Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

nicaciobhz

Sub N.a.r / Uxp

Recommended Posts

Postado em

Senhores, vejam estes modelos:

NAR Subwoofer 12SW3D6 12" 300WRMS:

nar300wrms6ohnsxk7.jpg

Sens.: 90.02 W/m

2 x 6ohns

Bravox Subwoofer UXP12D4 12" 400WRMS

bravoxuxp12js3.jpg

Sens.: 88 (± 2dB/m/2,83v)

2x 4ohns

Estou encima do muro em relação a estes dois subs, para qual lado pular?? [¨]

Minha indagação é a seguinte:

1. Qual será que vai alcançar o melhor resultado aproximando o máximo do formato Sq ?? Portanto prezando a qualidade. Claro que existem outras opções mais apropriadas para Sq. Porém as opções que estão mais compatível com o orcamento são estas! :( É como diz o outro, estou caminhado para isso! :)

Ainda tem um Detalhe:

2. Qual será a conexão ideal? Pois 2 bobina de 6 ohns...ligando elas em 2 x 4ohns vamos ter perda, correto? Preciso de uma potencia maior do canal de 4 ohns para empurrar a potencia em 6ohns ? O Projeto é utilizar apenas um sub desses, e um ampli exclusivo que naturalmente ainda não foi definido! Não vamos colocar a carroça na frente dos bois...

Obs: todos nós sabemos que +3db fazem total diferença em um subwoofer, representando o dobro da pressão sonora sobre um com 3db a menos com a mesma potencia RMS. Esse fator altera qualquer resultado e o nosso bravox uxp possui 88db podendo variar para ± 2db....ai que tá a lacuna! Sei que isso influencia mais em projetos SPL/SQPL..mas por via das dúvidas mesmo tendo maior pressão pode ser que tenha maior qualidade(Nar).

Galera, um forte abraço,

Rodrigo Nicácio

edit: 2 x 6ohns e não 2 x 3 ohns como estava anteriormente. Um pequeno mal entendido.[/color]

Postado em

Olha kra UXP nao faz feio no quesito qualidade nao... mas pra finalidade que vc quer acredito eu q seja melhor o NAR!!! vai dahh um puta grave com uma qualidade excelente! ja escutei e aprovo 100%!

Postado em

Eu também acho que o NAR tem um grave mais adequado a projetos de qualidade que o UXP , desde que o NAR seja usado nas condições que favoreça projetos de qualidade , ou seja , caixa adequada a SQ e corte abaixo de 50Hz , se usar de outra forma fica difícil obter bom resultado com ele .

Postado em

Ja tive os dois na mesma caixa, mesmo modulo, mesmo player e tal...

para falar a verdade.. a unica diferença era q o uxp era de 12 e o nar era de 10, e o nar alem de tocar tao bem quanto era muito mais agradavel, com respostas mais rapidas e som mais claro e menos embolado... isso q meu modulo embolava tudo, enfim o NAR acho muito melhor custo beneficio....

Postado em

Tópico interessante! tbem tenho essa dúvida!

Afinal o UXP jah foi extensamente testado e aprovado por muitos e o Nar sw3 ainda é um ilustre desconhecido! Tem uma marca q tem grande respeito pelo NAR1 principalmente, mas ainda não são muitos os sistemas com NAR sw3 (q eu conheça)!

As specs do NAR são mto boas! ótima excursão, um bom Qms, Fs bem baixo.. td indica q ele seria melhor para SQ q o UXP, mas PRINCIPALMENTE em SQ só ouvindo pra saber!

A questão da impedancia eh um pouco chata pq os amps convencionais não prevêm estas impedancias, mas não eh bicho de 7 kbçs naum! são duas bobinas de 6 ohms, logo qqr amp q forneça uma potencia de 400W ou mais a 2 ohms seria adequado ao projeto! o SPX 555 cairia como uma luva, com 250W a 4 ohms e 500W a 2 ohms, se espera algo acima dos 350W em 3 ohms!

Gabriel

Postado em

Tempo atrás tive esta mesma dúvida..

mas como o número de donos de NAR de 300 rms era muito pequeno e tive relatos de que o UXP numa bela caixa faz um belo SQPL optei por eles.

Só no aguardo do módulo para eles começarem a tocar.

Postado em
Ja tive os dois na mesma caixa, mesmo modulo, mesmo player e tal...

para falar a verdade.. a unica diferença era q o uxp era de 12 e o nar era de 10, e o nar alem de tocar tao bem quanto era muito mais agradavel, com respostas mais rapidas e som mais claro e menos embolado... isso q meu modulo embolava tudo, enfim o NAR acho muito melhor custo beneficio....

