Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Cabo Cat5e

Recommended Posts

É galera... no sábado, estávamos eu, tiba, carlos e mário batendo papo, e então falamos naquele interconect que o Xmax postou no site dele, usando alma de cabo de rede... aí veio a idéia de brincar um pouco, montar um cabinho pra testar... aí o cabinho, 2 pares trançados por canal...

p7290137jm0.jpg

E aí está a vítima (meu carro, sujo que só vendo)

p7290139ud1.jpg

Frente à frente o RGC levou um pau feio nos agudos e médios mais altos! Soou extremamente fechado diante do RGC. Já o CAT5 perdeu nos médio-graves e nos graves. O RGC tem muito mais corpo.

Sendo assim, montei um pra mim, com 1,5 metro, usando 4 pares por canal, que vai alimentar os tweeters... segue um passo a passo. A montagem é bem mais trabalhosa que o RGC.

Os conectores Santo Ângelo

p7290140so1.jpg

Separando os coloridos (que serão o sinal), e brancos (que serão o terra)

p7290143dy3.jpg

Torcendo e estanhando

p7290147bp1.jpg

Soldando

p7290151oi9.jpg

Ponta terminada

p7290149xa2.jpg

Unindo os cabos, para a blindagem, com tiras de papel alumínio.

p7290152gw5.jpg

continua

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cabo deve ser enrolado com as tiras de papel. Usei tiras de 1cm de largura. Nas emendas basta sobrepor a ponta da prõxima tira e travar com fita isolante.

p7290153tg2.jpg

Enrole bem a ponta de um fio fino, dando contato ao papel alumínio, dos dois lados. Isto servirá para aterrar a blindagem.

p7290156lq8.jpg

Passando o fio por dentro do conector, para soldá-lo ao terra do cabo.

p7290157ik1.jpg

Do outro lado do cabo também

p7290158aq6.jpg

Tudo soldado, basta recobrir bem com fita isolante pra proteger o aterramento e dar uma aparência melhor ao cabo.

p7290160dq0.jpg

Detalhe: Quem usar CAT6 que tenha blindagem com fita de alumínio internamente, pode aterrar esta blindagem e não usar o papel alumínio por fora.

A montagem é simples, não tem complicações técnicas, basta ter boa noção e saber soldar. Mas é bem trabalhoso.

Fica a dica pra quem tá afim de um cabo mais aberto, e não se incomoda de perder um pouco de força no médio grave. O que eu fiz com 4 pares tende a ser pior ainda nos graves, mas muito melhor nos agudos. Fica a critério de cada um montar o de 2 ou 4 pares.

O cabo usado foi o AMP no de 2 pares. O que eu usei no 4 pares eu esqueci a marca. Todos os condutores são de cobre (mais que importante!)

Divirtam-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse assunto muito me interessa...

Kleber, vc chegou a testar com um comprimento maior (tipo 3m), só por curiosidade, pra ver o desempenho é equivalente?

Cara quanto a brindagem, vc poderia derrepente usar um cabo SCTP é o mesmo cabo, só que blindado (muito usado em area industrial) é um pouco mais difícil de encontrar e mais caro também...

Se vc não encontrar, porém estiver afim de testá-lo de dê um retorno que semana que vem eu estou retornando de férias eu vejo se encontro (trabalho na área) e te envio um pedaço p/ vc testar e comparar.

Sds,

Adriano.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, vc chegou a testar com um comprimento maior (tipo 3m), só por curiosidade, pra ver o desempenho é equivalente?

Cara quanto a brindagem, vc poderia derrepente usar um cabo SCTP é o mesmo cabo, só que blindado (muito usado em area industrial) é um pouco mais difícil de encontrar e mais caro também...

Se vc não encontrar, porém estiver afim de testá-lo de dê um retorno que semana que vem eu estou retornando de férias eu vejo se encontro (trabalho na área) e te envio um pedaço p/ vc testar e comparar.

Sds,

Adriano.

O primeiro tinha 2 metros e pouco... o segundo tem 1,5m. A diferença pelo tamanho não deve assustar não. O ideal é ter cabos curtíssimos.

Quanto ao industrial, eu nunca achei... com blindagem foi só o CAT6E mesmo, que eu uso aqui no escritório. O pedaço que sobrou eu usei pra puxar um ponto de rede pro quarto da minha irmã... queria ter usado o CAT6, mas paciência.

