Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Neitor

10pw3 Ou 12pw3

Recommended Posts

qual as diferenças entre eles? qual fica melhor nesse som? 2 pw3 (a decidir de 10" ou 12")

2 street bass 12"

2 d250-x

2 st350

sem se preocupar com modulo por enquanto (será q vale a pena aquele boss ch 1000 pros pw3 drivers e tweeters?)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Neitor!

Nenhum!

Vão concorrer, pois os street bass sobem bem até entrar a resposta do driver; botar 4 street bass, se for o caso seria mais vantajoso.

Saudações,

Paulo Duto.

é q eu queria um pouco mais de voz, e se ponho mais voz no street bass ele fica meio fraco de grave, e eu so tenho eles pra grave hehe pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

eu so quero saber qual a diferença entre os pw3 de 10" e de 12" além dos rms, tamanho do cone essas coisas bestas

tá maus hein..ninguem fala nd sobre medio grave...no outros topicos so ficam mandando olhar nos outros, em q supostamente tem as respostas, e no final..nd de respostas concretas..tsc tsc

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Neitor!

Nenhum!

Vão concorrer, pois os street bass sobem bem até entrar a resposta do driver; botar 4 street bass, se for o caso seria mais vantajoso.

Saudações,

Paulo Duto.

é q eu queria um pouco mais de voz, e se ponho mais voz no street bass ele fica meio fraco de grave, e eu so tenho eles pra grave hehe pasmafaute

é que o fator de crista do audio fica maior, acho que seria melhor usar um amplificador mais forte!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, tem diferença sim! Se observarem com calma, verão que os menores falantes se saem melhor nas frequencias mais altas, assim como os maiores são melhores no rendimento das baixas. O pw3 10' responde até uns 1400hz (sem mt pico nem atenuação) enquanto que o de 12' vai a 1000hz (max 1200hz com 3db atenuaçao)... já o pw3 8' chega aos 2000hz sussegado (-3db em 2khz)... enfim.. quanto menor o falante, melhor ele responde às altas frequencias.

Como tirar proveito disso? Coloca um pw3 de 10' ou 8', deixa seus subs tocando ateh 200hz, o pw3 de 200hz até uns 1200hz e os drive de 1200hz pra cima! dessa forma, os drives podem receber até 100wrms cada! (se não mi engano, eh em 1200hz q o da selenium atinge sua potencia ideal) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Olá Neitor!

Nenhum!

Saudações,

Paulo Duto.

:+1

Se quer mais voz investe um pouco mais em Drivers!

Claro.. com woofers pra medio vc não precisaria subir tanto os streets e teria um pouco mais de qualidade, mas ainda ficaria com 4 streets subindo bem e com um grave mais pegado!

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade, tem diferença sim! Se observarem com calma, verão que os menores falantes se saem melhor nas frequencias mais altas, assim como os maiores são melhores no rendimento das baixas. O pw3 10' responde até uns 1400hz (sem mt pico nem atenuação) enquanto que o de 12' vai a 1000hz (max 1200hz com 3db atenuaçao)... já o pw3 8' chega aos 2000hz sussegado (-3db em 2khz)... enfim.. quanto menor o falante, melhor ele responde às altas frequencias.

Como tirar proveito disso? Coloca um pw3 de 10' ou 8', deixa seus subs tocando ateh 200hz, o pw3 de 200hz até uns 1200hz e os drive de 1200hz pra cima! dessa forma, os drives podem receber até 100wrms cada! (se não mi engano, eh em 1200hz q o da selenium atinge sua potencia ideal) :legal:

cara..se nao é tu pra me salvá aqui... as suas respostas sao sempre mto esclarecedoras e, pelo menos sao respostas! :rever1: vlw mesmo..ja tava ficando indignado com o forum aqui..mas é isso ae..dalhe 10pw3! qq coisa aumenta-se o grave com outros subs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

cara..se nao é tu pra me salvá aqui... as suas respostas sao sempre mto esclarecedoras e, pelo menos sao respostas! :rever1: vlw mesmo..ja tava ficando indignado com o forum aqui..mas é isso ae..dalhe 10pw3! qq coisa aumenta-se o grave com outros subs :legal:

