Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SeMnOçÃo

Subwoofer Passivo Residencial

Recommended Posts

Prezados Amigos,

Estou em vias de iniciar a construção do subwoofer para meu hometheater, e vou utilizar dois Keybass Panther de 12" em um gabinete hibrido, onde poderei utilizar o mesmo tanto selado quanto dutado.

De acordo com simulação no WinIsd, e indicação de amigos, a caixa selada seria 63 L e a dutada 90 e poucos litros, então como o meu principal objetivo é a qualidade na reprodução musical optei pelo gabinete de 63 L. Porém quero colocar um duto que vai ser vedado para ouvir música, mas quando for ver filmes e músicas com maior spl como techno e etc, destamparia-o.

A minha pergunta é:

Tendo em vista que o gabinete terá 63 L livres, qual seria o tamanho do duto correto para obter uma sintonia onde pudesse ter um bom spl para filmes e músicas eletrônicas, hip hop, e todos esses estilos pancadão?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue as medidas para vossos comentários:

Volume Livre: 126 L

Volume Bruto: 156 L ( 126 L + 6 L dos dois subs + 4 L dos dutos + 2 L da madeira frontal que vou usar para rebaixar os subs + 2 L da madeira central que dividirá as duas câmaras + 5 L dos outros 4 reforços vazados ( 2 em cada câmara ) + 5 L do tecido fono absorvente ( 2,5 L em cada camara ).

Medidas Externas:

Altura: 135,3 cm

Profundidade: 37 cm

Largura: 40 cm

Madeira: MDF 2 cm

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Não querendo abusar, mas pretendo comprar o material hoje de tarde... então se puderem ajudar rapidim eu agradeço! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz... faz apenas dutada mesmo. 90L eu acho demais... mas vá lá... sintoniza mais alto, por volta dos 40Hz. Lembre-se que o tamanho da sua sala é fator determinante na resposta aos graves...

Compartilhar este post

Link para o post
Rapaz... faz apenas dutada mesmo. 90L eu acho demais... mas vá lá... sintoniza mais alto, por volta dos 40Hz. Lembre-se que o tamanho da sua sala é fator determinante na resposta aos graves...

Amigo Kleber,

Vou fazer somente selada mesmo, estava pensando em inicialmente colocar 63 L livres ( os 90L seriam somente se fosse dutado, que não é o caso ) para cada sub... quero que ele desça bastante e bem plano para uma boa reprodução musical, e creio que o spl ( por volta de 70~80 hertz ) dele seja suficiente nesse meu ambiente inicial de 11m2.

Na sua opinião, esses 63L livres são suficientes?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo Kleber,

Vou fazer somente selada mesmo, estava pensando em inicialmente colocar 63 L livres ( os 90L seriam somente se fosse dutado, que não é o caso ) para cada sub... quero que ele desça bastante e bem plano para uma boa reprodução musical, e creio que o spl ( por volta de 70~80 hertz ) dele seja suficiente nesse meu ambiente inicial de 11m2.

Abraços!

Sim, com certeza são suficientes.

Selado vai te surpreender também... o reforço em baixas frequências vai depender da sua sala, mas a resposta é bem plana, melhor que ficar suando até achar a sintonia pro sub.

Lá em casa eu to pra começar o meu sub também... só que vou fazer um air coupler... não comecei ainda por preguiça, pq toda a madeira já está lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo Kleber,

Abraços!

Selado vai te surpreender também... o reforço em baixas frequências vai depender da sua sala, mas a resposta é bem plana, melhor que ficar suando até achar a sintonia pro sub.

Lá em casa eu to pra começar o meu sub também... só que vou fazer um air coupler... não comecei ainda por preguiça, pq toda a madeira já está lá.

Amigo Kleber,

Hoje peguei os subs nas mãos, maior vontade de ouvir! Só liguei no power para ver as crianças mexendo...

O que pretendes fazer em sua casa?

Cara só tenho mais um favor a te pedir, pois eu questionei no HT forum sobre o assunto, mas ao contrário de você ainda não comprei a madeira, e tenho que passar as medidas para meu avô ( e patrocinador ) que irá comprar a madeira amanhã.