No momento eu nem tenho muito como montar outro cabo pra comparar, mas se quiser enviar eu monto quando tiver um tempinho. Diz quanto custa o metro e a EN q eu te deposito.

Compartilhar este post

Link para o post

Sds,

Adriano.

O primeiro tinha 2 metros e pouco... o segundo tem 1,5m. A diferença pelo tamanho não deve assustar não. O ideal é ter cabos curtíssimos.

Quanto ao industrial, eu nunca achei... com blindagem foi só o CAT6E mesmo, que eu uso aqui no escritório. O pedaço que sobrou eu usei pra puxar um ponto de rede pro quarto da minha irmã... queria ter usado o CAT6, mas paciência.

No momento eu nem tenho muito como montar outro cabo pra comparar, mas se quiser enviar eu monto quando tiver um tempinho. Diz quanto custa o metro e a EN q eu te deposito.

No meu caso o cabo tem de ser mais comprido mesmo porque o meu amp (jcv 6700) vai ficar na mala, não cabe embaixo do banco...

Vou tentar encurtar o máx. possível (tipo passando os cabos pelo meio do carro).

Eu liguei prum camarada meu e ele vai verificar se tem o cabo .

Derrepente eu até monto e te envio pra testar...

Tô montando meu som às escuras preciso de outras opiniões, estou utilizando do acervo do fórum p/ me orientar...

No estado do Rio a galera só curte trio...

Vou utilizar de DIY o máx que puder, 1º por custo e 2º porque gosto.

É como o ditado: "Se quer bem feito faça vc mesmo."

"Diga não aos estaladores"... hehehehe...

Depois (pra não atrapalhar o tópico) eu gostaria de trocar umas ideias contigo e com sobre distribuição de energia e filtros...

Sds,

Adriano.

Compartilhar este post

Link para o post

o seu Krébi,

Não era pra deixar apenas um lado aterrando o papel alumínio?

Pelo menos testa, no meio da música corta o fiozinho do lado do amp, hehehe.

abraço cara

Compartilhar este post

Link para o post
o seu Krébi,

abraço cara

Mas qual seria a vantagem?

Compartilhar este post

Link para o post

bem, creio que se tiver uma DDP entre os dois pontos em que ligares os cabinhos vai circular uma corrente pelo mesmo, criando o campo mag que a gente tanto odeia...

Compartilhar este post

Link para o post

Da forma que tah soldado vc nao uniu o terra dos 2 cabos pelo fiozinho azul e pela blindagem de papel aluminio? Era essa a intenção?

Compartilhar este post

Link para o post
bem, creio que se tiver uma DDP entre os dois pontos em que ligares os cabinhos vai circular uma corrente pelo mesmo, criando o campo mag que a gente tanto odeia...

Ah tá... Até pensei nisto, mas desencanei pq essa "malha" esté em paralelo com o terra trançado... se houver um DDP eu creio que ela preferirá os condutores internos... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Da forma que tah soldado vc nao uniu o terra dos 2 cabos pelo fiozinho azul e pela blindagem de papel aluminio? Era essa a intenção?

Na hora de montar eu olhei e pensei "pow, vou fazer cruzado...". E fiz... foi intencional mesmo... :vts . No caso, dentro do próprio aparelho (player, amp e etc), os terras já são interligados.

Compartilhar este post

Link para o post

show de bolas esses teste e dicas q vc dá....

KLEBER ESSE ESKEMA DO FIO P/ ATERRAMENTO PODE SER FEITO NO RGC???

SERIA BOM ENVOLVE-LO COM PAPEL ALUMINIO TBM???

PQ TO USANDO ELE NO MEU CARRO E TA COM RUIDO E DISSERAM P/ ATERRAR A PONTA NA CARCAÇA DO PLAYER SÓ Q COMO MONTEI ELE Ñ ESSE FIO P/ ATERRAMENTO...

SERIA NECESSARIO FAZER EM TODAS AS PONTAS RCA???

Compartilhar este post

Link para o post
o seu Krébi,

abraço cara

:+1

quando eu usava xinglings, aterrando as 2 pontas, surgia um ruído do motor

era só tirar um lado do aterramento q parava

Compartilhar este post

Link para o post

Kleberpa???

Eu tenho alguns metros de CAT6 Aqui sem usar, se quiser é só passar pra pegar (tô em taguá).

Mp.