Só pra completar, lembre que.. quanto menor o falante, melhor ele se comporta nas frequencias altas... mas em compensação, nas baixas deixam a desejar! Então, por exemplo.. se usar um pw3 8' ou 10', o ideal é q corte em 200hz 8' ou em uns 150hz 10' pra fazer com q eles rendam ao máximo! (Eles até tocam abaixo disso! Mas pra usar como medios graves puros, a frequencia ideal de trabalho é essa!) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

ja vi q os 10pw3 usam caixa selada de 17 litros..confere? e aquele material q vai dentro pra absorver qq coisa q nao sei como q funciona..precisa mesmo? caixa trapezoidal? retangular? posso faze uma caixa cheia de lados diferentes pra adaptá certinho na caçamba da camionete, atrás da caixa da roda?

Compartilhar este post

Link para o post

17 litros selada pra medio grave tá perfeito! O material dentro eh acrylon, lã de vidro ou aquela lã q vem na 'armação' das geladeiras! Serve pra evitar (reduzir) um efeito chamado "ondas estacionárias".. que é quando o som produzido pelo falante fica rebatendo dentro da caixa (tipo indo e voltando). mas isso soh ocorre com frequencia quando as caixas são EXATAMENTE quadradas (90º em todas as arestas). fazendo uma caixa ligeiramente retangular dispensa o uso de revestimento interno! (Quem sabe apenas um EVA pra vedar a caixa.. ;) ).

Quanto ao seu caso, seria legal fazer boa parte da caixa em MDF, evitando as formas paralelas (faz ela meio trapezoidal mesmo).. e a parte da roda, onde fica o paralamas (se não mi engano) vc pode fazer aquela parte em fibra! Ou quem sabe até aquela parte e a frente da caixa! Fibra deixa um acabamento maravilhoso (Se bem feito) porém é relativamente mais caro! Isso vai depender de quanto pretende gastar e se tem conhecimento (sabe trabalhar) com fibra.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Olá blOom!

Estás me deixando confuso sobre onda estacionária nesse tópico e sobre outros assuntos aqui no forum:

No post anterior dizias:

-"Mas isso só acontece com caixas EXATAMENTE quadradas (90º em todas arestas); fazendo uma caixa ligeiramente retangular dispensa o uso de revestimento interno... etc."

-A retangular também tem 90º em todas arestas?

-Nas de outra formas (poliedros) não ocorrem ondas estacionárias então?

-Assim paredes paralelas são indicativo de onda estacionária?

-Quando deveremos efetivamente colocar material fono-absorvente na caixa e em quais paredes e ou partes delas?

-Podias me indicar uma bibliografia onde posso me instruir a respeito?

Veja que estou preocupado, uma vez que posso estar informando e ou postando errado aos foristas; e além disso vou ter que mudar meus conceitos adquiridos a respeito em minhas pesquisas, nos livros de acústica, física, e diversos sobre o assunto som, caixas de som e afins que balizaram minha saída da ignorância nesses assuntos ao longo de algumas décadas.

No aguardo de suas instruções,

Saudações,

Paulo Duto.

:pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
Olá blOom!

Estás me deixando confuso sobre onda estacionária nesse tópico e sobre outros assuntos aqui no forum:

No post anterior dizias:

-"Mas isso só acontece com caixas EXATAMENTE quadradas (90º em todas arestas); fazendo uma caixa ligeiramente retangular dispensa o uso de revestimento interno... etc."

-A retangular também tem 90º em todas arestas?

-Nas de outra formas (poliedros) não ocorrem ondas estacionárias então?

-Assim paredes paralelas são indicativo de onda estacionária?

-Quando deveremos efetivamente colocar material fono-absorvente na caixa e em quais paredes e ou partes delas?

-Podias me indicar uma bibliografia onde posso me instruir a respeito?

Veja que estou preocupado, uma vez que posso estar informando e ou postando errado aos foristas; e além disso vou ter que mudar meus conceitos adquiridos a respeito em minhas pesquisas, nos livros de acústica, física, e diversos sobre o assunto som, caixas de som e afins que balizaram minha saída da ignorância nesses assuntos ao longo de algumas décadas.

No aguardo de suas instruções,

Saudações,

Paulo Duto.