No exemplo citado na minha segunda mensagem fiz os cálculos totais para o volume livre da caixa, que seriam os 126 + todos os volumes extras ( subs e etc ) que totalizariam 156 L totais no gabinete, e para conseguir tal volume as medidas que obtive pelo cálculo do site da bravox foram:

Medidas Externas:

Total: 156L

Porém um amigo meu disse que o cálculo seria simplesmente A x L x P dividido por 1000. Tendo essa fórmula como exemplo, para conseguir os 156 L precisaria de:

Altura:105,5 cm

Profundidade:37 cm

Largura:40 cm

Total: 156 L

Só o que eu achei estranho na fórmula usada pelo meu amigo é que ele seque menciona a espessura da madeira...

Sendo assim, se você puder confirmar qual o modo certo de calcular a caixa, eu fico muito agradecido! Se puderes explicar também o porque, também será útil, pois poderei compartilhar com os amigos do outro fórum.

Csds

Diego Jesus

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo Kleber,

Abraços!

Amigo Kleber,

Hoje peguei os subs nas mãos, maior vontade de ouvir! Só liguei no power para ver as crianças mexendo...

O que pretendes fazer em sua casa?

Cara só tenho mais um favor a te pedir, pois eu questionei no HT forum sobre o assunto, mas ao contrário de você ainda não comprei a madeira, e tenho que passar as medidas para meu avô ( e patrocinador ) que irá comprar a madeira amanhã.

No exemplo citado na minha segunda mensagem fiz os cálculos totais para o volume livre da caixa, que seriam os 126 + todos os volumes extras ( subs e etc ) que totalizariam 156 L totais no gabinete, e para conseguir tal volume as medidas que obtive pelo cálculo do site da bravox foram:

Medidas Externas:

Total: 156L

Porém um amigo meu disse que o cálculo seria simplesmente A x L x P dividido por 1000. Tendo essa fórmula como exemplo, para conseguir os 156 L precisaria de:

Altura:105,5 cm

Profundidade:37 cm

Largura:40 cm

Total: 156 L

Só o que eu achei estranho na fórmula usada pelo meu amigo é que ele seque menciona a espessura da madeira...

Sendo assim, se você puder confirmar qual o modo certo de calcular a caixa, eu fico muito agradecido! Se puderes explicar também o porque, também será útil, pois poderei compartilhar com os amigos do outro fórum.

Csds

Diego Jesus

O jeito certo é a medida interna, ou seja, descontando a madeira. Pode confiar no site da bravox, ou mesmo usar a fórmula do seu amigo, considerando os descontos (diâmetro x 2 na largura, altura e profundidade).

Eu não faaria essa torre não, pois pra ficar legal é preciso saber reforçar a caixa, literalmente fazer um esqueleto para ela. Tente deixá-la o mais quadrada possível, é claro, até o ponto que ela caiba na sua sala.

Se a caixa só tiver cortes retos, vc pode comprar o MDF em uma madeireira que faça o corte pra vc, segundo um plano... basta levar a medida exata de cada pedaço, que eles entragam cortado com extrema precisão. Economiza umas horas de trabalho!

De resto, tente colocar a caixa no canto da sala... melhora muito o SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Kleber,

Realmente não entendi o que quer dizer diâmetro x2 na largura...

Creio que o site da bravox seja bem diferente da fórmula do Renato, pois na da bravox para ter 156 litros preciso de 135,3 cm de altura e na do Renato 105,5 cm.. é uma grande diferença de 30cm O.O

Quanto aos reforços pode ficar tranquilo pois já vi como é feito nos gabientes do Renato ( www.mrweb.com.br/fvm ), e já até calculei o volume ocupado pelos mesmos para adicionar litragem na caixa...

Na caixa vai ser só corte reto mesmo, já vou comprar cortada, agora falta parafusos, massa de calafetar, feltro de algodão para o amortecimento interno e etc...

Só falta a altura correta para os 156 L, se é a da bravos com 135,3 cm ou a da fórmula que dá 105,5 cm.

Valeu muito pela força!

Abraços! []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo Kleber,

Realmente não entendi o que quer dizer diâmetro x2 na largura...

