Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nando100%bass

Amp A Pilha Diy Pronto

Recommended Posts

Pessoal começei a faze um curso tecnico de eletronica e to com vontade de começar ja a montar algo dai tava olhando esse ampli a pilha para montar

http://clientes.netvisao.pt/mtomas/electro...nica/audio6.htm

Tava pensando em montar 2 desses, mas to na duvida se soh uma bateria aguentaria de boa ou nao?, alguem tem um projeto um poko mais forte? lembrando q tem q ser a pilha para levar pro col para tocar um som ehheheheh

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

faz o outro projeto... é facinho fazer a fonte e cada canal tem 100wrms....

uns 17 reais de componente cada canal..

trafo, capacitores, ponte retificadora

e pronto..

Compartilhar este post

Link para o post
faz o outro projeto... é facinho fazer a fonte e cada canal tem 100wrms....

uns 17 reais de componente cada canal..

trafo, capacitores, ponte retificadora

e pronto..

O problema nao é esse mas 100 rms a pilha ou bat d 9v daquelas pequenas é quase impossivel (pelo menos eu acho)

Compartilhar este post

Link para o post

haeuheauehuaheh

é guilherme... foram 17 reais de componentes para o estágio de amplificação... de UM CANAL!!!

e 3 vezes isso pra fonte... no minimo... sendo otimista!

hehe

Se o cara ker ultra low cost pra brincar tem esse projeto:

Mini oudio amplifier

ele tem 10W, pode ser usado com uma bateria 9V ou facilmente ligado em uma saida 12V de uma fonte ATX

as specificações naum são AKELA maravilha... mas ele eh MTO barato e simples... na pagina jah tem a PCB pronta pra impressão...

Gabriel

[edit] Ah é... esse da pra usar no carro trankilo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom trafo Toroid de 300VA (para dois canais de 100W) já custa mais de 100 reais... ;) E os capacitores decentes (4700uF x 8) sai no mínimo 80 reais (United Chemi-Con).

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post
haeuheauehuaheh

é guilherme... foram 17 reais de componentes para o estágio de amplificação... de UM CANAL!!!

e 3 vezes isso pra fonte... no minimo... sendo otimista!

hehe

Se o cara ker ultra low cost pra brincar tem esse projeto:

Mini oudio amplifier

ele tem 10W, pode ser usado com uma bateria 9V ou facilmente ligado em uma saida 12V de uma fonte ATX

as specificações naum são AKELA maravilha... mas ele eh MTO barato e simples... na pagina jah tem a PCB pronta pra impressão...

Gabriel

[edit] Ah é... esse da pra usar no carro trankilo!!!

Um desses msm q eu queria.

Tava vendo ali parece q tem q ter dessipador de calor nao?

Quanto sai +ou-?

E qual a autonomia media dele numa bateria d 9v?

Já q no site nao informa.

Compartilhar este post

Link para o post

putz ai vc quebra as pernas 180 com fonte sem contar a ponte retificadorA?? quero ver se consigo os capacitores e componentes na faixa... mais ta dificil.... ;)

mais vou ver... monta elacom um tda 2003 ou algo do tipo... é bem simples... qdo eu tiver um mouse eu te mando um link com varios esquemas de tda tem esquema de 0.025wrms :o;)

Compartilhar este post

Link para o post

Sera que eu li direito ?

100W RMS, pessoal ta entendendo errado.

É um amp com 2 canais de 1W RMS apenas.

Bateria de 9V ja alimenta isso ai. Eu daria preferencia para 8 pilhas recarregaveis com circuito regulador para 9V para melhorar a autonomia.

Compartilhar este post

Link para o post

não kra... 100wrms é o outro amplificador que esta em projeto com a placa pronta, ai soh falta a fonte chaveada para o carro ou então usar uma fonte simples para liga-lo em casa...

Compartilhar este post

Link para o post
Um bom trafo Toroid de 300VA (para dois canais de 100W) já custa mais de 100 reais... ;) E os capacitores decentes (4700uF x 8) sai no mínimo 80 reais (United Chemi-Con).

[ ]

Intaum Musashi...

eu vi isso hj!

eu comprei os componentes do p3a pra parte do amp em si... 17 reais.. trankilo...

mas qdo eu vi o preço dos transformadores... vai a #$@¨%$@¨%$ :banghead

Aki na minha cidade naum tem 25+25, só 12+12... mas msm assim o preço era nessa faixa, acima dos 70-80 reais!

os capacitores eu toh com uma solução possivel pra baratear o custo... mas esse transformador ta soda!

Culpa da China q compra todo nosso cobre! affff

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

SubSonic, vai nesses caras que re-enrolam trafos queimados e pede para ele enrolar um para voce.

Aqui na minha cidade fica barato.

Compartilhar este post

Link para o post
Um bom trafo Toroid de 300VA (para dois canais de 100W) já custa mais de 100 reais...  ;)  E os capacitores decentes (4700uF x 8) sai no mínimo 80 reais (United Chemi-Con).

[ ]

Intaum Musashi...

eu vi isso hj!

eu comprei os componentes do p3a pra parte do amp em si... 17 reais.. trankilo...

Aki na minha cidade naum tem 25+25, só 12+12... mas msm assim o preço era nessa faixa, acima dos 70-80 reais!

os capacitores eu toh com uma solução possivel pra baratear o custo... mas esse transformador ta soda!

