Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Bobinas... Qual O Melhor Corpo?

Recommended Posts

Na verdade era para estar postado no trio, pois se trata dos meu woofers.

Mas como retrata qualidade, postei aqui...

 

Mandei recondionar 2 woofers da Arlen que comprei uma vez e queimaram.

(Só para animar o aniversário de um amigo amanha).

 

A bobina original dele é de Kapton, mas o cara lá quer botar uma com corpo em aluminio, dizendo ser melhor e mais resistente.

Procede?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tipos de forma de bobina, e suas caracteristicas na minha opnião;

 

Aluminio: O mais usado nas formas de bobina, por ser o mais barato dentre esses materias, o aluminio é o melhor na dissipação de calor do enrolamento, porem, não é o melhor para trabalhos pessados, segundo dizem, depois que a bobina passa dos 200º C (o que não é dificil), ele vai ficando "mole" e começa a "enrrugar" o que normalmente faz com que ela fique raspando no polo central, gerando ruidos indesejáveis. Tambem não é o mais resistente as altas acelerações a que os falantes de alta potencia são submetidos, não sendo o mais indicado para esse fim, visto o a pouca espessura dele nessa finalidade, para não aumentar o MMs do falante.

 

Kapton: O material da Du Point tem sido um dos preferidos dos fabricantes para a fabricação de falantes de custo um pouco mais elevado, visto que o material é mais caro, porem com maior resistencia que o aluminio a altas temperaturas, que conhece, sabe que pode esncostar o ferro de solda quente nele q ele aguenta bem..... Porem não é tão bom com dissipador do calor gerado, mas suporta esse calor muito bem.

Outra vantagem dele é o peso, muito leve, não prejudica a sensibilidade dos falantes. Muito usado em bobinas de woofers, q devem ser leves, para que a resposta seja a mais ampla possivel.

A desvantagem é que não aguenta em sub extra pesados, pela pouca espessura, não é dificil ver um sub com a bobina cortada entre o cone e a centragem quando usado com alta potencia. Eu mesmo postei fotos de um Extreme de 12" assim aki no forum certa vez, aconteceu num campeonato aki, o falante foi simplesmente "degolado", a forma da bobina se cortou ao meio.

 

Fiberglass: Material pouco usado, devido ao custo elevado, e tbm a massa maior, mais utilizado em falantes de grande porte, tipos woofers e subs pesados de altas potencias, tipo Extreme 15" ou linha de subs profissionais selenium de 15" e 18", é o material de melhor Peso x Beneficio, para esse tipo de aplicação onde a resistência mecânica da forma é imprescindivel......... Não tem boa dissipição de calor, normalmente solucionado, por carcaças com janelas laterias de ventilação na bobina, é o mais pesado e resistente dos citados, porem com uma aplicação um tanto limitada.

 

Espero ter ajudado, desculpem os erros de portugues, pois escrevi tudo correndo.

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espero ter ajudado, desculpem os erros de portugues, pois escrevi tudo correndo.

 

Abraços

 

Rafael

[]-[] Tanto que ajudou, que tirou a duvida de muitos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RAFAELSOUND:

 

vc sabe qual o tipo de bobina que o RFP1412 usa ?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
RAFAELSOUND:

 

vc sabe qual o tipo de bobina que o RFP1412 usa ?

 

Abraços

Sei sim.

Ele usa uma bobina de 51,6mm de diametro de quatro camadas de enrrolamento, com forma fabricada de um material não descrito acima, pelo fato que até agora eu encontrei o nome certo desse material, o pessoal costuma chamar de "Till" ele se assemelha muito com kapton, ele é de cor preta, mesmo material usado nos antigos pionners Impp e TS-6988 e agora nos Bravox UXP e E2K, tem caracteristicas muito parecidas com o Kapton, porém com uma maior resistência mecânica.

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse garoto é fera! Parabéns,

 

Tchê, sabe qual uma boa proporção de peso da forma, do enrolamento, do cone e das peças móveis no Mms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...