Nda melhor do que o relato de uma experiência prática.

não são apenas dados técnicos, são conclusões reais constatadas pelo nosso amigo arved. Acho que a resposta dele foi fundamental para nossos critérios. Mesmo o Nar sendo de 10" sobre um Uxp 12" o grave dele é mais macio e agradável, realmente é um forte concorrente do Uxp.

Sobre a impedância não vai ser um impecílio, não será requerido necessariamente canais de * 6 ohns para as bobinas, detalhe fácil de contornar. Mais ainda tenho dúvida nesse ponto.

Em relação ao diametro da bobina, 10" seria melhor do que 12" ? Mesmo estando em um litragem relativamente grande o de 12" ?

[]´s

Rodrigo Nicácio

* = edit: consequencia do engano de achar que as bobinas eram 3 x 3 ohns...correção da pergunta.

Postado em
Olha kra UXP nao faz feio no quesito qualidade nao... mas pra finalidade que vc quer acredito eu q seja melhor o NAR!!! vai dahh um puta grave com uma qualidade excelente! ja escutei e aprovo 100%!

Realmente bsbeats, estou me simpatizando com este sub....

Pelos 90.03db que ele promete fazer deve fazer juz ao parametro e dar um O.O puta dum grave mesmo.

:+1

[]´s

Postado em

mas como o número de donos de NAR de 300 rms era muito pequeno e tive relatos de que o UXP numa bela caixa faz um belo SQPL optei por eles.

hehehe, foi-se mesmo o tempo de luizinho e sua tentativa de surdez.... (spl maniaco)

Postado em

Agora vejam meu caso (até já postei por aí!):

Tinha um NAR 10" 300 6+6, ligado num Punch 300x que mandava 2x150w em 4ohms, cada bobina do sub ligado em cada bridge, certo?

Logo após a instalação o sub batia bobina, mas o problema parecia estar em alguns vazamentos da caixa.

A caixa em questão que optei pra esse sub é uma lateral de fibra selada, de uns 26L.

A minha dúvida é o seguinte: segundo informações de usuários do Fórum, essa caixa é pequena pra esse sub. Então estou pensando mais pra frente em pegar um UXP 10" 4+4, porque além de casar certinho com meu ampli ele pede um volume pequeno, bem próximo ao da minha caixa (queria mantê-la por falta de espaço na mala mesmo).

E aí? Nem tive tempo de observar por completo o comportamento do NAR...

Postado em

Afinal o UXP jah foi extensamente testado e aprovado por muitos e o Nar sw3 ainda é um ilustre desconhecido! Tem uma marca q tem grande respeito pelo NAR1 principalmente, mas ainda não são muitos os sistemas com NAR sw3 (q eu conheça)!

As specs do NAR são mto boas! ótima excursão, um bom Qms, Fs bem baixo.. td indica q ele seria melhor para SQ q o UXP, mas PRINCIPALMENTE em SQ só ouvindo pra saber!

A questão da impedancia eh um pouco chata pq os amps convencionais não prevêm estas impedancias, mas não eh bicho de 7 kbçs naum! são duas bobinas de 6 ohms, logo qqr amp q forneça uma potencia de 400W ou mais a 2 ohms seria adequado ao projeto! o SPX 555 cairia como uma luva, com 250W a 4 ohms e 500W a 2 ohms, se espera algo acima dos 350W em 3 ohms!

Gabriel

Não sei o tamanho do porta-malas que teria que ter, mas 3 sub's destes não conseguiria um casamento de 4 ohms. E um Wharf 999 mandando, não ia alimentar bens os "bixinhos"??? [¨][¨][¨]

Postado em

Gabriel

SPX 555 cairia como uma luva ? Será que alguém se habilita e sugerir mais opções de amplificadores que sejam realmente um "carro chefe" esse termo tá na moda aqui não é...que empurre com categoria esse nar proporcionando uma patamar elevado de qualidade do subwoofer ?

Tem o MTX Thunder 302 já ouvi opniões positivas para este ampli, que ele é bem adequado para subwoofers, esta informação realmente procede?

