriado. Ou então em barra de terminais, só que é necessário ter MUITA atenção. As válvulas 12SN7 custam barato, acho que 45 reais cada. Vai 1 em cada canal.

Pra quem animou, é bom pensar que um projeto desses passa fácil dos 500 reais... muito fácil mesmo. Não é querendo desencorajar, mas quem tá pensando nisto como uma primeira montagem em eletrônica (ou uma de suas primeiras) é bom pensar 2 vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, papo sério: o que faz realmente um pre-amp valvulado?

Ele aumenta a tensão na saída RCA do player e manda pro amplificador?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

To gostando do que ví ehehehe.

A fonte deve ser muito bem elaborada. Eu partiria para fonte com oscilador senoidal de 60Hz. É ineficiente mas tbm a garantia de se ter menos ruídos é bem maior. É so dimensionar um trafo que trabalhe bem com 60Hz para gerar AT.

Compartilhar este post

Link para o post

Me lembrei que tem por aí um projeto de fonte chaveada para valvulados que trabalha na tensão da bateria. Ele é resonante e trabalha com uma frequancia muito alta e como a comutação é "soft", induz pouco ruído.

Quando eu achar eu posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Me lembrei que tem por aí um projeto de fonte chaveada para valvulados que trabalha na tensão da bateria. Ele é resonante e trabalha com uma frequancia muito alta e como a comutação é "soft", induz pouco ruído.

Quando eu achar eu posto aqui.

A que eu achei na internet é uma tipo boost (usa apenas um choque, e não um trafo), regulada por zener... complicadinha, mas muito bem acertada.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uns 15 reais, mas muitos componentes eu já tinha.

Se fosse comprar tudo o preço dobraria.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo assim ainda valia a pena. []-[]

To pensando em montá-lo mais pra frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei dessa última... nível de dificuldade baixo, mesmo pra iniciantes!

Deu até vontade de montar... Acho que mês que vem eu peço as válvulas... Eu tô quase finalizando o projeto de pré + crossover estado sólido pro meu carro... não pretendo substituir por válvulas agora, mas quem sabe mais pra frente...

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei dessa última... nível de dificuldade baixo, mesmo pra iniciantes!

Deu até vontade de montar... Acho que mês que vem eu peço as válvulas... Eu tô quase finalizando o projeto de pré + crossover estado sólido pro meu carro... não pretendo substituir por válvulas agora, mas quem sabe mais pra frente...

Po.. se tiver paciencia, ao inves de fazer 1, tu faz dois e manda o outro pra mim! Sendo q eh soh vc ir falando o preço das peças q eu vou mandando! rs :legal:[-]

Compartilhar este post

Link para o post

E o Mosfet Power Follower do Pavel, desistiu? O projeto esta engavetado aqui, só estou esperando sobrar tempo $$$.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...