Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nando100%bass

Amp A Pilha Diy Pronto

Recommended Posts

Comprei isso hj, falto o conector da bateria e os plug pra entrada de som e o descipador de calor, nao comprei pq tava sem dinhero e tb esqueci hehehe

foto6yy4.jpg

foto7sx9.jpg

foto11fi1.jpg

foto12mt4.jpg

Pessoal fiquei com 2 duvidas.

O TDA presissa de um dissipador e como posso criar ele?

Posso ligar ampli nun MP3 player e ele vai toca legal? ou vai se como um ampli booster?

Pega um cooler velho de processador, tira a vantoinha, faz um furo no meio com broca de metal e parafusa numa boa.

Mas como a potência é baixa, pega uma chapinha de alumínio ou de metal mesmo... não pode ser muito fino, mas vc deve ter muiota coisa aí que serve.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Kleber... eu tava guardando segredo taum direitinho dos dissipadores de P4 q eu vou usar no P3A e vc vem aki e conta como conseguir um disspador baixo custo! heauheuheuheu

brincadeira... mas essa eh a solução mais simples msm... o P3A vai usar um dissipado de P4 pra cada canal... como a placa eh bem compacta um só da pros 2 trasistores... eh meio exagerado mas se eu conseguir 4 vou usar um pra cada transistor... lembre-se NÃO EXISTE UM DISSIPADOR GRANDE DEMAIS ;)

pra esse tda um dissipador de placa de vídeo, ou um dakeles menores q tem na maioria das placas mãe serve MUITO bem!

há kem faça com trilho de cortina... eu acho um pouco fino... mas como o tda eh pekenininho da pra fazer sim!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
...lembre-se NÃO EXISTE UM DISSIPADOR GRANDE DEMAIS ;)

Pode apostar que existe.

Componentes eletronicos também tem temperaturas ''ótimas'' de trabalho.

Se apelar d+ na refrigeração, ou negligenciar d+, vc sai fora desse range ótimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu ae pessoal pela dica do dissipador vo começa a monta ele hj vo v o que eu acho d metal aki para faze.

Fernandogd já q vc ja monto 1 desses poderia me dizer se posso colocar em um mp3 e ele vai toca direitinho?

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba, dissipador grande demais é aquele que não cabe no case... :vts

A temperatura ótima de trabalho dos semicondutores é 25 graus, temperatura válida para os números do datasheet. A não ser que se use um peltier ou coisa parecida, que produz temperatura negativa (abaixo da temperatura ambiente), realmente não há que se preocupar com "dissipação excessiva". ;)

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post
Que eu saiba, dissipador grande demais é aquele que não cabe no case... :vts

A temperatura ótima de trabalho dos semicondutores é 25 graus, temperatura válida para os números do datasheet. A não ser que se use um peltier ou coisa parecida, que produz temperatura negativa (abaixo da temperatura ambiente), realmente não há que se preocupar com "dissipação excessiva". ;)

[ ]

:+1

Nem precisei responder! hehe

a maioria dos componentes eletronicos são feitos para trabalhar em CNTP!

o dissipador NO MAXIMO vai levar o componente à temeperatura ambiente... se vc tiver na islandia ao ar livre começa a ficar complicado, mas em um pais tropical... sem problemas!

Refrigeração ativa com algum refrigerante realmente pode ser prejudicial... mas passiva...

Musashi... no meu caso nem a case vai ser limitação ;)

naum vou falar mais senaum vai ateh perder a graça haeuhaeuhaeu

Ah... toh sem camera... dai suspendi o projeto por uns dias!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
oia meu lindão ai..

my.php?image=dsc02183gi1.jpg

my.php?image=dsc02184cc5.jpg

my.php?image=dsc02185oi1.jpg

hehe :vts

Naum toh vendo nada! :(

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Pode apostar que existe.

Componentes eletronicos também tem temperaturas ''ótimas'' de trabalho.

Se apelar d+ na refrigeração, ou negligenciar d+, vc sai fora desse range ótimo.