[]´s

Rodrigo Nicácio

Postado em
Não sei o tamanho do porta-malas que teria que ter, mas 3 sub's destes não conseguiria um casamento de 4 ohms. E um Wharf 999 mandando, não ia alimentar bens os "bixinhos"??? [¨][¨][¨]

Acredite ou naum , mas jah vi dono de spx 999 , colocar um spx-666b e ficar de cara O.O ao ver o spx-666b mais forte....... :legal:

Postado em
Em relação ao diametro da bobina, 10" seria melhor do que 12" ? Mesmo estando em um litragem relativamente grande o de 12" ?

[]´s

Rodrigo Nicácio

No caso eh o diametro do falante naum soh bobina , mas de 10 responde melhor por ser mais leves , e no caso ajuda mto! mesmo os 2 em caixas certas , num tem como o de 10 ganha...... ele tem menor massa movel , velocidade mto maior.....

Postado em
Acredite ou naum , mas jah vi dono de spx 999 , colocar um spx-666b e ficar de cara O.O ao ver o spx-666b mais forte....... :legal:

Opa! O SPX foi levado à garantia e estava com problema no sinal de entrada! E outra coisa o spx 666 estava sem anti-clippig! Soube de td isso semana passada!

Henrique

Postado em
No caso eh o diametro do falante naum soh bobina , mas de 10 responde melhor  por ser mais leves , e no caso ajuda mto! mesmo os 2 em caixas certas , num tem como o de 10 ganha...... ele tem menor massa movel , velocidade mto maior.....

Entendi, ele acaba sendo mais flex que o 12" ....

Eu gosto de curtir um trance a noite... caracteristica do sub favoráveis...batidas rápidas, perfeito, com respostas rápidas como já citaram aqui...

Postado em
Eu também acho que o NAR tem um grave mais adequado a projetos de qualidade que o UXP , desde que o NAR seja usado nas condições que favoreça projetos de qualidade , ou seja , caixa adequada a SQ e corte abaixo de 50Hz , se usar de outra forma fica difícil obter bom resultado com ele .

guga, o corte baixo ainda é limitação nessa linha nova de NARs?

Pessoalmente ouvi o UXP de 12" em baixa bem projetada e o NAR 300W (não lembro se 10" ou 12") em volume menor que o necessário e selada, e achei o resultado melhor pro NAR! Pena que não perguntei qual era o corte do sub...

Esse negócio do corte nos NARs de 300W é minha maior dúvida. Alguém tem mais a dizer sobre isso??

Postado em
SPX 555 cairia como uma luva ? Será que alguém se habilita e sugerir mais opções de amplificadores que sejam realmente um "carro chefe" esse termo tá na moda aqui não é...que empurre com categoria esse nar proporcionando uma patamar elevado de qualidade do subwoofer ?

Tem o MTX Thunder 302 já ouvi opniões positivas para este ampli, que ele é bem adequado para subwoofers, esta informação realmente procede?

[]´s

Rodrigo Nicácio

O 555 foi o primeiro q me ocorreu, ele toca em 2 ohms (ker dizer q em tres vai tocar mais folgado), tem a potencia desejada (>300W@3ohms), a Wharf eh mto bem conceituada, este amp especificamente nunca ouvi, mas td indica q seja realmente bom! É nacional, com assistencia técnica etc etc etc...

Pelo q eu entendi vc ker qualidade, certo? o MTX 3002 não prevê uso abaixo de 4 ohms, logo não eh seguro usá-lo a 3 ohms! Os MTX da nova linha NENHUM me agradou... grave artificial demais, abafado, monotono... pro nivel de qualidade q vc busca, não é apropriado (não conheço este 3002 especificamente, mas ouvi tanto os clsse D qto alguns classe AB da nova linha MTX e oq ganharam na aparencia perderam na qualidade!)

Uma opção possivel seria algum SD, eles tem agradado a quase todos q escutam, apesar do objetivo de mercado ser o trio/SPL o Juliano eh mto cuidadoso com a qualidade de audio de seus produtos, e eles têm sido mto bem avaliados por kem ouve! a kestão de impedancia pode ser discutida com o proprio Juliano adequando um amp perfeitamente ao seu caso! O custo eh baixo oq pode se tornal upgrades em outras áreas do setup!

Procure amps Kicker ou RF... não conheço mto essas marcas, mas possuem amps primorosos para graves, com alta potencia e uma qualidade mto interessante!

Gabriel

Postado em

hehehe, foi-se mesmo o tempo de luizinho e sua tentativa de surdez.... (spl maniaco)

Rs...

mas se eu contar que vão ser 3 ou 4 UXP de 12, posso continuar sendo um SPL BOY????

