Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelogatinho

Ajuda! Duto De Afinaçao, Caixa De Guitarra

Recommended Posts

Postado em

Ola pessoal,

tava procurando informaçoes sobre isso e achei o forum de vcs!

sei q aki o assunto naum é caixas de guitarra mas sei q entendem sobre dutos de afinaçao!

a minha caixa tem as medidas internas livres, 69x23,5x48cm

com os seguintes falantes

http://www.eminence-speaker.com/guitar_spe...12&SUB_CAT_ID=4

existe algum duto q posssa ser colocado ai ou a opçao correta é dividi-la ao meio com divisoria e instalar um duto cada falante ja q a frequencia de ressonancia de cada um é diferente!

se possivel me expliquem como devo proceder e porq!

muito obrigado fico no aguardo!

Postado em
Ola pessoal,

tava procurando informaçoes sobre isso e achei o forum de vcs!

sei q aki o assunto naum é caixas de guitarra mas sei q entendem sobre dutos de afinaçao!

a minha caixa tem as medidas internas livres, 69x23,5x48cm

com os seguintes falantes

existe algum duto q posssa ser colocado ai ou a opçao correta é dividi-la ao meio com divisoria e instalar um duto cada falante ja q a frequencia de ressonancia de cada um é diferente!

se possivel me expliquem como devo proceder e porq!

muito obrigado fico no aguardo!

pelo o que estou lendo das especificações dele , parece que ele é pra FREE em ???

não precisa de caixa de som ...

e foi VC que montou a caixa ou é original de fabrica (caixa pronta) ?

e pq 2 falantes DIFERENTES ?

Postado em

ola,

oq é FREE/

fui eu q montei a caixa sim,

ela pode trabalhar sem problemas aberta,

mas kero feixa-la para ter mais graves e evitar q a bonina bata no imã tbm em altos volumes!

dois falantes diferentes pois cada um tem uma caracteristica propria

um timbra melhor som limpo e outro melhor drive!

fica xou esta combinaçao,

antes eu usava dois GB12, ai um foi substituido pelo cannabix!

Postado em

Todas as caixas pra guitarra que já vi até hoje (Marshall, Laney, Mesa Boogie, Fender, etc.) eram abertas na parte traseira. É difícil querer um som grave de uma guitarra. Geralmente a faixa de trabalho é médios e agudos mesmo. O que pode ser feito é montar falantes grandes, que dão bastante "peso" no som. Vide o JCM800 da Marshall (clássico absoluto) que usa dois Celestion de 12".

Não vou dizer que porque todo mundo faz assim você deve fazer também, mas é de se pensar porque a Marshall, por exemplo, usa essa configuração.

Postado em

ola, Mighel

todos estas fabricantes q vc citou fabricam tanto abertas como fechadas!

estes falantes q eu tenho na 2x12 sao falantes de 12``, do mesmo fabricante q equipa as fender, mas os meus sao da linha top deles.

o jcm800 na verdade é um head, ou seja sem caixa somente amplificador, mas tem umas variantes e uma delas é um combo mas q naum fez muito sucesso!

a caixa de renome da marshall é uma 4x12 fechada e dutada!

a duvida somente fica no duto pra calibrar esta litragem,

ou qual seria o calculo para determinar o tamanho do duto, isso me ajudaria mais ainda!

Postado em

Existem softwares q podem fazer uma simulação dos resultados

www.linearteam.com

ai tem o winisd q eh gratis e bem pratico... mas eh bom dar uma estudada em parametros thielle small antes!

tbem naum me lembro de nehuma caixa para guitarra q naum fosse open back!

e esse Qms absurdo do woofer eh realmente forte indicativo de ser para tocar em free air (livre, sem caixa acustica) pode ser q a caixa ideal para ele seja de 700 litros ou coisa assim! voh esperar outro simular essa coisa aew q eu naum toh com tempo agora... mas provavelmente vai ser dificil projetar uma dutada interessante pra eles!

Gabriel

Postado em

poxa ... achoq ue vai ser uma JUDIAÇÃO dutar isso ...

creioq ue o som vai embolar e vai perder um pouco do médio altoq ue a guitarra tem nos harmonicos ...

vc vai ganhar em médio grave e perder em médio alto !