O dissipador precisa atender a demanda, pra que esta Não fique concentrada no semicondutor.... Este seria o tamanho mínimo. O máximo pode ser o tamanho que vc quiser, pois além de um tamanho ideal ele começa a não trazer tanta vantagem, pois a capacidade de condução térmica começa a limitar o trabalho do dissipador.

Em relação à temperatura ótima, esta se deve à estabilização da corrente quiescente no amplificador... neste caso (único) deixar o transístor operar numa faixa de temperatura previsível é melhor, mas não quer dizer que o excesso de dissipador prejudique... a não ser que o projeto seja deficiente no ajuste da corrente.

O semicondutor, como disseram, é feito pra trabalhar idealmente em temperatura ambiente... tanto é que o datasheet traz todos os valores a 25C.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso usar uma telinha meia fininha de metal como disipador? o unico bom dela q ela é grande dai poderia dobrala deixando-a mais grossa segue uma foto.

foto17ra8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

tb achei essa medalha aki daquelas meia vagabunda soh q ela é meia pessada dai acho q daria para usar.

foto18dw2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

aauahuah DIY mesmo hein usar medalha pra dissipador, essa telinha de caixa de som de pc acho que quebra um galho

Compartilhar este post

Link para o post

olha cara.... esses materiais ai eu naum usaria naum! mto finos e naum tem uma condutibilidade de calor taum boa!

passa numa loja de informatica e pede um dissipador de fonte! o fernando gd usou... olha na foto dele q da pra ver! provavelmente vc ganha de graça isso! eu tenho uns 8 desse aki!... se a gnt fosse da msm cidade eu te arrumava um de boa...

tenho uma placa de video velha aki q tem um dissipador animal... procura por ai q vc acha algum! vai numa loja de informatica ou numa assistencia tecnica e pede pra ver os componentes "sucata" tem um moooonte de coisa q tem pekenos dissipadores q te serviriam mto bem... e vc pega de gratis!

GAbriel

Compartilhar este post

Link para o post

Ok então amanha vo da uma passada nas lojas se der tempo...

O problema é q nao tenho muitas peças de pc aki tenho uma fonte mas ela ainda funciona e tals dai da pena d desmonta e tira o dissipador dela.

Compartilhar este post

Link para o post

se eu fosse vc procuraria alguma loja que te desse uma fonte queimada (mesmo AT) ou então se vc conhece algum amigo que trabalha em manutenção deve ter varios tipos de placas queimadas.. placa de vidro, placa mãe, processador, fonte (todos os modelos), amplificadores, no-breaks, estabilizadores (alguns), etc.. tem varias opções pra vc achar....

mais não desmonta fonte funcionando por favor... pq no meu pc da problemas direto... :( e se vez enquando faz falta uma boa...)

até tenho uns dissipadores aki (preciso soh achar) se vc pagar o frete..

depois me diz oq achou... to precisando de um amplificador desses pro mp3... mas... to arrecadando dinheiro pro outro... :D

Compartilhar este post

Link para o post
não desmonta fonte funcionando por favor... pq no meu pc da problemas direto...

Sem falar no risco de tomar um choque... melhor desligar antes de tentar... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
olha cara.... esses materiais ai eu naum usaria naum! mto finos e naum tem uma condutibilidade de calor taum boa!

passa numa loja de informatica e pede um dissipador de fonte! o fernando gd usou... olha na foto dele q da pra ver! provavelmente vc ganha de graça isso! eu tenho uns 8 desse aki!... se a gnt fosse da msm cidade eu te arrumava um de boa...

tenho uma placa de video velha aki q tem um dissipador animal... procura por ai q vc acha algum! vai numa loja de informatica ou numa assistencia tecnica e pede pra ver os componentes "sucata" tem um moooonte de coisa q tem pekenos dissipadores q te serviriam mto bem... e vc pega de gratis!