Postado em

Ótimo, Mto obrigado pelos retornos, com certeza contrbuiu para formar minha opnião. Só um detalhe que ainda não ficou esclarecido:

Subwoofer em questão: Nar Bobina Dupla: 2 x 6 ohns 150wmrs cada bobina.

Qual vai ser o valor da potencia fornecida diante desta circuntância:

1 bridge fornece 150wrms em 4 ohns.

uma bobina do Sub operando em 6 ohns de 150wrms esta interligada neste canal.

Consequentimente a bobina vai receber uma potencia maior que 150wrms certo?? Espero que eu não esteja fazendo confusão! ;) Será que é o oposto disso? viche, só vcs para me ajudarem.

obs: Gabriel, obrigado pela sua conclusão, mas peço disculpas pois acabei fazendo confusão com as specs da bobina, não são 2 x 3ohns e sim 2 x 6ohs. Mas o seu parecer sobre os ampli´s é bem válido vou considerar isso. Obrigado novamente.

[]´s

Rodrigo Nicácio

Postado em

opa!, esse topico mto me interessa!

final do ano quem sabe um sistema novo e to p/ pegar o UXP12 msm, e empurrar com o MTX4002/1 (alguem sabe c sao bons mesmo) ou se nao conseguir ele vai ser com um Banda Vento antigo.

minha vontade eh fazer um sqpl (digo isso pq quero uns graves mais fortes q dos sq convencionais), e conforme o pessoal postar as opiniões aki eu vo de NAR12sw3 q eu ja tinha olhado.

Postado em
Ótimo, Mto obrigado pelos retornos, com certeza contrbuiu para formar minha opnião. Só um detalhe que ainda não ficou esclarecido:

Subwoofer em questão: Nar Bobina Dupla: 2 x 6 ohns 150wmrs cada bobina.

Consequentimente a bobina vai receber uma potencia maior que 150wrms certo?? Espero que eu não esteja fazendo confusão! ;) Será que é o oposto disso? viche, só vcs para me ajudarem.

obs: Gabriel, obrigado pela sua conclusão, mas peço disculpas pois acabei fazendo confusão com as specs da bobina, não são 2 x 3ohns e sim 2 x 6ohs. Mas o seu parecer sobre os ampli´s é bem válido vou considerar isso. Obrigado novamente.

[]´s

Rodrigo Nicácio

Sim, vc fez confusão...

os "ohms" são a impedancia da bobina... algo MTO parecido com a resistencia, se comporta da mesma forma! representa a "carga" do subwoofer... pra amplificador naum existe altofalante, só uma carga...

Qto maior a impedancia menor a potencia fornecida pelo amp... pois a carga será maior... a corrente q o amplificador fornce para "empurrar" o sub eh a msm em qqr impedancia, como:

P=I/R

onde: P = potencia / I = corrente / R = carga ou impedancia

(aki tbem terá a tensão envolvida... mas o exemplo eh simplista e ilustrativo!)

se eu aumento a impedancia fica bem óbvio q a potencia cai, eu estaria dividindo por um numero maior ;)

Minha proposta de amp foi justamente pensando em 6+6ohms... eu citei no meu 1º post q o NAR era 6+6!!!

o 555 "cairia como uma luva" pois possui 1 bridge de 250W a 4 ohms ou 500W a 2 ohms! logo vc faria a ligação das bobinas do NAR em paralelo, esta configuração faz com q a impedancia total caia, no caso, para 3 ohms, uma carga mto bem aceitável para este amp! por simples lógica da pra chutar uma potencia de 375W em 3 ohms, oq na minha opinião seria ideal!

como disse há outras opções talvez melhores q o spx, mas do q EU conheço naum sei de uma opção com um custo x beneficio mais interessante!

Continuo recomendando procurar Kicker e RF q toquem bem este sub! de preferencia usados... ai sim teria um custo x beneficio excelente!!!!

Gabriel

Postado em
Agora vejam meu caso (até já postei por aí!):

Tinha um NAR 10" 300 6+6, ligado num Punch 300x que mandava 2x150w em 4ohms, cada bobina do sub ligado em cada bridge, certo?

Logo após a instalação o sub batia bobina, mas o problema parecia estar em alguns vazamentos da caixa.

A caixa em questão que optei pra esse sub é uma lateral de fibra selada, de uns 26L.