Postado em

Poxa... boas noticias então!

concordo com o guto... fechando vc perderá a agilidade da caixa e a capacidade de tocar os medio agudos... assim como a resposta de transientes deve ser severamente prejudicada!

COmo vc parece decidido e naum eh o fim do mundo fechar a caixa (se naum gostar abre denovo!) vai fundo!

aguardo o resultado!!!

PS: esses falantes realmente são o bixo!

Gabriel

Postado em
dai Almeida!

comprei na torau em sp,

mas eles tinham poucos em estoke

isso ai vai cair tudo na mao da pride, eles serao os novos importadores!

o preço vai pras alturas!

uhauahuaha TORAL ... a Grande loja que era contrabandista hahaha

tava na santa efigênia quando a policia federal fechou hahaha

mais então eu me neteressei MUITo foi pelos falantes de contra baixo ... estou atrás disso faz tempo ...

qual a base de preço ??? vc sabe ???

um dica pra sua caixa ...

guitarra limpa , normalmente tem um PESO maior que o drive (resposta de frequência eu digo) então vc poderia colocar o falante que usa pra timbre LIMPo da guit. e o de drive deixar com o fundo aberto , que vc acha ??? a Junção seria boa viu !

Postado em

Opa!

a torau esta la ainda acredito, é bom negociar com eles,

kerem somente a vista, mas tbm, pagou eles mandam na hora e chega perfeito!

ja comprei tres falantes deles, custam em torno de 180 a 250 reais, alguns mais!

aproveita se vc quiser eles ainda tem alguns modelos

quando cair na pride isso vai pra quinhentao cada!! pode esperar.

sobre fechar a caixa e colocar duto estou desistindo do duto, vou fechar pra usar em volumes mais comportados naum havera problemas, quando precisar de volume abro parte dela!

ja q a litragem exigida pelos falantes seria 94 e a caixa dispoe apenas de 77litros!

fehando a caixa vc obtem um timbre mais encorpado!

ha quem goste ....

e ha quem goste aberta!

vai da conta do fregues rsrsrs

Postado em

Não faria uma bass reflex no seu caso (caixa dutada) isso porque uma guitarra tem faixa util dos 95 Hz (harmonicos inferiores quando afinada em D) pra cima, e alem do que se for usar reveber ou delay a caixa pode ficar um tanto "embolada"

As duas configurações que lhe sugiro é Infinity Baffle (open back como o Kleberito sugeriu) ou Suspensão acustica (selada)

a decisão entre os dois modelos vai depender do que espera e da potencia que vai aplicar.

Se a potencia for pequena (até 60 WRMS) a IB passa a ser a escolha logica, pois a Selada tiraria um pouco da articulação. A caixa IB é bem mais articulada o que para a guitarra é uma vantagem, como o falante toca "frouxo" a dinâmica é melhor.

Se a coisa é socar potencia e esguelar a Suspensão acustica controla melhor os falantes o que permite tirar mais SPL do conjunto sem ter que ir catar o cone na esquina.

Se quer uma pegada mais smooth, detalhada vai de IB se quer algo DURO e estalado vai de SA.

PAra o IB use ao menos o Sd/2 de cada lado, quanto mior o painel mais previlegia os graves (não precisa passar de 45 cm de cada lado)

Quanto a profundidade algo que dê boa sustentação á caixa apenas.

[]

Sandro

Postado em

ai Sandro,

naum entendi esta parte do sd/2!

a caixa é esta da foto. http://fotolog.terra.com.br/caixalaney

falta fazer o acabamento!

mas minha ideia é oposta a sua em relaçao a potencia,

em volumes baixos pretendo usar ela fechada, em volumes mais alto abri-la pra naum corre o risco de danificar os falantes, pois o volume interno é pekeno demais em relaçao aoq eles precisam. ( isso realmente procede? qual seria a margem de segurança x volume, para esta caixa q tem a litragem 17% menor do necessitado? procurar usar somente a 80% da capacitade de trabalho?)

naum entendo muito deste lance de frequencia, sei oq me ouvido me diz, q é:

volume baixos e medios ela estando fechada soa mais encorpada e definida, mais grave.

volumes medios pra alto, pode usar aberta q nestes volumes o som ganha mais corpo e graves naturalmente!

disisti de vz da ideia do duto!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...