Creio que o site da bravox seja bem diferente da fórmula do Renato, pois na da bravox para ter 156 litros preciso de 135,3 cm de altura e na do Renato 105,5 cm.. é uma grande diferença de 30cm O.O

Quanto aos reforços pode ficar tranquilo pois já vi como é feito nos gabientes do Renato ( www.mrweb.com.br/fvm ), e já até calculei o volume ocupado pelos mesmos para adicionar litragem na caixa...

Na caixa vai ser só corte reto mesmo, já vou comprar cortada, agora falta parafusos, massa de calafetar, feltro de algodão para o amortecimento interno e etc...

Só falta a altura correta para os 156 L, se é a da bravos com 135,3 cm ou a da fórmula que dá 105,5 cm.

Valeu muito pela força!

Abraços! []-[]

Epa... qual das caixas do renato vc vai copiar?????

Por acaso seria a TOR???? Ela não é uma dutada não, é uma LT.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele vai fazer algo bem parecido com o novo projeto do renato...

2x NAR 12SW3 em selada!

esse projeto ainda naum tah no site!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

2x NAR 12SW3 em selada!

Gabriel

Quase exatamente aquela mesmo amigo Subsonic!

Pelo site acho que o projeto mais parecido seria o BAF!

Vou utilizar aquele tipo de gabinete, reforços e etc, porém com os subs Keybass antigos, e estou penando com essa duvida boba de litragem que bateu na hora de calcular...

Qual deverá ser a altura do gabinete para obter os 152 L ( 156 menos os 4 litros dos dutos que não irei mais utilizar, hehehe), considerando o mesmo com 40cm de largura e 37cm de profundidade?

Só preciso dessa simples resposta, levando em consideração, que essas são medidas externas!

Só falta isso [^] !

Abraços! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

2x NAR 12SW3 em selada!

Gabriel

Quase exatamente aquela mesmo amigo Subsonic!

Pelo site acho que o projeto mais parecido seria o BAF!

Vou utilizar aquele tipo de gabinete, reforços e etc, porém com os subs Keybass antigos, e estou penando com essa duvida boba de litragem que bateu na hora de calcular...

Qual deverá ser a altura do gabinete para obter os 152 L ( 156 menos os 4 litros dos dutos que não irei mais utilizar, hehehe), considerando o mesmo com 40cm de largura e 37cm de profundidade?

Só preciso dessa simples resposta, levando em consideração, que essas são medidas externas!

Só falta isso [^] !

Abraços! :rever1:

Ok, internamente ela tem que ter 36x33x128.

Aí vc soma a madeira... livre, interno, são essas medidas. O resto vc adiciona pra permitir o encaixe das madeiras.

Compartilhar este post

Link para o post

Um detalhe... uma caixa dessas, alta e com base estreita assim vai sofrer, mesmo com muito reforço... Simplesmente ela vai "balançar" nos graves, a não ser que vc faça uma caixa de areia na parte de baixo, pra ela ganhar MUITOS quilos na base.

Eu faria esta caixa com 50 de largura, 50 de altura e 61 de profundidade (internos). Dá os 152L e não fica tão grande assim...

Compartilhar este post

Link para o post

O meu problema da caixa ter muita profundidade é o espaço da minha sala que é pouco.

Vou ter que fazer ela bem rasa e o mais alta possível.

A melhor solução mesmo seria fazer duas caixas individuais, colocando uma em cada canto, porém assim perderia o acoplamento dos subs...

Vou pensar...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
O meu problema da caixa ter muita profundidade é o espaço da minha sala que é pouco.

Vou ter que fazer ela bem rasa e o mais alta possível.

A melhor solução mesmo seria fazer duas caixas individuais, colocando uma em cada canto, porém assim perderia o acoplamento dos subs...

Vou pensar...

:legal:

Rapaz... então pra tirar um bom endimento use os subs o mais próximo possível da base, e providencie um lastro pra ela... pode ser uma base de pedra ou areia, um caixote mesmo na base, recheado com areia pra ganhar uns bons kg... 20 pelo menos!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera,

To diminuindo o preço para 300 reais e faço frete grátis! Apesar de frequentar aqui a alguns anos, nunca comercializei com ninguém, mas tenho referencias no forum de home theater.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Galera,

To diminuindo o preço para 300 reais e faço frete grátis! Apesar de frequentar aqui a alguns anos, nunca comercializei com ninguém, mas tenho referencias no forum de home theater.

Abraços

????

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...