A minha dúvida é o seguinte: segundo informações de usuários do Fórum, essa caixa é pequena pra esse sub. Então estou pensando mais pra frente em pegar um UXP 10" 4+4, porque além de casar certinho com meu ampli ele pede um volume pequeno, bem próximo ao da minha caixa (queria mantê-la por falta de espaço na mala mesmo).

E aí? Nem tive tempo de observar por completo o comportamento do NAR...

Moska, quanto mais baixa a frequencia do sub maior deve ser o volume da caixa, portanto o sub uxp não exige frequencia tão baixa para descer bem como exige o Nar. Tem um pouco de fundamento no que vc falou...mas ainda há controversias!

Vc não vai ficar satisfeito com caixa de volume tão baixo. Vai deixar muito a desejar. Ocorre o seguinte, as ondas emitidas do lado de traz do sub são de polaridades inversas as ondas emitidas pela frente do sub, uma anula a outra devido a curto espaço. A Caixa acustica serve para evitar isso. Um box com volume baixo demais gera uma frequência de sintonia alta, prejudicanto a resposta provocando distorções!! E necessário um espaço maior (volume maior) para as radiaçõe se defasarem 100%.

Vc pode amenizar o problema com os Uxp mas o mal vai continuar.... também tem outro ponto negativo...vc diminuia a vida útil do seu sub e aumenta a chance dele queimar. Pense bem, estude outras possibilidades.

Francamente e com todo respeito, o seu Nar deve esta uma porcaria nessas condições.. :banghead

Sei que são forças das circunstâncias e vc n tem culpa, mas assim vc vai ter é stress em vez de anti-stress, da um jeito ai! hehe

[]´s

Rodrigo Nicácio

Postado em

Subwoofer em questão:  Nar Bobina Dupla: 2 x 6 ohns 150wmrs cada bobina.

Consequentimente a bobina vai receber uma potencia maior que 150wrms certo??  Espero que eu não esteja fazendo confusão!  ;) Será que é o oposto disso? viche, só vcs para me ajudarem.

[]´s

Rodrigo Nicácio

Sim, vc fez confusão...

os "ohms" são a impedancia da bobina... algo MTO parecido com a resistencia, se comporta da mesma forma! representa a "carga" do subwoofer... pra amplificador naum existe altofalante, só uma carga...

Qto maior a impedancia menor a potencia fornecida pelo amp... pois a carga será maior... a corrente q o amplificador fornce para "empurrar" o sub eh a msm em qqr impedancia, como:

P=I/R

onde: P = potencia / I = corrente / R = carga ou impedancia

(aki tbem terá a tensão envolvida... mas o exemplo eh simplista e ilustrativo!)

se eu aumento a impedancia fica bem óbvio q a potencia cai, eu estaria dividindo por um numero maior ;)

Minha proposta de amp foi justamente pensando em 6+6ohms... eu citei no meu 1º post q o NAR era 6+6!!!

o 555 "cairia como uma luva" pois possui 1 bridge de 250W a 4 ohms ou 500W a 2 ohms! logo vc faria a ligação das bobinas do NAR em paralelo, esta configuração faz com q a impedancia total caia, no caso, para 3 ohms, uma carga mto bem aceitável para este amp! por simples lógica da pra chutar uma potencia de 375W em 3 ohms, oq na minha opinião seria ideal!

como disse há outras opções talvez melhores q o spx, mas do q EU conheço naum sei de uma opção com um custo x beneficio mais interessante!

Continuo recomendando procurar Kicker e RF q toquem bem este sub! de preferencia usados... ai sim teria um custo x beneficio excelente!!!!

Gabriel

Qual seria a opção mais indicada para ligar as bobinas? eu entendi que quanto menos a impedancia, maior é a potencia fornecida pelo amplificador. Até ai tudo bem. Não entendi ainda o meu exemplo:

uma bobina do sub (150wrms 6 ohns), ligada em um bridge de 150wrms 4onhs do ampli.

qual é o resultado disso ? a carga(impedancia) é menor que a carga exigida pelo subwoofer para tocar em 6 ohns, portanto a potencia da bridge de 150wmrs em 4 ohns não sera suficiente para empurrar os 150 da bobina que são de 6 ohns, correto?

então os 150 wrms a 4 ohns vão se resultarem em : 150/4=37,5.

Cada ohns equivale a 37,5wrms signififca que eu estou perdendo 2x37,5wrms e a bridge de 150wmrs 4ohns vai resultar em 75wrms 6ohns para a bobina em questão.

será que entendi bem agora?

[]´s

Rodrigo Nicácio.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...