Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felzero

Melhorando Os Subs.

Recommended Posts

Postado em

Tava lendo sobre assunto DUTADA x SELADA.

Artigo comenta que eh mais dificil conseguir fazer uma dutada , tocar tao bem quanto uma selada, pois dutada normalmente dao picos.

Tem isso no subforum HOT TOPICS.

Vou explicar para voces terem ideias junto comigo :-)

Por exemplo meu sistema fidido pobre edition.

Tenho duas caixas com 2 cruzader de 250W Rms,

a Caixa é de 45 Litros, dutada duto de 7Cm de diametro por 30,5 de comprimento.

A FB ( Frequencia de Resonancia da caixa é 27 Hz ) .

Logo assim vamos aos dados,,

Caixa FB 27 Hz / 45 litros / dutada.

Sub Cruzader 12" VAS 100L , FS 29Hz , Qts 0,69 ,

O resultado dela fica assim.

Pico entre 40 e 60Hz +4 Db ( horrivel neh? ) embola com certeza.

cruzaderdutadajs7.th.jpg

Eu pegando um Sub UXP 12" D4. VAS 69 , FS 32Hz, qts 0.49

o resultado fica assim.

Pico entre 50 a 70Hz +1 Db. ( BEM melhor né? acho que nao embola )

uxpdutadaag9.th.jpg

Agora o que eu quero comprar Pioneer TS-W306C. VAS 55.6L , FS 32,6 , Qts 0.42

Impressionante né? E o mesmo preco ou mais barato que o UXP.

O resultado Vualá , sem Picos em frequencia nenhuma, será q esse sub é bom mesmo?

pioneerdutadamn2.th.jpg

Estou louco para comprar este sub, no paraguai custa 85 Dolares, aqui no brasil custa R$290 reais. na som Curitiba. e o UXP 12" custa isso em media no mercadolivre. Ambos UXP e Pioneer 400W RMS , porem pioneer tem apenas 2 modelos Bobina Simples de 4 Ohms, ou bobina dupla de 4ohms tambem, (otimo para casar com meu modulo que dá 400 W rms em 2ohms).

Segue a foto.

tsw306c.jpg

Mas oque eu quero dizer no final é que sim o SUB faz a diferenca, nao apenas a caixa, sera que desta forma, o Sub da Pioneer 12" numa dutada sem picos eu consigo velocidade e ataque rapido como Seladas ? Este sub Pioneer é melhor do que o UXP de 12"D4 ?

Abracos.

Postado em

cara, jah tive essa mesma duvida q voce.. ha mto tempo eu li uns topicos q falavam q esses subs eram bem parecidos, mto msm, ateh a litragem das caixas. algus gostavam mais do uxp outros do pioneer, mas ninguem chegou a uma conclusao.

eu acabei por optar pelo uxp msm, por causa da garantia bravox q eh nacional e acredito eu mais facil de ser acionada.

tb to no aguardo de um parecer mais "tecnico" dos experts do forum aki ahehae

Postado em

levando em conta que o grafico que voce vai olhar nao é o de ganho (dbs), mas sim do de "group delay" :P

etsando abaixo de 30 ms o ouvido nao percebe muito bem o sub embolando... mas ainda assim, quanto mais baixo for, melhor

ja é um parametro pra dizer se o sub vai tocar embolado ou não... aí faores como o amplificador entram na história pra piorar ou melhorar isso :P

no fim das contas, como disse o working man: isso é um cobertor curto, ou desce, ou é rapido.

voce ao projetar uma caixa tem que procurar uma relação delay x "oquantodesce" que te agrade....

paulo

Postado em
cara, jah tive essa mesma duvida q voce.. ha mto tempo eu li uns topicos q falavam q esses subs eram bem parecidos, mto msm, ateh a litragem das caixas. algus gostavam mais do uxp outros do pioneer, mas ninguem chegou a uma conclusao.

eu acabei por optar pelo uxp msm, por causa da garantia bravox q eh nacional e acredito eu mais facil de ser acionada.

tb to no aguardo de um parecer mais "tecnico" dos experts do forum aki ahehae

Pois eh , grande duvida.

Mas eu vou arriscar no Pioneer, tudo bem concordo com o Esquizzito, que ele comenta que é a caixa que te agrada, nela vc define a velocidade, mas nao existe caixa nenhuma q me agrade com o Cruzader, ou um 2K.

Entaum vamos filosofar hahha, se nao tem cura, entaum compre o teoricamente melhor depois corra atras do que voce pode adaptar (caixa).

O Pioneer tem um monte de viadagem de estrutura , igual e ateh meio parecido na formado aos UXP.

Porem ao um fator indiscutivel, como QTS mais baixo , e VAS mais baixo tmb, o FS eh parecido.

Eu vou comprar o Pioneer para ver o q dah, ou aguardar até alguem do forum escrever alguma conclusao que seja mensuravel.

Postado em

Mensurar timbre é um cadinho complicado, rapaz... Impossível não é, mas no mínimo caro.

Se por algum acaso esse quesito lhe importar, vá de UXP. E não se engane com o SPL, um par de 12" faz um estrago meio monstro bem alimentado/encaixotado.

Abraço

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...