Gabriel

Pede na tecnotrafo, eles mandam pelo correio e o custo é bem menor... Brasília tb é uam mer** pra comprar trafo, um 12 + 12V x 10A custa 90 reais! :huh: Vc deve conseguir seu 25 + 25 de boa qualidade pelo preço de um 12V vagabundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma opção, para contornar a dificuldade em se encontrar trafo com tensão "boa" para áudio, é "juntar" dois trafos de 12+12 (esses tem em qualquer lugar) e 10A, para obter um conjunto 24+24V 240VA. É o suficiente para produzir +33V -33V e alimentar um Ampli como o P3A stereo.

Mesmo esse trafos de 12V sendo muito populares, um de 120VA custa não menos que 50 reais... o que faria com que o conjunto de 240VA fique em pouco mais de 100 reais.

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post
SubSonic, vai nesses caras que re-enrolam trafos queimados e pede para ele enrolar um para voce.

Aqui na minha cidade fica barato.

Uia gostei da idéia!

vou pesquisar isso!!!

naum existe um jeito de fazer isso DIY ??? hehehehhe

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Um bom trafo Toroid de 300VA (para dois canais de 100W) já custa mais de 100 reais...  ;)  E os capacitores decentes (4700uF x 8) sai no mínimo 80 reais (United Chemi-Con).

[ ]

Intaum Musashi...

eu vi isso hj!

Gabriel

Pede na tecnotrafo, eles mandam pelo correio e o custo é bem menor... Brasília tb é uam mer** pra comprar trafo, um 12 + 12V x 10A custa 90 reais! :huh: Vc deve conseguir seu 25 + 25 de boa qualidade pelo preço de um 12V vagabundo.

uamm vez o sandro me indicou a tecnotrafo pra ver um bobina lah de outra coisa... liguei lah, eles são super prestativos e os preços são bem razoaveis!

Achei q um "custom" ficaria mais caro q esses aki! mas se tem como ter um de qualidade compreço de um xing ling!!! opa... tamos ai!!!

valeu kleber!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Uma opção, para contornar a dificuldade em se encontrar trafo com tensão "boa" para áudio, é "juntar" dois trafos de 12+12 (esses tem em qualquer lugar) e 10A, para obter um conjunto 24+24V 240VA. É o suficiente para produzir +33V -33V e alimentar um Ampli como o P3A stereo.

Mesmo esse trafos de 12V sendo muito populares, um de 120VA custa não menos que 50 reais... o que faria com que o conjunto de 240VA fique em pouco mais de 100 reais.

[ ]

O problema é que os trafos podem ter (e tem, efetivamente) diferenças, o que poderia sobrecarregar um ou outro... o ideal seria investir logo num trafo decente...

Hmmm... pra ter 24 + 24V com 240VA vc precisa de 4 trafos de 12 +12 x 120VA.

Compartilhar este post

Link para o post

Poder, pode sim sobrecarregar, mas na prática não sobrecarrega, ainda mais que a carga é amplificador de áudio AB. Obviamente, os trafos tem que ser do mesmo fabricante e modelo. Já ví amplificador comercial usando esse esquema (não era o usual um trafo por canal, eram dois trafos de 240VA por canal)

Concordo plenamente que um só trafo é melhor, mas citei apenas como uma forma de contornar a dificuldade em se encontrar um trafo ideal. ;)

2 trafos de 12+12 120VA (10A) dá 240VA sim...

[ ]

Compartilhar este post

Link para o post
Poder, pode sim sobrecarregar, mas na prática não sobrecarrega, ainda mais que a carga é amplificador de áudio AB. Obviamente, os trafos tem que ser do mesmo fabricante e modelo. Já ví amplificador comercial usando esse esquema (não era o usual um trafo por canal, eram dois trafos de 240VA por canal)

Concordo plenamente que um só trafo é melhor, mas citei apenas como uma forma de contornar a dificuldade em se encontrar um trafo ideal. ;)

2 trafos de 12+12 120VA (10A) dá 240VA sim...

[ ]

Realmente... respondi aqui junto com outro tópico e não "reuni" as idéias...

Compartilhar este post

Link para o post

vc vai montar qual projeto? o de 1W ou de 10W???

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
vc vai montar qual projeto? o de 1W ou de 10W???

Gabriel

o de 10w

sei q nao posso espera um som nitido e perfeito, mas se toca tah otimo hehehe pra começo

Compartilhar este post

Link para o post

olha.... esse amp, apesar de usar um TDA meia boca naum eh taum ruim assim! eh do mesmo nivel desses microssistems q a gnt ve por ai, se naum for melhor!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei isso hj, falto o conector da bateria e os plug pra entrada de som e o descipador de calor, nao comprei pq tava sem dinhero e tb esqueci hehehe

foto6yy4.jpg

foto7sx9.jpg

foto11fi1.jpg

foto12mt4.jpg

Pessoal fiquei com 2 duvidas.

O TDA presissa de um dissipador e como posso criar ele?

Posso ligar ampli nun MP3 player e ele vai toca legal? ou vai se como um ampli booster?

Compartilhar este post

Link para o post

Se você colocar o TDA pra funcionar ele não queima, quando chega na temperatura limite ele entra em proteção.

Se o amp vai ter 1W é possivel utilizar ele sem o dissipador, mas é recomendavel colocar um pequeno, para o componente trabalhar mais frio e preservar sua vida útil.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...