Ah.. realmente não fui claro quanto à explicação!

Quando falei em caixas quadradas, não quis dizer exatamente um cubo! Falei em relação ao angulo de suas 'paredes'! ou seja... nesse caso, quadrado, cubo, etc.. dá praticamente no mesmo!

Quanto às outras formas de caixa, claro que TODAS as caixas estão sussetíveis a ondas estacionarias, principalmente as que tenham lados paralelos! Mas o exemplo que citei (caixa 'quadrada' ou 'retangular') é apenas um exemplo de caixa q acumula mtas ondas estacionárias! Ps.: Seu pensamento eh valido na teoria! Mas vc já viu alguma caixa veicular composta de um dodecaedro? :pirou: Geralmente as caixas são quadradas/retangulares, trapezoidais ou 'moldadas' (fibra) :legal: (Isso não quer dizer que alguem em algum lugar do mundo não possua uma caixa dodecaédrica! Eh soh querer! rs)

Até onde sei, deve-se revestir todas as paredes exceto as dos falantes (as frontais).. e citei das caixas com mts angulos 90º como os tipos q mais precisam de revestimento! Não é porque falei delas, que as outras não precisem! Assim como não é obrigatório vc usar revestimento, só pq sua caixa eh retangular! Tem (muita) gente que não sabe o que são ondas estacionarias e nem sentiriam diferença na prática!

Procure o livro "Carros e Auto Falantes" (aqui do autosom.net)! Ele tem um bom 'resumo' (qs 300 paginas) a respeito do som (tanto automotivo, residencial, etc!). Muito bom o livro! (Li online! =P) Talvez não sejam seus conhecimentos que estejam errados! Apenas sua forma de interpretar q algumas vezes está sendo equivocada! Ou talvez eu não esteja sendo claro o suficiente pra vc! Mas apartir do momento em que o fórum é frequentado por todo tipo de pessoa com todo tipo de escolaridade, devemos ser o mais simples possível no que diz respeito às explicações (inclusive vocabulário) de modo a que qualquer leigo possa ao menos captar boa parte do que lhe foi passado! Não adianta chegar falando de comprimento de onda de acordo com determinadas frequencias, passar trocentos calculos com velocidades do som, medidas internas.. se poucos aqui estudaram sobre o assunto (muitos tem um carro, um trio no carro e querem apenas algumas dicas quanto ao som, com exemplos práticos e coisas palpáveis (e faceis de entender!)) não adianta vir enchendo o post de teorias, calculos e citações! Isso torna os 'posts' altamente técnicos porém desinteressantes para muitos! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

flou e disse bloom, [-] acho que a sua colocação com relação aos posts do forum estão absolutamente corretas, pois afinal pelos tópicos que li aki, quase todos os participantes querem apenas algumas dicas de como fazer alguma melhoria no seu som (na pratica) e a maioria assim como eu são leigos no assunto e não entederiam nada se fosse dadas respostas tecnicas sobre o assunto :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

as estacionarias aparecem quando se tem paredes paralelas, uma caixa esférica seria ideal quanto às ondas estacionárias pela absoluta ausencia de paredes paralelas!

Neitor, concordo com o uso dos 10 pw3... em caixa de 15-20 litros eles tocam lindos, sem necessidade de preenchimento! o preenchimento ajuda nas estacionarias, mas na verdade ele estã ali pra eliminar picos, principalmente de médios "gritadores" em algumas frequencias especificas, o 10pw3 com caixa de 10 litros, por exemplo precisa de um pouco de preenchimento, mas vc só vai colocar preenchimento se sentir necessidade, se achar q tem alguma frequencia mais forte q outra, dai vc pega acrilon e coloca solto dentro da caixa... ve a resposta, depois coloca ele assentado na parede oposta do falante, ouve, se naum gostou ainda prende ele nas paredes... todas... e por ai vai! é uma coisa bem organica e feita de ouvido msm... aumenta, diminui... e vai indo até chegar no acerto fino!

relaxa com estacionaria... faz a caixa mais irregular possivel e pronto!

os street tocam bem como sub e não sobem com qualidade realmente naum! não a 1200Hz q seria o ideal!

Trio Quality... é isso

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...