GAbriel

Eu tb tenho trocentos dissipadores passivos e inclusive alguns ativos (com a ventoinha, akeles de pentium2.. sao pequenos mas bravos!).. enfim.. da pra conseguir de graça ou pagano uns 5,0 num 'pacotinho' com uns 10! rs

Quanto ao ampli.. na minha opiniao, se for pra fazer um de 1wrms.. seria melhor usar caixinhas de som de pc mesmo! leva na mochila e ja era! ;) 90% das caixas de pc (nao estou falando das 7.2, 7.1, 5.1, 4.1, 2.1) usam 1wrms por canal.. algumas com 2wrms! Da pra curtir numa boa, sendo que vai depender do espaço que vc quer se 'fazer ouvir' :legal:

10wrms ja seria mais 'digno'.. porem, achei que vai ser mt trabalho pra meros 10wrms! Seria mais pratico levar uma bateria de nobreak/moto pequena (12vx 7ah) e um amp RCA tipo Falcon HS200CD :pirou: rs XD (pelo menos sao 2x32wrms e beem flat! ;) )

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom

o cara tah fazendo de farra... esse projeto de 10W é bem competentezinho, é raro um microssistem (esses portateis) q tenha mais do q isso! e da pra mandar na mochila de boa! ele tem 6,5cm por 5cm ;) , e liga em bateria trankilo... poderia usar uma de moto e só alegria... varias horas de musica!

É só fazer umas caixinhas com fullranges de televisão de boa qualidade (eu recomendo os da sony Wega) e blz! uma opção "fashion" pras caixinha é uma idéia q eu tive aki em ksa vendo os mantimentos na dispensa... tem uns vidros quadrados de guardar mantimentos q dariam caixinhas bem "tunning" com um desempenho ótimo! o vidro eh super rigido e eh BEM grosso nakeles potes naum teria reverberancia nenhuma! e a boca do vidro tem 4" certinho... da pra encaixar um full ali legal! eh soh fazer um baffler de algum material por onde passariam os fios, prender tudo com silicone e colocar o falantezinho! Um vidro dakeles, custa em torno de 4 reais! se kiser pode fazer uma base de MDF em sanduiche de 2 de 10mm com um sulco no meio pra passar os fios e eles sairiam por tras da caixa!!! PUUUTZ ki viagem! mas eu ainda faço uma dessasl! :P

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Sem falar no risco de tomar um choque... melhor desligar antes de tentar... :vts

Não eu nao uso ela mais pq meu ela nen aguenta o meu pc hehehe

Quanto ao ampli nao tive tempo d comprar o dissipador hj pq faço Colegio 3º ano + Tecnico em eletronica + academia dai na sobra tanto tempo asim soh na sexta q nao tenho tecnico q da para agilizar as coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

eita garoto estudioso hahha..

quero ver fotos... to pensando em montar esse amp. pra escitar meu amp. booster ;)

Compartilhar este post

Link para o post

será q ele serviria como pré Guilherme???? se servir eu vou fazer um aki pra testes do p3a... eh mais decente do q a gambi q eu faço com o meu 4 em 1 e o custo naum passa de 10 reais... ehheheheh

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

uhauhauhuaha

essa bat. de 9V é made in PY, hein?!?!?! hehehehe

amigao... abre uma fonte de pc velha... e vc verá uns dissipadores de aluminio preça em alguns transistores... arranca ele e usa...

Abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post

deve ser 8ohms.. pq 10wrms@4ohms eh no mínimo estranho! (soh vejo de 4ohms falantes de pelo menos 30wrms pra cima)..

esse lance do vidro eh meio perigoso.. pq andar com um treco desses na mochila.. vai q tu esquece e solta ela num canto.. aih escuta um 'creck'... putz.. jah era!

Eu queria lembrar onde foi.. acho q no forum casemod br.. que um cara fez um mod de mp3 player... usou uma caixa de papelao, reforçou com fibra (senao mi engano) e colocou um coaxial 4' pioneer em cima. Ou seja.. a caixa jah eh o mp3 player e amplificador! tem apenas lugar pra pilhas/fonte e uma saída pra 2a caixa (estereo)... se eu achar o link posto aki! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
será q ele serviria como pré Guilherme???? se servir eu vou fazer um aki pra testes do p3a... eh mais decente do q a gambi q eu faço com o meu 4 em 1 e o custo naum passa de 10 reais... ehheheheh

Gabriel

Para pré, é melhor usar NE5532 ou TL072, deve ter uns circuitos no mesmo site do P3A. Distorção muito, muito menor que TDA e talvez até mais barato.

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...