Compartilhar este post

Link para o post

Pq o corte não poderia ser do lado do player? rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

PQ TO USANDO ELE NO MEU CARRO E TA COM RUIDO E DISSERAM P/ ATERRAR A PONTA NA CARCAÇA DO PLAYER SÓ Q COMO MONTEI ELE Ñ ESSE FIO P/ ATERRAMENTO...

Pode até melhorar, mas acho que não resolve...

O melhor mesmo é testar com o cabo passando por fora do carro... se não der ruído, é porque está próximo de algo eletrônico. Aí é só evitar essa proximidade e repassar o carro...

Compartilhar este post

Link para o post
Pq o corte não poderia ser do lado do player? rsrs

É o q estou querendo mesmo... só vou puxar a alimentação do amp.

MPlove, vou ver aqui, se der eu pego o cabo! Valeu mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta puxar o negativo do player lá do borne do amplificador... um fiozinho de 2,5mm já tá mais que suficiente. Se o ruído for causado por loop de terra vc já resolve.

Se for o cabo pegando interferência mesmo, aí o papel alumínio pode ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post
Ah tá... Até pensei nisto, mas desencanei pq essa "malha" esté em paralelo com o terra trançado... se houver um DDP eu creio que ela preferirá os condutores internos... :vts

É mais fácil de captar ruídos com a malha duplamente aterrada...

Compartilhar este post

Link para o post

Depende tb muito da marca, os furukawa são ok, agora tem umas aí q destroem o som e olha q comprei o cat6 pra falantes, ficou um coco, no sub ficou show.

Compartilhar este post

Link para o post
É mais fácil de captar ruídos com a malha duplamente aterrada...

Se houver diferença de potencial aí é inevitável mesmo... aliás, é inevitável até a queima dos microfusíveis da saída RCA, senão da própria trilha da placa. Aí neste caso teríamos a DDP no próprio condutor que fica trançado com o fio que carrega o sinal. A malha lá em cima é uma segunda blindagem apenas, já que o próprio trançamento já possui grande imunidade aos ruídos... Creio eu que neste caso não seria tão traumático ter uma malha aterrada em 2 pontos.

Compartilhar este post

Link para o post
Depende tb muito da marca, os furukawa são ok, agora tem umas aí q destroem o som e olha q comprei o cat6 pra falantes, ficou um coco, no sub ficou show.

Putz, mas pra falantes a altíssima capacitância em paralelo com a carga acaba atrapalhando mesmo (apesar de tanto falarem que a capacitância é o de menos, o que importa é a indutância). Pra falantes eu não usaria não (a não ser que pegasse um bom cabo, com menor capacitância entre os fios). Aliás, nem pra sub, pois cabos litz não são muito recomendáveis pra graves... tem a natural tendência a perder corpo nos graves, o que é observável nos cabos de sinal litz também. Pra vias que trabalhem com baixas frequencias eu sou mais fã de fios sólidos ou no máximo o arranjo cruzado (caso do cordflex que o pessoal tanto usa) pra baixar a indutância do charuto. Arame farpado eu já não curto muito, pode espetar a bunda do passageiro... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta puxar o negativo do player lá do borne do amplificador... um fiozinho de 2,5mm já tá mais que suficiente. Se o ruído for causado por loop de terra vc já resolve.

kleber SOU MEIO GROSSO NESSE ASSUNTO TO APRENDENDO TUDO POR AKI O Q SERIA O BORNE DO AMPLI...

E ESSE FIO EU TENHO Q LEVAR DO MODULO E LIGAR NA CARCAÇA DO PLAYER O DIRETO NO NEGATIVO DO PLAYER

DESCULPE A IGNORANCIA ...VIVENDO E APRENDENDO

Compartilhar este post

Link para o post

kleber SOU MEIO GROSSO NESSE ASSUNTO TO APRENDENDO TUDO POR AKI O Q SERIA O BORNE DO AMPLI...

E ESSE FIO EU TENHO Q LEVAR DO MODULO E LIGAR NA CARCAÇA DO PLAYER O DIRETO NO NEGATIVO DO PLAYER

DESCULPE A IGNORANCIA ...VIVENDO E APRENDENDO

Borne é onde vc liga os cabos... esquece carcaça do player, puxa um fio lá do negativo do módulo e traz até a frente, substituindo o negativo do player por ele... onde havia o fio preto que vinha do chicote vc substitui por este, assim o player fica aterrado no mesmo ponto do amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...